Marco Aurélio é eleito pela terceira vez ao cargo de presidente do TSE

Jornal GGN – O ministro Marco Aurélio é eleito pela terceira vez ao cargo de presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A posse ocorrerá dia 19 de novembro. O ministro Dias Toffoli foi eleito vice-presidente do Tribunal. O ministro já passou outras vezes pelo TSE, exercendo a Presidência em duas oportunidades. A primeira de 1996 a 1997 e a segunda, de 2006 a 2008, quando esteve à frente das eleições gerais de 2006. Marco Aurélio exerce atualmente seu segundo biênio como ministro efetivo do TSE. O ministro integra o STF (Supremo Tribunal Federal) há 23 anos.

Cármen Lúcia, atual presidente do tribunal parabenizou Marco Aurélio em nome da Justiça Eleitoral brasileira, e lembrou que o ministro será o primeiro a ocupar pela terceira vez a Presidência do TSE. “Para todos os brasileiros, só tem o ministro Marco Aurélio a nos orgulhar. Da Justiça que vossa Excelência proporcionou nos períodos como presidente e nos que atuou como juiz – um período mais longo –, o que tem muito contribuído para que a Justiça Eleitoral brasileira seja o que ela é hoje: uma Justiça reconhecida não apenas pelos cidadãos brasileiros, mas em todo o mundo como um modelo”, disse Cármen Lúcia.

“Para mim, particularmente, é uma honra enorme, pela fraternidade e pela amizade que nos une, muito mais do que pelo coleguismo, poder transmitir à Vossa Excelência o cargo de presidente”, destacou a ministra. “Eu tenho o maior orgulho e a maior honra de transmitir [o cargo de presidente] a vossa Excelência, porque tem esse lado, que é um lado pessoal de enorme fraternidade. E eu sempre acho que, quando os juízes que compõem o colegiado se afinam também nos seus ideais e nos seus valores, tudo fica muito mais fácil. O cidadão tem a certeza de uma continuidade que não é apenas um continuísmo, mas que é um trabalho que se realiza em benefício do cidadão brasileiro”, acrescentou a ministra.

Em nome do MPE (Ministério Público Eleitoral), o procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, desejou sucesso no exercício da difícil missão de dirigir a Casa Máxima da Justiça Eleitoral brasileira. O ministro Dias Toffoli falou sobre a honra em servir como vice-presidente do TSE durante a presidência de Marco Aurélio. “Fico muito honrado, muito alegre e muito feliz de ter sido eleito vice-presidente na gestão que sua excelência assumirá em breve.” Ele recordou que a primeira posse de um presidente do TSE que acompanhou foi exatamente a do ministro Marco Aurélio, em 1996, um ano após ter se mudado para Brasília.

Perfil

Marco Aurélio é ministro do STF desde junho de 1990. Foi presidente do STF no biênio de 2001 a 2003. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973. É mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória profissional, realizou diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento. Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 12 de julho de 1946, o ministro foi membro do Ministério Público do Trabalho, juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região e ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de setembro de 1981 a junho de 1990.

Com informações do TSE

http://www.youtube.com/watch?v=EL9zU0tP6Tg

Crédito: TSE – Vídeo da posse 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador