“Mandou avisar”: para Cármen Lúcia, Lula segue preso até o fim do ano

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: SCO/STF
 
Jornal GGN – A poucos dias de deixar a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia decidiu “mandar um recado” aos movimentos sociais e apoiadores do ex-presidente Lula de ela não irá modificar nada da pauta de votações.
 
É que está engavetado na Corte o julgamento da prisão após a condenação em segunda instância, polêmica que permitiu com que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse preso sem que a sua condenação fosse concluída até a última instância.
 
Entre as pressões, um grupo de apoiadores do ex-presidente que pedem a sua liberdade fazem greve de fome e tenta marcar uma audiência com a ministra que preside o Supremo. Mas até agora, a ministra vem negando recebê-los. 
 
Grupos e entidades internacionais também apelam à causa e, além de pedirem a soltura direta de Lula, candidato à Presidência nas eleições 2018, pressionam para que a ministra não ignore os manifestantes e os receba. 
 
Além do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que solicitou ao Brasil que garanta a possibilidade de Lula participar da disputa eleitoral, por questões democráticas, recentemente a ACT Alliance, a maior aliança mundial que reúne igrejas protestantes e ortodoxas ligadas a questões humanitárias, enviou um manifesto pedindo que Cármen Lúcia recebe os grevistas.
 
Incomodada, Cármen, entretanto, segue na decisão de não incluir o julgamento da prisão após a segunda instância na pauta de votações, pelo menos até enquanto o seu mandato como presidente da Corte acabar, no dia 13 de setembro.
 
De acordo com a coluna de Valdo Cruz, petistas criticaram junto a ministros o posicionamento de Cármen. E a ministra “mandou avisar” de que, se perguntarem, a pauta está fechada até o fim de seu mandato e, caso queiram, precisarão pressionar o novo presidente do STF, Dias Toffoli, que assume na metade de setembro.
 
Mas a posição é a mesma para Toffoli, que já indicou também que não pretende pautar o tema ainda este ano. Por isso, por parte do Supremo, pelo menos, Lula ficará preso até o fim do ano.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esperemos a extrema-unção

    Só numa autobiografia em idade provecta e ânimo confessional, ou num balbucio em extrema-unção, poderemos saber as razões secretas que movem (ou inibem) os pensamentos e atos ‘de oficio’ da ministra concernentes à trama jurídico-política que envolvem o homem público que a retirou do obscuridade e da mediocridade na profissão jurídica. Talvez seja melhor que jamais saibamos, pois muito dificilmente isso deitaria uma luz benigna sobre os móveis e paixões humanas.

  2. nenhuma possibilidade de o simulacro de tribunal federal
    Aceitar os direitos de lula. Encomenda prevê mantê-lo afastado até depois da eleição.
    Senão o golpe racha.
    E se elegerem Haddad, vão inventar uma merda para deixá-lo impossibilitado de assumir.
    Esses FDP golpistas só na porrada.

  3. Previsível…

    Esperar o que dessa senhora que afaga o Temer? E pior: Uma ministra que protagoniza verdadeiro vexame, desrespeitando seu ambiente de trabalho ! E esse ambiente  de trabalho, é o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL de seu país ! Pergunto qual a empresa brasileira que permite tal atitude a quaisquer que sejam os funcionários, graduados ou não? Deplorável ! Até nos botecos correu o vídeo revelador! E esse ser esdrúxulo, sem noção e sem ética decidindo vida de brasileiros!  MUITO TRISTE !

     

    [video:https://youtu.be/iZYFxgj5nvQ%5D

    1. Lula Livre !!!

      Lula preso por conta de um triplex, que pertencia até alguns meses atrás, à OAS. Lembrei-me do vídeo de janeiro deste ano, que traduz todo a indignação com a injusta situação de Lula. Não à toa, os Lulaços se reproduzem em todo o país! E milhões de vozes são ignoradas por meia dúzia que o condenam, e que, sem pudor têm protegido muitos comprovadamente culpados! Até quando?

       

      [video:https://youtu.be/4hy4biRnKqY%5D

  4. É que o supremo obedece

    É que o supremo obedece ordens dos “poderosos” chefões deles. 

    A velinha posa de poderosa, mas não é absolutamente DE NADA.

    Qualquer ventinho ainda há de derrubar todos eles, mas para se ter coragem, primeiro é necessário ser esperto e inteligente e perceber que essa pessoal do Golpe está jogando verde prá colher maduro.

    Tipo: se colar, colou. Se todo mundo tiver medo, eles dominam à todos com suas arbitrariedades e ilegalidades. …Se é que já não…

  5. Esses lixos humanos indignos
    Esses lixos humanos indignos que mancham as instituições.O judiciário se mostrou o pior dos poderes com uma vilania que deixa o podre congresso no chinelo. Só nos resta torcer pela lei do retorno que ela seja breve.

  6. Incomodada, Carmen?
     

    O “incômodo” da Carmen já acabou faz tempo.

    Ela já passou da menopausa.

     

    “Incomodada, Cármen, entretanto, segue na decisão de não incluir o julgamento da prisão após a segunda instância na pauta de votações, pelo menos até enquanto o seu mandato como presidente da Corte acabar, no dia 13 de setembro.”

  7. PRECISAMOS NOS UNIR E…

    PRECISAMOS NOS UNIR E COMEÇAR A MATAR OS VERMES…….ESSES ESTRUMES MALDITOS NÃO RESPEITAM NADA MAS COM UM BALA NA BOCA DE CADA UM, VÃO CHUPAR HORTELÃ À VONTADE………TENHAMOS VERGONHA NA CARA, BVRASILEIROS……….MELHOR QUE GREVE DE FOME É PARTIR PRO PAU……SE QUIZEREM NOS MATAR, MATEM, MAS ALGUNS VERMES VÃO ANTES……..

  8. O pessoal da greve de fome

     

    Esse pessoal da greve de fome já não foi uma vez falar com a Carmálevola? Essa mulher tem o coração de gelo. Graças a adeus ela vai sair como presente do STF, pra mim ela foi a pior presidente da corte que já vi, nem Gilmar Mendes foi tão ruim como ela. Toffoli vai fazer coisas que ela não fez. Já há um projeto de  mudança que será feito por Toffoli no CONJUR. Quanto  ao pedido do tal ADCs com Toffoli realmente não irá acontecer, mas segundo ele diz: “Ou ainda o mérito das ações que pedem a declaração de constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal, que proíbe a prisão antes do trânsito em julgado da condenação, exceto em casos de flagrante ou de medida cautelar. As já célebres ADCs sobre a execução antecipada da pena Ou ainda o mérito das ações que pedem a declaração de constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal, que proíbe a prisão antes do trânsito em julgado da condenação, exceto em casos de flagrante ou de medida cautelar As já célebres ADCs sobre a execução antecipada da pena”.

    E tem mais, NA JUSTIÇA PENAL- O ministro tem se preocupado com a influência que a falta de efetividade do sistema de justiça tem sobre a segurança pública. Durante a discussão de um Habeas Corpus em que o ex-presidente Lula argumentava a inconstitucionalidade da execução antecipada da pena, Toffoli foi claro no diagnóstico: o problema não é o sistema recursal, mas o primeiro grau. Segundo ele, só 8% dos júris são instalados depois que se conclui que houve crime contra a vida. Uma das ideias é justamente estabelecer que o réu pode ser preso já depois da decisão do júri, com base no princípio da soberania do tribunal do júri. Seria voltar ao sistema anterior à Lei Fleury, uma alteração de 1973 no Código de Processo Penal que autorizou a réus primários com residência fixa a recorrer de condenações por homicídio em liberdade… E tem mais  mudanças. Se são boas eu não sei, mas parece que ele que colocar ordem no Bordel judiciário.

  9. Triste passagem

    Triste passagem por um cargo de tanta importância e num momento tão delicado para o STF. Uma versão primorosa do ditado: “Quem nada faz nada teme”.

  10. Tira tua bunda fedorenta de cima dos processos, jumenta velha

    Isso mesmo, Ministra, mostra tua garra, Lula na cadeia!

    Ela não seu submete a pressão. Ela pauta o que ela quiser, quando ela bem quiser. Ela é a dona do bordel. Não é à toa que essa prostituta do capital é, juntamente com o $érgio Moro, a heroina do cafetão dono do bordel Bahamas.

    Garruda

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador