Moro determina ‘exclusão’ de menção a Toffoli em relatório da Lava Jato

Jornal GGN – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, determinou a exclusão de um trecho de relatório da Polícia Federal que afirma que a família de José Carlos Bumlai, investigado pela operação, tinha influência no Supremo Tribunal Federal, na figura do ministro Dias Toffoli.

Para Moro, o relatório faz uma afirmação “leviana” que “deve ser evitada em análises policiais”. O documento da Polícia Federal diz que “a influência não era somente em agentes políticos da Administração Pública, mas também na Suprema Corte, na pessoa do Ministro Toffoli”.

Segundo a PF, Maurico Bumlai, filho de José Carlos, tinha um arquivo com número de telefone de autoridades públicas. Para o jornal O Estado de S. Paulo, o gabinete do ministro do STF negou qualquer “relação de amizade” entre Toffoli e Bumlai.

Leia mais abaixo:

Do blog do Esmael Moraes

Moro determina a ‘exclusão’ de Toffoli da Lava Jato; leia o despacho

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, não pode ser citado pela PF no relatório da Lava Jato. A decisão é do juiz Sérgio Moro, que determinou a exclusão do trecho que descreve a relação de Toffoli com a família José Carlos Bumlai — investigado pela operação.

“Assim, o relatório, sem base qualquer, contém afirmação leviana e que, por evidente, deve ser evitada em análises policiais que devem se resumir aos fatos constatados”, despachou Moro, nitidamente puxando a orelha do agente da PF Antonio Chaves Garcia.

O magistrado da Lava Jato se apavorou com a passagem no texto afirmando que a família Bumlai, em razão dos contatos acima encontrados, detinha uma influência política muito grande durante o período em que o Partido dos Trabalhadores (PT) estava no poder. E ainda “a influência não era somente em agentes políticos da Administração Pública, mas também na Suprema Corte, na pessoa do Ministro Toffoli”, detalha o documento da PF.

Dias Toffoli é protegido do ministro Gilmar Mendes no STF, logo tem razão Moro em remover a citação no relatório. Portanto, esse caso confirma como verdadeiro aquele ditado segundo qual passarinho que come pedra sabe o [c] que tem… Ou seria a consagração da máxima segunda qual corvo não come corvo?

Leia a íntegra do despacho:

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Afinal, o Moro é juiz ou

    Afinal, o Moro é juiz ou meganha? É meganha ou procurador? É procurador ou juiz? Ah! É tudo junto e ajuntado? Putz, mais criminoso, impossível. Desde quando um juiz manda a polícia eou a promotoria retirar isso ou aquilo de qualquer papel? Ora, ora e ora, em Curitiba, pois… Mais corrupção, impossível. E os ministrecos corregedores se transformaram em corredores sem obstáculos: pinto desMoronamento, são os primeiros a correr pra longe. Muito longe. Mais bando, só quadrilha: haja são joão.

  2. Afirmação leviana só se for

    Afirmação leviana só se for contra Lula e o PT, contra a minha “casta” não!

    Logo a delação que revela a doação de 23 Mi ao Serra na Suiça será também uma afirmação leviana e o chanceler poderá continuar impune entregando a Petrobras aos EUA.

  3. Traduzindo

    Delegadozinho recolha-se a sua insignificância, quem pode fazer afirmação leviana somos só eu (Moro) e o MP da republica do paraná (minuscula mesmo).

  4. Luis Nassif, GGN
    Voces estão

    Luis Nassif, GGN

    Voces estão assistindo esta comissão da Reforma Política na Camara?

    A de hoje, em torno de  80 minutos. 

    O relator diz queo supremo não tem que se meter nas questões legislativas, mas o relator enaltece a presença de tofolli, henrique neves e de quebra diz que gm estará presente na próxima.

     

  5.  
    Agora me digam os senhores!

     

    Agora me digam os senhores! : Existe na face da terra, ou mesmo, nalgum recanto dos confins da PQP nossos merdas, digo, homens públicos (aqui, emprego o termo “homens públicos” no mesmo sentido que adotamos para designar “Mulheres Públicas,” embora essas sejam mais dignas de respeito). Falava de juizes mais acanalhdos do que estes canalhas que militam na nossa República da Banolândia? São descardos demais…os nossos filhos da PQosP.

    Orlando

  6. Sérgio Moro deve saber muito

    Sérgio Moro deve saber muito mais sobre os Ministros do STF do que afirma em seu relatorio o pobre delegado da PF. Ele sabe que nessa cumbuca ele não metera as mãos. Alias, essas historias de chantagens com Ministros… Mas fico pensando o pé de guerra que se encontra a PF e a força-tarefa da Lava Jato. Toda essa operação e suas zonas sombrias ainda precisam ser esclarecida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador