Moro, na verdade, condenou Lula a 7 anos afastado de cargos públicos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Jornal GGN – O jornal O Globo desta sexta (14) faz uma “correção” a respeito da sentença de Sergio Moro contra Lula no caso triplex. O juiz de Curitiba teria determinado, na verdade, que o ex-presidente seja impedido de assumir cargos públicos por 7 anos, período relativo ao dobro da sentença por lavagem de dinheiro apenas.

Antes, a imprensa havia divulgado que a sentença falava em 19 anos, por ser o dobro dos 9 anos e meio de prisão que Moro impôs a Lula juntando os crimes de lavagem e corrupção passiva.

“Em decorrência da condenação pelo crime de lavagem, decreto, com base no art. 7º, II, da Lei nº 9.613/1998, a interdição de José Adelmário Pinheiro Filho e Luiz Inácio Lula da Silva, para o exercício de cargo ou função pública ou de diretor, membro de conselho ou de gerência das pessoas jurídicas referidas no art. 9º da mesma lei pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade”, disse Moro, em despacho.

A punição só passa a valer se Lula perder todos os recursos possível, até no Supremo Tribunal Federal. Mas a impossibilidade de disputar uma eleição já conta a partir da possível confirmação da sentença de Moro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), por causa da Lei da Ficha Lima.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula Ministro
    Ou seja, Lula mesmo condenado no TRF4, ainda poderá ser ministro do candidato que apoiar.
    Poderá até aparecer na propaganda política dizendo: “Ei cidadão, se você eleger esse cara, prometo ser seu ministro!
    Logo, Lula tá 100% confirmado na próxima campanha!

  2. A majoração interessa aos golpistas

    Na leitura rápida que fiz da enxundiosa e vexatória sentença de condenação também observei isso. Mas os grandes veículos de mídia – por ódio político-ideológico e de classe e na ânsia de decretar amorte política do Ex-Presidente Lula – ràpidamente encamparam a interpretatão mais de acordo com os desejso dos golpistas: a perda dos direitos políticos pelo dobro do tempo corresponde às penas impostas.

    Parabéns à equipe do GGN, por ter tido paciência (e estômago) para ler aquele lixo jurídico e dele extrair essa informação que enfraquece a narrativa da Globo e demais sócios dele no PIG/PPV, na banca, nas quadrilhas da direita política golpista, nas oligarquias, na juristocracia e no alto comando do golpe.

    Como eu comentei e hoje vários bklogs e portais independentes observam a Globo e satélites já partiram para a cooptação/compra/corrupção dos desembargadores do TRF4, sobretudo os da 8ª turma, que deverão rever a sentença excretada por sérgio moro contra Lula. O presidente do TRF4, desemb. Thomson Flores, já foi entrevistado pela Globo, mostrando-se presa fácil para essa cooptação midiática. Nos próximos dias João Pedro Gebran Neto deve ser convidado a dar entrevistas em vários veículos de mídia e receber prêmios e rapapés, como aconteceu com o sósia dele há cerca de 2anos, esse torquemada, que agora condenou o Ex-Presidente Lula.

    O script não é novo e nada tem de original; o PIG/PPV conhece o tamanho deo ego e da vaidade dos ‘juízes’, além de conhecer os pontos fracos deles. Certamente a Globo já perscrutou – ou está perscrutando – a vida e carreira profissiona dos desembargadores do TRF4, notadamente os da 8ª turma. De posse desas informações, o poder de chantagem/cooptação/compra/corrupção aumenta exponencialmente.

    O pacto de sérgio moro, além de político-ideológico, é diabólico. Se sérgio moro absolvesse Lula, em poucas semanas a Globo revelaria tudo o que sabe sobre ele, destruindo a carreira e (falsa) reputação que ela (e ele) fingem ser característica desse titular da 13ª VJF de Curitiba. E o poder que os juízes mais temem é o da mídia.

  3. E O TRIPLEX

    O foco principal está sendo a condenação do ex-presidente, mas como fica o Triplex?

    Se é do Lula, ele deveria ser leiloado, se foi dado em garantia pela OAS como fica?

     

  4. Menos grave.

    Então o Moro não infringiu a LEI tanto assim como parecia? Não chega a ter praticado um crime hediondo, então? Então ,em vez de forca e esquartejamento, merece recução de pena para apenas um único golpe na jugular com a

    Adaga Jambia Khoummia!!!

  5. Me desculpem

    pois não quero ser chato, mas relembro que há alguns anos eu escrevi em alguns blogs que o Lula e o PT tinham que reagir enquanto era tempo. O PT e o Lula tiveram capital político suficiente para reagir para não termos a situação de hoje. Daqui pra frente os golpistas vão agir com muito deboche e transormar esse país num terreno baldio. Estão acabando com tudo. Até privatizar ciência e tecnologia eles pretendem fazer. 

     

     

  6. MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU

    Atualizado HOJE:

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  7. Pelo que vi em todas as

    Pelo que vi em todas as notícias de televisão, o tempo de inelegibilidade para Lula seria de 19 anos. Imagine o absurdo, se contando que Lula completará 72 anos em outubro A chance de morrer antes é de quase 100%. 

    Enfim, pra Moro, que vinha desehando que ele morresse, e não a esposa, e sendo mal como o capeta, qualquer ação do juiz nesse sentido é mesmo de atingir o Ídolo o mair fundo possível. 

    Moro não tem alma, é o que se chama de coração empedernido. Age como se fora imortal, quando, em realidade, pra morrer basta estar vivo. Jesus explica isso melhor que ninguém, com toda Sua sabedoria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador