Moro: no combate à corrupção não basta prender culpados

Jornal GGN – O juiz federal Sérgio Moro disse que a prisão de investigados não é suficiente para combater a corrupção. Para ele, tão importante quanto punir é recuperar os valores desviados pelos criminosos, seja por meio de acordos de cooperação internacional ou do instrumento da delação premiada.

“Não basta a punição, a sanção corporal, a pena privativa de liberdade. É necessário fazer com que o crime não compense financeiramente. Isso significa a necessidade de retirar do criminoso o produto de sua atividade”, disse em conferência sobre combate à corrupção em João Pessoa.

Do Valor Econômico

Prisão não basta para combater corrupção, afirma juiz Moro

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela investigação da Operação Lava­Jato, disse hoje (28) que a prisão de investigados não basta para combater a corrupção no país. De acordo com o juiz, também é necessário recuperar os valores desviados pelos criminosos, por meio de acordos de cooperação internacional ou de delação premiada. Moro participou neste sábado de uma conferência sobre combate à corrupção em João Pessoa.

Moro destacou a importância dos acordos de cooperação internacional, principalmente com a Suíça, para repatriar ao Brasil recursos desviados da Petrobras para contas secretas no exterior. O juiz citou o caso de Pedro Barusco, ex­gerente da estatal e um dos delatores do esquema de corrupção, que tinha cerca de U$S 100 milhões depositados fora do país e devolveu a quantia após assinar um acordo de delação.

Segundo o magistrado, somente a pena de prisão não é suficiente para combater os desvios na Petrobras. “Hoje em dia, isso não é suficiente, também é necessário a recuperação do produto do crime. Não basta a punição, a sanção corporal, a pena privativa de liberdade. É necessário fazer com que o crime não compense financeiramente. Isso significa a necessidade de retirar do criminoso o produto de sua atividade.”

O juiz também ressaltou que a cooperação internacional nas investigações da Lava­Jato é fundamental para a corroborar os depoimentos de delação premiada, que não podem ser usados unicamente como acusação no processo penal contra os investigados.

“Se os países não cooperam, simplesmente não se tem a prova do crime, e não se tem a possibilidade de recuperar esses ativos. É certo que parte do caminho do dinheiro foi descoberto através da colaboração de alguns desses indivíduos, que resolveram colaborar com a Justiça, mas, como se sabe, mesmo quando se tem essa colaboração, é sempre necessária ter a prova dessa colaboração, e essa prova às vezes é baseada nessa prova documental dos registros bancários”, explicou.

De acordo com levantamento da Procuradoria­Geral da República (PGR), foram repatriados para o Brasil até o momento R$ 2,9 bilhões por meio de acordos de colaboração.

(Agência Brasil)

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É lógico que o combate à

    É lógico que o combate à corrupção exige mais. Também precisa prender os bandidos do judiciário que  torturam psicologicamente presos para falar o que eles querem ouvir, escondem delações contrárias aos apaniguados e dão habeas corpus para todos os amigos que precisarem, por mais safados que sejam.;

  2. Claro ! Esquatejar e expor em

    Claro ! Esquatejar e expor em praça pública como os representantes da coroa portuguesa fizeram com Tiradentes, ou como o Estado Islâmico fez com Kadafi, afinal, o Império quer demonstrações de “

     

    bravura” de seus guardiões nas Colônias.

  3. Será que alguém  perguntou a

    Será que alguém  perguntou a ele sobre o Youssef? Ele foi desapossado de seus bens? De todos os que auferiu no caso do Banestado também? Foi punido por ter voltado a delinquir depois da primeira delação premiada?

    Esse Moro só sabe mesmo é jogar para a platéia. Com a Força Tarefa (Gestapo) que ele montou e que só olha pra esquerda e com o delator premiado particular que ele tem (Youssef) não dá para acreditar em nada. 

    Isso sem contar com o envolvimento óbvio de sua esposa com a Shell (interessada no pré-sal) e com documentos que mostram envolvimento dele próprio com agências americanas pra lá de suspeitas.

    Isso sem falar que a formação jurídica dele é fraquíssima, assim como sua atuação pessoal.

    Esse cara há muito tempo deveria ter sido afastado dessas investigações.

  4. Toda a depravação herética seja varrida de todas as fronteiras

    Em 1484 Inocêncio VIII também queria acabar com as  (segundo ele e seus seguidores) malfeitorias daqueles tempos e para isto fez publicar uma lei magna cujo nome era bula, que entre muitas outras coisas continha esta frase:

    – haverá de ameaçá-los com a excomunhão, a suspensão, a interdição, e inclusive com as mais terriveis penas, as piores censuras e os piores castigos, como bem lhe aprouver, e sem qualquer direito de apelação, e se assim o desejar poderá, pela autoridade que lhe concedemos, agravar e renovar tais penas quantas vezes for necessário, recorrendo, se assim convier, ao auxílio do braço secular. 

    Inocêncio só não grafou PT no texto porque naqueles tempos em que PT não existia o foco era espezinhar toda mulher que não fosse recatada nem do lar, na visão lá deles. Naquele ano dois inquisidores escreveram um manual de identificar e caçar bruxas, para exterminá-las de vez da face da terra. A força deles era bem do jeito dos poderes que os “papas” brasileiros de hoje deram à PF, ao Janot, e, enfim, ao grupo  da caça ao descomunal bruxo denominado Lula.

    Para saber como os Moros e seus sequazes surgem e passam a dar as cartas por uns tempos, pode ser útil dar uma lida no livro

  5. Diria a Moro que mesmo

    Diria a Moro que mesmo tentanto muitooo, até o presente o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva prossegue com seu dinheirinho aqui no Brasil pra todo mundo ver; sem pedalinhos e nem triplex. E que ele veja se deixa Lula em paz, porque já estamos cansados de ver sua sanha contra quem só merece de nós muito respeito e consideração.

    PS: Hoje vi uma manifestação na Paraíba cntra Moro. Agora penso que foi pelo fato dele ter ido pra lá.

  6. E ……………….

    Concordo plenamente com o juizeco do Paraná, contudo……….

    Algumas perguntas porém se tornam necessárias. Porque somente é vazado os depoimentos daqueles que comprometem os politicos dos partidos de esquerda? Porque o vazamento seletivo? Porque as escutas clandestinas ao arrepio da Lei? Porque as pressões piscologicas para que o detendo ou investigado adira a delação premiada ? 

    Enfim as infrações à lei são muitas e várias e citá-las preencheria várias folhas, mas para terminar…..

    Porque suas idas a capital do Império, não são investigadas, pois é muito suspeita suas várias idas aquele país, e de mais algunas entreguistas e apátridas ?

  7. Uma beleza essa proposta da

    Uma beleza essa proposta da devolução de parte da res furtiva pelos delatores…por isso o Youssef se tornou delator contumaz….já no caso Banestado, processo nas mãos de Moro, ele embolsou alguns milhões de reais por delatar. E agora de novo na Lava Jato…punição mesmo só para os desafetos políticos, leia-se petê…como não se viu até agora enriquecimento ilicito de petistas, tome-se a casa da velhinha mãe de Dirceu…como não tem o que devolver em caso de delação, o Moro não vai aceita-lo ocmo delator, rrestando-lhe apenas a guilhotina como pena…Já os aliados tucanos e da globo que roubam no atacado, na casa do bilhão de reais, estes não vem ao caso…

  8. A CF foi estuprada e jogada na lata do lixo

    Com juízes como este e, infelizmente, os tribunais superiores, a CF foi estuprada ( está na moda agora) e jogada, depois, na lata do lixo. Sem maiores comentários.

    1. O que se faz?
      Depende de que

      O que se faz?

      Depende de que partido for, se for do psdb do fhc que torrou o dinheiro do povo para roubar a reeleição para presidente, ABAFA-SE. 

  9. Com cara de pau, ele finge

    Com cara de pau, ele finge combater a corrupção no Brasil, quando na realidade sabe-se que a verdadeira operação é: “Põe Lenha na Fogueira da Roubalheira”.

    E os “Notáveis” do país, com suas Consciências Tranquilizada$, qual Sepulcros Caiados, SE CALAM.

  10.  
    O juizeco moralista cria

     

    O juizeco moralista cria nova modalidade pra lavar dinheiro à seco, com base na espertise do doleiro Youssef seu parceiro na empreitada “lava a bunda”, digo, vaza a jato.

    O pior vem depois, como aconteceu na Itália com o “mãos limpas”, quando encerraram a patranha judicial-midiática veio o honesto Berlussconi. Aqui estamos treinando com a junta provisória do bando de celerados  do Eduardo Cunha $ Michel Temer.

    Orlando

     

     

     

  11. Esse Moro é um

    Esse Moro é um babaca!….Acabará, como todos os juízes imbecis, para o detrimenento do Erário, aposentado como doido!…

    A história do mais danoso Poder do Brasil está cheia de casos!…

  12. Eu não suporto mais ver essa

    Eu não suporto mais ver essa figura. Juiz afeito a luzes e a parcialidade partidária, juiz  de verdade – não é.

    Sempre digo, fosse esse Moro, juiz nos Eua que ele tanto gosta e tivesse gravado o presidente da república em exercício (qualquer um que o fosse, Obama, Bush Pai, Bush Filho, Clinton, etc) estaria nos porões de guatanamo.

    Só nessa republiqueta de bananas que é o Brasil que um juiz de 1o grau faz um absurdo desses e não dá em nada!

    Isso para não falar do viés “social” do magistrado, tirando casa de velhinha e a pretexto de combater a corrupção, destruindo a empresa – Petrobrás – que era para ele proteger, isso para não falar que as prisões “provisórias” dele, duram séculos.

     

     

  13. Caro Nassif
    Se o Moro

    Caro Nassif

    Se o Moro estivesse preocupado com a corrupção, ele daria voz de prisão para ele mesmo.

    Canalha como tem se comportado, ainda quer dar lição de moral?!

    Saudações

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador