Moro determina bloqueio das contas de empresários da Odebrecht e Gutierrez

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O juiz federal Sérgio Moro determinou na tarde desta sexta-feira (19) o bloqueio de R$ 20 milhões das contas dos presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo. Os dois foram presos na 14ª Fase da Operação Lava Jato. O valor foi bloqueado eletronicamente para garantir eventuais ressarcimentos aos cofres públicos em caso de condenação dos investigados. O bloqueio atinge as contas de mais oito investigados.

As investigações que resultaram na nova fase da Operação revelam que as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez lideravam o cartel de empreiteiras que superfaturavam contratos da Petrobras. Até então, elas não haviam sido alvo de ações da Polícia Federal e nem constavam formalmente no leque de empreiteiras investigadas pela força-tarefa da Lava Jato.

De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, as duas empreiteiras, diferentemente das demais investigadas, usavam um esquema “mais sofisticado” de pagamento de propina a agentes públicos e políticos por meio de contas no exterior, o que exigiu maior aprofundamento das investigações, antes do pedido de prisão dos diretores das empresas. Em entrevista coletiva na manhã de hoje, procuradores afirmaram que não têm dúvidas que ambas fraudaram licitações na Petrobras.

O advogado do presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, entrou com pedido de liberdade na segunda instância da Justiça Federal, em Porto Alegre. O pedido de habeas corpus foi encaminhado para o desembargador João Pedro Gerbran Neto, que rejeitou a maioria dos pedidos de liberdade feitos por presos em outras fases da Operação Lava Jato.

Em nota, a Odebrecht, cujo presidente também foi preso, disse que os mandados de prisão e de busca e apreensão foram desnecessários, sendo que os executivos da empresa sempre estiveram à disposição das autoridades.

Com informações da Agência Brasil

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    UM DESABAFO!”Pelas minhas

     

    UM DESABAFO!
    “Pelas minhas coronárias!”

    Estava me dirigindo para casa, procedente do trabalho, e escuto um desses *’sopradores de latinha’ das emissoras de rádio!
    A maioria segue a pauta do PIGolpista!
    *Rádio Sociedade de Feira de Santana 970 AM, Rádio Princesa FM 96.9. Emissoras da Rede [dos Frades] Capuchinhos de Comunicações. Empresas católicas [do lucro!]. 
    E sem o menor medo nem tampouco pudor de cometer o pecado do fascigolpismo/terrorismo!
    Fala ordinário, descompreendido, pensando que é patrão!
    “Esta etapa da investigação da Operação Lava Jato poderá, enfim, alcançar o ex presidente Lula! Notícias dão conta de que os executivos da Odebrecht são muito próximos do Lula! Inclusive, o presidente Lula viajou várias vezes em jatinhos pagos pela Odebrecht. Sei não! Uhmmm! O presidente Lula é a única possibilidade de salvação do PT! Mas, se o Lula for ‘pego de cheio’ pela Polícia Federal… Sei não!”

    Dileto(a) leitor(a), eu cheguei em casa – e mesmo sabendo que seria perda de tempo -, peguei o telefone!
    Os números do diretório do PT em salvador!
    Nenhum atende!
    Deve ser os festejos juninos!
    Ô RRRAAAIVVVAAAAA!
    Procurei no google o número do telefone do diretório do Partido dos Trabalhadores em Feira de Santana!
    A mensagem:
    ‘Este telefone não existe!’
    Ô RRRAAAAIIIVVVAAAA!

    Eu queria somente indagar:
    “Onde estão os dirigentes, os vereadores, os representantes sindicais do PT, os militantes, os ocupantes de cargos de confiança em empresas estatais…?”

    Dileto(a) leitor(a), o que explica o comportamento deste partido, o PT?
    Como um partido no governo central, tendo governadores, deputados, senadores… Permite tal massacre impiedoso?!
    E, sobretudo, em relação à dignidade e ao legado do ex presidente Lula!
    Não se vê/ouve/lê nem sequer uma manifestação de desagravo!
    E, dileto(a) leitor(a), estou narrando agressões, digamos, “amenas”!
    Sim, porque esses irresponsáveis “batem abaixo da linha da cintura”, impiedosamente!
    Canalhas!
    E covardes!
    Incapazes que são, por exemplo, de falar mal da careca do prefeito da cidade!

    RESCALDO: o grande culpado: ‘o [tíbio] PT da Governança’!
    Um partido erigido das massas trabalhadoras e da intelectualidade, transmutado num ente burocrático e gélido!

    EM TEMPO: a democracia convive, sim, com “a mão de ferro das instituições”!
    Refiro-me, especificamente, a capacidade e altivez mínima de se impor o lídimo contraditório!
    Lídimo e pedagógico!

    NOTA FÚNEBRE: no Brasil, a militância de esquerda está órfão!
    Caldo de cultura propício à proliferação dos vermes!…

    E DÁ LICENÇA!:
    Vou tomar o meu Rivotril®!

    República de’Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  2. Palhaços

    Nassif,

    Este grupo de palhaços está mesmo perdido.

    Dizem que Odebrecht e AG participaram de algum tipo de conluio, o que é praticamente certo, então por qual motivo demoraram mais de 15 meses para ir atrás dos diretores das duas empresas? Uma das motivações do juiz pau mandado Sergio Moro (só pode ser pau mandado) é pegar o Lula, quando sua motivação maior deveria ser aquilo que se recusa a fazer, investigar.

    A LavaJato e sus delações premiadas sem qualquer comprovação tem tudo prá afundar, será o preço da ignorância de meia dúzia do MPF, que, em sua delirante soberba, acreditam que estão salvando o brasisil. Ainda não foram informados que as licitações (por enquanto, poucas) em curso no país continuam a praticar os mesmos métodos de sempre, já que o rito de licitação e de execução do objeto permaneceu intocado, haja burrice.  

  3. A culpa disso tudo é dos

    A culpa disso tudo é dos ministros dos tribunais superiores que assistem todos os preceitos do Direito serem execrados há meses e se calam, se não aguenta ser ministro que fique em casa, agora o que o brasil precisa e de juizes que respeitem a cosntituição e as leis que garantem a igualdade entre as pessoas; o principio do juiz natural foi pro espaço há muito tempo, agora vão investigar angra 3, se não faltei nessa aula fica fora do Paraná, a suspeição e impedimentos desse juiz já foram alegadas tambem, mas fazem cara de paisagem, e esse ritual bizarro continua….

    1. Obviamente…

      …nem passa pela sua cabeça que 5 anos de investigações reuniram provas suficientes para nenhum dos Ministros dos tribunais superiores possa negá-las.

      Obviamente também, você prefere dois habeas corpus num mesmo dia para magnatas.

      Claro, muito mais fácil imaginar uma grande conspiração contra o país envolvendo todas as instâncias da Justiça do que aceitar os fatos como eles são.

  4. Burrice a sua
    Primeiro que, diferentemente de você, um promotor e um juiz precisam das provas para mandar prender alguém. Não basta a palavra de um delator. E as provas vieram pela investigação, como foi dito hoje, já foiram identificadas as off-shore que operavam para as gigantes.
    Por segundo, se ainda tiver gente usando os mesmos estratagemas desta turma que foi presa, eu diria que é até mesmo mais burro que você.

  5. Depois dessas “ações

    Depois dessas “ações espetaculares”, se não forem politicos importantes do PSDB, tais como: Aécio/Serra/FHC…indiciados,julgados e condenados, na minha modesta opinião, a operação Lava Jato não vai valer de nada.

    Será a operação da meia verdade.

  6. Sérgio Moro cruzou o Rubicão

    http://noticias.r7.com/blogs/nirlando-beirao/2015/06/19/lava-jato-vai-para-o-tudo-ou-nada/

    Lava-Jato vai para o tudo ou nada Nirlando Beirão

    O operação Lava Jato – que meu guru e historiador Heródoto Barbeiro me permita a comparação – cruzou ontem o Rubicão. Não tem mais volta. As consequências a partir de agora são imprevisíveis.

    No caso de Júlio Cesar, ao atravessar o rio às portas de Roma, no ano de 49 antes de Cristo, ele decidiu enfrentar o Senado e o rival Pompeu. A guerra estava declarada, ia rolar sangue.

    O Rubicão da Lava-Jato ganhou coincidentemente um nome em latim: Erga Omnes, ou seja, Valerá para Todos.

    Devem passar a noite na prisão dois figurões de alta estirpe: o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo.

    Pela primeira vez, o juiz Sergio Moro e sua turma de procuradores chega ao topo de pirâmide. Não são apenas os executivos que sofrem as humilhações das delações premiadas.

    Um herdeiro, dono, sócio controlador, como Marcelo Odebrecht, entra no rol dos acusados – ou pelo menos investigados. A prisão é, por si só, seja o detento culpado ou não, uma dolorida e inesperada degradação.

    O problema é que, desta vez, não haverá tanta celebração, como antes, nos cenáculos do poder e nos arraiais da Casa Grande.

    Marcelo Odebrecht é um dos mais ativos membros do clube do milhão, frequenta ambientes pluripartidários, trafega tanto no PT quanto no PSDB, no PMDB, no PSB, é um sujeito respeitado e admirado pelo empresariado.

    Perguntem, por exemplo, para o Fernando Henrique, para o Aécio Neves, para o Paulo Skaf, para o João Doria – pessoas tão empenhadas em denunciar os erros do atual governo.

    Tenho certeza que a prisão tanto do Marcelo quanto do Otávio lhes traz um travo de amargura e de dúvida. Até os mais ferrenhos adversários do PT devem estar agora atemorizados com o atropelo dos justiceiros.

    Será que a República Judicial de Curitiba está indo longe demais em sua sanha punitiva? Vale a pena aviltar, com base em denúncias a soldo e em mera suposições, figuras de tão alto calibre?

    Júlio Cesar triunfou, fundou um império mas pagou o preço. O general Moro grita hoje “alea jacta est”, a sorte está lançada. A dele, especialmente.

    1. Quem diz até onde este juiz

      Quem diz até onde este juiz pode ir atende pelo nome de Rede Globo.

      Os PFs, Procuradores e o Juiz do só avançam até onde a Globo deixar.

      Com 3 ou 4 dias de JN e um Fantástico, sua rede de comunicações e seus seguidores FSP, Estadão, Veja e cia, não sobra pedra sobre pedra destes três entes do Estado.

       

      1. Concordo. Toda a segurança e

        Concordo. Toda a segurança e empáfia do juiz e sua turma se assentam no apoio que recebem da Rede Globo e da revista Veja. As duas, como se sabe, não têm reserva moral para sustentar um justiceiro voluntarista imprevisível.

  7. O Juiz deveria completar sua

    O Juiz deveria completar sua obra e já decretar a falencia das duas empresas dentro de sua crença de destruição criativa. Está sobrando emprego e as duas empresas não fazem falta.

    1. Perfeito, André.


      Estamos correndo sério perigo de paralisação das principais obras de nosso País e milhares de desempregos surgirem. O PIB está nas mãos de um juiz de primeira instância.

      Vamos acordar.

      Podemos despertar, de repente, com um País totalmente naufragado.

      É importante, imediatamente, a OAB se posicionar e os advogados pressionarem as instâncias superiores.

      Podemos estar sepultando a economia de nosso País.

       

       

       

  8. Esse juizinho aí vai

    Esse juizinho aí vai investigar os contratos de publicidade da Petrobrás quando? Onde é que a Petrobrás faz mais propaganda? Será que ele vai mandar prender os donos dessa empresa? Será que ele é mesmo corajoso ou mais um bundão a serviço da máfia MOR do Brasil?

  9. Empresariado brasileiro vai acordar?

    Será que agora o capital produtivo vai acordar? Até o momento eles ficaram quietos, assistindo ao circo midiático do PSDB-Moro em ação, talvez acreditando que o motivo seria apenas acabar com o PT.

    Com esta ação, o PSDB-Moro deixou claro que a briga é contra o capital nacional.

    Se o pt ( sim, minúsculo) ainda fosse um partido, seria a hora de abrir uma frente de mobilização com o PIB industrial do brasil para defender o investimento. Como este partido ( pt ) acabou, o resultado será a transformação do Brasil numa província dos EUA.

    Triste pt!

  10. E ………………………

    Os salvadores da Pátria, agora chegam para punir e prender os moradores do topo da pirâmide !!!!!

    Quando baniram as algemas, pois elas contrangiam os algemados das camadas superiores, nada se fez.

    Agora, prendem os donos das duas maiores empreiteiras do País, causando um prejuízo enorme, seja em empregos, paralizações de obras, muito maior do que podem reaver.

    Se alguns pensam que com estas prisões e investigações irãos banir a corrupção do País, estão redondamente enganados. Vide a Operação Mãos Limpas na Itália!

    Quanto a destruir reputações baseando apenas em delações premiados, ilações ou suposições midiáticas, eu digo – é o fim da picada. A omissão dos outros poderes, caso esteja o juizinho violando as regras juridicas, so prova que são covardes ou têm o rabo preso e por isto se acovardam !!!!

    É esperar para ver até onde isto vai dar !!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. É bobagem pensar que o

    É bobagem pensar que o objetivo seja fazer justiça, ou mesmo pegar o Lula. O objetivo principal já foi alcançado: avançar no cerco aos BRICS e desativar a aliança e os acordos em pauta. A Rússia sob sanções e sendo forçada a uma guerra custosa na Ucrânia que poderá leva-la à ruína econômica. A China sofrendo um cerco militar e diplomático. O Brasil metido nesta encrenca político-econômica que ninguém me convence da não intervenção externa. A Índia ainda está surfando em certa paz, mas foi ex-colônia britânica…

    O Império parece estar jogando sua última cartada. Tomara que isto tudo não termine a civilização numa guerra termo-nuclear!

  12. Não por acaso,

    Não por acaso, foi no segundo governo de Dilma, após dois governos de Lula, que os presidentes da duas maiores empresas do Brasil foram em cana. Há muitos motivos pra isso, e saliento dois: republicanismo ingênuo, sim, da parte dos governantes do PT; e golpismo oportunista, sim, de seus opositores. Tanto que estes insistem que todos esses esquemas corruptos começaram, vejam só que coincidência, nos governos do PT. Não se deve denunciar, muito menos investigar, nada do que rolou desde a ditadura, passando por ACM, Collor, FHC, nem aí aí pelos estados, inclusive. Claro que estas empresas se tornaram tão poderosas graças ao capitalismo corrupto e principalmente corruptor, além de por causa de seu “empreendedorismo”. E é mesmo histórico que nunca antes neste país, grandes empresários tenham ido pra cadeia. Só que, sem ter bola-de-cristal, prevê-se que logo essa turma esteja solta, os principais culpados de sempre sejam condenados (os do PT claro), e daí fica tudo como dantes no quartel de abrandes.

  13.  
     
    COMPARANDO O PROER COM A

     

     

    COMPARANDO O PROER COM A LAVA JATO! I

    … O que explica um [reles] juiz de primeira instância, de alguma província do Paraná submeter o Brasil a essa bandalheira?
    Resposta: ‘a tibieza do PT da Governança’!
    No vácuo do outro rábula psicopata, o do julgamento de exceção do Mentirão, esse mequetrefe togado “coloca o país de ponta-cabeça”!
    A serviço do golpe jurídico-mediático aina ora em curso!
    Respaldado pela CIA &$ o Pentágono!
    As organizações criminosas Globo os tentáculos sórdidos em nossas plagas!

    ***

    Dileto(a) leitor(a), na madrugada do dia 4 de novembro de 1995, o governo federal redigiu a Medida Provisória (MP) número 1.179, publicada no Diário Oficial (DO) da União na segunda-feira subsequente. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer).
    Pois bem, ‘O Príncipe da Privataria’ DEMoTucana criou o PROER!
    (…)

    Fiquemos com uma fonte insuspeita:

    A batalha do Proer não acabou, 20 anos depois
    Por jornalista JOÃO VILLAVERDE
    29 Abril 2015 | 08:45

    Vinte anos após o polêmico programa que injetou dinheiro público em 7 bancos privados que quebraram, a batalha continua. Três bancos ainda devem quase R$ 30 bilhões ao governo. Documentos inéditos revelam parte importante de uma história viva do País:
    Imagine, caro leitor, que sete dos maiores bancos privados do País estão quebrados. Literalmente: quebrados. Diante disso, o governo decide injetar dinheiro público – e muito, muito dinheiro público – nessas instituições financeiras para evitar que a falência leve o sistema ao chão. Ao mesmo tempo em que coloca o dinheiro nos bancos, o governo toma o controle dessas instituições para si e as divide em duas partes. A parte boa, com ativos, é colocada à venda para outros bancos. A parte ruim… bem, a parte ruim de três desses sete desses bancos existe até hoje, 20 anos depois.
    Este foi o Proer, o mais polêmico programa de nossa história econômica. Seu nome completo, como foi criado em novembro de 1995 pelo governo federal, é Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.
    Em valores da época, o Banco Central injetou nada menos do que R$ 16 bilhões em dinheiro público nos seguintes bancos: Nacional, Econômico, Mercantil, Bamerindus, Banorte, Pontual e Crefisul. Pelo site do Banco Central, clicando aqui, é possível ao leitor atualizar esse patamar para valor presente.
    (…)

    FONTE, pasme; http://economia.estadao.com.br/blogs/joao-villaverde/a-batalha-do-proer-nao-acabou-20-anos-depois/

     

  14. Os coxinhas dizem que o

    Os coxinhas dizem que o governo quer transformar o Brasil numa Venezuela. Mentira. O Moro e a oposição é que querem que o Brasil venha a ser uma Venezuela, quebrado como ela. O Moro está fazendo de um tudo para quebrar o país e está quase conseguindo sob os olhares abobados de todos, principalmente do STJ e STF.

  15. “Demorou porque utilizam um

    “Demorou porque utilizam um sistema mais sofisticado”. Sistema mais sofisticado com toda a certeza signica que não há provas concretas. Eles lá na Lava Jato não têm provas concretas e mesmo assim prendem. Talvez só tenham as informações vagas da espionagem empresarial internacional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador