Juíza tentou reduzir falas de Lula: “Eu só queria que o senhor respondesse sim ou não”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

No esforço de não envergar na substituição a Moro, Gabriela Hardt limita respostas e confronta manifestações de Lula

Jornal GGN – No esforço de não envergar como substituta de Sergio Moro – que alimentou na mídia a imagem de juiz sisudo e rigoroso – a juíza Gabriela Hardt decidiu partir para o ataque. Confrontou as falas de Lula, impediu o petista de tecer comentários indignados a respeito de sua situação jurídica e tentou reduzir até mesmo as respostas que o ex-presidente ofereceu sobre o sítio de Atibaia e a relação dos antigos governos com os empresários que viraram réus na ação penal. É o que mostra o vídeo da audiência que ocorreu na quarta (14).

https://www.youtube.com/watch?v=gatP5fpKjl8 height:394]

Um dos advogados do ex-presidente chegou a registrar uma reclamação logo nos momentos iniciais da oitiva, porque a postura da juíza configurou, em sua opinião, uma afronta à ampla defesa consolidada na Constituição e em dispositivos do Código Penal. “Eu só quero que ele tenha a liberdade de, nas formas da Constituição e da lei, responder [as perguntas] da forma que ele achar adequada”, disse. “Ele responde respondendo, não fazendo perguntas ao Juízo ou Acusação”, disparou Gabriela.

Lula disse que não se sentia “confortável” naquela situação.
 
– “Quando é que eu posso falar, doutora?”, perguntou ele.
 
– “O senhor pode falar quando eu perguntar”, respondeu a juíza.
 
– “Pelo que eu sei, é meu tempo de falar.”
 
– “Não, é tempo de responder as minhas perguntas. Eu não vou responder a interrogatórios nem questionamentos aqui. Está claro? Está claro que eu não vou ser interrogada?”
 
O atrito entre Lula e a substituta de Moro começou logo nos primeiros minutos da audiência. 
 
– “Eu quero perguntar para o meu esclarecimento: eu sou dono do sítio ou não?”, disse Lula.
 
– “Isso quem tem que responder é o senhor e não eu. Eu não estou sendo interrogada neste momento”, rebateu Hardt.
 
– “Não, quem tem que responder é quem me acusou”, disparou o ex-presidente.
 
Foi o passe para a magistrada se impôr.
 
– “Senhor ex-presidente, é um interrogatório e se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema. Vamos começar de novo. Eu sou a juíza do caso. Eu vou fazer as perguntas que eu preciso para que o caso seja esclarecido, para que eu possa sentenciá-lo, ou algum colega possa sentenciá-lo. Num primeiro momento, o senhor tem todo o direito de ficar em silêncio, mas neste momento, eu conduzo o ato.”
 
Moro teve duas audiências com Lula e em nenhuma delas precisou dizer ou insinou que Lula só pode abrir a boca quando autorizado.

Aos 16 minutos de audiência, a impaciência da juíza com as respostas contextualizada de Lula se fez evidente.

Neste momento, ela perguntou a Lula se ele confirma encontros com Emílio Odebrecht para falar do “medo que ele [empresário] tinha da petroquímica Braskem ser estatizada.”

– “Sim, o senhor conversou com Emílio algumas vezes ou não, não conversou? (…) O senhor não conversou nem garantiu nada a Emílio em algum momento?”
 
– “Eu poderia garantir [a Emílio Odebrecht] qual era a intenção do governo, e a intenção do governo era ter uma indústria química poderosa. O Brasil é um País de 200 milhões de habitantes e até bacia de lavar os pés importa porque não tem indústria química forte. Eu era favorável e queria uma indústria petroquímica muito forte, e a Braskem…”
 
– “Eu só queria que o senhor respondesse sim ou não”, interrompeu a juíza.
 
– “Lamentavelmente as coisas não assim, sim ou não'”, explicou Lula.
 
No depoimento, Lula disse que Marisa Letícia, ao contrário do que afirmam delatores e réus, não tinha intimidade com empresários da OAS ou Odebrecht para pedir que eles fizessem as reformas.
 
“Agora está muito fácil citar o nome da dona Marisa porque ela morreu. (…) Marisa não tinha, no meu conhecimento, nenhuma relação com a Odebrecht. Obviamente que ela pode ter encontrado em eventos públicos com empresários. Mas ter liberdade de falar com uma pesoa e pedir, acho que sinceramente quem está citando isso está encontrando uma solução cômoda em cima de uma pessoa que está morta.”
 
Lula também reafirmou o que disse a Moro em outras audiências, que é “vítima de uma farsa” criada pelos procuradores de Curitiba em duas ações penais, e o caso do sítio de Atibaia é uma terceira mentira. “E estou pagando este preço e vou pagar porque sou um homem que crê em Deus, creio na Justiça, e um dia a verdade vai prevalecer.”
 
Lula também explicou que o Conselho de Administração da Petrobras e as “forças políticas” que ajudaram em sua eleição tiveram papel na escolha de direitos e do presidente da estatal. Ele ainda disse que essa relação não mudou com a eleição de Jair Bolsonaro, apesar de o presidente eleito vender imagem oposta a isso.
 
“Não sei se estão acompanhando a montagem do governo agora, atual. Quem é que está sendo colocado [nos ministérios e cargos estratégicos]. Dá-se a impressão de que não tem nenhum político, mas com raríssimas exceções, todo mundo ali é político.”

Quando Hardt perguntou sobre a “conta de propina” que a OAS afirmou ter junto ao PT, Lula respondeu: “Essa é a sanha que foi criada no powerpoint [dos procuradores de Curitiba, que acusaram Lula de instaurar a “propinocracia” no País para perpetuar o partido no poder]. Qualquer coisa foi do ‘caixa geral’. Se construiu uma mentira, não sei se do empresário ou de quem quer que seja, que passa a jogar nas costas do PT a responsabilidade por tudo que aconteceu nesse país.”

Nesta ação penal, Lula é acusado de ter sido beneficiado por reformas que a Odebrecht e OAS fizeram no sítio de Atibaia, que pertence aos amigos da família, Fernando Bittar e Jonas Suassuna. Em troca das reformas, a Lava Jato diz que as empresas tiveram contratos com a Petrobras.

A audiência foi divulgada pelo Estadão em 6 vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=nL0afIvdcJA]

https://www.youtube.com/watch?v=Pc7xb2BX4tA]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=Eru2H-jAZGc

[video:https://www.youtube.com/watch?v=FtnzeNc9LNg

[video:https://www.youtube.com/watch?v=JmoGut_39V0

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula trucidado

    Assisti ao depoimento. poderia aqui dizer várias coisas que senti. Mia a palavra que resume minha indignação perante o comportamento dessa juiza é o seguinte: Essa juiza mostrou claramente que ela não passa de uma inquisidora sem escrúpulos. Pela cabeça dela PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA são palavras que não fazem parte do seu julgamento. Percebe-se claramente que ela não tenta ouvir o réu, longe disso ele tenta confundir o réu no sentido de que ele cometa algum deslise. Em dado momento há uma colocação da juiza que seria trágica se não fosse cômica; Lula tenta explicar determinado fato e ela retruca dizendo: “se ele continuar falando e entrar em contradição por para ele”. Ora onde se viu uma juiz dar uma declarção dessas.

  2. Pró-forma

    Repito, com esperançosa modificação (em negritas), comentário que fiz em outra matéria sobre esse assunto: Depoimento pró-forma. A exemplo do processo do triplex que pertencia comprovadamente à OAS, neste e em todos os demais que correm, irregularmente, na 13ª Vara em Curitiba sem terem relação com a Petrobrás, a sentença parece estar decidida desde antes da denúncia. O Power Point leviano, por não ter fundamento na realidade, deu o roteiro.

  3. Pois é, que bosta tem a ver a
    Pois é, que bosta tem a ver a reforma de um sítio numa cidade perdida de São Paulo, com contratos da Petrobrás, que fica no Rio, e toda essa trolha ser julgada em Curitiba???????

  4. Também assisti , não há com

    Também assisti , não há com se defender em um processo que o juiz e o MP recusam -se a informar ao réu o crime do qual está sendo julgado. o procurador debocha da defesa oferecendo os serviços da defensoria pública faz de forma insistente a msma pergunta querendo obter a resposta desejada ,etc !

  5. E que ou quais atos do Lula

    E que ato ou quais atos do Lula afinal, beneficiaram a empresa?”Atos indeterminados”? como diz o Ministro da Justiça? Pergunto de outra forma? E aonde estão os benefícios que o Lula concedeu à empresa? Indeterminados?  Claramente é a cronica de uma sentença anunciada. Tanto a dita cuja juíza quanto os membros do MP, não queriam deixar, nem mesmo o advogado do Lula fazer perguntas!!!!! É preciso ser muito cínico ou idiota para dizer que Lula está tendo um julgamento justo.Melhor ainda, para dizer que está tendo um julgamento!!!!

  6. Hardt ….me lembra Heil

    Hardt ….me lembra Heil Hitler….faz jus ao DNA escravista….coisa da nossa elite que, como apontou Darcy Ribeiro, é sovina, má e não deixa o pais avançar….esse pais só ganha rumo quando a Senzala fizer uma coisa que nunca fez neste pais: rebelar-se…..que signfica, também, revelar-se….

  7. A tática agora é construir a insanidade

    A tática agora é construir a insanidade mental em Lula….nosso goriletes não brincam em serviço, que o diga Geraldo Vandré….hoje pela manhã ao fechar os olhos para ver, vi isso…..

    ….e há  por ai muitos BolsonNarios* e BolsoNarias, babando de vontade de matar Lula, afinal de contas será constrangedor ver os lideres mundias virem visitar Lula e não irem até o BozoNazi…..não é Sr. Havan, Joyce Hansselman et caterva…..

    ….afinal de contas, 2013 não acabou: na Libia, Iraque etc a  tal “primavera” do mercado deu no que deu: hoje as populações locais se arrependem amargamente: mas gente como Alexandre Frota e KataGuri pensarão estar blindados: veremos, não é…

    *mistura de Bolsonaro com mercenário….

    1. ll

      A tal mulherzinha, se não disse deixa claro que pensou:”É agora que eu SE consagro”. 

      A tal justiça é mais cara que podre, ou vice-versa?

  8. ABERRAÇÃO TUPINIQUIM

    Juiz (a) , aqui, é  Promotor, Juiz  e Carrasco ao mesmo tempo. E consegue ainda, ser Advogado do  Juiz anterior. É Surreal !! Juiz que interfere na Defesa do Acusado. Existe algo semelhante no planeta? Juiz acusa? (isto não é função de Promotor?) E ainda costrange, cercea e direciona o direito de defesa?  43 Milhões do Tucanato em Banco da Suiça. Estamos esperando para ver o “Espetáculo”.    

  9. Também Nessa SaboBarbudo se fú…

    Nassif: nem vou perder tempo em ouvir os tapes de NoveDedos. O cara tá condenado, antes, durante e depois.

    Eu pensava que depois do daBala eleito as coisas esfriassem contra o SapoBarbudo. Mas parece que as ordens emanadas dos quarteis são pra acabar de vez com ele. Arradica-lo pela raiz.

    Assim, a dona VerdugaMor, essa Savonarola deSaias, há de continuar o papel do hoje ministro. É lógico que a nova tática e calcar em supostos depoimentos da falecida. Ela disse isso, pediu aquilo, fez aquilo outro. Lembra do iate de 20 pés que a defunta mantinha no Mar-de-Minas? E os pedalinhos equivalerão de jetski. Provas robustas.

    E com o desonesto magistrado, o que condenou o réu pra promover o daBala à presidencia e depois foi ser seu ministro, agora no comando da Polícia do Príncipe de Paris, até o Japonês vai deitar e rolar no caso.

    As provas que faltarem os da inteligência dos verdeolivas e da CIA fabricarão. São mestres nisso…

  10. Só jogo de cena: Lula já está

    Só jogo de cena: Lula já está condenado deste quando a Lava Jato foi parida pelo Sistema. Tudo uma farsa. Se fosse ele, perdido por um, perdido por mil: fazia uma declaração de inocência, denunciava(mais uma vez) a perseguição política e mandava essa juizinha às favas. 

    Lula só saírá da cadeia em três situações: a) Morto; b) Na marra, por um levante popular; c) Se fizer o que eles querem, ou seja, se declarar culpado por todas as denúncias até agora formuladas, assumindo a responsabilidade pessoal pelo que chamam de “maior escândalo de corrupção do Universo conhecido e a conhecer”. Em suma: se humilhe e cometa “suicídio” político e da honra. 

  11. Essa juíza está condenando o

    Essa juíza está condenando o futuro Nobel da Paz. Seu nome será jogado na lata do lixo da história junto com os outros algozes do presidente Lula. 

  12. O que estão fazendo com

    O que estão fazendo com presidente Lula é algo sórdido. Vi o presidente falar com autoridade e que pelo seu tom de voz é realmente uma pessoa inocente. Os inquisidores de Lula não terão o perdão do tempo e da história. Quanto caráter bom e coragem tem esse homem, é realmente um sábio. Tenho certeza que se a comunidade mundial já estava indignada com sua prisão, com esse depoimento de ontem a indignação spo tende a aumentar…

  13. A técnica da arrogância
    A técnica da arrogância é exatamente essa que foi praticada.Confundir, fazer tortura psicológica e trabalhar cavalgando em cima de suposições e fatos indeterminados. Fórmulas inquisitórias próprias de quem age moralmente sem escrúpulos. São nada mais que concurseiros a cargos na Justiça, adestrados ao sentimento superlativo de quem se coloca acima, a ponto de não terem um mínimo de ética profissional e respeito à figura de um ex-presidente. Foi constrangedor ver um grande Estadista com liderança e respeitabilidade internacional ser desrespeitado por figuras tacanhas,limitadas de conhecimento global. De como funciona a gestão de grandes multinacionais e de governo nas relações internas e externas. Esses garotos mal formados e concurseiros só dispõem de recursos linguísticos e de retórica pra impôr. Não possuem nenhuma formação humanística. É degradante presenciar figuras agregando tanta limitação para o cargo, associada aos interesses políticos de momento. Aonde ficam as garantias e os princípios constitucionais? Chegamos ao fundo do poco.A nação está de luto.

  14. Caraca

    como esse povinho da ‘ju$tissa’ tá ruinzinho de concordância verbal não?! é erro atrás de erro gente! é necessário melhorar o nível desses concursos, pois o salário é alto demais para tanta barrigada.

  15. “Colocam-se pequenas questões
    “Colocam-se pequenas questões factuais que se encadeiam umas às outras. Deve-se responder exatamente o que está sendo perguntado com SIM ou um NÃO, e então o outro te leva no papo”. Intuições Milanesas II. Jacques-Alain Miller.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador