Moro aceita 5ª denúncia e mostra intenção de condenar Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu pela quinta vez pela Operação Lava Jato e Zelotes. O juiz federal Sérgio Moro aceitou mais uma denúncia contra Lula por “comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos na Administração Pública Federal”, tese defendida pelos procuradores da República.
 
Lula é acusado de ser o chefe da corrupção que envolvia o PT dentro da Petrobras, mediante a nomeação dos ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque, que operavam os esquemas de corrupção dentro das diretorias de Abastecimento e Serviços da estatal.
 
Sem provas de quanto o ex-presidente teria sido beneficiado com o esquema, a denúncia aponta apenas que os porcentuais de 2% a 3% de propinas acertados em cada contrato da Petrobras com a Odebrecht foram repassados a “partidos e políticos” que davam sustentação ao governo Lula, entre eles o PT, PMDB e PP.
 
Mas ao aceitar a denúncia, Moro não apenas admite investigar o caso, como adianta posicionamento. 
 
“Considerando os termos da denúncia, a conexão com os demais processos envolvendo o esquema criminoso que vitimou a Petrobrás e em especial com as ações penais 5036528­23.2015.4.04.7000 e 5054932­88.2016.4.04.7000 é óbvia. Não há como, sem dispersar as provas e dificultar a compreensão dos fatos, espalhar processos envolvendo esse mesmo esquema criminoso perante Juízos diversos no território nacional, considerando a conexão e continência entre”, diz trecho.
 
A peça tenta sustentar que todo o esquema até agora apurado – com muitas vezes comprovações de quanto foi repassado a diretores, quanto as empreiteiras tinham que pagar para manter as contratações na Petrobras, e quais políticos exatamente negociaram ou eram beneficiados, seja participando de reuniões para o acerto de propinas, seja com a comprovação de suas contas serem receptoras dos repasses – foi liderado por Lula.
 
Uma das tentativas de relacionar o ex-presidente no esquema foi a aquisição do imóveis em São Paulo, adquirido para a instalação do Instituto Lula em setembro de 2010. O intermediário seria o ex-deputado Antonio Palocci, com o auxílio de seu assessor Branislav Kontic, que já foram também denunciados na Lava Jato.
 
O que os investigadores conseguiram levantar é que a compra deste imóvel foi realizada com recursos da Odebrecht, supostamente com a intermediação de Glaucos da Costamarques, parente de José Carlos Bumlai, e sob os trabalhos jurídicos do advogado de Lula, Roberto Teixeira. 
 
Por outro lado, na decisão em que aceita a denúncia, Moro admite que a aquisição do imóvel não foi concluída e tampouco o ex-presidente recebeu propina, mas que, ainda assim, Lula foi corrupto. “Cumpre observar que a não ultimação do negócio, ou seja, a falta de transferência final do imóvel para o Instituto Lula não prejudica a imputação de corrupção, já que esta consuma-­se com a oferta e a solicitação da propina, ainda que não ocorra o pagamento ou recebimento efetivo”, diz Moro.
 
A suposição é que Teixeira teria atuado como operador da lavagem de dinheiro. Não existe, contudo, argumentos que sustentam que o ex-presidente Lula tenha sido o beneficiário. Tampouco que os trabalhos de Teixeira, como advogado da aquisição do imóvel pelo Instituto Lula, tenham sido ilegais. Mas os procuradores da Lava Jato acreditam que ambos tenham sido beneficiados com a compra e manutenção do imóvel, em setembro de 2012, por R$ 12,4 milhões.
 
 
Sobre o advogado, Sérgio Moro tentou argumentar que Roberto Teixeira perdeu a imunidade da profissão ao ter indícios de que praticou crime. Para isso, usou jurisprudência dos Estados Unidos para se defender. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a proteção jurídica da relação cliente/advogado, o assim denominado ‘attorney/client privilege’ fica sujeito a, assim denominada, ‘crime­fraud exception'”, dissertou o juiz do paraná. 
 
E foi além, ao também concluir não a hipótese de crime, mas a prática, sem sequer transcorrer a abertura do processo: “A proteção jurídica restringe­-se à relação entre advogado e cliente que seja pertinente à assistência jurídica lícita, não abrangendo a prática de atividades criminosas. Nessa última hipótese, o advogado não age como tal, ou seja, não age em defesa de seu cliente ou para prestar­lhe assistência jurídica, mas sim como associado ao crime.”
 
No documento, dona Marisa também é denunciada por lavagem de dinheiro. Marcelo Odebrecht é acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, Antonio Palocci e seu assessor de corrupção passiva e lavagem, e Paulo Melo, Demerval Gusmão, Glaucos e Teixeira de lavagem de dinheiro.
 
Leia, abaixo, a íntegra da decisão de Sérgio Moro:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem sabe essa pegadinha dá certo

    Quem sabe essa pegadinha agora dá certo. Crime do Lula: ter sido presidente…que sirva de lição, que jamais um operário se atreva a chegar a tanto, certo..,. o Iraque é aqui, a morte politica e se possivel fisica de Lula faz parte da desconstrução do Estado brasileiro…instalado o caos,  é só chamar aquela equipe  de americanos que “reconstruiu” o Iraque para por ordem na casa, após a destruição daquele pais. O Iraque é aqui e para coroar o golpe de Estado, Lula deverá ter o mesmo destino de Saddam Hussein, Kadaffi…quem mandou desafiar o império, quem mandou dar ao povo brasileiro uma certa noção de pertencimento sobre coisas como o pré-sal, educação, saude…que a prisão de Lula sirva de lição…e que a terra por onde ele pisou seja salgada…

    https://jornalggn.com.br/noticia/moro-aceita-5%C2%AA-denuncia-contra-lula-e-adianta-decisao-acusatoria  

     

  2. Só de um prêmio recebido na

    Só de um prêmio recebido na Polônia, Lula recebeu 100 mil euros, e os maluquinhos da Lava Jato querendo nos fazer crer que Lula se apossou de uma piscina no Planalto, do Estádio do Corinthias, o que mais,…chega né…

     

     

    Eduardo Guimarães: Lula não precisa esconder patrimônio que teria renda para comprar

     

    http://www.blogdacidadania.com.br/2016/12/lula-nao-precisa-esconder-patrimonio-que-teria-renda-para-comprar/

     

     

     

     

  3. Se por ocasião da Copa do Mundo o brasileiro odiou o futebol

    Se por ocasião da Copa do Mundo a midia conseguiu fazer o brasileiro odiou o futebol, porque não conseguiria sentir o mesmo com Lula, depois desta feroz campanha de desconstrução, que vem no contexto de desconstrução do Estado brasileiro.  Com essa infinidade de ações sem pé nem cabeça, dão canseira e criam no imaginário popular a sensação de que Lula é corrupto e merece ser preso sem que isso seja contestado. Essa estratégia foi traçada por Moro há anos e se baseia no Direito Penal do Inimigo e na aliança com a midia, a qual teria poupado seus aliados tipo Serra 23 milhões, Aécio o Mineirinho 15 milhões…enfim, os verdadeiramente corruptos está tranquilos sob o céu de brigadeiro garantido por esse criminoso conluio midiático penal

    Nassif: A Lava Jato pensada como uma operação de guerra[contra Lula]

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

  4. lona geral e irrestrita

    Tem gente que é atropelada por bêbado.

    Tem gente que é condenada por juiz doido.

    É a republica bananeira de Curitiba e seus beatos.

  5. De agora há pouco

    Sérgio Moro sequestra apartamento vizinho ao do ex-presidente Lula

    O juiz federal Sérgio Moro ordenou o sequestro do apartamento 121 do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, vizinho ao 122 onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Bernardo do Campo. Segundo o Ministério Público Federal, o petista ocupa o apartamento 121 que pertence a Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula e já condenado na Operação Lava Jato. A força-tarefa da Lava Jato sustenta que o petista é o verdadeiro proprietário do 121, que ele teria recebido como propina da empreiteira Odebrecht.

    http://www.debateprogressista.com.br/urgente-sergio-moro-sequestra-apartamento-vizinho-ao-do-ex-presidente-lula/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

    1. No começo da LJ, la em 2014,

      No começo da LJ, la em 2014, ele usava vazelina.

      Como Dilma nada fez, auxiliada pelo professor de cursinho e gala de novela mexicana, Cardozão, agora ele já está usando de areia.

      Deu para entender ?

       

    1. O recebimento é automático?

      Qualquer um pode denunciar quem quiser por qualquer coisa sem nenhum fundamento e a autoridade jurisdicional tem a obrigação de receber a denúncia? De onde é esse Direito? Receber denúncias sem fundamento e dar andamento e antecipação de sentença na midia venal é coisa recente no direito, ao que se saiba, chamado de direito de ocasião. Nos tempos da delinquencia judiciára banalizada. Ou V. Sa. tem algum conhecimento de leis a nos ensinar?

    2. Eu nao sou juiz nem advogado,
      Eu nao sou juiz nem advogado, mas uma rapida pesquisa na internet me deu a seguinte informacao: LEI Nº 11.719, DE 20 DE JUNHO DE 2008. “Art. 395.  A denúncia ou queixa será rejeitada quando:  I – for manifestamente inepta;  II – faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; ou   III – faltar justa causa para o exercício da ação penal. ”   Em outras palavras: Moro poderia rejeitar a denuncia. 

      1. No meu modo de entender, o

        No meu modo de entender, o que ele quis dizer é que o Moro jamais recusaria a denuncia, porque este caso já são favas contadas. Na verdade ele nem tem como recusar. Ele já passou do ponto de volta, a verdade é essa. Se ele recusa ou absolve é perigoso apanhar na rua, isso sim.

        Parece que só o Lula e seus advogados creem que ele possa vir a não ser condenado.

        As sentenças todas ja devem estar previamente escritas.

        Lula provavelmete será condenado nos 5 processos ou mais. A disputa será entre os juizes, para ver quem prende mais o Lula, se em Brasilia ou em Curitiba.

         

    3. Receber é diferente de aceitar (ou “acolher”)…

      A linguagem jornalística está cada vez pior, pois informação correta é a última coisa que interessa hoje em dia.

      Antes eles manipulavam a informação, (de)formando a opinião pública.

      Modernamente, na era das ralações publicas de massa, ele manipulam as emoções.

      Criam coxinhas alterados, revoltados, zumbis ativos e truculentos, como skinheads ou hell’s angels político-sociais.

      Torcidas organizadas que, mesmo sendo minorias, aparecem mais e amedrontam, aterrorizam os demais.

      E isto está cada vez mais “científico” … e poderoso.

      Com procuradores, policiais e juízes, já chegou na “Justiça” 

       

       

  6. Lula recebe em dinheiro vivo mas só pode pagar através de banco

    Lula pode receber milhões e milhões a título de propina em dinheiro vivo mas não pode pagar um aluguelzinho sequer em dinheiro vivo, só podendo fazê-lo através de transferência bancária?

    E eu, que moro de aluguel e só pago ao dono do imóvel em que moro em dinheiro vivo, já que suas contas bancárias estão negativas, se eu cair, serei necessariamente condenado porque não paguei o aluguel através de transferências bancárias?

  7. Hoje está assim.

    Qualquer delegado de puliça, agente penitenciário, porteiro de cabaret, qualquer um pode apresentar uma denúncia sem qualquer fundamento ao meretricio de Curitiba que, se estiver de acordo com a orientação partidária do bordel, será recebida e multiplicada entre os comparsas controladores de canais de comunicação comerciais.

  8. para entenderem toda esta sacanagem jurídico/jornalística…

    estudem e relacionem ou comparem os novos entendimentos, pós mentirão, de formação de quadrilha com as decisões atuais contrárias aos interesses da defesa de Lula…………………….

    triangule, e qualquer dinheiro, elogio, atos administrativos normais do executivo, agrado e até tão somente o uso do nome para propaganda, poderão justificar, para juízes sacanas, qualquer tipo de condenação

    é uma sacanagem jurídica armada ou tendo como base o mensalão

  9. E a turma aqui pensa que o

    E a turma aqui pensa que o Lula é imbatível, seja agora, seja em 2018.

    Vamos acordar, pessoal.

    Lula ja deveria ter se exilado há muito tempo. Do exterior, poderia defender o enquadramento das intituições golpistas e antidemocráticas, que, infelizmente, ele ajudou a cevar.

    Em breve ele será condenado em todos esses processos e provavelmente preso, até meados do ano que vem.

  10. Um apartamento alugado e um

    Um apartamento alugado e um terreno que nunca foi do Instituto Lula – as novas invenções da lava jato contra Lula

    O Instituto Lula reafirma que nunca teve outra sede a não ser o sobrado onde funciona até hoje, adquirido em 1990 pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Trabalhador (IPET). O Instituto sempre recebeu doações legais, declaradas e dentro da lei. O ex-presidente Lula nunca solicitou vantagens indevidas e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois da presidência da República. A Lava Jato, que começou investigando desvios na Petrobras, se tornou uma perseguição ao ex-presidente Lula, aceitando ações capengas e sem provas sobre um apartamento que o ex-presidente aluga e um terreno que jamais foi pedido ou usado pelo Instituto Lula para justificar uma perseguição política que tem como objetivo impedir que Lula seja candidato em 2018. O ex-presidente continuará a se defender na Justiça.

    http://www.institutolula.org/um-apartamento-alugado-e-um-terreno-que-nunca-foi-do-instituto-lula-as-novas-invencoes-da-lava-jato-contra-lula

  11. Tabelinha

    Os agentes públicos envolvidos já sabem. É só inventarem um enredo qualquer, mesmo ilógico  e sem o mínimo resquício de provas. Em seguida os da PF indiciam, os procuradores denunciam e o juiz, que incrivelmente faz parte da acusação, aceita. E o Supremo assiste a tudo, entediado… Só reage se alguém falar em tirar os enormes e imerecidos privilégios do poder judiciário. O mesmo vale para o MP.

  12. Não há dúvidas de que o criminoso é sérgio moro.

    Prezados,

    Desde meados deste ano eu disse que o torquemada paranaense já tem redigidas as sentenças de condenação do ex-presidente Lula. Em mais um crime serial, esse bandido que se esconde atrás da capa de juiz federal já antecipa o veredicto, mostrando ser não apenas um suspeito, mas um bandido, a soldo dos EUA, de cuja legislção se mostra escravo e fiel servidor.

    Houvesse realmente um poder judiciário preocupado em aplicar e Lei em nome da justiça, sérgio moro é que deveria estar nos banco dos réis, ou já processado, condenado e a ferros. O torquemada comete todos esses crimes porque tem as costas quentes com o TRF4, que coonestou seus crimes e admitiu o Estado de Exceção, assim como é protegido pelo STJ e STF. Mas a hora dele ainda há de chegar.

    É preciso que a população brasileira invada curitiba e dê uma surra de chibata nesse canalhas que se escondem atrás da toga e da função de PF e procurador do MP, sem esquecer de salgar o traseiro deles após a sessão de chibatadas.

    1. ADORARIA PODER DAR UMA MEIA

      ADORARIA PODER DAR UMA MEIA DÚZIA DE CHIBATADAS NESSE INFELIZ QUE DESTRUIU TODOS OS EMPREGOS NAS EMPREITEIRAS BRASILEIRAS.  

  13. NÃO ESQUENTEM SE LULA FOR

    NÃO ESQUENTEM SE LULA FOR CONDENADO,DEVIDO AS CIRCUNSTÂNCIAS O MAIS IMPORTANTE É Q

    TD O PROCESSO CONDENATÓRIO SEJA MOSTRADO MUNDIALMENTE E Q SE ENVERGONHE AQUELES

    Q SE POSAM DE CORRETOS PERANTE O MUNDO,AO FINAL LULA SEMPRE SERÁ O INJUSTIÇADO(tipo Mandela!)

  14. Após publicar um texto sobre

    Após publicar um texto sobre Jacques Vergès aqui no GGN uma leitora me perguntou no que consistia a tática da ruptura. 

    Transcrevo abaixo a resposta que dei a ela:

    “Os atores jurídicos trabalham com situações previsíveis (a Lei, a Doutrina, a Jurisprudência e os costumes dos advogados, juízes e promotores). Atos imprevistos ou imprevisíveis causam um imenso desconforto, obrigam promotores e juízes a pensar ou impedem eles de seguir o roteiro que gostariam.”

    É evidente que a Lava Jato tem um roteiro pré definido. Lula é o vilão caçado implacavelmente pelos Procuradores e pelo Juiz da Lava Jato e eles não se deterão enquanto não o condenarem e o meterem na prisão. A presunção de inocência do presidente não existe. Qualquer conduta que ele cometeu poderá ser considerada criminosa. Os modelos teóricos construídos para responsabilizar Lula independem de provas. Eles são auto-evidentes e justificam denuncias baseadas em convicções e sentenças condenatórias escritas antes da produção de provas e da defesa completa do acusado. 

    A única dúvida que resta neste momento é se os Procuradores e Juiz da Lava Jato gostarão de ser perseguidos, condenados e enjaulados com base nos modelos teóricos que eles mesmos criaram para burlar os princípios constitucionais do Direito Penal. Os heróis do combate à corrupção corromperam o sistema constitucional brasileiro. Eles inventaram um novo paradigma que transforma a acusação em condenação, a ausência de prova em culpa e o perseguição criminal em instrumento de tortura psicológica. Nada será mais justo do que submete-los às novas regras do jogo que eles mesmos criaram. 

    A revolução francesa colocou o instrumento cirúrgico inventado pelo médico Joseph-Ignace Guillotin no centro do Direito Penal revolucionário. Não demorou muito para que Danton e Robespierre também fossem guilhotinados. Agora esquerda não deve descansar enquanto não guilhotinar a dupla Deltan Dellagnol/Sérigo Moro.

     

     

     

  15. Lula erá condenado e preso.
    Lula será condenado e preso.

    Não pensem que a Globo ou Moro irão se preocupar com as consequências desta arbitrariedade.

    A vacina de deu na condenação, sem provas, de Dirceu e na derubada de Dilma sem amparo legal (a lei brasileira proíbe destituição por falta de apoio político) sem que a sociedade “organizada” reagisse. Ao contrato da reação, esperava quando as instituições estrapolam as suas funções, vários setores agiram à favor das ilicitudes.

    Com muito menos “link” e “convicções” a justiça condenou Dirceu como “chefe da quadrilha” do mensalão, porque assim determinou a Rede Globo e a sociedade carente e sedenta de justiciamento.

    A formatação do processo é igual, na AP 470 de Joaquim Barbosa e na Lava Jato de Moro.

    Há uma metodologia processual penal para os chamados crimes complexos, que é dividir o processo por núcleos.

    Foi exatamente como fez o então ministro do STF Joaquim Barbosa na AP 470

    Há um grande risco para o liberalismo jurídico é que o de estreitar as possibilidades de defesa e de criminalizar não por provas, mas por dedução .

    Não é por acaso que Moro e a área criminal da justiça luta pela aprovação das dez draconianas medidas.

    Tão esdrúxulas, antidemocráticas e anti liberal que até Gilmar Mendes as criticou com veemência, inclusive com petardos conta o juiz Moro en audiência no Senado.

    O pior, que a própria sociedade, à reboque da mídia, endossa esse movimento que por certo se voltará contra o cidadão comum.

    Para que haja aceitação de medidas draconianas que agridem todos os princípios democráticos e liberais é preciso de um processo amplo de convencimento, daí a ligação de Barbosa, à época da AP 470 e agora na Lava a Jato de Moro; a ligação com a grande imprensa é umbilical e criminosa por ser uma cobertura por adesão, sem crítica, sem reflexão, sem responsabilidade com os fatos reais.

  16. O TERRENO NÃO FOI COMPRADO, O

    O TERRENO NÃO FOI COMPRADO, O PRESIDENTE NÃO RECEBEU NADA COM ISSO, MAS AINDA  ASSIM  É CORRUPTO? OS ÚNICOS CORRUPTOS NESSE CASO SÃO A PGR E MORO QUE POR CONTA DE INDICIAMENTOS SEM BASE, ENTREGAM SEM PIEDADE O BRASIL PARA ESTRANGEIROS. SENDO QUE O PAGAMENTO DE MORO DEVERÁ SER UMA ESTADIA NO STATES, QUEM SABE PARA SEMPRE, JÁ QUE NINGUÉM PRECISA DE UM LESA PÁTRIA A MAIS NO BRASIL. TOMARA QUE VÁ E NÃO VOLTE NUNCA MAIS, SUJEITO IMPRESTÁVEL!

  17. O MPF não precisa provar mas apenas alegar que Lula é criminoso

    O Ministério Público Federal não precisa provar que Lula praticou crimes, basta afirmar que Lula é criminoso. Ao fazer tal afirmação, inverte-se o ônus da prova, cabendo a Lula provar sua inocência, sob pena de condenação.

    No caso, se Lula não provar que pagou o aluguel através de transferência bancária ou de registro documental, ele já está condenado. Ainda que prove que pagou o aluguel através de dinheiro vivo, ainda assim tá condenado.

    Moro, decerto, não sabe que o réu não precisa provar sua inocência, já que até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, todas as pessoas têm o benefício da duvida. Portanto, de nada adianta o MPF não provar a culpa de Lula, pois o Moro dirá o seguinte:

    “O Senhor sustenta que não é culpado mas não consegue provar sua inocência. Você está se comportando pior do que uma criança. O que é que o Senhor quer? Julga que pode terminar rapidamente com o seu enorme processo, o seu maldito processo, só por se pôr a discutir comigo, que não passo de um guarda disfarçado de juiz, questões de documentos de identificação e de mandados de captura? Eu sou apenas um funcionário subalterno, que pouco ou nada entende de documentos de identificação e que, neste caso, não tem outra missão a não ser a de perseguí-lo 25 horas por dia. É para isso que recebo supersalários, acima do teto constitucional. No entanto, ainda sou capaz de compreender que as altas autoridades, ao serviço das quais estou, antes de darem uma ordem de prisão, tiram minuciosas informações acerca da pessoa a ser detida e dos motivos da detenção. Assim, não há possibilidade de engano. As nossas autoridades, até onde eu conheço, e os meus conhecimentos não vão além das categorias mais baixas, não são daqueles que andam atrás das culpas das pessoas, mas, como diz a Lei, são forçados pelos delitos, a enviarem-no a mim, o guarda. É assim a Lei. Como poderá haver engano?”

    Fraz Kafka, O Processo

  18. Moro ja passou do “cabo da

    Moro ja passou do “cabo da boa esperança”, não tem mais volta.

    Mesmo que ele queira, não terá como não condenar Lula.

    Como tem guarida da mídia, as críticas á condenção serão devidamente escondidas, como têm sido até agora, as críticas contra todas as suas arbitrariedades, que são amplamente conhecidas.

    A briga será quem “prende mais” o Lula, se o Moro ou o Walisney, de Bsb.

     

  19. O Brasil é miserável por causa do PT, não pq a riqueza é concent

    O Brasil é miserável e ignorante por causa do Lula, e não porque a riqueza é extremamente concentrada nas mãos de meia dúzia de parasitas sociais. Em sendo assim, bem feito que Lula seja preso pelo Sérgio Moro, ainda que não se prove que o Lula é culpado.

  20. A ESTRATEGIA DE MORO, FORÇA

    A ESTRATEGIA DE MORO, FORÇA TAREFA DO MPF E ALINHADOS.

    LAWFARE  uso de procedimentos jurídicos para promover uma perseguições: lança-se contra alguém uma série de suspeitas e acusações (quaisquer que sejam) gerando a abertura de diversos procedimentos (inquéritos e ações judiciais); o que obriga esse alguém a se defender em cada um desses procedimentos (inquéritos e ações judiciais), gerando fadiga, cansaço, desgaste pessoal e na defesa desse alguém acusado.

    Acresça-se a sempe possível repercussão mediática à saciedade e incessante a se somar a essa tática.

    Bom texto a se ler como acrécimo:

    http://cinegnose.blogspot.com.br/2016/12/pesquisa-coloca-brasil-entre-paises.html#more

    – Pesquisa demonstrar o quanto as pessoas têm uma interpretação equivocada da sua própria realidade.

    – Ignorância” – a distância entre a percepção que as pessoas têm da realidade em que vivem e os dados oficiais de cada país.

    – O Brasil ocupa entre os piores ,o sexto (6) lugar, atrás da Índia, China, Taiwan, Africa do Sul e EUA (países com forte monopólio mediático)

    [1] Incapacidade de entender estatísticas, [2] preconceito, [3] atalhos mentais, [4] ignorância racional, [5] “poder das anedotas” das mídias e o [6] monopólio mediático estão entre os fatores apontados pela disparidade entre percepção e realidade.

    1. é verdade nilo filho,sou

      é verdade nilo filho,sou “quase” esse perfil descrito por vc,tenho uma dificuldade de interpretação de texto,muitas

      vezes me pego facilmente influenciado pelo q outros dizem tipo jornal,amigos, a nossa percepção fica distorcida e

      olha q eu acompanho alguns “blogs sujos”, é uma deficiência q necessita muito treino e esforço p nos livrar-nos!!

      imagina agora como ficará com essa reforma do ensino? BEM PIOR!! TD PENSADO P ISSO !!! VAALEU !!!

  21. Tática nazifascista

    A Farsa a Jato não faz mais que repetir o ensinamento primordial de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista:

     

    “REPITA  UMA  MENTIRA  MIL  VEZES, QUE  ELA  SE  TORNA  VERDADE”.

  22. É como assar um peru

    De vez em quando medem o cozimento, com as pesquisas.

    Aí dá “Nine” no topo das paradas.

    Então arrumam mais um processo contra ele (além de requentar os velhos na míRdia).

    Aí medem de novo…

    E daqui a algum tempo, será condenado por volume estatístico, já que poderá ser réu em dezenas de processos.

    E o público sequer entenderá porque terá sido condenado.

    Mas a comemoração das minorias drogadas pela míRdia tóxica comemorará e panelará em cadeia nacional!

    Enquanto os bons (?) continuaremos assistindo a destruição do país, como pacatos inquilinos que somos.

    Pagando aluguel eterno aos senhorio estrangeiro e corretagem aos seus capatazes/corretores.

    It’s Brazil.

  23. Pérolas de uma peça judicial

    Ao ler algo como:

    Por outro lado, na decisão em que aceita a denúncia, Moro admite que a aquisição do imóvel não foi concluída e tampouco o ex-presidente recebeu propina, mas que, ainda assim, Lula foi corrupto. “Cumpre observar que a não ultimação do negócio, ou seja, a falta de transferência final do imóvel para o Instituto Lula não prejudica a imputação de corrupção, já que esta consuma-­se com a oferta e a solicitação da propina, ainda que não ocorra o pagamento ou recebimento efetivo”, diz Moro.

    Esta pérola judicial é a demonstração cabal de que Moro não está nem aí para o processo judiciário. Moro não tem o menor temor de, numa frase,  confessar claramente que condena porque pode. Ele não precisa, sequer de uma lei de exceção, ele é a propria exceção.. Estamos diante de um ego tamanho  que não quer se esconder ele quer dizer exatamente o que é. Ele quer deixar sua marca indelével, de que pode fazer o que quiser . Se em sua mente Lula é o bicho papão, ele opta por criar histórias da carochinha para matar o bicho papão.

    Mesmo após tantos testemunhos Moro continua querendo condenar Lula sem provas, ou criando processos onde terrenos que não foram comprados,  apartamentos alugados, influência em MPs, e compras de aviões para a Aeronautica quando já estava fora da presidência, emprestimos do BNDES sem que fizesse parte sequer do conselhor, triplex  que não   pertence a Lula, a criminalização de palestras e ações do Instituto Lula. Não é preciso muito para perceber que não se tem nada. Mas é rídiculo que sejamos nós leigos a ficar alertando para este fato. Onde está o CNJ? Onde está a presidenta do Supremo?

     

    Não me parece que isto seja minimamente sério,  porém quando se vê as manchetes na mídia, as palavras de Janot, o posicionamento de Teori Zavascki e sua intolerância com relação a Lula,  percebe-se que apesar desta peça depor contra a competência jurídica de Moro isto não tem a menor importância.  Parece que estamos num  faroeste, onde quem tem a maior arma pode fazer o que quiser.

    Ao se referir ao advogado de Lula, Teixeira, Moro exagera querendo demonstrar conhecimento, e nos coloca a dúvida quanto ao seu conhecimento de inglês e seu conhecimento jurídico. Será que ele entende o que é crimefraud exception? Afora isto, o que diz o nosso Conselho nacional de justiça, quando um juiz usa a jurisprudência de um outro país?

    E  isto ganha espaço na mídia. Uma mídia onde um Josias, babando de raiva, afirma que agora Lula está acabado.  Josias  afirma que esta peça jurídica tem algum valor. Isto   demonstra que , ou Josias  é desprovido de inteligência, ou  apenas um mal intencionado, mais uma caneta de aluguel.  Uma caneta a favor da pos verdade.

    1. Supremo

      E para o Supremo, em especial para o ministro encarregado final dessa operação midiática de perseguição política, está tudo correndo na mais perfeita normalidade, na vara do Juiz Moro. Ou concorda com todos os absurdos ou tem receio de paralisá-los. Como ambas hipóteses são inaceitáveis em um Estado Democrático de Direito, já estamos em regime de exceção?

  24. A considerar a quantidade de

    A considerar a quantidade de midiotas e alienados que a Globo e o resto da imprensa brasileira produziu (e ainda produz), Moro sabe que pode condenar Lula e ainda terá apoio da opinião pública.

    Às favas a legalidade do processo ou o “trial by media”, que já está sendo feito desde sempre quando a imprensa já condenou Lula previamente. Pouco importa se nesse caso se aplica o caso das penas ao vento. O importante é manchar a imagem e repisar todos os dias cada evento que possa prejudicar Lula.

    O que vai importar nesse momento, e é que Moro os miquinhos amestrados do MP, é o espetáculo, o circo todo que será noticiado pela imprensa e que fará a festa dos midiotas manipulados.

  25. Novelas da CIA.
    Essa postura de cafajeste de Moro é obviamente uma provocação, criar polêmica, levantar idéias e conceitos esparsos. Tudo é parte de uma isca para manter a novelinha, criar efeitos semânticos e trabalhar antipatia sobre os advogados e Lula, único meio de condenar Lula e criar clima para condenação em segunda instância, com “certo’ apoio popular, para a CIA basta um apoio “notável’. Cair nas provocações desse juiz golpista do PSDB, é só isso que a Globo e a CIA querem. Os advogados devem manter a linha da exigência dos fatos e provas, sensatez. A Lava Jato parou na exigência dos fatos e isso é percebido sim pela população, transparece o uso político, o povo vê.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador