Odebrecht desmonta Lava Jato ao dizer que sítio de Atibaia não tem elo com Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Janio de Freitas escreveu em sua coluna na Folha, neste domingo (11), que o depoimento de Emílio e Marcelo Odebrecht, divulgado nesta semana pela Lava Jato, teve lado positivo e negativo para Lula.
 
A parte negativa é que os delatores confirmaram que a reforma no sítio de Atibaia foi a primeira “doação” para o ex-presidente feita pela companhia em “caráter pessoal”. A parte positiva para a defesa do petista é que, por ter sido “pessoal”, a obra não teve conexão com contratos da Petrobras. “Desse modo, derrubam a tese de Sérgio Moro”, escreveu Janio.
 
“Os depoimentos de Emílio e Marcelo Odebrecht, pai e filho, no meio da semana, tiveram cara e coroa. Ambos disseram que antes das melhorias no sítio de Atibaia não houve doação alguma a Lula como pessoa. Desse modo, confirmavam aquela. Mas disseram também que foi ‘uma coisa pessoal’, nada tendo, portanto, com retribuição a contratos na Petrobras. Desse modo, derrubam a tese de Sérgio Moro.”
 
O caso do sítio repete o julgamento do triplex nesse mesmo quesito. Na primeira sentença contra Lula, o juiz Moro – agora ministro de Jair Bolsonaro – foi obrigado a admitir expressamente que a obra no apartamento no Guarujá, feita pela OAS, não tem qualquer conexão com contratos da Petrobras.
 
Os procuradores de Curitiba costumam narrar que Lula foi beneficiado pelas empreiteiras em troca de contratos milionários com a estatal. É o elo com a Petrobras que permite à Lava Jato processar Lula na 13ª Vara Federal, sob a batuta de Moro. 
 
No caso triplex, a defesa defendeu, em instâncias superiores, que Moro jamais deveria ter sido o juiz da ação penal se admitiu não ver ligação com a Petrobras.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A polenta e a Simplicidade

    A simplicidade que se pega uma frase de 400 proferidas por uma ou outra testemunha, e ignorar outras 400 de 600 testemunhas e se agarrar nela como tese de inocência é tão franciscana quanto a polenta era na segunda guerra mundial

    1. Admiro
       

      Admiro mesmo opiniões jurídicas fundamentadas, em especial no âmbito do direito penal.

      Somos todos especialistas e tanto o juiz penal quanto o juiz esportivo,  para nós,  têm a mesma importância.

      Uma partida de futebol ou a culpa de uma pessoa são mais uma questão de opinião do que dos fatos.

      Assim é, se assim nos parece, enquanto não é com a gente.

    2. João, está difícil entender o

      João, está difícil entender o que você quer dizer misturando polenta franciscana com inocência. Então, uma dúvida: Eu poderia só dizer que você é um ladrão ou teria que apresentar provas se dissesse iso ?

      1. É só dizer
         

        A gente vai pra curitiba e julga ele lá.

        Voce faz um power point bem confuso e eu intepreto a lei em 52 páginas fundamentado minha sentença na afirmação do power point e no que dizem do réu(João)  por ai.

        Boralá!

        Isso é Justiça!

  2. cinismo no moralismo

    Quem paga as palestras do Obama, Clinton, FHC, Lula e até o do juizeco o faz apenas para o bem estar do corpo e a salvação da alma?

    Os que agradam com cestas de natal e caixas de vinho sempre fazem por conta e risco.

     

  3. “Desse modo, derrubam a tese

    “Desse modo, derrubam a tese de Sérgio Moro”

    Derrubam? Honestamente eu nunca consegui ver essa tese de pé… até porque não parece ter nem pé nem cabeça.

    E, sim, não tem nada a ver com a Petrobrás. Mas vão condenar Lula por corrupção na Petrobrás mesmo assim. Já fizeram isso antes.

  4. Realmente não tem nada haver
    Realmente não tem nada haver com contratação, corrupção e propinas! Só fizeram as reformas no apto do Guarujá, no sítio em Atibaia e palestras pagas para explicar porque o gelo é frio, porque Lula e bonito, gostoso, deficiente porque só tem nove dedos e tem os olhos azuis…

    1. Reformas
       

      Quem é dono do imóvel é que faz as reformas.

      Lula não reformou sítio nenhum

      Lula não reformou triplex nenhum.

      Ele não é o dono.

      Deu pra entender?

      É claro, que sempre você poderá apresentar uma escritura registrada no competente tabelião em nome do indigitado político para me desmentir sumariamente.

    2. Vocês deviam ter vergonha na

      Vocês deviam ter vergonha na cara. Depois de passarem anos dizendo que Lula roubou bilhões e  espalhando um monte de fakenews sobre ele agora se apegam a esse triplex mequetrefe (que nunca foi dele) e a uma reforma num sítio meia boca. Vocês são nojentos.

    3. Incrível como os odiosos do
      Incrível como os odiosos do Lula e PT não demonstram nenhuma indignação com as riquezas acumuladas por Sérgio Moro e Dallagnol que se tornaram celebridades às custas da fama de Lula. Somente a partir do caso Lula os justiceiros de Curitiba passaram a dar palestras e serem muito remunerados por isto. Por que se incomodam com o fato de Lula ter ganho dinheiro com palestras depois de 8 anos de excelentes mandatos? Puro preconceito e inveja!

    4. Até psicanalista formado em 

      Até psicanalista formado em  Escola Sem Partido sabe interpretar o que diz o incosciente do “Lula bonito, gostoso”, mesmo falado de forma enviesada. A atração por deficiente físico exige um conhecimento mais refinado. Coisas que em tempos normais não teria importância nenhuma mas no tempo atual é um perigo, há matilhas vociferando contra sexualidade não etera. Poderão chegar ao devotee. 

    5. Ou seria porque o Lula usou
      Ou seria porque o Lula usou seu prestígio para conseguir obras no mundo inteiro. Dando emprego para milhares de brasileiros. Inveja doe.

    6. Oi, Jorge. Pelo visto você
      Oi, Jorge. Pelo visto você tem a prova que liga o triplex, e areforma no sitio à contratos da Petrobrás. Seria um grande serviço para a sociedade se você pudesse encaminhar essas provas para as autoridades.

    7. Quanto argumento tosco

      e deficiente, como certo cérebro que não tem nada “haver”. Agora, faz um favor pro teu ídolo moro e mostra as provas, pois até agora ele não conseguiu encontrá-las. O teu ídolo moro, ministro do coiso, que não é político (ministro é cargo técnico, agora?) se baseou apenas em ilação e convicção.

      Vai encarar?

  5. E moro
     

    lá precisa de motivo pra condenar Lula?

    Os fundamentos da condenação de Lula são o fato de moro ser juiz e enquanto juiz detestar o Lula.

    Tipo assim:

    “Sou poderoso.

    Amigo meu não tem defeito.

    Inimigo, se não tiver, eu arranjo.”

     

  6. Lula preso político

    Colocaram a política no poder judiciário e nas forças armadas. Lula preso político foi a consequência disso. 13ª Vara da Justiça Federal com Partido, TRF4 com Partido, MPF com Partido, PGR com Partido, STJ com Partido, STF com Partido, Exército com Partido. Simples assim.

  7. Tempo

    Lula estava nos últimos dias do mandato e nada pediu nem havia pedido, segundo esses delatores. Lula não interferiu ilegalmente na Petrobrás em benefício da Odebrecht, como os procuradores dizem e não conseguem provar. Até agora, onde esteve o crime?  Mas o processo, como o do triplex da OAS, em que a sentença confessa não haver nenhuma prova contra Lula, é só um ritual para a condenação previamente decidida. Onde até se usarão delações da OAS referentes a 2014, quatro anos após Lula haver deixado a Presidência. A entrevista do General Villas Boas não deixa mais dúvidas em quem ainda tinha.

  8. Lula, sempre pediu para que
    Lula, sempre pediu para que seus processos saissem da mão de Moro. Agora ficou tudo como ele mais queria, portanto, alcançou sua meta. Não entendo porque se opõe a ida do Juiz Moro para o Ministério da Justiça.

  9. A inocência.
    Por mais que eu gostasse de não acreditar nisso, eu vejo ligação na liberalidade dos governos, com o que não é deles, e os presentes recebidos dos políticos. As possibilidades comerciais que as empresas recebem do governo por si só, já justificam os presentes por esses recebidos. Não concordo com as declarações feitas de que os presentes e as gentilezas foram doadas em caráter pessoal. Pois, como repetem os gangsters, nos filmes de ação: “- São apenas negócios.”

  10. Parece que as pessoas ainda

    Parece que as pessoas ainda não perceberam que estamos vivendo um golpe.

    E para o golpe era essencial tirar o Lula do jogo político, o que o moro aceitou fazer na maior cara de pau.

    Todos sabem que os crimes que o Lula é acusado não existem. Mas, para o golpe o que isto importa?

    O que importava era o Lula fora do jogo e foi isto que fizeram.

    Já pensou se deixassem a Dilma terminar o governo e o Lula ser eleito novamente neste ano para mais oito anos de mandato? Teriam ficado pelo menos 24 anos fora do poder. Teria mudado a geração!

    Muito destes velhos gagás que retornaram o país para as trevas teriam morrido.

    Por isto a pressa em destruir qualquer sinal do legado dos governos do PT.

    Penso que a esperança deles – e acredito que esperavam que fosse rápido – é que o Lula morra na cadeia.. Se demorar demais darão um jeito de “morrê-lo”.

    Depois do que fizeram de 2013 para cá não vejo futuro possível para o brasil que não seja a miséria, desilução e falta de esperança.

    Neste cenário, o ódio alimentado pela mídia e pelos fascistas só tenderá a aumentar. Acho que no médio prazo teremos uma convulsão social violenta.

  11. Lula é inocente gente, PT
    Lula é inocente gente, PT nunca roubou nada.
    Lava Jato foi financiada pela CIA para derrubar um Brasil que se tornaria uma potência.
    O Golpe de 2016 foi o mesmo de 1964, orquestrado pelo EUA e sua política imperialista opressora.
    Simples assim.
    Aceitem e calem a boca seus coxinhas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador