Moro dispensa Lula de ser testemunha de Bumlai

Da Agência Brasil

Sérgio Moro homologa dispensa de Lula como testemunha de Bumlai

Por André Richter

O juiz Sérgio Moro homologou hoje (11) o pedido de dispensa do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como testemunha de defesa do empresário José Carlos Bumlai, réu na Operação Lava Jato.

O depoimento de Lula tinha sido marcado para segunda-feira (14), às 9h, por videoconferência, na Justiça de São Paulo. De acordo com o Código de Processo Penal (CPP), o réu pode desistir da oitiva de testemunhas arroladas por ele.

Em troca do depoimento presencial, Lula enviou, por meio da defesa de Bumlai, esclarecimentos por escrito ao juiz. O ex-presidente afirmou que é amigo de Bumlai desde 2002 e que nunca tratou de assuntos políticos com o pecuarista. Lula também informou que nunca teve conhecimento de que Bumlai tenha usado a amizade com ele para obter vantagens em qualquer tipo de negócio.
Antes de decidir pela homologação, Moro disse aos advogados de Bumlai que as declarações enviadas por escrito pelo ex-presidente Lula não podem ser usadas como prova na defesa do pecuarista.

Para Sérgio Moro, declarações a favor de investigados devem ser feitas por meio do contraditório, conforme estabelece o CPP. 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa foto do Moro lembra as

    Essa foto do Moro lembra as fotos tiradas do FHC pelos jornais da época que o apoiavam e o colocaram na cadeira de presidente para que deipois de eleito, vende-se as empresas brasileiras a preço de banana para o estrangeiro. Ou me faz lembrar quando o FHC sentou na cadeiro de Jânio QUadros para os jornais tirarem fotos dele e o elegerem, e o Jânio quadros ao saber deste fato, limpou a cadeira antes de sentar.

    1. Seria muito divertido o pig

      Seria muito divertido o pig adotar Morojá como candidato a Presidente e deixar Aócio, Serra e Alckmin em segundo plano. Dossies é o que não faltarão.

  2. Embora o orgulho do pedante e

    Embora o orgulho do pedante e pueril juiz da guantánamo paranaense o leve a afirmar coisas do tipo “declarações a favor de investigados devem ser feitas por meio do contraditório, conforme estabelece o CPP”, ele JAMAIS terá a humildade de admitir os graves e reiterados erros que vem cometendo. Isso só piora as coisas para ele, jjá que demonstra que os erros são intencionais. Os abusos de autoridade e ilegalidades que sérgio moro vem cometendo já foram apontados por outros juristas e mesmo juízes, os quais possuem muito mais experiência e qualificação que  o herói midiático da 13a vara federal do PR. A verdade nua e crua é que o paladino da (in)justiça paranaense começa a ‘amarelar’, depois que a maioria dos juristas, dos intelectuais e pensadores brasileiros, assim como líderes mundiais passaram a criticar duramente os atores da Lava Jato, declarando apoio ao ex-presidente Lula. sérgio moro sabe que o prazo de validade dele está prestes a vencer; e depois disso, apenas os abutres serão atraídos pelo odor nauseabundo do seu cadáver jurisdicional.

  3. O cenario de governança do

    O cenario de governança do Brasil hoje se constitue 99% em inqueritos, delações, depoimentos, audiencias, condução coercitiva, confissões, denuncias, os outros 1% ficam para a economia, politica externa, emprego, desenvolvimento, infra estrutura, problemas de saneamento, transportes, drenagem, detalhes sem importancia.

    Enquanto a recessão já vira depressão e corre a galope para uma tragedia social os salarios, ferias, auxilios e vantagens do Poder Judiciario seguem intocaveis e a maior industria do Pais é a de cursinhos de preparação para concursos publicos.

     

    1. Ocorreu uma leitura

      Ocorreu uma leitura equivocada do pós-eleição 2014, em que o governo focou que um simples ajuste fiscal seria o pote de ouro para a felicidade. Nomeou-se Levy e pronto. O governo foi balear sua base social, perdeu popularidade necessária para a travessia e ficou na linha de tiro da conspiração judicial-midiática-tucanaa. Quando o governo foi perceber isso, já estava na luta pela vida.

      O que deveria ter sido feito nas semaas iniciais pós-eleição era um desenho de um pacto minimizador de danos. O MPF não possui apenas esses “jovens turcos”, mas gente sensata, com exata sensação de barganha. O Judiciário, também. A presunção de culpa e o abuso das prisões preventivas deveria ter sido contido. No entanto, por comodismo, ou por medo, nada foi feito tanto no Executivo, como nas esferas moderadas do Judiciário.

      Diziam que Brasília era a “ilha da fantasia”. Discordo, no Brasil há um verdadeiro arquipélago da fantasia. Nos fóruns e tribunais desse país. O juiz muitas vezes nem precisa frequentar seu gabinete. Pode despachar em casa e alguns assessores, até mesmo comissionados, fazem o grosso do trabalho também em casa. O máximo de contato com a realidade do cidadão comum é no trânsito nosso de cada dia. Não fazem a feira, não carregam compras, não assistem conteúdo nacional na TV. Férias… só no exterior. Auxílios mil. Até um de 1ª Instância ganha mais do que o teto constitucional. São uns avacalhados!

      1. Antes da leitura equivocada

        Antes da leitura equivocada do pós-eleição é imprescindível falar da pré-eleição: aí reside o grande equívoco de Dilma e do PT e a causa da sua impopularidade: ela mentiu para seus eleitores de uma maneira inaceitável. 
        Ela nunca poderia ter mentido da forma que o fez, sabendo que nunca poderia manter o que prometia.   Com o ajuste e os cortes trabalhistas feriu de morte a base social. Montou o ministério mais incompetente e inexpressivo que já houve. Em seguida Cunha arrasou com a governabilidade e a lavajato faz a sua parte.

  4.  
    [Da série “Mais um amigão

     

    [Da série “Mais um amigão do Alckmin, do FHC, do (S)erra do ‘Aécio Furnas’ et caterva blindado para o ‘vazamento do esquecimento’ da (mega)corrupção”!] ENTENDA MAIS UM EXEMPLO DE ESTRATÉGIA DO ‘MODUS OPERANDI’ MAFIOSO DO *PIMG *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista) Desde sempre o segmento superior da página principal do portal uol/folha costuma trazer manchetes espalhafatosas atacando o governo da presidente Dilma Rousseff, o [eterno] presidente Lula e o PT.No meio da mesma página os assuntos reservados dizem respeito a esporte, entretenimento [notas relacionadas às novelas chinfrins e ao BBB ambos do Projac, ‘barracos’ e frivolidades envolvendo celebridades, gastronomia, turismo e etcétera do gênero]…Dileto(a) (e)leitor(a), agora, pasme:ninguém de sã consciência imaginaria que na atual quadra de denúncias acerca do tema corrupção fosse encontrada a seguinte notícia cuja manchete foi ‘vazada’ quase que para o rodapé da referida página principal do nebuloso portal uol/folha – e postado de madrugada [provavelmente, a manchete não irá resistir a 24 horas até ser “incinerada no Inferno do Esquecimento”]… *** Ex-ministro de FHC vira réu por lavagem de dinheiro em processo desmembrado do mensalão Carlos Eduardo CheremColaboração para o UOL, em Belo Horizonte 12/03/201600p0 O ex-ministro das Comunicações no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e candidato derrotado ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2014, Pimenta da Veiga, virou réu em processo pelo crime de lavagem de dinheiro em processo desmembrado da Ação Penal 470, o mensalão do PT. Se condenado, Pimenta da Veiga estará sujeito a uma pena que pode ir de 3 até 10 anos de prisão.Um dos fundadores do PSDB em 1988…(…) FONTE: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/12/ex-ministro-de-fhc-vira-reu-por-lavagem-de-dinheiro-em-processo-desmembrado-do-mensalao.htm

  5. Vão recuar agora, para terem

    Vão recuar agora, para terem um ar de insenção. Em algumas semanas, devem ir atrás do Aècio Neves, que será o boi de piranha da direita. Aí a Lava Jato ganhará um ar de isenção que hoje lhe falta. Depois vão para o prêmio final: Lula. Fiquem só vendo (e, claro, não vão precisar de provas, só “domínio de fato” tá bom).

  6. depóis de tantos atos

    depóis de tantos atos meramente punitivos, sem direito garantista,

    prisões preventivas infames,

    nada que veha dessa repíblica dos equívocos epistemicos

    e dos olhos rútilos e polifemicos pode tranquilizar a gente…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador