Moro impede que Cunha acuse envolvimento de Temer no esquema

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Nenhuma denúncia pesa contra o presidente da República”, respondeu Sérgio Moro
 
 
Jornal GGN – O juiz federal Sérgio Moro barrou a clara estratégia da defesa de Eduardo Cunha (PMDB) de reverter a responsabilidade que recai sobre ele na mira da Operação Lava Jato para o presidente Michel Temer, com duplo viés: se Temer desconhecer, Cunha não pode ser condenado; e se Temer responder as perguntas, é ele quem deve responder na Justiça.
 
Mas de um total de 41 perguntas enviadas pelo advogado do peemedebista para o presidente responder por escrito, apenas 20 foram liberadas por Moro. Conforme divulgou o GGN, o ex-presidente da Câmara arrolou Michel Temer para ser sua  testemunha na investigação contra o ex-parlamentar na Lava Jato em Curitiba. 
 
E, pelo teor das perguntas, a estratégia da defesa de Cunha é provar que, se ele era um dos responsáveis por comandar o esquema de corrupção dentro do PMDB na Petrobras, o então presidente da sigla, Michel Temer, teria conhecimento sobre indicações, decisões e influências, e poderia então ser responsabilizado na Lava Jato.
 
Caso contrário e mais provável, se Temer negasse o conhecimento ou as informações, Cunha argumentaria que não ele pode ser responsabilizado. Em uma das perguntas, o ex-deputado pergunta se Temer recebeu o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada em sua própria residência, em São Paulo, e se teve conhecimento de reunião com fornecedores da estatal em seu próprio escritório, “com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010”.
 
As questões elaboradas por Cunha junto a seus advogados referem-se a indicações para a Petrobras, disputas internas dentro do partido e da Câmara dos Deputados, influências sobre lideranças no Congresso, divisão de poderes na sigla, indicações para a presidência de Furnas e da Vice-Presidência dos Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal – ambos cargos foram apontados pelos investigadores da Lava Jato como influência de Cunha para seguir esquemas de desvios.
 
Ainda, o ex-presidente da Câmara foge das investigações em si a que é hoje alvo da Lava Jato, com indiretas de acusação ou envolvimento de Temer no esquema e desvios para suas campanhas políticas.
 
“Qual a relação de Vossa Excelência com o Sr. José Yunes? O Sr. José Yunes recebeu alguma contribuição de campanha para alguma eleição de Vossa Excelência ou do PMDB? Caso Vossa Excelência tenha recebido, as contribuições foram realizadas de forma oficial ou não declarada?”, questiona Cunha.
 
Mas a tentativa de Cunha de se salvar arrolando o próprio presidente Michel Temer nas acusações foi antes paralisada. Moro não considerou as perguntas estratégias de defesa, mas interpretou que Cunha tentava investigar Michel Temer.
 
“Nenhuma denúncia pesa contra o presidente da República e que, se isso ocorresse, elas deveriam ser investigadas no STF (Supremo Tribunal Federal), e não em Curitiba, já que Temer tem foro privilegiado”, teria respondido o magistrado, segundo informações de Monica Bergamo.
 
Leia mais: Estratégia de Cunha é que, se fosse corrupto, Temer saberia
 
A seguir todas as perguntas enviadas pelo ex-deputado:

1 – Quando da nomeação do Sr. Jorge Zelada na Petrobrás, qual era a função exercida por Vossa Excelência?

2 – No início de 2007, no segundo governo do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, houve um movimento na bancada de deputados federais do PMDB visando a sua pacificação e isso incluiu a junção dos grupos antagônicos. Vossa Excelência tem conhecimento se isso incluiu o apoio ao candidato do PT à presidência da Câmara com o compromisso de apoiá-lo como candidato no segundo biênio em 2009?

3 – Vossa Excelência tem conhecimento de acordo para o então líder da bancada, Sr. Wilson Santiago, concorrer à Primeira Secretaria e o Sr. Henrique Alves assumir a liderança?

4 – Vossa Excelência tem conhecimento da divisão da maioria da bancada em coordenações, sendo o Sr. Tadeu Filippelli no Centro-Oeste, Eduardo Cunha no Rio de Janeiro e o Sr. Fernando Diniz em Minas Gerais?

5 – Vossa Excelência tem conhecimento da nomeação do Sr. Geddel Vieira de Lima para o Ministério da Integração Nacional, do Sr. Reinhold Stephanes para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Sr. José Gomes Temporão para o Ministério da Saúde?

6 – Vossa Excelência indicou o nome do Sr. Wellington Moreira Franco para a Vice- Presidência do Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal?

7 – Vossa Excelência fazia a interlocução com o governo como presidente do PMDB juntamente com o líder Sr. Henrique Alves quando se tratava da Câmara dos Deputados?

8 – Vossa Excelência tem conhecimento se as coordenações ficaram responsáveis por indicações levadas ao Governo Federal para atendimento dos seus deputados?

9 – Vossa Excelência tem conhecimento se na coordenação do Rio de Janeiro, coordenada pelo Sr. Eduardo Cunha, coube a indicação do ex-prefeito, ex-vice-governador do Rio de Janeiro e à época Secretário de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Paulo Conde, para a presidência de Furnas?

10 – Vossa Excelência tem conhecimento se na coordenação do Centro-Oeste, coordenada pelo Sr. Tadeu Filippelli, couberam as indicações do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal e da vice-presidência de Governo do Banco do Brasil?

11 – Vossa Excelência tem conhecimento se na coordenação de Minas Gerais, coordenada pelo Sr. Fernando Diniz, coube a indicação do diretor da área internacional da Petrobrás, tendo sido indicado o Sr. João Augusto Henriques, vetado pelo Governo, e depois substituído pelo Sr. Jorge Zelada?

12 – Vossa Excelência tem conhecimento se a interlocução com o Governo era feita com o ex-presidente, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva?

13 – Vossa Excelência tem conhecimento de quais ministros mais participavam?

14 – Vossa Excelência foi procurado pelo Sr. José Carlos Bumlai para tentar manter o Sr. Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobrás?

15 – Vossa Excelência já conhecia o Sr. José Carlos Bumlai? De onde?

16 – Vossa Excelência recebeu o Sr. Nestor Cerveró para discutir a permanência dele na Diretoria Internacional da Petrobrás?

17 – Quando Vossa Excelência o recebeu? Onde e quem estava presente?

18 – Vossa Excelência foi comunicado pelo Sr. Nestor Cerveró sobre uma suposta proposta financeira feita a ele para sua manutenção no cargo?

19 – Caso Vossa Excelência tenha sido comunicado pelo Sr. Nestor Cerveró, quem teria feito a proposta e qual foi a vossa reação? Por que não denunciou?

20 – Vossa Excelência tem conhecimento se o Sr. Eduardo Cunha teve alguma participação na nomeação do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobrás?

21 – Quantas vezes Vossa Excelência esteve com o Sr. Jorge Zelada?

22 – Vossa Excelência recebeu o Sr. Jorge Zelada alguma vez na sua residência em São Paulo/SP, situada à Rua Bennett, 377?

23 – Caso Vossa Excelência o tenha recebido, quais foram os assuntos tratados?

24 – Após a morte do Sr. Fernando Diniz, Vossa Excelência tem conhecimento de quem o substituiu na coordenação da bancada de Minas Gerais?

25 – Vossa Excelência recebeu alguém para tratar de algum assunto referente à área internacional da Petrobrás?

26 – Vossa Excelência encaminhou alguém para ser recebido pelo Sr. Jorge Zelada na Petrobrás?

27 – Vossa Excelência encaminhou algum assunto para ser tratado pela Diretoria Internacional da Petrobrás?

28 – Vossa Excelência tem conhecimento sobre a negociação da Petrobrás para um campo de petróleo em Benin, na costa oeste da África?

29 – Vossa Excelência tem conhecimento de alguma participação do Sr. Eduardo Cunha em algum assunto relacionado à Petrobrás?

30 – Vossa Excelência tem conhecimento de alguma participação do Sr. Eduardo Cunha na compra do campo de petróleo em Benin?

31 – Vossa Excelência conhece o Sr. João Augusto Henriques?

32 – Caso Vossa Excelência conheça, quantas vezes esteve com ele e sobre quais assuntos trataram?

33 – Vossa Excelência sabe de alguma contribuição de campanha que tenha vindo de algum fornecedor da área internacional da Petrobrás?

34 – Vossa Excelência tem conhecimento se houve alguma reunião sua com fornecedores da área internacional da Petrobrás com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010, no seu escritório político na Avenida Antônio Batuira, no 470, em São Paulo/SP, juntamente com o Sr. João Augusto Henriques?

35 – Qual a relação de Vossa Excelência com o Sr. José Yunes?

36 – O Sr. José Yunes recebeu alguma contribuição de campanha para alguma eleição de Vossa Excelência ou do PMDB?

37 – Caso Vossa Excelência tenha recebido, as contribuições foram realizadas de forma oficial ou não declarada?

38 – Matéria publicada no “O Globo” no dia 26/09/2007, citada na denúncia contra Eduardo Cunha, dá conta de que após uma interrupção na votação da CPMF na Câmara dos Deputados, Vossa Excelência foi chamado ao Planalto juntamente com o então líder Sr. Henrique Alves para uma reunião com o então ministro Sr. Walfrido Mares Guia para tratar de nomeações na Petrobrás. Vossa Excelência reconhece essa informação?

39 – Caso esta reunião tenha ocorrido, quais temas foram tratados? A nomeação do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobrás foi tratada?

40 – A matéria cita o desconforto do PMDB porque haveria o compromisso das nomeações na Petrobrás, mas só após a votação da CPMF. No entanto, a então chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Sra. Dilma Rousseff, teria descumprido o compromisso e nomeado a Sra. Maria das Graças Foster para a Diretoria de Gás e Energia e o Sr. José Eduardo Dutra para a BR Distribuidora. Vossa Excelência reconhece essa informação?

41 – Vossa Excelência tem conhecimento se o desconforto teria causado a paralisação da votação da CPMF, que só foi retomada após o compromisso de nomear os cargos prometidos ao PMDB?

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar do Moro, o Temer deveria responder todas as perguntas

    Nada obstante o indeferimento de parte das perguntas pelo Sérgio Moro, o Michel Temer deveria tomar uma atitude ético-republicana-transparente e responder para o Brasil todas as perguntas formuladas pelo Eduardo Cunha.

    Se não responder é porque tem o rabo preso. Certamente, o Moro também está com o rabo preso.

    1. “Temer deveria tomar uma

      “Temer deveria tomar uma atitude ético-republicana-transparente e responder para o Brasil todas as perguntas formuladas pelo Eduardo Cunha”:

      Verdade, inclusive aquela de filho de 3 anos de idade ter DOIS MILHOES DE REAIS EM BENS E DINHEIRO SEM ORIGEM IDENTIFICADA.

      Essa pergunta do ECunha foi OTIMA!  Ate eu gostaria de ter perguntado isso!

  2. Pegadinha tripla!

    Como o Moro CONHECIA O TEOR DAS RESPOSTAS, para previamente selecionar perguntas?

    Então o Moro SABE DOS MAUS FEITOS DO TEMER!

    Por que se não soubesse como censurar?

    O Moro é cumplice?

    Manda para a ONU investigar…

    1. Ta parecendo cumplicidade, E

      Ta parecendo cumplicidade, E TA MESMO!  Note esse item do que esta sendo dito pro resto do Brasil quando ninguem esta olhando:

      http://www.jornaldeluzilandia.com.br/txt.php?pageNum_recult=5&id=45973

      “A maioria das perguntas formuladas pela defesa trata de questões que envolvem os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Jorge Zelada. O restante das perguntas foi mantido por ter pertinência,”mesmo que um pouco remota” com as acusações”

      Como eh que eh?????  TODAS AS PERGUNTAS que tinham a ver com Cerveroh e Jorge Zelada foram CORTADAS??????

      Qual eh a queima legalizada de arquivos aqui, GGN?????????  Alguem saberia responder?

  3. Amigos,
    Claro que o Cunha

    Amigos,

    Claro que o Cunha sabia que várias perguntas não seriam aceitas por questões jurídico-processuais.

    No entanto, elas foram feitas, foram colocadas na roda.

    O Cunha pautou a imprensa e abriu nova linha de investigações.

    Cabe a nós e ao que resta de jornalistas decentes irmos atrás.

    Que tal um financiamento coletivo para jornalistas verificarem cada uma das perguntas vetadas?

    Claro que o Cunha tem provas dos fatos que ele transformou em “perguntas”.

    Alguém duvida?

    A estratégia do Cunha não foi derrotada.

    As perguntas vetadas querem respostas.

    E não será difícil obtê-las, tenho certeza.

    E aí, Nassif, esse movimento não entra no seu xadrez?

     

    1. Exatamente

      É evidente que os advogados do Cunha sabem que, como o Temer tem foro privilegiado (que o Cunha perdeu), o Moro não admitiria questões relativas a ele, por imposição processual legal. O objetivo do Cunha foi mesmo jogar a questão na pauta e criar problemas para o presidente.  

    1. Nao.  Como eu notei abaixo,

      Nao.  Como eu notei abaixo, as perguntas cortadas se preocupavam MENOS com Temer do que com outras pessoas.  Nao tinha a ver com algum Temer “futuro reu” (KKKKKKKKK…) de Moro mas sim com o envolvimento dele com duas delacoes previamente “premiadas”.  E tem alguma coisa errada ou com elas ou com Moro.

      Tem alguma coisa erradissima com essa historia, gente.

    1. O que foro privilegiado tem a ver como testemunha?

      Se uma pessoa tem foro privilegiado, porque ele não poderia responder o que sabe como testemunha?

      As eventuais respostas às perguntas vetadas por Sérgio Moro não vão iriam o foro privilegiado do Michel Temer.

      As perguntas foram vetadas por Moro e Michel Temer têm o rabo preso.

  4. Se o Rodrigo Janot quisesse

    Se o Rodrigo Janot quisesse mesmo investigar o PMDB é so ir no rastro das perguntas pegadinhas de Eduardo Cunha. Quanto ao Sérgio Moro nenhuma novidade. O objetivo de sua missão é prender Lula e fechar o capitulo Lava Jato, que ja destruiu e desandou o que precsiva destruir e derrubar.

  5. No puteiro Brasil, não se duvide de que…

    No puteiro Brasil, não se duvide de que…

    … Temer tenha comunicado quais as perguntas que não lhe interessava responder.

    1. Alexis, veja este comentário no blog “Diário do Centro do Mundo”

      Alexis, veja este comentário no blog “Diário do Centro do Mundo”:

       

      Cesar Azevedo • 3 horas atrás

      Li as 41 perguntas feitas pelos advogados de Eduardo Cunha e teria indeferido algumas perguntas, mas não tantas assim (quase metade). Porém, vou um pouco mais fundo na análise em si. Desenvolvo o raciocínio abaixo.

      Eduardo Cunha sabe que está a participar de um “trial by media”, ou seja, um julgamento em que a mídia influencia (influenciará) no resultado de seu julgamento. Ele resolveu fazer a mesma coisa, colocar a mídia para julgar a conduta de Moro. Colocou 41 perguntas envolvendo o presidente da República, que foi aceito como testemunha no processo, esperando que Moro indeferisse algumas, para posteriormente alegar nulidade por não poder fazer uma defesa adequada. Moro caiu na armadilha dos advogados de Eduardo Cunha, ao admitir o presidente ilegítimo Michel Temer como testemunha, pois eles sabiam que essa hora chegaria e sabiam que Moro indeferiria muitas perguntas, passando a imagem que o mesmo protege o ilegítimo e não faz justiça, mas sim justiçamento.

      A solução mais segura para Moro seria indeferir de plano o chamamento do presidente da República. Se deixou, deveria deixar as perguntas serem respondidas pelo presidente. Agora, o juiz do Paraná, a meu ver, se complicou. Alguns populares perguntarão: por quê ele indeferiu essas perguntas? Por quê não podemos saber tudo que aconteceu? Será que Moro e a Lava-Jato não querem saber de tudo?

      Enfim, por mais fora do escopo que as perguntas de Cunha possam parecer (e algumas são, como reuniões na Casa do Temer e outras), Moro se deu mal ao indeferir perguntas, pois o que ele não quer é ser submetido a um “trial by media” e é o que tanto Eduardo Cunha quanto Lula fazem. O ex-presidente utiliza de sua visibilidade internacional e nacional para mostrar que existe uma perseguição política contra ele, em que a justiça é arma (o advogado dele chama, a toda hora, isso de “lawfare”). Eduardo Cunha usará Moro para mostrar que a mídia quer persegui-lo e não quer deixar que ele se defenda direito, nem mostrar que outras pessoas estão tão envolvidas na situação quanto ele, como Temer e outros. Um aproveita o reconhecimento e aquilo que ele proporciona para se defender legitimamente, por ser perseguido por uma convicção, por uma suposição. O outro aproveita a mídia para mostrar que existe uma perseguição clara contra ele e a seletividade de Moro, que só investiga ele e não outros, tirando a luz das provas que existem no processo.

       

      https://disqus.com/by/disqus_ZCNcVUZM6Z/

       

  6. e essa?

    “”Nenhuma denúncia pesa contra o presidente da República”, respondeu Sérgio Moro”

    E essa denúncia configurada agora nas perguntas do Kunha, majestade digo V. Exia?

  7. A Democracia De Cada Um

    Nassif: dizem que as ordens vindas do exterior são que não se mexa no bando governamental atual. Parece que a notícia foi passada para o Torquemada do centroeste que, de imediato, transmitiu-a ao Savonarola dos Pinhais. O portavoz, dizem também, foi o Carcamano da Moóca. O Gato Angora adorou, agora que Pedro Álvares foi em cana e não tem que dividir, nem um centavo com o Menino Precoce, provisoriamente liberto. Só estão aguardando aqueles 2/3 de bandidos do Congresso ratificarem os acordos.

    Então, prá quê incomodar o Informante do Jaburu com perguntas que podem incriminá-lo? Para o Brasil os 6 do Delcídio são pelo silêncio do suspeito. Para a ONU, vão invocar a 5ª Emenda da Matriz.

    É mole ou que mais?

  8. Resumo

    O Cunha foca a sua artilharia acima do fato de não ter relação com Zelada. Zelada foi diretor da área internacional  como sucessor de Nestor Cerveró, de 2008 a 2012. O senador Delcídio do Amaral afirmou em delação premiada que o vice-presidente Michel Temer foi o “grande patrocinador” da indicação de Jorge Zelada para o cargo do diretor da área internacional da Petrobras. Havia disputa entre os peemedebistas de MG e RJ, principalmente ao redor da Diretoria da Petrobrás que ocupou Zelada. Na disputa ganhou inicialmente a bancada de MG, mas, com a morte do Diniz, o Cunha pegou para sim. O Globo detalha. http://oglobo.globo.com/brasil/jorge-zelada-era-afilhado-de-eduardo-cunha-na-petrobras-16647965

  9. Os artigos 396 e 399 do CPP e

    Os artigos 396 e 399 do CPP e o recebimento da denúncia

    Mário Márcio de Almeida Sousa*

     

    “Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.”

    “Art. 399. Recebida a denúncia ou queixa, o juiz designará dia e hora para a audiência, ordenando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público e, se for o caso, do querelante e do assistente.”

     

    Em verdade, a denúncia deve ser recebida somente na fase do art.396 do Código de Processo Penal. E o artigo 399 do Código de Processo Penal, por sua vez, deve ser lido da seguinte forma:

     

    “Na fase do art.396, caso não seja rejeitada a denúncia ou queixa, o juiz designará dia e hora para a audiência, ordenando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público e, se for o caso, do querelante e do assistente”.

     

     

    “Estudos promovidos pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostram que, entre os anos de 1988 e 2007, nenhuma das 130 ações criminais iniciadas no STF contra autoridades que tem o foro privilegiado resultou em condenação; no STJ, desde 1989, quando foi criado, tramitaram 483 ações penais, das quais apenas 5 condenações.” Foro privilegiado Antonio Pessoa Cardoso   

     

     

  10. Moro, você sabe que o

    Moro, você sabe que o presidente Lula é uma pessoa correta. Não tente mexer com inocentes, a história e o povo não perdoa os injustos e opressores…

  11. Pergunta mais do que bobinha…

    Por que Moro não comunica a Temer o teor de TODAS as perguntas e deixa ao alvitre do dito-cujo respondê-las ou não?

    Melhor que Moro, Temer di-lo-á – ou repeli-lo-á?

  12. sérgio moro defendendo temer é como este defendendo geddel

    Prezados,

    Sérgio moro pressente que suas carnes começam a apodrecer e que em breve será abandonado por aqueles que o bajularam e foram coniventes e cúmplices dos crimes continuados que comete desde o escândalo do Banestado. Essa defesa que sérgio moro faz do traidor-golpista-usurpador, corrupto-profissional, michel temer, é comparável à que este fez em relação a geddel vieira lima, ex-ministro da secretaria de governo.

    Lendo as perguntas, publicadas pela imprensa, nota-se que elas colocam o traíra em saia justa, qualquer que seja a respota dada pelo usurpadror da presidência. Romero Jucá, grampeado por Sérgio Machado, entregou a rapadura?: “Temer é Cunha”. Ora, parece patética essa desesperada tentativa do torquemada paranaense em defender um ocupante da presidência da república sabidamente corrupto, com fartas provas. 

    Mas sérgio moro quer manipular, retorcer, distorcer a realidade e condenar o ex-presidente Lula, contra quem ele e comparsas da Fraude a Jato não conseguiram uma mísera prova consistente, apesar da implacável perseguição que há dois anos fazem ao ex-presidente. Em breve sérgio moro se tornará indefensável e terá o mesmo valor daquilo que o gato enterra. O savonarola tupiniquim se desespera e vê  se esgotar o prazo para entregar o ‘serviço’ sujo que o alto comando lhe encomendou: prender ou tornar inelegível o ex-presidente Lula. Os delatores com quem moro contava para construir a senteça de condenação lhe decepcionaram e não apresentaram qualquer prova contra Lula. Sérgio moro está desesperado e pode cometer barbaridades, se não for destituído da função, processado, julgado e condenado. 

    O torquemada tupiniquim está nu, moralmente morto. Em breve ele será comida dos abutres. O dia dele está próximo, metaforicamente.

  13. como óbvio moro não permitiu

    como óbvio moro não permitiu as perguntas para não perder a sua competência para o STF agora, ou sofrer eventual nulidade no futuro se as respostas do temer indiciem algo dele ou de alguém com prerrogativa.

    mas ele por certo tá acima do interesse público, do mp, da pf e dos demais mortais..

     

     

  14. Nesse jogo de cena, o juiz já

    Nesse jogo de cena, o juiz já agiu como advogado de defesa, quando lhe interessa; Já agiu como advogado de acusação, também quando lhe interessa. Promotor… e até de juiz. Mas, o principal papel ainda não desempenhou: o de RÉU!!!!!

  15. O GOLPE JA AFUNDOU …PSDB E PMDB NÃO ESCAPAM MAIS.

    ESSAS PERGUNTAS CONSTAM DA MEGA DELAÇÃO QUE OS ADVOGADOS DE EDURADO CUNHA NEGOCIAM COM A PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA. NÃO ADIANTA  MORO TENTAR PROTEGER O TEMER GOLPISTA. O GOLPE JA AFUNDOU…..

  16. Se fossem para o Lula, não
    Se fossem para o Lula, não seriam perguntas, seriam acusações. E ele teria que se defender de todas. E o mais engraçado é que as perguntas não vazaram .

  17. Corja de bandidos

    A maioria da nação brasileira, composta de pessoas de bem, jamais reconhecerá um (des)governo ilegítimo formado por uma gangue de criminosos da pior espécie.

  18. .

    “Nenhuma denúncia pesa contra o presidente da República”, respondeu Sérgio Moro.

    – Em qual situação?

    – E a atuação “desse”, que “está” presidente, no caso Gedel?

  19. o que mais existe nesse projeto lava jato…

    são scripts prontos

    um para cada situação que se apresente

    muito difícil solucionar qualquer coisa se ninguém pode executar livremente suas tarefas ou funções

    única tarefa que vem sendo executada com total liberdade é a do juiz, alert

    visual java percorrendo todas as telas do processo

  20. Reportando ao tratamento que

    Reportando ao tratamento que esse tucano simulacro de juiz dispensou a Dilma e, agora ao golpista Temer, dá prá ver o quanto se trata de uma figura antes de tudo cínica, que debocha na cara do povo brasileiro. Se bem que Temer e sua quadrilha tomou de assalto o cofre da republica graças a Moro,,,.foi graças a Moro que no momento somos governados por uma quadrilha…os golpistas se ajuntaram em torno da Lava Jato para derrubar a presidente Dilma….a corrupçao mesmo não está sendo combatida, pois a engrenagem que mantém a corrupção, diga-se, a falta de transparência, inclusive do Judiciário, continua intacta.

  21. “O juiz federal Sérgio Moro

    “O juiz federal Sérgio Moro barrou a clara estratégia da defesa de Eduardo Cunha (PMDB) de reverter a responsabilidade que recai sobre ele na mira da Operação Lava Jato para o presidente Michel Temer, com duplo viés: se Temer desconhecer, Cunha não pode ser condenado; e se Temer responder as perguntas, é ele quem deve responder na Justiça”:

    Sergio Moro esta claramente dizendo que ja sabe e ja tem evidencias contra Temer, que nao tem jurisdicao sobre elas, e que a putaiada suprema e especialmente Rodrigo Janot estao ambos assentados com suas gigantescasa bundas em cima dessas PROVAS sob desculpa de “sigilo judicial”.

    Entao ta.

  22. O que parece é que o acordo
    O que parece é que o acordo com os usa compreende além da entrega da Petrobrás a prisão do Lula. Mesmo sem crime.
    Em qualquer pais soberano isto seria motivo de prisão de todos os envolvidos dos mpf, pf e magistrados.

  23. Não sei quando ele vai ser um juiz…

    No caso de Lula, Moro é assistente da promotoria e, no caso de Temer, Moro é assistente da defesa.

    Não sei quando ele vai ser um juiz…

  24. Sérgio Moro tenta impedir que a verdade venha à tona

    Se Moro pensa que pode tapar o sol com uma peneira, ele está enganado, pois como disse o Nazareno, nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia.

    De acordo com Émile Zola, when truths is buried underground it grows, it chokes, it gathers such an explosive force that on the dau it burstas out, it blows up everything with it.

    Portanto, a blindagem do Golpista Temer pelo seletivo Moro só vai piorar a situação de ambos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador