Lula ainda não decidiu se apresentar à PF e entra com recurso no STJ

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – O ex-presidente Lula passou a noite de ontem e o início desta sexta-feira (06) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, com lideranças do PT. Até as últimas informações divulgadas por volta das 1h desta madrugada, Lula ainda não se decidiu sobre se apresentar à Polícia Federal (PF). 
 
De acordo com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o ex-presidente deveria voltar à sua casa ainda na noite de ontem e retornar pela manhã ao Sindicato dos Metalúrgicos. A informação ainda não foi confirmada. Por volta das 2h, Lula acenou para os militantes e saiu. Enquanto isso, a defesa do ex-presidente já entrou com um novo pedido de Habeas Corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
“A expedição de mandado de prisão nesta data contraria decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência – incompatível com a garantia da presunção da inocência – ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu”, alegaram os advogados de Lula no recurso ingressado.
 
Pela decisão de Sérgio Moro, Lula precisaria se apresentar até às 17h de hoje à Polícia Federal em Curitiba.
 
“A defesa sequer foi intimada do acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida no último dia 23/03. Desse acórdão ainda seria possível, em tese, a apresentação de novos embargos de declaração para o TRF-4”, lembraram.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula corre risco de morte na prisão

    A apresentação de Lula espontaneamente siginifica:

    – Correr o risco seríssimo de ser assassinado na prisão.

    – Recoonhecimento de sua culpa.

    – Reconhecimento de um julgamento fajuto e sem provas

    – Cuspir na cara dos milhões que o defendem nas ruas

    – Fortalecer a Rede Globo e os fascistas.

    – Capitular diante de seu carrasco elitista preconceituoso e racista do juiz de Curitiba.

  2. É menos pior sofrer injustiças do que praticá-las

    Existem dois tipos de prisão: processual e, digamos assim, material. A primeira decorre de um juízo de periculosidade; a segunda, de um juízo de culpabilidade. A ordem de prisão do Lula decorre de um juízo de culpabilidade, entretanto ele ainda não transitou em julgado. Logo, a ordem de prisão do Lula é nula, por carecer de fundamento, é ilegal e, acima de tudo, injusta, teratológica.

    Só a força garante os parasitas sociais. Eles têm a força mas não tem razão.

  3. Não vai ter Japonês da Federal que apague as idéias

    Ordem de Prisão Infundada

    Nos termos do inciso LVII, do art. 5º, da CF, – Princípio da presunção de não-culpabilidade até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória -, combinado com o disposto no caput do art. 283, do CPP, o fundamento de uma ordem de prisão decorrente de um juízo de culpabilidade, (em oposição a uma prisão decorrente de um juízo de periculosidade, o que é caso da prisão em flagrante, por exemplo), é uma sentença penal condenatória transitada em julgado.

    Por sua vez, o art. 93, IX, da CF, dispõe que todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade. Ora, a ordem de prisão do Lula decorre de um juízo de culpabilidade, não de um juízo de periculosidade, porém a sentença penal condenatória ainda não transitou em julgado. Logo, a ordem de prisão do Lula não está fundamentada, sendo, portanto, nula e ilegal.

    Por outro lado, a CF garante aos indivíduos que eles não serão presos senão por ordem escrita e fundamentada de autoridade competente. Embora o incompetente $érgio Moro seja autoridade competente e sua ordem de prisão esteja escrita, ela não está fundamentada. Logo, a ordem de prisão do Lula antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória é nula, nos termos do disposto no art. 93, IX, da Farta Cagna. Ninguém é obrigado a cumprir ordens manifestamente ilegais. Portanto, o Lula não é obrigado a cumprir a ordem flagrantemente ilegal, injusta e teratológica do $érgio Moro.

     

    João

    (Alma D’jem)

     

    Nasceu um menino iluminado
    talvez no país errado
    com um futuro promissor de vendedor de balas em trem

    Cresceu e antes das primeiras letras
    já madrugava nas feiras
    única maneira além do crime de tentar sobreviver

    Chama João
    manda despertar que um novo dia vem aí

    Venceu e não aceitava fácil que o preço de seu cansaço
    não lhe garantisse pelo menos a sua dignidade pra viver
    e levava pelos becos palavras de luta
    e desafiava
    falava nas ruas
    era a voz dos que tem voz, e há muito tempo se
    calaram sem coragem pra dizer

    Chama João, manda dispersar
    que os homens da lei vem aí
    (atênção todas as viaturas
    elemento suspeito
    fortemente armado
    com palavras de alto calibre
    que podem abalar seriamente as atuais
    estruturas sociais)

    Morreu
    Mais uma injustiça pra se lamentar
    Nada que não aconteça o tempo todo, todo dia por aqui

    Uma bala perdida com endereço certo pode ser o fim de um homem que não aceita quieto
    dominação
    exploração
    impunidade
    abuso de poder
    e não ficava calado
    vendo injustiça
    nem pra deputado,
    E nem vai ter polícia que apague as idéias
    porque as idéias são sementes que não param de crescer

    chama João
    manda despertar que um novo tempo vem aí…

  4. Vai ser NEGADO!

    Creio que o STJ negará o HC, pois farão os famosos “malabarismos jurídicos” para tal. È a partidarização do judiciário em primeira ordem!

  5. Se Lula se entregar, vai assumir sua culpa.

    LULA disse que se encontrassem uma só prova real contra ele, ele se entregaria na PF do juiz tucano de CURITIBA. O juiz tucano, usando essa frase de LULA, disse que ele deve se entregar na PF do tucano juiz em Curitiba até 06/05/2018 ás 17:00 hs. É muita cretinice desse juiz tucano, muita burrice de um juizinho de primeira instância que só quer ficar famoso em cima do MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL EM TODOS OS TEMPOS. Esse juizinho tucano, fez isso esperando que LULA indo se entregar, cumpra sua promessa e assuma sua culpa.

    Moro pensa que LULA é tão imbecil quanto ele.

  6. Nota ao estilo ‘Plano B’, já superada

    Esta notinha tem as digitais dos adeptos do chamado ‘Plano B’, que aceitam imolar Lula, desde que o PT e a Esquerda possam disputar uma eleição, já de saída fraudulenta, uma vez alijado da disputa o candidato preferido pelo povo, com reais chances de vencer o pleito em 1º turno. 

    No momento em que escrevo este comentário 10p0min do dia 6 de abril de 2018, já foi publicada em veículos de mídia a  declaração de Rui Falcão, que esteve na sede da PF, em São Paulo, informando que o Ex-Presidente Lula NÃO vai se entregar aos eus algozes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador