Ministro do STF diz que será “burrice” ter perdoado Duda Mendonça, se ele virar delator na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um ministro do Supremo Tribunal Federal que participou do julgamento do Mensalão disse à jornalista Mônica Bergamo (Folha), em condição de anonimato, que será “burrice” ter perdoado Duda Mendonça se ele, de fato, fechar um acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato.

Ontem, o jornal publicou que a defesa de Mendonça procurou a força-tarefa para dar informações sobre a existência de caixa dois na campanha de Paulo Skaf (PMDB) ao governo do Estado, em 2014. O marqueteiro teria admitido que recebeu recursos por fora, tratados pelo PMDB com empreiteiras.

“O envolvimento de Duda Mendonça em mais um episódio irregular de campanha surpreendeu ministros do STF que participaram do julgamento do publicitário no caso do mensalão. Alguns se disseram perplexos pelo fato de ele repetir a dose”, escreveu Bergamo, nesta sexta-feira (4).

“Um dos magistrados afirmou à coluna que Duda passou ‘pela fresta’ ao ser absolvido no mensalão, já que havia elementos para condená-lo por lavagem de dinheiro. Na época, foi dado a ele o benefício da dúvida de que poderia de fato não saber de onde viriam os recursos que o PT usou para pagar sua campanha.”

“Outro magistrado diz não ser possível ‘prejulgar alguém com base em reportagens de jornais’. Mas afirmou que, se confirmado, como revelou a Folha, que Duda recebeu recursos da Odebrecht, via caixa dois, pelo marketing da campanha de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, ao governo de SP em 2014, será um caso de ‘burrice’.”

Skaf nega as acusações de caixa dois e Mendonça não quer confirmar que tenta fechar um acordo de colaboração com a Lava Jato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Juízes brasileiros não

    Juízes brasileiros não precisam dar declarações no anonimato! O povo brasileiro já sabe que é tudo golpista! Então pra quê que abstrato precisa de anonimato? Cresça e apareça seu mané golpista! Fóóóóóóóóóra cambada de coióte!!!

  2. Essa história está

    Essa história está esquisita.

    Duda Mendonça,  livre, leve e solto, depois de absolvido na AP 470, resolve, espontaneamente, comunicar um delito? E em delação na Lava Jato que, até onde sabemos, ele não estava enroscado? Aderiu à cruzada “redentora”?  Recebeu algum “chamado” do “alto”, de “Jesus”?

    1. “Ministro voador nao

      “Ministro voador nao identificado”, Jaide:  ta na cara.

      Esse foi o chilique que eu tava prevendo desde as ameacas de Cunha ao supremo 3 dias atraz.  Eu disse que ia levar 3 dias ou menos, nao disse?

    2. Foi mencionado na delação do fim do mundo

      Ele foi mencionado na delação da Odecrecht, a delação do fim do mundo. Vai se adiantar e delatar logo, antes que seja preso perpetuamente…

    1.  
      Oh! Alvaro! …O Nizan,

       

      Oh! Alvaro! …O Nizan, embora tenha sido capacho e aprediz de Duda na DM9, sempre trabalhou com recursos do caixa 1 do Fernandinho, não do Beira Mar que é homem que se dá ao respeito. Me refiro ao trapaceiro e enganador FHC. O primeiro e único professor aposentado brasileiro a adquirir um apartamento em Paris na Avenue Foch. Dizem as más linguas que o apê tá declarado no imposto de renda do prof. Cardoso lá na França. Pois bem, o Fernandinho tem endereço vizinho aos dos ricos e de poderosos como Idi Amin Dada.

      Lula quando soube, invejoso do jeito que é, comprou um triplex no Guarujá, embora tenha deixado o apê no nome da OAS, acho que fez isso só pra sacanear com o amigo traíra e corno fhc.

      Orlando

       

  3. se gritar, pega o

    se gritar, pega o marqueteiro, não fica um meu irmão, se gritar pega o marqueteiro, não fica um. Todos com rabo preso, com medo de ser preso. Lavar dinheiro, caixa 2, pagamentos diretos na suiça, parece ser especialidade dessa turma. Agencia de propaganda e marketing, não confiem nessa turma.

  4. A QUE PONTO CHEGAMOS OU A QUE PONTO CHEGOU A NOSSA JUSTIÇA.

    Se for verdadeira a reportagem citada da Folha, O STF está reclamando do criminoso assumir o crime? Ai chegamos ao fundo do posso, talvêz estivesse ai o motivo de sua absorvição no mensalão, era para proteger o SKAF, STF SKAF até parece as siglas. Vejam como funciona a nossa justiça, essa minha conclusão é baseada em meu “domínio do fato” pessoal, livrou o DUDA  para livrarem o SKAF, só que não deu certo, o DUDA confessou e o STF está com raivinha…Êita justicinha mequetrefe…. O SKAF era propineiro da Odebrecht e financiando o PATO para os patos no GOLPE, vejam o ponto da coisa, parece até aquela frase antiga…LADÃO GRITANDO PEGA LADRÃO. A FISP tinha o maior devedor de imposto, e agora o seu presidente é acusado de PROPINEIRO….

    1. Não vai acontecer nada…
      Vai

      Não vai acontecer nada…

      Vai ficar tudo por isso mesmo.

      Só vira escandalo aquilo que a GLOBO quer… e ponto final!

  5. Se a moda pega, hein? FESTA

    Se a moda pega, hein? FESTA DE ARROMBA!  Paulo Preto, fala logo o que sabe, senão vão dizer que você é burro. E os descontentes que nunca delataram o santo ou o careca? Vai ser uma romaria de delatores ao ridículo Paraná (desculpa os paranaenses legais).

  6. Se havia elementos para condenar, porque absolveram?

    Se os Ministros do STF tinham dúvida quanto à ciência de Duda Mendonça da origem ilícita dos recursos, não foi burrice absolvê-lo, já que a dúvida favorece o réu.

    1. Eles inocentaram

      Eles inocentaram deliberadamente, sabiam que Duda não tinha exclusividade com o PT.

      Se colocassem Duda na fogueira outros politicos iam se queimar também.

      Ao contrario de João Santana que praticamente só trabalhou para o PT.

      Nesse caso, João Santana, caso fosse encarcerado iria para um acordo levando somente o PT.

      Os canalhas não são burros… só não sabaiam que a lava jato iam avançar tanto…

  7. Quem te ensinou a ler?

    O q foi publicado na Folha:

    “Outro magistrado diz não ser possível “prejulgar alguém com base em reportagens de jornais”. Mas afirmou que, se confirmado, como revelou a Folha, que Duda recebeu recursos da Odebrecht, via caixa dois, pelo marketing da campanha de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, ao governo de SP em 2014, será um caso de “burrice”.”

    A burrice foi do STF ao perdoa-lo ou seria burrice de Duda Mandonça ter escapado do Mensalão e cometer o mesmo crime alguns anos depois?

    Onde, na notícia publicada, está escrito q o Ministro diz q a burrice foi ter perdoado Duda Mendonça?

    Onde o Ministro vincula a “burrice” ao fato de Duda Mendonça virar ou não delator da Lava-Jato?

    O autor desse artigo inventa coisas, dá significados inexistentes pra “criar” notícia!

    Ou é burrice do quem escreveu a notícia aqui, ou é falha de carater…

    Vou da o benefício da dúvida!

    1. Credo, ta igual evangelico,

      Credo, ta igual evangelico, que nao consegue ler um texto porque nao consegue ler um paragrafo e muito menos dois!

      Bergamo abre com isso:

      “O envolvimento de Duda Mendonça em mais um episódio irregular de campanha surpreendeu ministros do STF que participaram do julgamento do publicitário no caso do mensalão. Alguns se disseram perplexos pelo fato de ele repetir a dose”, escreveu Bergamo, nesta sexta-feira (4)”

      E eh dentro desse contexto que a reportagem dela se desenrola.

      1. O q vc postou apenas confirma

        O q vc postou apenas confirma o q eu disse!

        O contexto da “burrice” foi a “repetição da dose” de Duda Mendonça e não a sua absolvição pelo STF…

        E continua sem ter ligação com o fato de ele fazer delação premiada na Lava-Jato!

        Acho q quem não consegue ler um texto e entende-lo é vc…

    2. Se Mendonça praticasse outro crime, não seria burrice?

      Se o Dida Mendonça foi absolvido no mensalão, significa que ele não praticou crimes, pelo menos processualmente.

      Você, Luis Carlos, é analfabyte jurídico, pois o Mendonça foi absolvido no mensalão e você diz que ele cometeu o mesmo crime cometido no mensalão.

      Mas se o Duda Mendonça tivesse sido condenado no mensalão e viesse a cometer crime diferente do crime pelo qual teria sido condenado, ele ser inteligente?

  8. Na dúvida, burrice seria condená-lo

    Se ele fizer delação premiada para entregar políticos que não sejam petistas, mas golpistas, aí ele não será premiado, mas castigado, inclusive pelos crimes atribuídos a si na AP 470 (mensalão).

  9. Duda foi absolvido pq é inocente ou é inocente pq foi absolvido?

    Duda Mendonça foi absolvido no mensalão porque era inocente ou era inocente porque foi absolvido?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador