Lula pede autorização para ir no enterro do neto; Justiça Federal informou à PF sobre a soltura iminente

Criança foi vítima de meningite meningocócica e chegou a ser atendida em um hospital no ABC Paulista mas não resistiu

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje a trágica notícia da morte do neto de apenas 7 anos, Arthur Lula da Silva. O garoto foi vítima de meningite meningocócica e chegou a ser atendido em um hospital de Santo André, no ABC Paulista, mas não resistiu.

Segundo informações do grupo Zero Hora, o ex-presidente deve deixar prisão nas próximas horas desta sexta-feira (1º) para acompanhar o velório. A Polícia Federal já teria recebido o comunicado informal da Justiça Federal autorizando a soltura iminente.

A defesa de Lula, preso em Curitiba desde abril do ano passado, pediu para que a Justiça autorize sua saída para o enterro do neto. Em janeiro, a juíza Carolina Lebbos (1ª instância) e o desembargador Leandro Paulsen (2ª instância) negaram o pedido do ex-presidente para ir ao funeral do irmão mais próximo. Genival Inácio da Silva, o Vavá, faleceu no dia 29 daquele mês em decorrência de um câncer no pulmão.

Os advogados do ex-presidente se basearam no artigo 120 da Lei de Execução Penal, onde está escrito que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”. Mesmo assim a juíza da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba e o desembargador do TRF-4 impediram a ida de Lula ao funeral do irmão, sob o argumento de que não havia tempo hábil para preparar a logística de transporte do ex-presidente para São Bernardo do Campo.

A defesa recorreu no Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, aceitou o pedido por volta das 13h, horário em que o irmão de Lula foi enterrado.

Nesta sexta-feira (1º), advogados do ex-presidente voltam a se basear no artigo 120 da Lei de Execução para que Lula possa acompanhar o enterro do neto. O documento da defesa cita ainda a decisão anterior favorável de Dias Toffoli.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro presidente Lula!!
    Deus mais uma vez te dará força e coragem neste momento terrível.
    É mais um imenso sacrifício que você passa por ter lutado por um Brasil fraterno e justo.
    Certamente o Arthur descansará em paz velando por você.
    um grande abraço.
    Genaro

  2. Esses babaca não devem ser absolvidos por autorizar o Lula ir ao enterro do seu neto, esses fdp’s devem ser condenados por impedir Lula de participar do enterro do irmão.

  3. Seguindo os princípios do Direito Achado na Boca de Fumo (É nóis na fita, maluco. Tá tudo dominado, mano. Essa boca é nossa, porra.), em vigor desde o golpe com o STF com tudo, o juiz pode condenar o réu sem prova do crime ao arrepio da Lei e impedi-lo de ir ao enterro do neto.

    1. Neguinho agora quer gerir fundação com recursos bilionários e como ninguém é de ferro, trabalhar metade do mês em casa, sacumé….são deuses ..

  4. :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Poema “Z”
    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto
    :.:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador