MJ usará tratados com a Suíça para obter dados do SwissLeaks

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Ministério da Justiça buscará, por meio de cooperação internacional com a Suíça, ter acesso aos documentos e dados do caso conhecido como SwissLeaks. De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na investigação, também serão utilizados dados já em posse da Receita Federal, assim como informações divulgadas pela imprensa.

Nesta sexta-feira (27), o ministro determinou que a Polícia Federal apure o caso. “O ponto de partida das investigações será, obviamente, aquilo que foi noticiado pela imprensa, e o material que hoje a Receita Federal já possui. É claro que nós buscaremos, através dos órgãos do Ministério da Justiça, uma colaboração internacional com o governo suíço, dentro daquilo que nós já temos de tratados estabelecidos, para que possamos, trazendo os documentos do estrangeiro, instrumentalizar os inquéritos que serão colocados em apuração”, disse em entrevista hoje (28).

De acordo com Cardozo, a decisão de investigar o caso ocorreu após reunião de representantes do Ministério da Justiça com a Receita Federal. “Exatamente por força de tudo aquilo que vem sendo noticiado pela imprensa, relativamente às contas de pessoas brasileiras em um banco suíço, que qualificariam a possibilidade de ilícitos, decidimos determinar à Polícia Federal que abra inquérito para apurar a eventual ocorrência de crimes nesses casos”, disse.

No dia 9 deste mês, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação divulgou documentos confidenciais sobre o ramo suíço do banco britânico HSBC, que revelam supostos esquemas de evasão fiscal. Na Receita Federal está em andamento uma investigação de brasileiros com indícios de movimentação financeira no Banco HSBC na Suíça, com base em lista divulgada pelo consórcio. Entre os correntistas envolvidos estão 8,7 mil brasileiros – o que não quer dizer que todos tenham praticado irregularidades.

A íntegra da lista com os nomes ainda não é conhecida. “Há indícios de irregularidades de pessoas que teriam contas no exterior e que obviamente não estariam devidamente adequadas aquilo que a legislação brasileira oferece. São indícios, não podemos ter juízo de culpabilidade e nem prejulgar”, destacou. No entanto, Cardozo, ressaltou que podem ter sido cometidos crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se essas investigações forem

    Se essas investigações forem em frente na base do “doa a quem doer” a badalada Operação Lava a Jato  eclipsará frente a elas. Dessas mais de oito mil contas poderão ser pinçados ratos gordos. 

    Um indício que sensações novas nos aguardam é o mutismo da mídia com relação a essa matéria. Principalmente da Globo. 

     

  2. Aguardemos então….

    Aguardemos qual será o grau de ataques e sua virulência ao Ministro da Justiça.

    Quanto maiores, maior a presença de tucanos et caterva, pig e, quiçá, gente muito fina, todas acima de qualquer suspeita.

  3. Será que a mídia não está na

    Será que a mídia não está na lista, assim como seus amigos. Por que será que o PSDB não assinou a criação da CPI do HSBC?

    Afinal Aécio e cia não gostam  de arrotar moralidade. Aí tem!!!

  4.  
    Será que os irmãos, aqueles

     

    Será que os irmãos, aqueles que não tem nome próprio, além de terem o hábito de sonegar impostos, teriam depositado uns trocados na arapuca hsbc ?

    Minhas suspeitas são reforçadas, quando ouço as escorregadias explicações do ministreco da justiça. Quando o assunto da pouca vergonha nas fuças vem à baila e há risco de envolver colarinhos brancos atucanados, o cabra amarela e fica cheio de dedos…

    Orlando

     

  5. Que tratado é esse

    Que tratado é esse que é apenas ativado quando alguém bota a boca no trombone?

    Agora é que lembraram dese tratado?

    Deveriam checar todo e qualquer depósito de brasileiros fora do Brasil, e confrontar com a Receita Federal, como uma ação fiscal permanente.

     

    1. Conta secreta é secreta

      Conta secreta é secreta extamente para que o governo brasileiro não fique sabendo que ela existe. Contas que não são secretas provavelmente são monitoradas da forma como você sugere.

  6. E com essa providencia

    E com essa providencia magnifica o Brasil se tornará GRANDE POTENCIA, toda infra estrutura será construida, a metade do Pais que não tem esgoto ficará como a Suissa, que maravilha. Beocios e ignorantes.

    O grosso dos depositos brasileiros no exterior é de GRANDE EMPRESAS e BILIONARIOS cujas contas são perfeitamente legais. Exportadores podem guardar no exterior todo o saldo em dolares de suas exportações.

    As contas não declaradas são as pequenas, de pessoas fisicas não ligadas a empresas, arraia miuda, médicos, artistas, esportivas, empresarios de jogadores ou alguem acha que um Gerdau correria o risco de conta não declarada?

    1. São sete bilhões de dólares,

      São sete bilhões de dólares, em oito mil contas.

      Dá quase um milhão de dólares por conta.

      Haverá contas maiores em outros bancos, provavelmente. Por enquanto, só foram vazadas informações do HSBC.

      E há contas maiores que são legais. E daí? Se são legais, são legais. Talvez a lei precise ser mudada, para que algumas práticas sejam ilegalizadas.

      Acho que ninguém imagina que recuperando esse dinheiro o Brasil se tornará uma grande potência. É o famoso “espantalho”: inventa-se um argumento ridículo, atribui-se o argumento ridículo a outra pessoa, e ridiculariza-se a outra pessoa em função do argumento ridículo.

      Por que você está tão nervoso com esse assunto, a ponto de sair insultando terceiros? Pega mal, sabe?

  7. Desde outubro que o governo

    Desde outubro que o governo argentino vem acionando a Justiça… aliás, foi o governo o primeiro a denunciar… aqui é precisso que blogsfera denuncie para que esses trapalhôes se movam.

  8. O cerco está se fechando

    Nota-se que o cerco está se fechando aqueles que tentam bular as leis. Se tem dinheiro no exterior e é regular, não há o que temer. Agora, aos que transferiram seu patrimônio de forma irregular, que seja investigados.

  9. Investigar pra que ?????????????

    Os Trolls não se conformam e teimam em querer banalizar as iniciativa de se buscar investigar corrupção neste País!

    Mas que fique bem claro, desde que não seja de seus afilhados e apaniguados !!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador