A resposta de Breno Altmann ao depoimento da contadora

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Meire Poza
 
Mentiras são ferramentas na estratégia da direita
 
Por Breno Altman
 
Ontem fui acusado, pela sra. Meire Poza, em depoimento na CPI Mista da Petrobrás, de lhe ter entregue recursos para o pagamento de multa devida pelo sr. Enivaldo Quadrado, segundo sentença na AP 470. 
 
Afastei-me algumas horas de minha atividade profissional para responder aos jornalistas que me procuraram a respeito. 
 
O esclarecimento é simples. 
 
As declarações da depoente, envolvendo meu nome, são fantasiosas. Tenho relações pessoais com o sr. Enivaldo Quadrado desde os anos 90. Ele veio a minha casa duas vezes acompanhado da sra. Meire Poza, a quem me apresentou como sua amiga e contadora. O motivo desse encontro, solicitado por mim, foi obter assessoria contábil para exportação de serviços, pois realizo – como jornalista e consultor – diversas atividades no exterior.  
 
Fico curioso para saber quais as razões destas invenções. A única informação de que disponho é que essa senhora, confessadamente envolvida em lavagem de dinheiro, através de notas frias, tem atuado avidamente para salvar seu pescoço.
 
Não tinha qualquer ideia de quem eram seus clientes quando a conheci. Algumas semanas se passaram e ela estava na capa da revista Veja. Logo depois, prestava depoimentos às autoridades. Fazia afirmações e as desmentia o tempo todo. Parecia-me um esquema de delação encomendada. Minhas suspeitas se confirmaram na sessão da CPI na qual meu nome foi referido.
 
Não conheço detalhes, tampouco tenho provas, sobre negociações e operações nas quais a sra. Poza esteja eventualmente empenhada, no afã de obter melhores resultados na Justiça. Mas é visível que ela se transformou em mais uma peça no tabuleiro sujo da disputa presidencial contra a presidente Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores. 
 
Todos os dias mentiras e manipulações são difundidas por setores da imprensa, pelas redes sociais e pelas organizações de direita, na tentativa de encurralar e intimidar a campanha petista. Não é novidade na história do país. Notícias falsas, evidências plantadas, gravações forjadas, informações adulteradas: essas são armas tradicionais do alforje conservador. 
 
Valia tudo para derrotar Getúlio Vargas em 1954 ou derrubar Jango dez anos depois. Vale tudo para interromper o processo iniciado com a posse do presidente Lula em 2003, particularmente na atual contenda eleitoral. Mentiras e meia-verdades são ferramentas na estratégia da direita.
 
A denúncia fraudulenta contra mim é irrelevante. Sou um jornalista de esquerda, sem qualquer participação institucional, um petista que jamais ocupou qualquer cargo partidário. A repercussão das declarações da sra. Poza, no entanto, é reveladora de que não há limites para os truques e golpes que serão aplicados até o dia 26 de outubro.
 
Da minha parte, fiz o que poderia fazer: instruí meu advogado a reler os depoimentos e tomar as medidas legais cabíveis. 
 
Quanto aos homens e mulheres progressistas de nosso país, humildemente sugiro: olho vivo e faro fino. Que ninguém se deixe intimidar ou fique paralisado com a avalanche denuncista dos próximos dias.
 
Breno Altman, 52, é diretor editorial do site Opera Mundi.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teve um debate entre o

    Teve um debate entre o Arminio Fraga e o Mantega na Globo news, o INCRÍVEL é que NUNCA o PT sai por último nas considerações finais…

    O Arminio disse que o crescimento é baixo e que a crise já acabou há quase 5 ANOS!

    O que aconteceu na europa não aconteceu…. Tadinho dos gregos e portugueses…

    É incrível…

    Os paulistas já estão racionando de um volume morto ia até MARÇO DE 2015!

    Os empresários ainda estão apostando nos rumos do aécio?

    Tem gente que só aprende a posteriori…

    1. Eu vi, achei o Arminio muito

      Eu vi, achei o Arminio muito fraco.

      Se bem que o Mantega também não reconheceu nenhum erro e foram muitos.

      Mas o Fraga é muito pior, ele cre que apenas com cortes de gastos a confiança e o desenvolvimento virão por si só.

      É uma piada. Ele reclamou de falta de obra de esgoto sanitário no País. Ora ora, e quem vai fazer essas obras de saneamento se não o poder público ou , no mínimo, uma parceria público privada ?

      Fraga é fraco e não vai aguentar a pressão como ministro se assumir a a economia começar a andar mal das pernas.

       

  2. Muito estranho

    Não quero julgar o Breno, mas não devia se envolver com gente desse naipe do Quadrado e de sua contadora, muito menos obter informações relevantes com quem absolutamente não as tem. Acho que o Breno não se explicou direito. Precisa ser mais convincente.

  3. é isso, breno.
    o que a

    é isso, breno.

    o que a direita quer é que nos decepcionemos

     para arrefecer a nossa luta. 

    é isso,olho vivo e muito faro fino para fazer

    a triagem das imposturas da direita.

  4. Aquela famosa Teoria do

    Aquela famosa Teoria do domínio do fato aqui, no Brasil, não passa de um simples domínio  do papo. Papo furado, papo de corredor, papo de calunista, papo de delator, papo do ouvi dizer, papo de papagaio, enfim puro papo midiático. E quem paga o papo é o pato, escolhido a dedo por eles, os mesmos do papo.

  5. Acusaram o Breno? Parece que

    Acusaram o Breno? Parece que a ideia de quem contratou essa senhora para produção de mais um desses factoides eleitorais, anti-PT, não foi muito boa. Está claro que  ideia é chegar a JD mas o problema é que as redes sociais conhecem o Breno Altemann muito bem; está lá seu perfil, desde sempre, para quem quiser seguir e participar dos melhores debates travados no FB. Não sei quem é essa senhora mas todos nós sabemos quem é o Breno e quem ainda não sabe é só ir ao seu perfil, está lá, claro, transparente e sempre disposto ao bom debate com militantes de TODOS os partidos. Podem ir lá conferir, eleitores, simpatizantes, militantes de TODOS os partidos estão lá. Entre essa senhora e Breno, fico com o Breno Altamnn, até pq ele está aqui e sempre esteve para debater com todo mundo e esses ” delatores” nunca falam com a gente, só com os grupos de mídia ou com o MP, o que, em última análise, é a mesma coisa.

  6. De quem vem esta estratégia da direita?

    A estratégia da mentira é conhecida como a estratégia do demônio! Talvez tenhamos que exorcizar toda a nossa direita, pois basear uma campanha nisto, não é sugestão de marqueteiro! De quem será?

  7. Midia, bandidos de toga, tucanos safados etc..
    Como vc havia alertado, a máfia midiático-penal deixou os delatores profissionais para o segundo turno, esse tal de Paulo Roberto Costa roubou na Era FHC no caso Banestado mas escapou por causa da delação premiada…roubo na Petrobrás e mais uma vez foi premiado com a delação premiada…contra o PT e nada de delatar tucano mesmo se sabendo que o senador Alvaro Dias andou no jatinho do Youssef e que Costa financiou a campanha do Fernando Francischini, é do Paraná que vem essa catrevagem,,,é do Paraná que vem o primeiro caso de Ebola…hummm  A Globo não mostrou a fotinha mas a voz do juiz conversando com o Youssef deu pra ouvir….como pode um juiz em campanha…e o JN também não disse que a nota do PT criticou o juiz Sergio Moro…Bandidos de toga

  8. Só um burro não viu que essa

    Só um burro não viu que essa Meire Posa é uma farsante, e muito esperta. Tão esperta que se aliou aos bandidos, sendo ela própria também bandida declarada, que pode muito bem estar a serviço dos parlamentares da oposição. Ficou muito claro que os tucanos e todos, enfim, que praticam a mais dura oposição, distribuíram confetes à mulher, enquanto discursaram contra o PT, com aquele modo peculiar de ofender e denegrir a imagem de todos que fazem parte da sigla. Acho provável que a presença dessa moça na Câmara terá um desdobramento. O tempo dirá. Mas, tem razão quem diz que ela jamais dveria ter sido aceita como testemunha, mas como investigada, se está enfiada até a medula na quadrilha de ladrões da Petrobrás.

  9. Chega de golpe desta direita suja e sua imprensa golpista.

    Vamos eleger Dilma para continuar as mudanças que melhoram a vida do Povo e do Brasil.

     

  10. Amigo do Zé Dirceu

    Breno Altmanm, o carregador de malas do mensaleiro e quadrilheiro Zé Dirceu envolvido em pilantragem e MAIS UMA VEZ é mentira, coisa da direita (seja lá quem ou o que é essa direita).

    Me diga com quem andas….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador