Mídia diz que advogados de Lula “radicalizam”, mas esconde abusos e erros de Sergio Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo publicou nesta quinta (15) uma matéria que reforça a estratégia usada por Sergio Moro e a força-tarefa para desqualificar a defesa do ex-presidente Lula no caso triplex e em outros processos e investigações: dizer que a banca de advogados tem sido “radical” e partido para o “ataque” contra a Lava Jato.

Com a reportagem “Indiciado de novo e réu em três ações, Lula ataca Moro”, Folha constrói uma narrativa para estabelecer que o ex-presidente, na incapacidade de provar sua inocência, tem permitido que os defensores “ataquem” Moro com a finalidade de vê-lo fora do julgamento do caso triplex.

O Estado de S. Paulo deu espaço, nesta semana, a membros das associações de juízes e procuradores que fizeram comentários que convergem sempre no mesmo sentido: apoiar a Lava Jato a qualquer custo e fazer pré-julgamentos acerca da culpa do ex-presidente.

Ambos os jornais, por outros lado, deram pouco destaque aos motivos que continuam levando a banca de advogados de Lula a “bater boca” com Moro durante as audiências sobre o apartamento no Guarujá, que a Lava Jato diz que foi dado pela OAS ao ex-presidente como propina disfarçada por causa de três contratos na Petrobras.

A troca de farpas entre Lava Jato e advogados, logo na oitiva de Delcídio do Amaral, uma das primeiras, foi o foco central das reportagens da grande mídia, colocando os equívocos cometidos por Moro em segundo plano.

No caso em tela, o juiz federal violou o Código Penal ao permitir que os procuradores fizesse perguntas sobre o sítio de Atibaia e outros assuntos que nada têm a ver com o triplex no Guarujá. Isso fere o direito à ampla defesa, disseram os advogados. Moro, que alegou que a interpretação do Código Penal é subjetiva, também fez perguntas alheias ao objeto da ação penal, ao interpelar Delcídio sobre um inquérito que tramita na Justiça de Brasília pela acusação de obstrução da Lava Jato.

Na reportagem desta quinta, a Folha cita o mais recente “bate-boca” entre Moro e a defesa de Lula, protagonizada por Juarez Cirino na audiência da engenheira da OAS, Mariuza Marques, escondendo, mais uma vez, que Moro é acusado de favorecer a Lava Jato permitindo perguntas tendenciosas ou desconectadas com o processo.

No caso, o procurador da Lava Jato tentava induzir a testemunha a responder que o apartamento no Guarujá “parecia”, na opinião dele, “direcionado a Lula”. Cirino protestou porque achismos não deve se sobrepor a fatos. Moro permitiu que o procurador continuasse mesmo assim. O advogado tentou, então, apresentar questões de ordem – que devem ser ouvidas e registradas, ainda que indeferidas. Foi quando Moro disse que a defesa apresenta muitas questões de ordem, chegando a ser “inconveniente”. Aos berros, o magistrado pediu “respeito ao Juízo” e disse que tinha poder para cassar a palavra da defesa.

“Na quarta (14), mais um round. Os advogados de Lula protocolaram uma petição em que acusam o magistrado de tratar a defesa do petista com falta de ‘urbanidade'”, escreveu a Folha. O jornal não deu espaço as acusações de Moro em relação aos advogados. Só relatou que o juiz classificou a banca como desinformada, mas relevou a insinuação de que as ações que ela move para atestar que o magistrado é parcial é a saída para a incapacidade de provar a inocência de Lula.

LEIA MAIS:

Moro violou artigo 212 do Código Penal em audiência contra Lula

Aos berros, Moro diz que tem pode para cassar a defesa de Lula

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Midiotas

     Infelizmente tem muita gente ainda que acredita na midia golpista, até quando não vai cair a ficha dos midiotas, precisamos deles para reverter a um governo popular, se é que eles entendem o que é um governo popular( governo que atende os interesses do povo) exemplo: o PT nunca faria uma reforma da previdencia que o sujeito tenha que contribuir 49 anos e idade minima de 65 anos porque isto vai contra o trabalhador além do que com 65 anos são poucos que conseguem trabalho, é o fim da aposentadoria , é trabalhar até morrer.Como entrou um governo não popular, haverá reformas contra o trabalhador, reforma trabalhista, previdenciaria , dos gastos publicos, que quer dizer diminuição do bolsa familia, FIES, SUS,salario minimo e por ai vai…

  2. as capas para as revistas dos dementes

    Força tarefa da lava jato e o menino moro da republica bananeira dos manés de Curitiba, escrevem a própria historia no papel higiênico e com m#$%@.

    Perderam manés.

  3. As ORCRIMs estão unidas contra Lula

    Prezados leitores, prezada equipe do GGN.

    As ORCRIMs intitucionais (Fraude a Jato, Ajufe, ANPR e similares, assim como o PIG/PPV) estão irmanadas na perseguição ao ex-presidente Lula. Não é surpresa que “fôia”, que emprestava viaturas para a ditadura transportar presos e perseguidos políticos, esteja mancomunada com a ORCRIM da Fraude a Jato e outras que representam o corporativismo do ‘sistema de justiça’.

    A mídia criminosa sabe que a verdade está do outro lado, mas insiste em defender os criminosos da Fraude a Jato e do corporativismo do MP e do PJ. Mas a História os colocarará no devido lugar: a lata do lixo.

  4. Inocência não se prova, se presume

    Lula não precisa provar que é inocente. Milita em seu favor, até a confirmação em 2º grau de sentença penal condenatória, (e não mais até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória), o benefício da dúvida.

    Será que a Falha de Sampa cometeu esse erro grosseiro de afirmar que Lula supostamente ataca o Sérgio Moro por não conseguir provar sua inocência?

    Se não há confissão, se não há provas, se o fato não é público nem notório, o Moro só pode prender o Lula com base em convicções Parquetianas.

  5. Será que o Janot não vai denunciar o Mineirinho?

    Se o Janot denunciou tão apressadamente o Renan, porque demora tanto em denunciar o Mineirinho, se é que vai denunciá-lo?

  6. Se o PIG noticiar

    que o Lula tem propriedades em Marte boa parte do povo acredita. Mas tudo isso é culpa do Lula e do PT que nunca enfrentaram o PIG.

     

    1. Pára com isso cara!

      Pelo amor de deus!

      Ou então passa pro outro lado e acuse diretamente o Lula.

      A situação está grave – ao menos pra quem preza por justiça – e tem um sem número de pessoas ainda nesta toada de condenar a vítima.

      Teu procedimento é muito igual daqueles machistas e misóginos que culpam um mulher vítima de estupro por ter usado  saia curta.

  7. A coisa esta muito grave

    Vi essas matérias em todos os tais grandes jornais. Uma coisa que impressiona é o total descaramento partidario da imprensa. Para derrubar Lula em 2018, estão manipulando grosseiramente os fatos. Como ja dissemos, estamos vivendo a pos-verdade e a unica solução vai ser a contra-comunicação. Acho inclusive que teremos que sair do espaço virtual e irmos paras os bairros, para as igrejas, conversar mais com as pessoas e argumentar com fatos e dados. Acho que teremos que voltar à época da ditadura, em que muitas pessoas iam aos sindicatos, escolas, igreja, comunidades etc, para explicar o que estava acontecendo.

  8. Mídia-bandida

    O que a mídia golpista, liderada pela globo, vem aplicando em relação às frívolas acusações ao ex-Presidente Lula, não se enquadra apenas no “lawfare”, vem de muito mais longe, de Joseph Goebbels, ministro de propaganda da Alemanha nazista que dizia “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.

  9. O estropício em que viraram a

    O estropício em que viraram a (in)justiça brasileira: agora, os cretinos querem que o Lula comprove a sua inocência… Ora, ora e ora, a hora desses imbecis – na corte internacional de direitos humanos – está chegando celeremente. Esses brasileiros–paneleiros-caladitos-da-silva são de uma idiotia total. E a mídia as asas do abutre: podridão total. Haja saco.

  10. eles são tucanos

    A coisa é inconsciente. Eles são tucanos e como tal, acostumados a sujeira e têm certeza de que é impossível que Lula não seja sujo. Não que o ex-presidente seja um anjo d epureza. longe disto. Política exige maldades e corrupção pertence ao poder. Mas não chega aos pés do que tucanos fazem. Não só por se corromperem , mas por serem traidores da pátria , venais e se dedicarem a expandir a riqueza de estrangeiros as custas do Brasil. Lula, ao menos não fez isto. Foi o que vulgarmente chamam de “rouba mas faz”. Repito: Corrupção e Estado andam juntos. Impossível ter um e outro não. Dinheiro é o instrumento do poder. Mas trairagem, indecência e imoralidade são adjetivos que só cabem à direita, que tem no PSDB seus maiores representantes.

    1. troll resumido
      Pensamento primário e precário.
      Todo politico é corrupto, os tucanos são mais corruptos que os outros, os outros menos, os tucanos vendem a mãe, os outros não a entregam, etc. etc. bla bla bla.. portanto o Presidente Lula que governou o País onde não existe outra coisa que ESTADO E CORRUPÇÃO é…
      Sem sutilezas: testa da cazzo.

      1. troll , eu???

        Eu não trollo ninguém. a propósito, escrevo minhas opiniões em várias matérias deste blog,, do qual sou leitor assíduo e sempre deixei claro meu repúdio aos tucanos. Também sempre expus como minha ideologia política o anarquismo. Como um dos corolários do anarquismo é acabar com o Estado ( não o brasileiro, aliás  no auge do anarquismo o Brasil não tinha nenhuma importância e portanto nos referimos ao Estado como instituição) então vou ideológicamente , me colocar contra a existência de Estado e consequentemente contra políticos, autoridades e outras criaturas desprezíveis. Também nunca neguei que , embora anrquista o faço por convicção, mas sei que na prática é algo impossível. Primeiro porque o homem gosta de ter poder, segundo porque o poder corrompe o homem. Por isto, nunca porei a mão no fogo por nenhum político , nem daqui e nem da Conchinchina.O motivo principal para que se acabasse com o Estado, é a corrupção. Corromper-se é condição sem a qual não se pode fazer parte dos cargos do Estado. Podemos ter mais ou menos corrupção. O que se vê no Brasil é o crescimento da corrupção por vários motivos. Um deles por exemplo  é o excesso de eleições. Não por elas em si, mas porque as eleições viraram comércio. Nelas ganham marqueteiros, jornalistas , atores, cantores, etc. Mais um exemplo de como o Estado e a tentativa de nele se manter ( sede de poder) causam a corrupção. Como vão ser pagos estes profissionais? com dinheiro do candidato? Quem vai querer ser presidente da república, gastar 2 milhões na campanha para receber 800 mil? A corrupção no Estado ( e só na estrutura estatal podemos ter corrupção, visto que o crime de corrupção exige um agente do serviço público) é intrinseca. Poderiam dizer que eu defendo matar a vaca para acabar com o carrapato. Mas, por outro lado, manter a vaca viva, mesmo que matemos os carrapatos, outros deles virão. Quanto aos Tucanos, que são os piores de todos , não por serem corruptos. São piores por sua política voltada aos poderosos, com prejuízo aos menos favorecidos. A política empreendida por eles pode ser boa para muita gente. Para mim não é e para quem se julga decente também não deveria ser. O modelo corruptivo com o qual atacam o Lula, não foi por ele criado. Foi herdado de outras épocas, inclusive a de FHC. A corrupção se tornou sistemática na Petrobrás, segundo palavra de muitos envolvidos,  após o mensalão, quando o Lula teve que se aliar ao PMDB e dar a eles , de volta a Petrobrás. Isto foi um dos pontos de revolta de Roberto Jefferson. Tanto que vemos nas delações uma enxurrada de denúncias contra o PMDB e não contra o PT. O Lula topou todo este esquema para fazer sobreviver o seu governo. Todos sabem disto: PSDB, PMDB, MPF, Sérgio Moro e a mídia. Isto não inocenta Lula, mas pode criar um fator político a seu favor: A de que ele teria sido vítima de um esquema. Por isto ninguém conta esta história na grande mídia, já que , se do jeito que está, Lula ganharia as eleições hoje, como seria se o povo entendesse ser ele vítima? Porque o Dallagnol fez aquele quadrinho com o Lula no centro? Para contar a verdade pela metade. De que o congresso canibal aprisiona o Presidente neste presidencialismo de coalisão. E tudo isto há de ser mantido para que o poder ( essência da corrupção, via Estado) se mantenha dividido. Desmistificar Lula, é uma pequena parte do esquema. Como ele não aparece em grandes denúncias , buscam as pequenas ilações para miná-lo. Por isto a imprensa faz o seu jogo político dentro do interesse dos diversos grupos golpistas.  

  11. Esta mídia deve fazer parte do mesmo grupo.

    No momento em que Moro é claramente desmascarado, e suas violações contínuas começam a ser conhecidas em todo o mundo, ele recrudesce contra a defesa de Lula que ousou não se submeter. E como sabemos, todos que não se submeteram ou demoraram a se submeter, foram expostos a um verdadeiro calvário. No momento Moro deixa de lado aquele célebre , hum! hum! que emitia quando contestado e passa a gritar e dizer que é “otoridade”.

    Em diversos momentos, quando foi contestado por outros advogados, se limitou ao hum! hum! e a demonstração clara de que nem havia escutado. Desta postura arrogante ele agora grita . Mas  tem a seu  lado, uma turma  para  multiplicar os processos.Quer destruir a defesa de Lula, mesmo gastando o nosso dinheiro, criando processos e mais processos  em cima de nada. O mais recente é em cima de um terreno que jamais foi comprado e do aluguel do apartamento ao lado. Nada disto tem motivos suficientes para indiciamento, mas para esta ações ele juntou seu desafeto Marcelo Oderbrecht e  Pallocci, e para mostrar sua virulência, também indicia Maria Letícia. Mas ilações e  frases são suficientes para  mídia reforçar o ataque contra  Lula enumerando os vários processos. Nenhum deles faz sentido jurídico, e obviamente a mídia sabe disto.   Mas Moro e colegas querem isto mesmo, provar que podem condenar Lula mesmo sem provas.

    E estou chegando a conclusão, que Moro quer repetir o mensalão: e dirá ao final, “não tenho provas mas a literatura assim me permite”.  Mesmo diante de todas as circunstâncias,e por não admitir a grandeza de   Lula, o ego de Moro tentará de forma explícita condená-lo sem provas,   para demonstrar força e poder.

    E a mídia continua ecoando o cinismo de Janot,  que deve estar de volta de uma de suas viagens ao exterior, para celebrar o lucro de acionistas externos contra empresas brasileiras. Ao mesmo tempo continuamos não vendo nenhuma ação judicial ou policial contra os seus amigos de Minas e Sao Paulo. O psdb -Coffee and Milk continua na caminhada para o golpe final. Afinal a antiga política Café com Leite era até nacionalista mas este psdb é o da política da dependência.

  12. Final de semana chegando

    O jornal nacional da rede esgoto não pode ficar sem uma bomba no sábado.

    E o fantástico, o show da vida, tem que ter o seu prato principal, a sua carniça domingueira.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador