Moro acusa defesa de Lula de “desrespeito” e defende power point do MPF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em mais uma negativa do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua esposa dona Marisa Letícia, Sergio Moro disse que os procuradores da força-tarefa da Lava Jato não são suspeitos para investigá-los e usa de retórica para criticar a defesa.
 
No despacho, Moro disse que a argumentação dos advogados contra a apresentação em power point e coletiva de imprensa, feitas no dia 14 de setembro, quando entregue a denúncia do caso do triplex no Guarujá, foi “simplória”. 
 
Diminuiu as alegações, interpretando que a defesa sustenta de forma “resumida” que por Lula ser inocente todos os que agem contra ele “são seus inimigos  e só podem estar agindo com intuito político partidário ou político-ideológico”. E que tal sustentação não é suficiente.
 
Entretanto, como o próprio juiz admitiu no despacho, os advogados do ex-presidente e de dona Marisa não chegam a conclusão sem argumentos. Elencam que a entrevista dos procuradores da Lava Jat antecipou “conteúdo condenatório”, tornando-se em um “verdadeiro espetáculo, contrário à discrição profissional exigida”.
 
E vai mais o juiz federal ao relatar os argumentos:
 
 
Contrariando-se a si mesmo, a resposta do magistrado do Paraná foi: “Apesar das alegações da Defesa, ela não aponta qualquer fato objetivo que se enquadre nas hipóteses de impedimento do art. 252 do CPP. Tampouco indica qualquer fato que se enquadre no art. 254 do CPP”.
 
Em nova contradição, Moro escreve em uma mesma página que do MPF não se “espera propriamente parcialidade”, mas “é uma parte sui generis”, não podendo o procurador “agir por exemplo, na promoção de algum interesse pessoal, por rancor ou por favorecimento”.
 
Os fatos narrados pela defesa de Lula foram justamente sustentados neste ponto.
 
Sérgio Moro tenta reverter a responsabilidade do motivo principal do recurso, de que os procuradores teriam agido de forma política e ideológica, para os próprios advogados: “Embora se possa alegar isso publicamente, como questionável artifício retórico para desmerecer politicamente a acusação, para a Justiça é necessário algo concreto e com amparo legal”.
 
Além de não considerar o argumento de que os procuradores anteciparam juízo, o próprio magistrado do Paraná o faz no despacho, ao defender os procuradores da sua equipe da força-tarefa. 
 
 
Para finalizar a decisão, sobre “os adjetivos utilizados na denúncia”, como o de o ex-presidente seria o “comandante” do esquema criminoso, o “chefe geral” da corrupção, o responsável pela “propinocracia” e o “maior beneficiário do esquema”, Moro entendeu que não há “tom desrespeituoso”.
 
“Aliás, sobre linguagem e adjetivos, as peças da Defesa são, usualmente, bem mais desrespeitosas com a Acusação do que o contrário.”, ainda atacou o juiz.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De Maringá para o

    De Maringá para o mundo…. 

    Gostaria de saber qual é o horário de expediente do juiz fora da lei, nos jornais ele passa os dias entre eventos tucanos e viagens aos EUA.

    1. Também gostaria

      de saber quando ele dá expediente.

      Nunca conheci ninguém que estivesse em tantos algures quanto esse Sr.

      E olha que ele tem um PRIVILÉGIO porque o TRF4 determinou que ele não recebesse novos processos, somente os la lava jato.

      Muito curioso para saber quem banca esses despesas todas.

       

    2. Interessante

      Interessante cronograma…

      Interessante cronograma do moro para ouvir as testemunhas, segundo a noticia acima.

      Totalizam 11 dias para o ano de 2017. 

      Quantos dias moro e sua lava jato deixaram de tabalhar nesse processo para viajarem pros isteites, pra fazerem palestras, participarem de eventos midiáticos, “homenagens” a custa do contribuinte?

      Operação “gasta a jato”!

      Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

       

    1. Caro Somebody os conscientes
      Caro Somebody os conscientes não aceitam,é q não podemos fazer nada se o
      próprio stf /cnj fingem q não vêem,são corporativistas e não seguem a lei!!
      Se as próprias autoridades são omissas,só nos resta o quê? Armas !!??

  2. Ah mas ele deve tá na moita

    Ah mas ele deve tá na moita agora por causa daquela sequência de fotos obscenas, auto-depreciativas, inaceitáveis numa democracia, reveladoras e, sobretudo, indecentes… resumindo: Sérgio Moro está nu!

     

    1. Os bons camaradas

      O que sera que os dois malandros (diga com quem andas….) estão falando, que deixou Michel Temer com essa cara… Diria que estão planejando colocar o sonso do Anastasia no lugar do sonso do Michel, eh eh!

  3. FHC não é criminoso mas Lula é mais criminoso do que o FHC
    O Moro afirma que nos adjetivos utilizados na denúncia não há tom desrespeitoso mas também diz que a linguagem e adjetivos utilizados na defesa são, usualmente, bem mais desrespeitosos com a Acusação do que o contrário. Ou seja, os adjetivos utilizados pelos Procuradores não são desrespeitosos mas os adjetivos utilizados pela defesa são, usualmente, bem mais desrespeitosos com a acusação do que o contrário. Essa decisão é contraditória. Afinal, se os adjetivos utilizados pelos Procuradores Federais para qualificar o Lula não são desrespeitosos, como é possível que os adjetivos utilizados pelos advogados do Lula sejam mais desrespeitosos do que algo que não é desrespeitoso. Caberiam embargos de declaração forçando o Moro a retirar um dos seus desrespeitos.É esse o nível intelecutual [sic] dos nossos Magistrados.

  4. Ja passou dos limites

    Mas até quando vai durar essa loucura? Quem é que vai dar um basta, tirar o processo desse que se diz juiz? Sergio Moro esta impedido de julgar qualquer um que pertença ao PT.

  5. sérgio moro é caniça fétida

    Prezados,

    Por mais que o torquemada paranaense tente utilizar do poder que (por enquanto ainda tem) e do prestígio que a mídia sabuja tenta lhe emprestar, ao manipular a malta descerebrada e nazifascista – como a que saiu às ruas no último domingo – o savonarola tupiniquim sente que seu fim está próximo e que as carnes apodrecidas já exalam fétido odor de carniça e fossa séptica. 

    Para desmentir e desmascarar o militante tucano que se esconde atrás da capa de juiz federal, bastam os registros fotográficos com a presença de sérgio moro em pré-campanha de  joão dória jr., com o já delatado pedro taques (suspeito de corrupção) ou no evento de ontem, promovido por uma revista semanal sem a menor credibilidade, em que o juizeco paranaense aparace sorridente, em comemoração e confidências com o mega-delatado na Fraude a Jato, Aécio Cunha, ao lado também de políticos como michel temer e Geraldo Alckmin.

  6. A cada dia, mais e mais o

    A cada dia, mais e mais o desM dá publicidade a sua parcialidade no julgamento do caso. Seus despachos são recheados de crimes devidamente tipificados e contrários a qualquer judiciário. É a cretinice, agora, despida de sua falsa moralidade. Mais criminoso, impossível. No entanto, não há ministreco que o retire da sua (falta de) linha persecutória. Aliás, diga-se, seus despachos são de pobreza incontável, sem contar os vacilos gramaticais: semi-analfabeto, poder-se-ia (créditos ao temerista) dizer. Houvesse cnj e, nele, corregedoria, a ora presidentA e o dito anoronhado deviam fazer a limpeza geral do que emporcalha suas hostes. Haja saco.

  7. Alfafa transgênica importada dos EUA para o Sérgio Moro

    Quando o Moro mente, quando diz que os adjetivos utilizados na denúncia não são desrespeitosos ou quando afirma que os referidos adjetivos são, usualmente, menos desrespeitosos do que os adjetivos utilizados pela defesa?

    Como diria o Elio Gaspari em artigo intitulado “Assim, acabal absolvendo o Lula”:

    “Repetiu-se a dose em setembro, quando o Ministério Público fez um teatrinho infantil, apresentando-o como cabeça da hidra da roubalheira. Num gráfico de PowerPoint, nem do português cuidaram, mencionando uma “propinocracia”. Essa espetacularização foi criticada pelo próprio ministro Teori Zavascki. Na ocasião, o relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal cobrou respeito à “seriedade que se exige na apuração desses fatos”.

    http://oglobo.globo.com/opiniao/assim-acabam-absolvendo-lula-20357367 Esse Moro é um testa di cazzo.

  8. Saiu numa porcaria do PIG que

    Saiu numa porcaria do PIG que este safado tem cinco guarda costas pagos pelo povo para protegê-lo.

    Na Itália da manni pulite não adiantou nada porque foram todos explodidos, juiz, seguranças, familiares do juiz. Só ficou a cratera no meio da rua cheia de ferros retorcidos e pedaços do juiz, seguranças e familiares.

    Admito que gostaria de ver a mesma cena no Brasil tendo como vítima este bandido lesa pátria.

    Infelizmente falta culhão para nós brasileiros.

    Por isto somos tangidos pela globo. Outra que deveria, pelo bem do Brasil, ser explodida.

  9. Será que ele compreende o que escreveu.

    Ao ver a resposta de Moro eu fico estupefato. O texto é praticamente uma confissão .

    As frases em relevo no texto  não podem ser interpretadas de outra forma.

    Ou Moro não compreende o que escreveu, o que é grave, ou Moro quer escarnecer a defesa de Lula, isto é, quer reafirmar que sim ele faz o que quer e jamais será responsabilizado.

  10. Nem se o Sensacionalista

    Nem se o Sensacionalista bolasse um powerpoint iria sair como o do Dalagnol. Um monte de bola com flechas apontando para o Lula, somente isso. Nem trabalho de primeiro ano de graduação aceitaria um negócio tão tosco. Aliás, nem trabalho de Ensino Médio. Daqui umas décadas, quando isso virar história, será um dos maiores motivos de vergonha para quem perseguiu o Lula. As crianças vão estudar na escola isso e se perguntarem: como que aceitavam isso? Tempos estranhos…

  11. Pós-Verdades de Pescador com Rede Unidimensional!

    É natural que o Moro defenda o Power Point “lavajático”, pois ele é a síntese do esgarçamento da rede de significados que a sociedade civil e seus movimentos sociais tentam tecer. Para o Power Point, a culpa é exclusividade de um nó aonde todos os elos levam a Lula, o rei da “propinocracia petista”; nenhum significado (nó) a mais e seus elos deverá atrapalhar essa pós-verdade (personagens, interesses, provas, fatos, histórias, tempos e direitos não vêm ao caso), pois tal rede de elos orientados unidimensionalmente deve ser o “número” da coxinhada que adora o pensamento único. A certeza da impunidade para as castas que produzem essas distorções reducionistas e caluniosas é o que buscam os “Dez Mandamentos” contra a corrupção, proposto pelo Deltan – o Moisés imberbe dessa seita que opera a lei nas suas coxinhas. Mais empulhação desse tipo é vista com o Moro ao censurar metade das incômodas perguntas do Cunha ao Temer e no gritante silêncio ante a esposa de Cunha depois de meses sem conseguir intimá-la por “desconhecer” seu endereço; aí, cinicamente, não vem ao caso o “contexto probatório” que ele tanto alegaria contra o Lula ao espremer as testemunhas de acusação, escolhidas a dedo pelo MP, mais uma vez sem nada conseguir contra aquele ao qual faltam provas, mas não convicção. Esse esgarçamento da teia começou com o Mensalão e aprofundou-se nas Jornadas de Junho, quando a mídia a usurpou e monopolizou a narrativa, surrupiando diversos nós da teia de significados, de tal forma a direcioná-la contra os interesses populares. Quem participou das Jornadas de Junho viu, no plano micro, aquilo que aconteceu no macro: fascistas e suas armas brancas proibidas (lâmina superior a 6 cm), mas toleradas pela PM; neonazistas com tatuagens reverenciando os dígitos do nascimento de Hitler – 89 na cabeça careca – , agredindo a quem ousava levantar palavras de ordem democráticas e bandeiras vermelhas, sendo auxiliados por “marombados” de academias de musculação com uma agressividade alavancada por injeções de testosterona (traficadas nessas academias?). Eram fascistas patrocinados pelo empresariado lúmpen, para praticar os crime de Ameaça e agora Terrorismo e que, também, parecem ter sido tolerados pela PM tucana, haja vista que, posteriormente, ocorreram até detenções por porte de vinagre e bandagens contra o efeito do gás lacrimogênio. Essa foi uma expressão inicial da nossa Praça Maidan que, nesses tempos de Guerra Híbrida, destituiu o governo eleito da Ucrânia a pedradas com o auxílio de ONG’s capitalistas que falavam em democracia – como uma do megaespeculador George Soros, o patrão do cidadão norte americano e ministeriável do Temer, o ex-ministro do FHC Armínio Fraga-; aqui, o condomínio golpista, PSDB inclusive, contou com o Vem pra Rua, MBL e “olavetes”, como o “Kataguri” ou o Fernando Holiday, que ameaçam e caluniam os meninos nas escolas ocupadas em defesa da Educação e da Constituição; logicamente, espera-se um crescendo golpista que propõe a criminalização dos blogs, proibição de redes sociais com alguma alegação jurídica/comercial em conluio com os monopólios privados de (tele)comunicações e suas “bancadas” na alta burocracia, além da totalitária Escola sem Partido e que, no limite, espera  contar com uma intervenção militar que os golpistas controlem – mesmo tendo preso o maior cientista militar brasileiro, contra almirante Othon -, apresentando a desculpa constitucional de Guardar a Lei e a Ordem, ironicamente, lema do governo imposto por essas forças desorganizadoras da cidadania e regressistas a serviço do Império e de sua própria impunidade, cuja destruição do patrimônio nacional está sendo espetada na conta da esquerda.

     PS: HASTA SIEMPRE, FIDEL! Obrigado pela generosidade dos médicos de seu grande país, filhos da heroica revolução que comandaste!

  12. Solenidade na Revista
    Solenidade na Revista IstoÉQue É Safadeza, aécio, todo coberto de branco… E moro também……. …No despacho, Moro disse que a argumentação dos advogados contra a apresentação em power point e coletiva de imprensa, feitas no dia 14 de setembro, quando entregue a denúncia do caso do triplex no Guarujá, foi “simplória” (Hic, Hic)… …Diminuiu as alegações, interpretando que a defesa sustenta de forma “resumida” que por Lula ser inocente todos os que agem contra ele “são seus inimigos  e só podem estar agindo com intuito político partidário ou político-ideológico”. E que tal sustentação não é suficiente. (Hic, Hic, Hic.)Pó Pará na, moro!!!!!Deese jeito, a justiça fica reduzida a Pó!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador