Lula presta depoimento sobre mensalão à Polícia Federal, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula prestou depoimento, na semana passada, à Polícia Federal em um inquérito complementar à Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Segundo informações da Folha, em passagem por Brasília, Lula decidiu atender ao pedido da corporação, que aguardava testemunho dele desde fevereiro. Lula, ainda durante a campanha eleitoral, foi abordado pela Folha sobre o assunto e informou que não havia sido notificado.

Ainda segundo o jornal, o petista, na condição de testemunha, não relatou grandes novidades ao caso do mensalão. O encontro, entretanto, não foi divulgado pela assessoria de imprensa do ex-presidente. 

A colaboração de Lula acontece em função de afirmações feitas pelo empresário Marcos Valério ainda em 2012. À época, ele acusou o ex-presidente de saber da existência do esquema do mensalão e de ter se beneficiado pessoalmente dele.

Valério, inclusive, foi à Procuradoria-Geral da República relatar novas informações na esperança de ser beneficiado com algum instrumento da justiça. Mas, segundo lembra a Folha, ele já havia sido condenado a quase quatro décadas de prisão.

Dois inquéritos policiais tramitam em Brasília e em Minas Gerais, além de outros quatro procedimentos no Ministério Público Federal, para apurar as acusações do operador do mensalão.

Lula não é investigado em nenhum dos inquéritos. De acordo com a Folha, pelo menos um deles deve ser arquivado agora que ele já deu sua contribuição.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que viverei até o dia em

    Será que viverei até o dia em que esse malsinado mensalão deixe de ser instrumentalizado por essa imprensa comprometida? 

    Marcos Valério não disse nada ao MP com relação a Lula. Tudo isso foi invenção dela. Ora, se o operador desse esquema soubesse de alguma coisa há muito tempo teria aberto o bico.

  2. AG5UARDANDO o desmentido em

    AG5UARDANDO o desmentido em 3… 2… 1.

    Na realidade na imprensa. 2018 já começou. apartamento  triplex no guaruja ,depoimento na pf, o que querem é a pauta negativa ao ex presidente eleito em 02 para comprometer sua imagem nas proximas eleiçoes para presidente, mesmo sem saber se ele será candidato .

  3. Se pensar sem nenhuma paixão,

    Se pensar sem nenhuma paixão, concluirá que este foi um enganador idem ao  FHC.

    Todos da mesma laia, isto é: são irmãos e festejam ritos em salões nobres.

    Foram dois presentes que a nova democracia nos disponibilizou.

    Guerrilheiro de verdade é guerrilheiro morto, já dizia o ditado.

    Esses que se dizem guerrilheiro(a)s que estão na política atual, foram na maioria, espiões do regime.

    O sistema funciona assim: em regra de três, ou seja: pirâmide.

    O sistema fornece a situação e a oposição e uma terceira via.

    A Europa é um exemplo.

    O Brasil foi emergido para se uma colônia grande, isto é: tudo já foi planejado para funcionar desta forma.

    A democracia republicana foi implantada para substituir a monarquia.

    D. Pedro se arrependeu em obedecer a ordem, ordem de mandar mesmo, para entregar a colônia aos americanos sulistas, perdedores da guerra civil.

    Nem este registro da história consta na oficial, ou seja:  este país é extremamente manipulado.

    Só um registro: os outros países deste continente foram mais educados  e informados do que esta colônia.

    A dívida pública é um negocio da china, comprovado que se trata de um sistema para extorquir os nossos impostos.

    O estado não tem condições de cumprir as exigências mínimas estabelecida em sua última fundição feita em 1988.

    Verdadeiro estadista da história foi Getúlio Vargas, pois este  instalou as bases para transformar a colônia em uma grande nação e, enfrentou os generais – de maneira que até entregou-lhes a vida…

    Aos demais, alguns aventureiros e, os restantes foram atores, espertos e todos sem caráter.

    O lula não realizou o que deveria ser a marca de um verdadeiro estadista, isto é: em seus mandatos não passou o país a limpo, bem como não democratizou as instituições deste país.

    A dilma foi uma guerrilheira ou espiã? 

    A folha criou uma logomarca para a espia se candidatar e vencer o pleito.

    Eis mais uma proeza do esperto lula.

    Viva democracia dos juízes!

    Acorda povo!

  4. Ayres Britto, Toffoli, Barbosa, Fux…

    Ayres Britto, Toffoli, Barbosa,  Fux…Defiitivamente Lula não acertou em suas indicações ao STF. Era desejo de Lula que seus indicados atuassem como juizes, ou seja, de forma isenta, mas o que eles fizeram senão defender os interesses do PSDB…

    O “mensalao’, sendo isso entendido como compra de congressistas eleitos para votar as reformas de Lula não existiu. Abraham Licoln fez isso para dar fim ao regime escravista. FHC fez isso para aprovar sua reeleição. Lula não fez isso. O que houve foi caixa 2 eleitoral, por isso os réus deveriam ter sido condenados, jamais por crime que não praticaram.

     

    Saiba mais

    http://www.lexometro.blogspot.com.br/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador