Moreira Franco chama Odebrecht de “organização criminosa”

Após ser delatado por ex-executivos, auxiliar de Temer ataca credibilidade da empreiteira

Jornal GGN – Um dos principais auxiliares de Temer, Moreira Franco (PMDB), atual Secretário de Parcerias de Investimentos do governo, foi acusado por ex-executivos da Odebrecht de ter recebido R$ 3 milhões em propinas em 2014. Quando atuava como ministro da Aviação Civil do governo Dilma, ele teria recebido o dinheiro para cancelar a construção de um aeroporto em Caieiras, na Grande São Paulo.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o peemedebista reagiu aos depoimentos, feitos em delação premiada da Lava Jato, desqualificando a empreiteira como “organização criminosa” que se “organizou para o crime não só no Brasil, mas no mundo”. Moreira Franco também saiu em defesa de Temer, também acusado pelos ex-executivos da Odebrecht de ter recebido doação eleitoral em troca de favorecimento em contratos com a Petrobras. O ministro seguiu reforçando a tese de que as delações não possuem credibilidade porque os empresários são criminosos.

“Uma dessas pessoas que praticaram crime disse isso [sobre Temer]. Temos mecanismos legais que permitem apurar se isso é verdade ou não e isso ainda não é verdade.”

Folha de S.Paulo
 
Odebrecht se organizou para o crime no mundo, afirma Moreira Franco
 
MARINA DIAS
DE BRASÍLIA
 
Secretário de Parcerias de Investimentos do governo Michel Temer, Moreira Franco (PMDB) reage às acusações feitas em delações de ex-executivos da Odebrecht contra ele e o presidente da República e diz que a empreiteira “se organizou para o crime não só no Brasil, mas no mundo”.
 
Em entrevista à Folha, na quinta (5), um dos principais auxiliares de Temer diz que o governo “não deve ter medo das investigações”, mas “conviver” com elas até que as suspeitas sejam provadas.
 
“Temos mecanismos legais que permitem apurar se isso [suspeita contra Temer] é verdade ou não. E isso ainda não é verdade”, afirmou Moreira.
 
Ele disse ainda que a fórmula do governo para 2017 será a microeconomia e que medidas serão lançadas nas áreas financeira, de educação e de acesso à tecnologia.
 
FOLHA – Temer foi citado pelo menos três vezes nas delações da Odebrecht por supostas práticas ilícitas. Afeta o governo?
Não devemos temer esse processo que é extremamente saudável para as instituições políticas e econômicas, pela repercussão empresarial que terá. As investigações que começaram com o mensalão e continuaram com a Lava Jato não afetaram a estabilidade institucional do país.
 
Ministros perdem cargos e políticos são presos. Isso não gera instabilidade?
É claro que se as questões envolvessem pessoas que não fossem grandes empresários, agentes políticos de grande expressão, partidos com representatividade e história longa no país, nada disso geraria a tensão político-institucional que gera, claro que gera.
 
A citação a Temer pelo ex-executivo da Odebrecht Márcio Faria não se refere a possível caixa dois, mas a suposta doação eleitoral em troca de favorecimento para a empreiteira em contratos da Petrobras. Não é uma acusação grave?
Isso é uma delação, não é uma acusação ainda. É uma acusação de uma empresa que se organizou para o crime. O que nós estamos vendo hoje é que essa empresa estava organizada para o crime, era uma organização criminosa, e não era só no Brasil, era uma organização criminosa no mundo.
 
Uma dessas pessoas que praticaram crime não só aqui mas no mundo todo disse isso [sobre Temer]. Nós temos mecanismos legais que permitem apurar se isso é verdade ou não e isso ainda não é verdade. Lamentavelmente como a figura pública das pessoas que são citadas têm muita expressão há uma certa espetacularização de uma delação que não há prova e que ainda vai ser avaliada pelas instâncias legais.
 
Esse não era o discurso do PT quando alguém do partido aparecia em uma delação?
Desde o mensalão até agora, já teve provas, julgamento, condenações e prisões. Tem uma diferença fundamental: o PMDB jamais se organizou como partido político para a prática do delito… você tem pessoas que eventualmente cometeram [delito].
 
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) enviou uma série de perguntas a Temer quando o arrolou como sua testemunha de defesa na Lava Jato. Cunha quer constranger o presidente?
É irrelevante saber se Cunha está tentando ou não constranger o presidente.
 
O governo teme que Cunha fale o que sabe?
Não.
 
Além de Temer, o senhor e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) foram citados por delatores da Odebrecht. Temer já comunicou que pretende mantê-los no governo?
Temer já deu declaração pública [que sim]. Fiquei indignado porque o que Cláudio Melo Filho [delator] faz não é nada além de suposição. Nunca conversei sobre recursos de campanha com ele e, aliás, ele diz isso. 
Continue lendo. 
 
 
Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que é ruim cheira o que não presta

    O Moreira Franco sabe do que está falando. Portanto, ele está acusando a odebrexi dos crimes que ele comete.

  2. VOTAÇÃO DA SEMANA

    Qual a cena mais chocante desta primeira semana do ano novo ?

    1) os corpos esquartejados dos detentos na penitênciaria do Amazonas 

    2) Moreira Franco chamando Odebrecht de organização criminosa 

  3. Gato Angorá de mãos em mãos

    Poucos dias antes de morrer, em junho de 2004, o ex-governador e líder trabalhista Leonel Brizola recebeu a visita de um antigo adversário, Wellington Moreira Franco, seu sucessor no governo do Rio de Janeiro, eleito em 1986 pelo PMDB. Bem-humorado, Brizola confessou que, apesar de todos os confrontos, Moreira Franco fez um bem a ele. “Fiquei com tanta raiva quando Darcy (Ribeiro, candidato do PDT ao governo) perdeu a eleição para você que parei de fumar”, contou.

    Quem lembra a história é Carlos Lupi, homem de confiança de Brizola durante 20 anos e sucessor do ex-governador na presidência nacional do PDT. Foi Brizola quem deu a Moreira, por causa da cabeleira grisalha precoce, o apelido de “gato angorá”. “Brizola dizia que a característica do gato angorá é passar de colo em colo. Valia no passado e vale agora. Moreira foi aliado do Fernando Henrique, do Lula, da Dilma, estará no governo Temer, se houver, e não duvido que esteja no governo seguinte”, critica Lupi.

  4. Gato Angorá de mãos em mãos

    Poucos dias antes de morrer, em junho de 2004, o ex-governador e líder trabalhista Leonel Brizola recebeu a visita de um antigo adversário, Wellington Moreira Franco, seu sucessor no governo do Rio de Janeiro, eleito em 1986 pelo PMDB. Bem-humorado, Brizola confessou que, apesar de todos os confrontos, Moreira Franco fez um bem a ele. “Fiquei com tanta raiva quando Darcy (Ribeiro, candidato do PDT ao governo) perdeu a eleição para você que parei de fumar”, contou.

    Quem lembra a história é Carlos Lupi, homem de confiança de Brizola durante 20 anos e sucessor do ex-governador na presidência nacional do PDT. Foi Brizola quem deu a Moreira, por causa da cabeleira grisalha precoce, o apelido de “gato angorá”. “Brizola dizia que a característica do gato angorá é passar de colo em colo. Valia no passado e vale agora. Moreira foi aliado do Fernando Henrique, do Lula, da Dilma, estará no governo Temer, se houver, e não duvido que esteja no governo seguinte”, critica Lupi.

    1. quem….

      É como se o traficante fosse à delegacia dar queixa pelo roubo dos seus ganhos com sua atividade. Seria cômico senão fosse trágico. Somente no Brasil é possível tamanha cara de pau. Quer dizer que o sr. Moreira Franco entra na lista dos que chamam a Odebrecht e seus 20 mil profissionais de organização criminosa? Mais um a fazer este favor à reputação e economia brasileira? Moreira Franco do partido de Sarney, Renan, Cunha, Sérgio Cabral, dos Anões do Orçamento, das Privatarias, de 40 anois de corrupção, superfaturamentos municipaís, estaduais e federais? Este Moreira Franco é que se acha com 1 grama de moral para chamar uma das maiores marcas brasileiras de organização criminosa? Se durante décadas o país não combateu o cancro que este sr. representa, então o merece. 

  5. Que falta está fazendo o
    Que falta está fazendo o velho Brizola, a águia maluca. O apelido do Moreira Franco foi uma das suas tiradas de gênio. Ele realmente é a cara de um gato angorá. Adora refestelar-se em uma almofada macia recheada das verdinhas.

  6. É um jogo perigoso.
    É um jogo perigoso. Desqualificar a Odebrecht, jogar mais pedra ma Geni para aparecer bem. Só que a Geni pode ficar brava e começar a falar mais, afinal a Geni sabe muito.

  7. O PMDB é um partido

    O PMDB é um partido organicamente corrupto. Perto dele, todos os demais são amadores. Eis porque não sabe ser oposição. 

    Trata-se de um símbolo da degeneração do sistema político. 

  8. História

    Como a história registrará os fatos relativos à corrupção no país?  Como será mostrada a disputa de poder que ora vivemos? Este ano e o próximo prometem muitas ebulições. Vivemos momentos de desarranjos econômicos, político e éticos.Como eles serão retratados? Para muitos não há nitidez nas imagens da nossa realidade. Para outro tanto o quadro é bem definido de onde estamos estamos e para onde vamos.Pressente-se o advento de uma grande batalha para sedimentar a verdade.Tudo inútil. O que é a verdade?

  9. Um gigante de joelhos.

    Não considero a Odebrecht corrupta, nem poderosa. 

    Se fosse as duas coisas, seu presidente não estaria preso a tanto tempo.

    O problema da Odebrecht (e da indústria nacional) é o problema do Brasil. É incapaz de ser ver como uma nação soberana num mundo onde quem não manda, obedece. Em 2016, a exemplo de 1964, estamos obedecendo aos ditames do império americano.

    Os capitalistas brasileiros querem ser grandes sem abrir mão de ser colônia. Inocentes. Não por acaso adoram os EUA, e apoiam politicamente o PSDB que também adora os EUA. Não é preciso odiar o império, como também não se deve odiar a Russia e a China. Mas é preciso tem consciência que esses países grandes e poderosos passam o rolo compressor se os capitalistas nativos não impedirem. E só é possível impedir que eles façam isso através de um Estado Nacional forte. 

    Ah, não, mas Estado não presta. É perdulário. É atrasado. É patrimonialista. Quá! Quá! Quá! Os espertos dos gringos americanos venderam essa ideia para poderem mandar no Brasil. Se for Estado BRASILEIRO então; presta menos ainda. 

    Político? É tudo ladrão.

    Isso a Globo vende todo o dia para nós. Isso é para ela continuar mandando em aliança com o Grande, Bonito e Valentão, Irmão do Norte. Quem vai se interessar por política, se lá só tem ladrão. Ponto para a Globo e os interesses estrangeiros.

    E agora a nova moda. Empresários (e as empresas, sic) brasileiras são todas corruptas. Até o Santo Angorá esnoba.

    Só para ter uma ideia de como é esse jogo veja o exemplo da interferência de Israel no parlamento britânico, segundo reportagem da Al Jazeera, relatada no Tijolaço.   

    Enfim. Achar que parlamentar é corrupto, empresário é ladrão, o Estado Brasileiro não presta (é patrimonialista, etc.), é a síntese de um espírito vira lata. De uma nação incapaz de se ver como um agente autônomo num mundo hostil, competitivo. 

    E infelizmente essa é a visão do empresariado nacional. Incapaz de se ver como nação. Incapaz de ver num Estado forte e soberano a sua fortaleza. Incapaz de forjar um partido político que defenda os interesses nacionais em detrimento dos interesses dos EUA, da China, da Russia, Japão, Alemanha, ou qualquer outro Estado Nacional. Incapaz de ver seu povo e os recursos naturais como seu maior ativo – gerador de riquezas.

    Não é a Odebrecht que está sendo humilhada por um gatinho angorá (que tanto leitinho lhe serviu), é a nação brasileira.

     

  10. Na foto que ilustra a matéria

    Na foto que ilustra a matéria o dr. Moreira nos dá a dimensão do que a delação da Odebrechet fará com sua ‘derrière’, foi claramente inconsciente o gesto …

  11. Mordeu a mão de quem o alimenta

    A Odebrecht contrinuiu com o crescimento do PIB desta nação por décadas, e o tratamento que recebe de um ” governo ‘ brasileiro é este.

    País que agride seus empresários não vai longe. E Temer ao manter tais ministros, dá testemunho contra si mesmo,pois agora sim que ninguém mais investirá neste país enquanto este presidente estiver no poder, pois sabe o tratamento que o governo reserva a nossos empresários.

    ———

    O caso da Odebrechet é simples de entender, o grande pecado desta empresa foi fazer concorrência dentro dos EUA ás empresas americanas. Uma ousadia imperdoável para o Império.

    Por isto o Império procurou e achou irregularidades que possam destruir esta empresa.

  12. Organização criminosa o cazzo!

    Organização criminosa o cazzo!

    Apenas MAIS UMA empresa pagando propina aos criadores de dificuldades que vendem facilidades; os políticos e administradores municipais, estaduais e federais.

    Organização criminosa é o achaque dos políticos e administradores públicos. Isso sim é organização criminosa.

    As empresas são apenas empresas ESTORQUIDAS, e portanto, partícipe da corrupção organizada pelos facínoras da nossa porca política.

    Vocês políticos corruptos, é que são uma organização criminosa!

  13. Um pouco mais sobre o gato

    Um pouco mais sobre o gato angorá…

    “Moreira Franco ganhou o status de ministro no governo de Dilma Rousseff. Foi titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos e da Secretaria de Aviação Civil, onde participou diretamente da concessão de aeroportos à iniciativa privada. Em sua gestão, foram leiloados os aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte.

    Fez campanha para Dilma tanto em 2010 quanto em 2014, quando parte do PMDB do Rio optou por apoiar Aécio Neves (PSDB).”

  14. Depois da incrível “Revolução

    Depois da incrível “Revolução dos Midiotas” de 2016 eu acredito até em Papai Noel, uma vez que toda burrice e imbeclidade é possível nesse país de estúdios analfabetos. Por conseguinte, em nada me espanta a declaração desse filho de uma puta (ve se não me censura) contra a maior empresa de engenharia do país. Filho da puta, sim! Não tem outra forma de qualificá-lo. Se existisse eu usaria!

    Quero me desculpar pelo palavreado chulo. Mas estou tão PUTO com tudo que está acontecendo que não consigo me conter!

     

    1. Concordo contigo, é um

      Concordo contigo, é um absurdo essa perseguição  à nossa maior empresa de engenharia civil. É o mesmo caso da marcação cerrada da direita brasileira contra o Rede Globo, a nossa maior empresa de comunicação, uma das maiores produtoras de conteúdo audivisual do mundo. A nossa Globo exporta para mais de uma centena de países (inclusive para Cuba, antiga consumidora de novelas brasileiras) http://portalimprensa.com.br/noticias/brasil/66055/globo+recebe+premio+de+ministerio+por+exportacao+de+conteudo+em+2013.  além do sistema Globo criar mais de 20 mil empregos diretos.

      Defender a Globo é ser patriota, sua derrrocada é vitória do Império que quer trazer a Fox de extrema direita para doutrinar o nosso povo. Fora Fox, fora Murdoch….

       

       

  15. ….
    Esta empresa, como Lula, sempre foi um alvo prioritário do golpe.

    Porque foi a escolhida para acumular conhecimento especializado comprado pelo Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador