Marco Aurélio e Celso de Mello criticam Dilma por cadeira vaga no STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O clima de insatisfação no Supremo Tribunal Federal (STF) com a cadeira de ministro vaga, deixada com a saída de Joaquim Barbosa, vazou em queixas e revolta manifestadas publicamente em sessão plenária. Nesta quinta-feira, Celso de Mello e Marco Aurélio criticaram a “omissão” de Dilma e afirmaram que o atraso na indicação é “nefasto”.
 
O tema foi levantado durante o julgamento de uma ação que questiona a validade de uma lei mineira que regulamenta a venda casada de títulos de capitalização. O resultado dos votos, entretanto, foi paralisado pelo empate de quatro votos a favor e quatro votos contrários. 
 
Marco Aurélio iniciou a crítica, apontando para as consequências da cadeira vaga: “veja como é nefasto atrasar-se a indicação de quem deve ocupar a cadeira”, revoltou-se.
 
Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli não estavam presentes na sessão plenária. O processo foi paralisado, para que os dois ministros decidam o caso, mas corre-se o risco de não sair um resultado, empatando novamente. 
 
Em seguida à declaração de Marco Aurélio, Mello completou: “essa omissão irrazoável e abusiva da presidente da República já está interferindo no resultado dos julgamentos”, disse o ministro Celso de Mello, irritado. “Novamente, adia-se um julgamento. Nós estamos realmente experimentando essas dificuldades que vão se avolumando. É lamentável que isso esteja ocorrendo”, criticou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses dois deveriam criticar

    Esses dois deveriam criticar também o Ministro Gilmar Mendes

    que está com a bunda sobre um processo que decide sobre

    doações de empresas à campanhas políticas.  Fingem-se de

    moucos e mortos. E, por agravante, sabe-se que esse

    desgraçado voto nada mudará.  Que seja contra, que seja a favor.

  2. Quem indica o candidato ao

    Quem indica o candidato ao STF é o Presidente, quem aprova ou não o nome é o Senado. Nenhum Ministro do STF pode revogar a CF/88 ou interferir indevidamente naquilo que não lhes compete.

    1. Porque ela ainda não deve ter

      Porque ela ainda não deve ter decidido qual o critério cretino da vez: um paulista? uma mulher? um nordestino? um apaniguado incompetente que nem pra juiz em Rondônia passou?

       

  3. Quase como os tucanos

    Tem que colocar alguém de esquerda. Na verdade, como vimos com Barbosa, que queria ter seu lugar na “casa grande”, não há isenção. Melhor ficar amarelo agora do que vermelho nos restos dos dias. Os demotucanos , além de indicarem, orientavam o malfeitor indicado do grupo deles para o que deveria fazer. Foi o que aconteceu com Gurgel e Gilmar Mendes.

  4. A própria Dilma dá motivos

    A própria Dilma dá motivos para ser criticada. Por quê demorar quase um ano para fazer uma simples nomeação de um ministro?

    1. Já estamos em março

      Sem contar que até agora o Ministro do TSE Henrique Alves não foi reconduzido e que boa parte do segundo escalão também não foi nomeado.

  5. Atrasos atrasam a vida

    Qualquer demonstração de lerdeza tem consequência. A incompreensível demora de Dilma para indicar o ministo do STF está tendo contra ela e contra a nação. A demkora de Gilmar Mendes depois que pediu vistas de uma importante ação, está atrasando a vida do país.  A frequente lerdeza da Justiça como um todo (cadê o mensalão mineiro?) está comprometendo de maneira grave a vida do Brasil. Atrasos atrasam a vida.

  6. e o processo do amianto

    Collor Mello, faz quanto tempo que o senhor está sentado sobre o processo do amianto?

    Collor Mello, parece que a Dilma e Lula nunca criticaram o circo stf em nome da independência dos poderes.

    Collor Mello cala esta…

  7. Chefa

     

     

    Sinceramente, ela atrasa tudo porque tem medo de indicar, de tomar decisões importantes… daqui a pouco joga no colo do Congresso a decisão.

  8. Eles estão certos, a Dilma 2 tá ruim demais

    já faz meses que o JB se aposentou, por que tanta demora? Assim fica ainda mais fácil defender a pec da bengala, imagina se ela tiver que indicar mais uns 4 nomes… A Dilma não tem ninguém que possa ajudá-la a tomar essas decisões e acabar com esse vácuo que ela tem criado? Quase 40 ministros e todo mundo quieto, o que está acontecendo? Até o Lula tem aparecido mais do que ela.

  9. O Roto falando do Esfarrapado!!

    Caro Senhores Melo e Mello,

     

    Usando a palavra/adjetivo “NEFASTO”, por que os nobres Ministros não falam a respeito do colega Gilmar Mendes, o Nefasto,  que está com seu traseiro gordo sentado sobre o ultimo voto no processo do Financiamento de Campanha? Atrasar uma votação já decidida, com a maior desfaçatez, esperando seu capanga, Presidente da Camara, para mudar algo não é INFINITAMENTE mais Nefasto? Por isso, o STF, junto com todo o Judiciário brasileiro, está se tornando NEFASTO e ao mesmo tempo ridículo, passível de gozações agora…se não melhorar opu se tornar sério e DENTRO DA LEI, corre o risco de ser DETONADO pelo POVO..,,,SEM MAIS.

  10. E se seguissem a norma de dar

    E se seguissem a norma de dar vistas em processos por 30 dias, não ajudaria no processo de decisão do tribunal?

    Por que os doutos ministros não tratam de um assunto tão simples assim, que eles mesmos pudessem resolver, sem precisar da lenta presidenta da república?

  11. E o Gilmar Dantas?

    Por quê eles não vão pra cima do Gilmar Dantas que não tira o traseiro de cima do processo de financiamento de campanha por empresas privadas?  São hipócritas e demagogos, como grande parte dos políticos.

  12. AÍ O GILMAR “DÁ O JEITINHO” DELE ….

    E o PT e o governo ficam putos… O que Dilma está esperando? Os caras darem um “jeitinho”? É pura lerdeza, birra, falta de visão. Pior: não explica nada! Pois se o governo tivesse uma explicação para ainda  não ter nomeado uma pessoa para a vaga, deveria ter dito o pq. não fez. Qual é o problema? Catso, mande uma nota para a imprensa, incluindo os blogs dizendo: ainda não nomeamos por isso, por aquilo! Tá difícil demais … ZERO DE COMUNICAÇÃO

  13. Do jeito que andam as coisas,

    Do jeito que andam as coisas, a situação da nossa Presidenta se complica a cada hora, e cada minuto. Uns falam dela sem motivos, mas outros tem motivos de sobra pra dizerem de tanta falta de comunicação e sua lerdeza. Parece que não foi eleita pra nada. Tá deixando seus elitores indignados. 

  14. Ministros do STF

    Quem são esses moços que pretendem pressionar a Presidenta? Por que não completam o julgamento das contribuições eleitorais? Por que não definem os rumos das operações Satiaghara e Castelo de Areia? Faltam juízes para estas decisões? Ora bolas!

  15. Dois dos ministros mais

    Dois dos ministros mais conservadores da Suprema Corte, sem dúvida, mas não deixam de ter razão. Tudo bem, tivemos o período eleitoral que desfavorecia qualquer indicação, mas 7 meses para se decidir já é demais. Pena que também não falaram do famoso julgamento envolvendo o financiamento das campanhas eleitorais, mas aí já é querer demais, por supuesto! Cortar a carne alheia, tudo bem, mas a própria … melhor pensar duas vezes !!!

  16. É surreal ver Marco Aurélio

    É surreal ver Marco Aurélio Mello reclamando de demora no preenchimento da vaga. Quem sabe da história dele não pode deixar de rir disso.

    Outro caso curioso é o Celso de Melo. Num post publicado aqui mesmo no blog do Nassif, há algum tempo, foi informado ao distinto público que  o gabinete de S. Excia demorava em média 600 dias para publicar um acórdão.

    Só para não deixar passar a deixa: e o Gilmar que não devolve o processo?

    Por fim, a fala demagógica e extremamente desrespeitosa com a Presidente da República, acusando-a de demora “irresponsável e abusiva”, é simplesmente estarrecedora. Se Dilma falasse assim, por exemplo, do Gilmar Mendes, que não devolve um processo já resolvido, por claro conluio com outras figuras repulsivas da vida brasileira, estaria impichada na hora, com o luxuosíssimo auxilio de suas excelências do supremo.

    País está sem rumo, não há mais qualquer respeito entre os poderes, abriram-se as comportas e todo lixo está sendo exposto.

  17. Como sempre, Dilma demora

    Como sempre, Dilma demora demais para agir e para reagir.

    Não há que se criticar os dois ministros por sua postura, estão jogando o jogo.

    A oposição está jogando o jogo.

    Os apoiadores chantagistas estão jogando o jogo.

    A mídia distorcida e sua torcida estão jogando o jogo.

    Dilma está … está …

    Dilma mandou avisar que não está.

  18. Critica a Dilma

    Amigos, os digníssimos ministros Mello e Mello, críticos de Dilma, deveriam criticar o seu colega Mendes por até hoje, quase um ano, não ter devolvido o pedido de vistas sobre a ADI do financiamento privado de campanha e que outros já votaram dando maioria para a sua inconstitucionalidade.

    O Ministro Mendes está fazendo jogo, visto que todos consideram que a corrupção começa pelo dinheiro que empresas dão a partidos e condidatos

    Isto está no STF, dentro de seu poder, mas o corporativismo supremo não deixa reclamar!

  19. Sem voto de minerva

    Infelizmente, a demora na indicação causa prejuízo as votações, em especial ao voto de minerva. Não  

    é a toa o número ímpar dos Ministros do STF. E aí fica a espera aqueles que ficaram prejudicados

    com venda casada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador