Marco Aurélio diz que vê com muita preocupação pressa de Moro em prender Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Diário do Centro do Mundo

Marco Aurélio diz que vê com muita preocupação pressa de Moro em prender Lula

por Joaquim de Carvalho

Em entrevista por telefone ao Diário do Centro do Mundo (DCM), o ministro Marco Aurélio Mello disse que vê com muita preocupação a pressa do juiz Sergio Moro em decretar a prisão do ex-presidente Lula. “Soube dessa notícia como você, pela imprensa, e vejo com muita preocupação o que possa acontecer. Tempos estranhos estamos vivendo, tempos muito estranhos”, disse.

O ministro considera que há caminhos para a defesa do ex-presidente Lula para evitar a prisão. “Um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4a. Região, por exemplo”, afirmou. Para ele agir, disse que faltam instrumentos. “Nada chegou até mim que eu pudesse decidir agora. Direito tem seus caminhos…”, afirmou.

Continue lendo…

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Os Tucanos batem carteira e gritam “Pega ladrão!”

      Os Tucanos são ridículos, pois batem carteira e gritam “pega ladrão!” a fim de despistar os incautos.

      O Alckmin ficaria bem bonitin com um nariz de palhaço.

  1. A pressa é amiga da imperfeição

    A pressa é inimiga da perfeição.

     

    Não é carnaval mas já imaginou se o Morro resolvesse descer… a lenha no lombo dos parasitas sociais e de seus lambe-sacos?

  2. Causa da prescrição: justiça morosa ou exercício da ampla defesa

    Os juízes justificam a prisão de pessoas presumidamente inocentes para evitar a prescrição e a impunidade. Eles alegam que a prescrição decorre do exercício do direito de defesa. Mas no caso do Lula fica patente que a prescrição e a impunidade não decorrem do exercício do direito de defesa, mas da morosidade do judiciário. Se os magistrados imprimissem aos processos sob sua condução a mesma celeridade imprimida ao processo do Lula, não haveria prexcrição nem impunidade, ainda que os acusados exercessem seus direitos de defesa.

    Mas ao viajarem para serem condecorados, para receberem medalhas, para almoços, para darem palestras, além de 60 dias anuais de férias, os processos tramitam morosamente e os acusados, não importando se são inocentes, acabam pagando o pato.

    No caso do mensalão mineiro, do Aécio Neves e do Michel Temer, a impunidade decorre da falta de vontade política do judiciário de punir seus crimes.

  3. De qq forma, Já que o STF na

    De qq forma, Já que o STF na ” nova democracia” de Fux e Barroso, quer ouvir a voz das ruas, aí está ela! Diferente da voz da Globo que vcs usam pra fundamentar seus votos fascistas, né? Essa turma da ” nova democrcia” adora a voz das ruas, pela TV, pq não tem suor, cheiro, empurra-empurra… 

  4. mam

    Não se preocupe, milhões e milhões do imposto de renda dos trabalhadores já estão para chegar, vai ter pra todo mundo: parlamentares punguistas, promotores lacaios, cocaleiros, latifundiários, policiais jagunços e para os militares.

    Não se preocupem, o dos parasitas e traidores de um povo está garantido.

  5. Não nos enganemos com as perorações de MAM

    Nenhum de nós tem dúvida da baixíssima qualidade técnica dos atuais integrantes do STF, talvez a pior da História. Vale a pena elencar de forma esquemática os mais incopetentes e de mau caráter inconteste:

    1º) – Alexandre de Moraes, o brucutu tucano, plagiário e que, de forma até não bem explicada, alega no currícilum ter concluído o doutorado antes do mestrado ou de forma concomitante esses dois cursos de pós-graduação, o que é vedado pela grande maioria das universidades, principalmente as públicas;

    2º) – Dias Toffoli, aremedo de advogado, que serviu ao PT e foi alçado ao STF pelo Ex-Presidente Lula. O despreparo de Toffoli constrange até mesmo os colegas, de pouco escrúpulo;

    3º) – Rosa Weber, jejuna absoluta en Direito Constitucional, nomeada pela Presidenta Dilma por atuação no Direito do Trabalho e por relações de amizade. Ademais ela é fraquíssima moral e eticamente, sendo completamente susceptível a chantagens, não só de bastidores, mas pricipalmente da mídia. Por ser despreparada e vulnerável é que ela deixa os empolados votos para serem redigidoe pelos auxiliares. Aliás, foi o torquemada das araucárias quem redidiu aquele voto esdrúxulo, que se revelou a maior aberração jurídica contida em acórdãos do STF, quando, para condenar, SEM QUALQUER PROVA, o Ex-Minisro José Dirceu, RW se limitou a ler em plenário: “Não  tenho prova cabal [o que, na prática, significa que não havia qualquer prova concreta, documental, material ou testemunhal e com valor jurídico] contra José Dirceu, mas a literatura jurídica me permite condená-lo.” O voto empolado, longo, contraditório, do tipo ‘sou a favor, mas voto contra’, lido com extrema dificuldade, com gaguejos e pronúncia equivocada do nome de juristas alemães, que RW parece desconhecer completamente, mas que foram citados no texto redigido pelos auxiliares, foi vexatório e constrangedor, revelando uma pessoa fraca de caráter e sem qualquer capacitação para ser ministra do STF.

    4º) – Luiz Fux, esse picareta que senta em cima de ação que questiona o ilegal pagamento de auxílio-moradia a juízes e procuradores que possuam imóvel na cidade em que trabalham, chegando ao extremo de admitir que o cônjuge que viva sob o mesmo teto receba a mesma prebenda, que fez lobby para a filha ser nomeada desembargadora, mesmo que sem experiência e preparao para concorrer à vaga, que é acusado de vender sentenças, que bravateou que não deixaria passar a fraude/farsa do “mensalão” e assim conquistar o apoio de josé Dirceu, para ser nomeado para o STF… Um cara que tem rabos presos e várias capivaras e esqueletos mantidos em frágeis armários, mas que adora aparecer e que, diante dos holofotes e microfones que hoje transformararam alguns julgamentos do STF em sessões de BBB, adota postura afetada, dando giros na cadeira, com gestual e fala afetada, tal qual ator de teatro cuja necessidade auto-afirmação, exposta em flas, é contrariada pelos movimentos do corpo… Enfim um desqualificado moral e eticamente, oportunista e politiqueiro, representante do que de pior há na casta judicária, herdeira e representante da casa grande.

    5º) – Luiz Edson Fachin, o fuinha que se fingiu defensor dos moviementos sociais e dis direitos das minorias, secularmene vítimas da violência estatal, enquanto titular de escritório de advocacia. Nem mesmo havia terminado a sabatina de 10h imposta pelos senadores da pior, mais corrupta e reacionária legislatura, para que o fuinha se convertesse em punitivista de 1ª hora. Além de fraco moral e èticamente, Fachin se revelou extremamente susceptível a chantagens e ameaças do PIG/PV e dos nazifascistas, como ocorreu com o falecido Teori Zavaski. Por possuir vulnerabilidades, capivara e esqueletos no armário, tornou-se refém das forças reacionárias e do PIG/PPV, convertendo-se num vingador ressentido e cheio de ódio para com aqueles que permitiram que ocupasse uma cadeira no STF.

    6º) – Cámen Lúcia é um Joaquim Barbosa de saias, porém com o despreparo e incompetência da colega Rosa Weber. Ressentida, vingativa, ela se dixoui cooptar pela Globo, que lhe conferiu o prêmio “Faz diferença”, tão logo ela foi alçada à presidência do STF. Ela adora proferir frases de efeito, como se fossem de sua autoria. Mas nem disso ela é capaz. Cármen Lúcia quase nada entende de Direito Constitucional e fica à mercê de Gilmar Mendes, que a manipulou diversas vezes; não se enganem os que nela viram coragem de enfrentar o líder tucano nop STF. Por ser incompetente em matéria constitucional, e por ser medrosa e covarde, ela mantém nas gavetas diversas ações que já deveriam ter sido julgadas. No último dia 4 ela usou de sórdida estratégia e manipulação regimental, para colocar em votação o HC pedido pela defesa do ex-Presidente Lula, personificando e politizando uma questão que é muito mais ampla, já contemplada nas ADCs 43 e 44, que instam o STF a declarar a constitucionalidade do Art. 283 do CPP, o qual se mostra em sintonia direta com o Art.5º da CF/1988, em especial com os inciso LVII, LXI e LXVI, que tratam da presunção de inocência e admissibilidade do encarceramento do indivíduo. A Maga Patológika do STF fez isso para atender as determinações da Globo e do alto comando do golpe – que ficam nos EUA: entregar a cabeça de Lula, para que oa nazistas lavajateiros do TFR4 e da 13ª curitibanas pudessem decretar a prisão do Ex-Presidente Operário, os veículos da mída golpista possam exibir imagens de Lula sendo preso, algemado, trancado numa cela e depois fazer reportagens “exclusivas” sobre qual ração é servida ao “presidiário Lula”, como é o “boi” onde o Ex-Presidente fará suas necessidades fisiolópgicas e coisas que satisfazem às maltas nazifascistas que babam de ódio nesse Brasil pós-golpe e querem até mesmo a tortura, o linchamento e o assassinato do Ex-Presidente.

    7º) – Luiz Roberto Barroso, o iluminsta do PROJAC, colococado no STF pela Presidenta Dilma Rousseff é uma mistura de Luix Fux, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Edson Fachin. Nem mesmo a empolada erudição consegue esconder o mau-caratismo e a vileza desse sujeito, um oprtunista, que se posiciona de acordo com os ventos e as marés e não por princípios e doutrina jurídica consolidadas. Alçado ao STF, LRB se fingiu defensor das grarantias do indivíduo, revendo condenações penas ilegais impostas a alguns condenados na AP-470. Depois ela abraçou as caussas identitárias, muito caras aos governos petistas, sobretudo aos da Presidenta Dilma Rousseff. Capitalia, LRB pôde, então se revelar por inteiro: um preposto eterno da Globo; ambos sabem o que fizeram em verões passados e quais as capivaras e esqueletos mantêm nos frágeis armários. Como o oligopólio midiático têm maior poder de pressão e chantagem, foi fácil transformar o falso iluminista em punitivista com sangue nosm olhos. A adesão às táticas nazifascistas da ORCRIM Fraude a Jato foi foi o degrau seguinte, galgado por esse verme moral e sem escrúpulos. O resultado pode ser visto há pelo menos dois anos, quando ele se converteu em “homem da Fraudea Jato” no STF, segundo o insuspeito Dartagnan Propanolol.

    8º) – Celso de Mello, o decano do STF, é aquele a quem Saulo Ramos chamou de “um juiz de merda” e que JAMAIS rechaçou o padrinho político responsável pela nomeação dele para o STF e que sobre ele fez essa gravíssima acusação, registrada até mesmo em livro. Há cerca de 30anos no STF, CM possui sólidos conhecimentos de Direito Processuale  Constitucional e tenta usar essa qualificação para se redimir de erros passados, quand agiu de forma similar a Gilmar Mendes, em relação ao PT, aos petitas e à Esquerda Política. É duvidoso que Celso de Melo daria o voto denso e fundamentado verificado na sessão de julgamentdo HC preventivo interposto pela defesa do Ex-Presidente Lula, em favor desse remédio contra o arbítrio, opressaõ e repressão do Estado sobre a liberdade do indivíduo paciente da ação persecutória/penal. Celso de Melllo não quer seu nome na História ao lado dos nomes daqueles que rasgaram o mais caro princípio civilizatório contido na Carta Magna e que representa o alicerce do regime democrático e de direito.

    9º) – Com a gabolice e maneirismos que o caracterizam, com pronúncias acariocadas mescladas a certa malemolência nordestina (embora ele seja nordestino) , chegando a sacrificar a tonicidade de alguns vocábulos e a pronúncia (aberta ou fechada) de certas vogais e fitongos, Marco Aurélio Mello adotou a mesma linha de Celso de Mello. MAM teve também a coragem de denunciar a manobra político-regimental feita por Cármen Lúcia , colocando em pauta não as ADCs, mas o caso individual do HC do Ex-Presidente Lula, politizando o julgamento e causando ainda maior instabilidade social, já que os golitas e algozes de Lula o querem preso, imolado, humilhado, vilipendiado, táe mesmo espancado e morto, como observamos nas ações das milícias paramilitares e nazifascistóides durante a caravana pelos estados do sul. Ao fazer isso, MAM quer descolar-se daqueles que deram aúltima facada na democracia, na CF/1988 e nos direitos dos cidadãos. MAM tem nas mãos o destino não só do Ex-Presidente Lula, mas da vigência da CF e dos direitos individuais. Ele pode acolher um pedido de liminar, monocraticamente, e suspender a prisão de pessoas condenadas em 2ª instância, as quais podem recorrer ao STJ e ao STF, como é o caso do Ex-Presidente Lula. MAM pode determinar que tal decisão liminar valha até que o plenário da côrte coloque em pauta e vote as ADCs 43 e 44. Mas é bom a Esquerda Democrática não se iludir ou apostar as fichas nisso, pois TODO o STF faz parte da trama golpista, cujo principal objetivo é inabilitar o Ex-Presidente Lula para disputar a próxima eleiçãopresidencial, se houver. 

    10º) – Gilmar Mendes foi exatamente aquilo que se esperava dele. Sem medo da mídia e de chantagens e ameaças, ele apontou a metralhadora giratória para o PIG/PPV, para o sistema judiciário punitivista e fascistizado, para ORCRIM Fraude a Jato, para o juizeco de piso, o torquemada das arucárias e para o eterno adversário/inimigo político: o PT. Com essa estratégia ele se capitalizou para fazer a defesa canina dos aliados e companheiros de partido (PSDB), se, e quando, processos penais que resultarem em condenação de 2º deles chegarem ao STF, para serem julgados em plenário. Gilmar é o mais político dos ministros do STF, além de especialista em Direito Constitucional. Além de político, o voto dele foi tecnicamente correto.

    11º) – Finalmente chegamos a Ricardo Lewandowski, único dos nomeados por Lual que apresenta capacidade para ser minsitro do STF. Em voto breve, mas contundente e perfeito sob o aspecto técnico-jurídico, em sintonia com a CF/1988, Lewandowski mostrou  a Luiz Fux (relator responsável pelo CPC mais recente) que ao negar o HC ao Ex-Presidente Lula e a qualquer outro cidadão na mesma condição, o direito de propriedade estava sendo colocado em patamar muito superior ao direito do Homem, do cidadão. RL não se perdeu emperorações e citação de autores e doutirnas; ele se ateve ao texto constitucional, que também é breve, cristalino, de uma clareza solar, como expresso nos inciso LVII, LXI e LXVI do Art. 5º da CF/1988 que afirma “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Não fosse a forma leniente, covarde, talvez conivente e cúmplice com que aceitopu coordenar o golpeachment, Ricardo Lewandowski pudesse ser considerado o único ministro do STF a demosntrar dignidade de ocupar uma cadeira na suprema côrte.

  6. Principal jornal português : “Brasil tem justiça totalitária”

    E que todos os responsáveis por uma potencial conflagração social paguem muito caro! A justiça, em especial as instancias superiores, MPF, PF, a mídia, empresarios. políticos, religiosos, artistas, todos devem pagar muito caro pelo inferno em que atiraram o Brasil. Especialmente os covardes, que nos jogaram na merda e foram morar no exterior.

    Só para constar, um caminhão de som (superpotente) de um desses movimentos golpistas estava circulando por Curitiba com 2  malucos gritando aquelas ofensas típicas dos fascistas. Sério, os 2 estavam se estrebuchando, e gritavam: “Quem quer o molusco preso buzine”. E  ninguém buzinava (ninguém buzinava!), ninguém nem tchum pros babacas que estavam visivelmente desesperados. Só quem buzinava era o próprio caminhão deles…rsrs Estão apelando muito, acho que Lula acertou na sua decisão.

    Bom lembrar que na útima convocação deles não apareceu alma penada na Pç Santos Andrade. Minha teoria é que a Páscoa foi mixuruca demais, ninguém tinha dinheiro para comprar os ovos caríssimos. lembro que fui no supermercado na sexta feira e tava apinhado de ovo encalhado, as representantes da nestle, lacta e garoto avançando, ofercendo promoção, praticamente implorando pra gente comprar… Acho que muitos golpistinhas acordaram nessa hora.

    Principal jornal português sobre prisão de Lula: “Brasil tem justiça totalitária”

    Por Miguel do Rosário

    06 de Abril de 2018 : 08p9

    Trecho do editorial publicado há pouco no Público:

    Moro age como age porque age como um político. Porque se sente investido do mesmo poder esclarecido que outrora investiu os déspotas. Porque não se preocupa em estar a acentuar as fracturas de um país que precisa de distensão, de calma e de paz institucional. Ao tratar Lula com este desprezo institucional através de uma interpretação processual monolítica e simpática à maioria (e ao radicalismo de direita), Moro expõe a visão plenipotenciária e redentora que tem da Justiça. As ditaduras e os totalitarismos do passado também começaram por aí.

    No Público, principal jornal português

    EDITORIAL

    Brasil, uma justiça totalitária

     

    A pressa do juiz Sérgio Moro em prender Lula é gratuita e perigosa. Num país com fracturas sociais e políticas cada vez mais expostas, a Justiça devia servir de catalisador de consensos.

    Por Manuel Carvalho

    5 de Abril de 2018, 23:45

    A pressa com que o juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Lula da Silva, um dia após a polémica recusa do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-Presidente, quando em aberto está a possibilidade de ser apresentado um pedido de embargo no tribunal de segunda instância, diz tudo, ou quase tudo, sobre a hegemonia que o sistema judicial tenta conquistar ao sistema político brasileiro. E a prova desta constatação não se deve procurar no labirinto do processo penal, na leitura autêntica da Constituição ou no sagrado princípio da separação de poderes que rege qualquer Estado democrático. Encontra-se em duas e singelas perguntas: porquê a pressa em prender Lula? E para quê?

    Lula ainda é o rosto de um partido poderoso, mas a sua condenação por corrupção em segunda instância acabou irremediavelmente com a possibilidade de se candidatar à presidência e, acto contínuo, acabou com a sua carreira política. Tarde ou cedo, à luz da lei Lula acabará na prisão. Acelerar o processo só serve para legitimar as suspeitas sobre um pérfido instinto punitivo e persecutório de Moro, não para mostrar a celeridade ou a imparcialidade da Justiça.

    Sendo um activo político com mero valor facial, Lula não deixa de ser um ícone, nem perdeu o estatuto de ex-Presidente. Qualquer juiz de qualquer tribunal deveria ter estes factos em consideração e o próprio Sérgio Moro não se eximiu a essa realidade, impedindo que seja algemado, reservando-lhe uma sala, concedendo-lhe a possibilidade de se apresentar na polícia pelo seu próprio pé.

    Então, por que é que Sérgio Moro decide apanhar à pressa a boleia de uma decisão polémica do Supremo Tribunal Federal que, ao recusar o habeas corpus a Lula, se baseou numa jurisprudência duvidosa e recusou analisar o espírito do preceito constitucional que, lá como cá, garante a todos os cidadãos o direito à presunção de inocência até que a sentença transite em julgado? Porque é que não deu tempo a que a defesa esgotasse todos os seus recursos no tribunal de segunda instância, que poderiam ficar decididos já na próxima semana? Por que é que optou por uma atitude drástica em relação a prazos, sabendo que com essa atitude vai afrontar uma parte significativa da população brasileira?

    Moro age como age porque age como um político. Porque se sente investido do mesmo poder esclarecido que outrora investiu os déspotas. Porque não se preocupa em estar a acentuar as fracturas de um país que precisa de distensão, de calma e de paz institucional. Ao tratar Lula com este desprezo institucional através de uma interpretação processual monolítica e simpática à maioria (e ao radicalismo de direita), Moro expõe a visão plenipotenciária e redentora que tem da Justiça. As ditaduras e os totalitarismos do passado também começaram por aí.

    https://www.ocafezinho.com/2018/04/06/principal-jornal-portugues-sobre-prisao-de-lula-brasil-tem-justica-totalitaria/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador