Moro cria entrave à transferência do caso do sítio para SP e adianta que não vai abrir mão tão fácil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro respondeu nesta quinta (26) a um pedido da defesa de Lula para transferir para São Paulo os autos do processo relacionado às reformas da OAS e Odebrecht no sítio de Atibaia, que a Lava Jato atribui ao esquema de corrupção na Petrobras em favor de Lula.
 
A defesa ingressou com o pedido após a segunda turma do Supremo Tribunal Federal decidir que Moro não é juiz de nada que não tenha relação estreita com a estatal. Para os advogados, o Ministério Público não tem conseguido provar o elo entre contratos da empreiteira com a Petrobras e os supostos beneficíos a Lula.
 
No despacho, Moro escreveu que existe uma “precipitação das partes”, pois o acórdão do julgamento na segunda turma do Supremo sequer foi publicado e, por isso, não é possível saber de sua extensão. “(…) não há uma referência direta nele (o voto de Dias Toffoli, que já é público) à presente ação penal ou alguma determinação expressa de declinação de competência desta ação penal”, justificou Moro.
 
O juiz, então, apontou que “é certo que a decisão deverá ser considerada para a avaliação da competência deste Juízo para a presente ação penal, mas isso não é algo automático.”
 
Dessa forma, ele decidiu que vai aguardar a publicação do acórdão pelo Supremo e inserir a decisão nos autos de uma exceção de incompetência que já está em andamento e discute se Moro deveria ser o juiz da causa.
 
Escondendo alguma ironia, Moro afirmou ainda que essa exceção de incompetência só não foi concluída porque ele está ocupado demais analisando o volume de recursos e requerimentos movidos constantemente pela defesa de Lula.
 
Ao final, ele determinou que, assim que o STF publicar o acórdão, ele reabrirá o prazo para que as partes interessadas em discutir sua competência para o caso do sítio de Atibaia se manifeste. 
 
Como a exceção de incompetência não tem efeito suspensivo, o processo deve seguir normalmente.
 
No mesmo despacho, Moro deu a senha de que não pretende abrir mão do caso, independente de qual tenha sido a decisão do Supremo.
 
O juiz argumentou que o processo do sítio de Atibaia nasceu antes da delação da Odebrecht ser incorporada e envolve muitos outros elementos, como o custeio de parte da reforma pela OAS.
 
O argumento é o mesmo utilizado pela força-tarefa do Ministério Público.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ato protelatório do Torquemada, que se acha Deus.

    Esse criminoso de toga, esse canalha nazifascista que ocupa a 13ª VJF curitibana, faz troça com o STF pusilânime. Esse juizeco da guantánamo paranaense ignorou a publicação do acórdão referente ao julgamento do HC em favor do Ex-Presidente Lula, ocorrido no último dia 5 de abril. Atropelando até mesmo o trâmite da ação penal em fase recursal no TRF4, o torquemada das araucárias, determinou a ilegal prisão do Ex-Presidente Lula, 22 minutos após receber despacho do TRF4, que também descumpriu a Lei. A defesa de Lula deve estar atenta e dar um xeque nese bandido de toga, explorando as incoerÊncias e crimes que el pratica de forma contumaz e impune.

  2. hEROI

    Eu em……. quando achavamos que tinhamos visto de tudo……… o que me impressiona é a voracidade desse sujeito em querer condenar o Lula de qualquer jeito, desafiando até o STF, meu deus….

  3. não jogo mais e levo a bola para casa

    O reinado do juizeco com sinais de fadiga e a globo, grande suporte tem dificuldade no script.

    Com o stf dividido, os deslumbrados curitibocas sem suporte recorrem às chicanas, fraqueza e fim inglório.

  4. É chegada a hora do paredão –

    É chegada a hora do paredão – quando fascistas ditam as suas próprias  leis é hora de recomeçar tudo outra vez. purificar.

  5. O Juiz de Piso, tá “Cagando e

    O Juiz de Piso, tá “Cagando e Andando” pro STF……Viram o que criaram Srs. da Toga ?

  6. Eis aí um homem obstinado

    Eis aí um homem obstinado para a missão que os “ceús” lhe atribuiu: destruir até a raiz uma experiência de Política.

    Quem vai pará-lo?

  7. O volume de recursos e requerimentos movidos pela defesa de Lula

    Se esses recursos e requerimentos são manifestamente protelatórios, cabe a Moro indeferí-los/rejeitá–los e penalizar o Lula. Senão , cabe a ele viajar e palestrar menos e trabalhar mais, a fim de fazer jus aos seus supersalários e penduricalhos que recebe mensalmente.

    O Barnabé não vai largar o osso facilmente. Sem Lula, acaba o protagonismo do Camundongo de Curitiba.

  8. Ele tem o apoio da Globo  são

    Ele tem o apoio da Globo  são 11 Ministros no STF?ele tem  7  a seu favor mais a presidente Carmem!!!!Resta saber os  3  que intimaram  o processo para  SP, obedecem  o Moro? vai ficar feio hein vixe

    As Instituições funcionam normal!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Dois pesos e duas medidas
    Nao publicação de acórdão não o impediu de prender Lula sob vigência do HC do STF.

    O que eu nao entendo sao esses delatores na hora da audiência com o inquisidor não citarem políticos com foro so pra subir pro supremo, onde poderosos tem facilidades, como dizia o hoje sumido Daniel Dantas.

    A despeito da delação escrita era só falar em audiência, o que obrigaria a ir pros autos e escapar do capo de Curitiba.

  10. mandar o Lula para sumpaulo

    mandar o Lula para sumpaulo encerraria os “negócios-delacionais-globostais” que sustentam essas invencionices-fascistóides desse desMoronado. Apagam-se os holofotes. Terminam as palestrinhas e as viagens por conta do judiciário. Nunca mais se ouvirá falar nesse despropósito. Espernear faz parte: só que o bom cabrito não berra, tal está a fazer esse injudiciário. Enlouquecer é rápido, voltar ao normal é que são elas. Haja saco com esse stfezinho-de-meia-pataca que não consegue constitucionalizar o país de uma vez por todas. Né, dona carmencita que foge das suspeições-suspeitíssimas do desMoronado como os deuses fogem da globosta.

  11. Sérgio Moro desafiou aberta e
    Sérgio Moro desafiou aberta e acintosamente a decisão que o considerou INCOMPETENTE para julgar o caso do sítio atribuído a Lula. Agora, se não exonerarem o nóia da Justiça Federal os Ministros do STF podem trancar o Tribunal e jogar a chave dele no lixo ou numa privada. O que o STF está esperando para dar um fim neste Cabo Bruno de toga? Que ele vá pessoalmente a sede da PF descarregar sua pistola “Desert Eagle .50” em Lula?  https://t.co/bsLnWR8TOO

  12. Sem fluxo de caixa .

       Tirar estes processos de Curitiba,  a Globo , com certeza  ,teria uma queda de 60 % da audiência . O Moro e os Procuradores ,ficariam sem caixa , e seua ganhos e possiveis projetos financeiros , em andamento ,desabariam.  Dai o desespero .

  13. A Carmem Lúcia como
    A Carmem Lúcia como presidente do STF, Côrte máxima do país, tem que oficialmente se pronunciar em nome da casa, contra a insubordinação de um juiz de piso.
    Se não fizer, o restante que ainda existe do Brasil, acaba hoje.

    Isso é muito grave. Se cada juiz resolver fazer o que bem entende, já era.
    Moro só peitou o STF porque tem respaldo da Globo e talvez da FFAA.
    ////
    Gilmar Mendes está puto. Disse que vai forçar Carmem Lúcia colocar em votação uma matéria que limita os poderes do MPF.

    Estamos no epílogo de uma grande decisão. Ou a Globo ou a Democracia.

    Sei não ! Acho que a Globo vai ganhar mais uma.

  14. INACREDITÁVEL … AGORA VALE TUDO?

    Um juiz de curitiba simplesmente DEFECA em cima de uma ordem da Suprema Corte… Olha, se estes Juízes não fizeram nada, anotem: fudeu! acabou … Para que juízes da Corte Máxima se um juiz comum pode mandar uma banana para eles??? Dá pra imaginar um juiz da Carolina do Norte mandando um recado para a Suprema Corte Americana: “olha não vou obedecer e pronto” … Citei os EUA pq “eles” idolatram o país do Tio Sam … adoram ir para lá ministrar palestras!

  15. Brasil sem comando

    Isso é no que dá um país sem comando onde o presidente é ilegitimo, sem um pingo de autoridade, sem apoio popular e respondendo ainda por cima  uma série de acusações por corrupção. Acabou definitivamente. Manda quem fala mais alto. Juiz, General, Deputado, Procurador, Jornalistas, Policiais. Ou seja o Brasil hoje é um país que troca de comando ao sabor dos acontecimentos diarios. No momento um juiz de Curitiba é quem dá as cartas.

    Quando é que tudo isso vai acabar? Quando é que os homens de verdade se é que ainda existem, os democratas preocupados com a soberania e o povo vão dar um basta nessa barbárie? Será que merecemos ser escravizados para sempre? Será que nomeamos mesmo sem sabermos uma rede de televisão para nos tutelar e ser dona nossos destinos?

  16. Ecce Homo

    Quem são aqueles juízes da corte para discordar de mim, que sou 3 em 1? Sou o Judiciário, o Legislativo e Executivo; isso por enquanto. Em mais alguns meses serei Pai, Filho e Espírito Santo.

    Doido de amarrar.

  17. Demente

    Isso sim é que é “patologia protelatória” proveniente de um demente que recalca a aceitação de que, dessa vez, ele e as ratazanas torquemadianas da República de Curitiba perderam.

    Perdeu Moro!

    Perdeu Delagnol!

    Perdeu Rede Globo!

  18. “Instituições sérias”

    PQP,  é…  realmente estamos vivendo num país de merda onde instâncias superiores são desafiadas pela globo e seus asseclas.  Em Minas,  azeredo também condenado em segunda instância, e com provas robustas, não é incomodado e muio menospreso,  porque os togados se sentiram “constragidos”. Afinal onde já se viu colocar um tucano corrupto atrás das grades?  Seria muita ousadia.

  19. quem é pego de surpresa sempre precisa de tempo…

    é sempre muito difícil passar de uma lógica à outra, respectivamente com e sem ligação com o esquema Petrobras, principalment quando o que mais se tem nos autos são fatos comentados no lugar de fatos narrados e provados

    quando falta ligação direta, comentar é uma coisa e narrar e provar é outra completamente diferente

    há casos que são apenas comentados, como tripléquis, por exemplo, provado por comentários até pela mídia

  20. comédia

    Estou procurando e ainda não achei a fala do general que vai prender e arrebentar quem for contra a ordem e hierarquia estabelecidas.

    Será que eles estão esperando o comando de seu superior, a globo?

    Quem encontrar, pf, divulgue aqui.

  21. OBSESSÃO TOTAL OU PSICOPATIA ?

    Isso é um retrato real de psicopatia cronica, obsessão contra uma pessoa, a justiça já deveria ter se inteirado da patologia do juiz, ele provavelmente deve está doente, deve passar por uma banca idônea de psiquiatras para atestar sua sanidade mental para o trabalho, suas atitudes se encaixam no estudo do Dr. Hervey Cleckley no clássico da psiquiatria The Mask of Sanity. Quando o cidadão vai até consequências inúteis para seu intento de ego, não importa para ele mais hierarquia e nem nada, ele quer logo ele pode, aparentemente doce, mas o olhar apresenta sintoma de um a pessoa cruel e que a crueldade para ele é consumo do seu próprio ego. O juiz está descontrolado e o que parece ele é alimentado pelos redores de instituições de justiça que parece o força a certas atitudes, ao que parece seu controle esta em outras mãos. Ele pode até está hipnotizado de ódio.

    1. Tedy bundy

      Já escrevi isso várias vezes. porém ninguém acredita. Veja a semelhança física. Esse cidaão chama-se Ted Bundy o maior serial killer psicopata dos USA morto na cadeira eletrica em 89. Frase do Bundy: Estamos em todos os lugares. 

      Resultado de imagem para ted bundy

      Resultado de imagem para ted bundyResultado de imagem para ted bundyResultado de imagem para ted bundy

    2. Fiquei Muito Feliz

      Fora as suas decisões frias sem ter um mínimo de humanitarismo ou dó. Uma de suas afirmações em se tratando de um juiz me deixou pensativo e alarmado. Quando da confirmação da sentença pelo STF ele declarou friamente quando perguntado sobre a decisão:

      “Me sinto MUITO FELIZ”. Meu Deus do céu um juiz que se sente feliz por uma condenação de alguém que ele mesmo condenou é no mínimo chocante. Gostaria de saber o que leva um juiz a ficar FELIZ numa condenação? Ele poderia ter dito algo como: A justiça foi feita. Cumpriu-se as leis. Etc. mais ficar FELIZ .Isso corrobora o que o senhor diz

    3. Os miseráveis

      Victor Hugo já mostrou através do Inspetor Javert ( Os miseráveis )  a obsessão destes justiceiros que vêem a vida como uma linha reta entre o bem e o mal, a eterna oposição  preto x branco. Aplicam esta  fórmula aos outros como truque para não precisarem olhar para dentro de si mesmos !

      No final da obra, ” Javert dirige-se a uma das pontes do Sena e, incapaz de sair da negra espiral da sua dúvida e do seu tormento, atira-se à escuridão  no local onde as águas são mais revoltas ” .

  22. Somente a psicopatia e o

    Somente a psicopatia e o caráter punitivista explicam essa atitude de Moro.

    Em situações normais, nenhum outro juiz veria problema em remeter os autos para outra jurisdição. Seria natural o MP se manifestar contra o pedido da defesa. Mas qual a razão para a recusa do juiz? Que motivação ele teria para criar empecilhos a uma decisão de uma instância superior?

    Como sabido, o Savonarola também arroga-se como parte acusatória e, portanto, interessada. Não se distingue mais quem é o MP e quem é o juiz. E esse interesse que, se não viola a lei, causa muitíssima estranheza a qualquer um que se atenha aos atos desse juiz.

    Só no LRC, no Lupanar Regional de Curitiba, em que delações são moeda de troca, que essa situação ocorre.

  23. Obviamente que o juiz da

    Obviamente que o juiz da globo-cia foi pressionado pelos seus patrões a tomar essa atitude tresloucada. Aliás, parece que a única coisa que ele (e seus asseclas) fazem na vida é perseguir Lula. Está muito claro que estão sendo pagos para isso e se não entregarem o serviço a coisa pode ficar muito feia pro lado deles. É só lembrar como os EUA tratam antigos aliados que “pisaram” na bola. 

  24. Farsa a Jato: uma máfia familiar

    “LAVA JATO”: FAMÍLIAS JURÍDICO-POLÍTICAS PARANAENSES OPERANDO REDE DE INTERESSES. NADA ALÉM.

    A “Lava Jato” é um grande e único circuito de famílias jurídico-políticas paranaenses operando em rede de interesses. Foram derrotados ontem no STF. A última ponta destas famílias político-jurídicas foi atingida ontem pelo relator da votação do Habeas Corpus de Lula, ministro Edson Fachin, no STF. Fachin é casado com a desembargadora do TJ-PR Rosana Amaral Girardi Fachin. A filha Melina Girardi Fachin, do escritório Fachin Advogados Associados, é casada com Marcos Alberto Rocha Gonçalves, filho de Marcos Gonçalves, executivo no grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley, e depois do Mataboi Alimentos, frigorífico administrado por José Batista Júnior, o mais velho dos irmãos Batista. No STJ a conexão era com o ministro relator da Lava Jato, Felix Fischer, casado com a procuradora de Justiça do Paraná aposentada Sônia Maria Bardelli Silva Fischer. Felix Fischer tem três filhos no judiciário paranaense: O desembargador Octávio Campos Fischer, o juiz João Campos Fischer e Fernando Bardelli Silva Fischer, juiz de direito. Gebran Neto, no TRF 4, com tradicional genealogia na Lapa. Na base Sérgio Moro, parente do ex-desembargador Hildebrando Moro e sua esposa Rosangela Wolff Moro, parente de dois desembargadores: Haroldo Bernardo da Silva Wolff e Fernando Paulino da Silva Wolff Filho. Tal como no poder executivo e no legislativo, só entenderemos o judiciário e suas indicações políticas, suas preferências ideológicas, conhecendo as suas unidades familiares e genealógicas de poder. Assim caminha a República do Nepotismo.

    (Ricardo Costa de Oliveira)

  25. Vcs se esqueceram que ele tem

    Vcs se esqueceram que ele tem resultado a entregar?

    Caso não entregue, ele vai dormir com os pés juntos para a eternidade.

    É um arquivo vivo!

  26. Antes de Baixar a Cortina

    Nassif: sempre se disse que Savonarola dos Pinhais não tem que dar satisfação a ninguém fora do eixo Washington-Jardim Botânico nesse caso do Nordestino-Meliante (versão elite-judiciário). Ele tem costas quentes. Manda e desmanda no que bem lhe der na veneta. E se antes tinha o Japones e outros semelhantes para resguardá-lo, agora conta com a quase totalidade dos 4 estrelas verdeoliva.

    Eu só estou preocupado mesmo com os do Çu-premu. Já imaginou se ele manda encanar o pessoal? Tirando Rosinha, a matriarca dos Adams e os que sobraram do Delcídio, vai todo mundo prá rua da amargura. Os Gogoboys avivados vão ter um orgamos judicial.

    Parece que ele está arquitetando julgar o Sapo Barbudo (versão verdeoliva) pela manhã e à tarde desculpar-se, dizendo-se incompetente para o Juízo. Esse cara é um gênio nas maracutais penais. Não atoa os ladrões do Planalto o bajulam.

    E pode, numa dessas, até sobrar prá Verduga da XII Vara de Suplicação. O risco é perder seu cacife na gande mídia. Porque com o Operário (versão FIESP) fora do circuito, como conseguir cinco minutos de glória?  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador