Moro obriga Lula a presenciar 87 depoimentos pelo número “exagerado” de testemunhas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

“Já que este julgador terá que ouvir 87 testemunhas da defesa de Lula, além de dezenas de outras, embora em menor número arroladas pelos demais acusados, fica consignado que será exigida a presença do acusado (…) a fim prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas”, disse Moro
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro determinou, na segunda (17), que o ex-presidente Lula será obrigado a estar presente na oitiva de 87 testemunhas arroladas por sua própria defesa até agora, no processo em que o petista é acusado de receber vantagens indevidas da Odebrecht – envolvendo apartamento em São Bernardo do Campo e um terreno para o Instituto Lula. O julgamento se dá em Curitiba e a defesa alega que, assim, Moro quer prejudicar a agenda política de Lula.
 
No despacho, Moro deixa claro que achou o convite a 87 testemunhas “bastante exagerado” e “absolutamente desnecessário” e, como ele será obrigado a ouvir a todos para evitar criticas sobre “cerceamento de defesa”, então Lula também deverá estar presente. Com isso, o magistrado avalia que os advogados de Lula vão repensar o volume de testemunhas e cortar todas que seriam irrelevantes.
 
“É absolutamente desnecessária a oitiva de todas, já que houve várias desistências no curso da ação penal conexa 5046512-94.2016.4.04.7000 [caso triplex], de várias dessas mesmas testemunhas. (…) De todo modo, é o caso, por ora e para evitar alegações de cerceamento de defesa, de deferir o requerido”, disse Moro.
 
“Não obstante, já que este julgador terá que ouvir oitenta e sete testemunhas da Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, além de dezenas de outras, embora em menor número arroladas pelos demais acusados, fica consignado que será exigida a presença do acusado Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua própria Defesa, a fim prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas, sem prejuízo, por prova emprestadas”, acrescentou.
 
Além disso, Moro estendeu a decisão a todos os acusados. Ou seja, ninguém estará dispensado de ouvir as testemunhas de defesa que apontou no processo.
 
Em nota à imprensa, a defesa de Lula apontou que a decisão de Moro é “mais uma arbitrariedade contra o ex-presidente, pois subverte o devido processo legal, transformando o direito do acusado (de defesa) em obrigação. Presente o advogado, responsável pela defesa técnica, a presença do acusado nas audiências para a oitiva de testemunhas deve ser uma faculdade e não uma obrigação.”
 
“O juiz Sérgio Moro pretende, claramente, desqualificar a defesa e manter Lula em cidade diversa da qual ele reside para atrapalhar suas atividades políticas, deixando ainda mais evidente o lawfare [uso da Justiça para fazer perseguição política]”, acrescentou.
 
A defesa também afirmou que este processo, em que Lula é “indevidamente acusado de ter recebido um terreno para a instalação do Instituto Lula e um apartamento, vizinho ao que reside”, deveria ser extinto porque “as delações dos executivos da Odebrecht mostraram que o ex-presidente não recebeu tais imóveis”.
 
Lula concovou 52 testemunhas num primeiro momento, incluindo dois senadores, dois deputados federais, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e um ministro do Tribunal de Contas da União. Depois, chamou mais 35 testemunhas, totalizando 87. 
 
Moro observou que, no caso triplex, a defesa de Lula acabou desistindo de algumas testemunhas na reta final, e teria levado a Juízo outras que não tinham “conhecimento específico” sobre a denúncia.
 
Antes de determinar a presença obrigatória de Lula nas audiências do processo envolvendo a Odebrecht, o juiz questionou à defesa se não seria viável a utilização de “prova emprestada” do caso triplex e dos depoimentos ali tomados quando as testemunhas forem as mesmas.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inacreditável

    Não é possível que esse julgamento prossiga sob esse juiz. Ele não é imparcial. Age como se estivesse num duelo contra um adversário, mas usando as regras que ele próprio dita. É inaceitável que isso prossiga e que os tribunais superiores não lhe apontem isso. Isso desmoraliza a justiça inteira.

    1. Desmoraliza a justiça???

      Com “data vênia máxima” como diriam os causídicos, tomamos a liberdade de recorrer ao significado do verbo desmoralizar.

      1.transitivo direto e pronominalfazer perder ou perder o senso moral, tornar(-se) imoral; corromper(-se).

      Daí, pergunta-se: Como pode alguém ou algo perder aquilo que não possui ou jamais possuiu?

      Vale recorrer à sabedoria do Miltom com o Chico. Aquele que os analfa acham que é comunista:

      (…)

      “O que será que me dá
      Que me queima por dentro, será que me dá?!
      Que me perturba o sono, será que me dá?!
      Que todos os tremores vem agitar
      Que todos os adores me vem atiçar
      Que todos os suores me vem encharcar
      Que todos os meus nervos estão a rogar
      Que todos os meus órgãos estão a aclamar
      Que uma aflição medonha me faz implorar
      O que não tem vergonha, nem nunca terá.
      O que não tem governo, nem nunca terá.
      O que não tem juízo.”

       

       

       

       

       

       

  2. Esse juiz é médium? Ele sabe

    Esse juiz é médium? Ele sabe se o depoimento é irrelevante antes de ouvir? E em vez do código de processo penal, segue a Lei de Talião (“olho por olho, dente por dente”)? Impressionante.

  3. Moro, o braço da Máfia Demotucana no judiciário

    Moro é o braço direito no judiciário do gangster Álvaro Dias. Não é a toa que as investigações caíram em sua mão. Está envolvido com a máfia demotucana, que por sua vez está atolada na lama das empreiteiras e do doleiro Youssef, aquele que dava carona em seu jatinho para o seu mentor e amigo íntimo, o poderoso chefão Álvaro (esqueci 6 milhões) Dias.

  4. Moro, apesar da embalagem de

    Moro, apesar da embalagem de finesse com voz de cristal quebrado, é uma figura extremamente rude e que se guia por seu obeso ego. O povo brasileiro não pode aceitar que uma figura tão partidarizada e odiosa continue abusando de sua autoridade.

    Não podemos aceitar essa prisão baseada na criação de um “clima”, para o qual usam táticas de guerra com todos os seus ingredientes: uso da mídia, falsas acusações, raides/saraivadas diárias de propagandas contra o seu desafeto politico

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/por-que-perseguem-lula-ou-nao-podemos-aceitar-esta-prisao-baseada-em-clima-criado-para-o-arbitrio

  5. Mentiiiiiiiiira!
    Moro obriga

    Mentiiiiiiiiira!

    Moro obriga Lula a presenciar 87 depoimentos porque eh subtituto de o prender, que Moro nao pode por falta de 87 provas.

  6. Esse tipo de decisão só expõe ainda mais a parcialidade do juiz

    Esse tipo de decisão só expõe ainda mais a parcialidade do juiz moro e ajuda no argumento da defesa. Esse juiz é uma excrecência. Sabe que será desmoralizado, mais cedo ou mais tarde, por isso toma essas decisões absurdas. 

    Quando o Comitê de Direitos Humanos da ONU apreciar o recurso do Lula não terá muita dificuldade em condenar o Estado brasileiro, o juiz moro e a força tarefa da lava jato.

    Será uma desmoralização perante o mundo e todos os responsáveis por essa perseguição ao Lula serão jogados na lata do lixo da história.Os inquisitores terão apenas 15 minutos de fama e logo após serão descartados como lixos.

    E a propósito, em 3 de maio estarei em Curitiba apoiando o presidente Lula!

  7. Garanto que os desembargas

    Garanto que os desembargas quartanistas decidirão, por unanimidade, que o desMoronado pode manter o Lula preso 7 dias “por cada” testemunha que apresentar. Então, os ministrecos acima, ratificarão e mandarão prender o Lula de imediato, como adiantamento pelas oitivas. E o cnj… (ainda existe, dona Carmencita?) lançará obra em 3 volumes sobre a maldição do corvo na beleza da mãe das bombas, ou mérdia parecida. Haja país de merrecas.

  8. Concordo plenamente com o que

    Concordo plenamente com o que alguém já falou anteriormente: trata-se de molecagem. Isso não é atitude de juiz, mas de um moleque de toga.

    1. Molecagem é arrolar 87

      Molecagem é arrolar 87 testemunhas de defesa para atravancar e atrasar o processo. Lula ainda não se deu conta que o problema dele não é mais com a oposição frouxa que enfrentou, o problema de Lula atualmente é com a Justiça.

      1. Sr. “Zé Trindade”, boa

        Sr. “Zé Trindade”, boa tarde.

         

        Contrapondo-se aos seus argumentos lembro a V. Sa. que o Ministério Público arrolou mais de 70 testemunhas – que negaram a acusação formalizada.

        Logo, o sr. também entende que os membros do MP particaram molecagem? Ainda mais quando os depoentes nada provaram quanto ser verdadeira aquela fantasiosa tese acusatória.

        Veja, então, que o sr., desconhedendo o processo, não sabe mensurar se são ou não indevidas as oitivas das testemunhas da defesa do Lula. De tudo que tenho visto, percebo que são esses propugnadores são sérios – muito honrando o mandato que lhes foi outorgado. E, ainda, bravamente se opõem aos malfeitos ou desarcerto do juiz. 

         

         

  9. Há muito tempo, ele reage

    Há muito tempo, ele reage como inimigo, não como um juiz!

    Aliás, todos eles da República de Curitiba…

    Ele já condenou o LULA!

    O que ele faz são meras formalidades!

  10. A verdade de Moro: a sentença já está definida a priori.

    O que Moro realmente quer dizer com essa decisão estapafúrdia e vingativa é: Desistam, não interessa quantas testemunhas a defesa traga, a minha sentença condenatória já está firmada. Ouvir testemunhas é só uma formalidade.

    1. Por isso ele já vazou tal sentença ao Elio Gaspari

      Prezada equipe do GGN,

      Com base nesse alerta do Gilberto Cruvinel e no precedente de 25 de abril de 2015, quando sérgio moro vazou ao Estadão , com 28 dias de antecedência, a sentença condenatória de José Dirceu, vocês estã instados a investigar quem vazou a Elio Gfaspari a sentença de condenação de Lula. Há 99,99% de chance de ser o sérgio moro. Investiguem isso ou interpelem os que possam pedir e realizar tal investigação.

  11. Gente, não é a toa que o Moro

    Gente, não é a toa que o Moro é amigo do Dória ( é amigo do Serra e do Aécio delatados e corruptos  também mas essa história só virá a público com o decorrer do tempo)! Um humilha uma correligionária e faz propaganda, o outro faz do desrespeito ao Judiciário uma forma de promoção pessoal. Compostura, decência, respeito às instituições definitivamente não fazem parte do caráter dos atuais heróis da midia brasileira. Que, aliás, lhes corresponde em tudo na indecência e falta de compostura.

  12. ESTRATÉGIA PARA CONFUNDIR O POVO

    Fica claro, a estratégia usada pelo Moro, Globo e cia. Divulgar todas as delações ao “mesmo tempo”, para que eles usem as delações que mais lhes convier, leia-se atacar o Lula e o PT. Ao mesmo tempo em que o “povo se perde” em tantas acusações, não podendo se fixar em nenhum dos “politicos apadrinhados” por eles.

    O que será que o ministro do STF (PSDB), como advogado de defesa do Aécio, Temer e sua turma, irá fazer diante de tantas delações??

    O objetivo principla do Moro é “prender Lula”..acabar com sua vida…Ele perseguirá esse objetivo, não importa os meios.

  13. mudam os tempos, não os loucos

    Antigamente: O reino sou eu! (Rei da França)

    Ontem: Prendo e arrebento (General de infausta memoria)

    Hoje: A justi$$a sou eu. ( menino moro,  napoleão de hospício)

  14. O Direito Penal do Inimigo ou

    O Direito Penal do Inimigo ou lawfare em sua expressão máxima: eliminar o inimigo enquanto cidadão, destituindo-os dos seus direitos elementares

    Lawfare: uso do sistema penal como arma de guerra

     

    A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota pública nesta segunda-feira, 10, em que afirma que a Operação Lava Jato usa ‘leis e procedimentos jurídicos como arma de guerra para perseguir e destruir o inimigo’. É a ‘tática lawfare’, afirmam os advogados do petista.

     

    https://jornalistaslivres.org/2016/10/movimentos-sociais-prestem-atencao-essa-expressao-em-ingles-lawfare/

     

    Lawfare ou Direito Penal do Inimogo no Brasil: da Alçada a Lava Jato

     

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima-spin/direito-penal-do-inimigo-da-alcada-a-lava-jato

     

     

  15. Moro, com isso, apena

    Moro, com isso, apena antecipadamente, sequestra LULA pra que este fique LONGE da sua família e de seu domicílio  ..inclusive de seus compromissos políticos.

    Bom pros mais jovens entenderem que este tipo de ato tresloucado, o de tentar HUMILHAR personalidades públicas obrigando-as a responder processos por todo o país, foi um dos MOTIVOS que justificaram a existência do tal FORO especial entre nós.

    Aliás, a titulo de isonomia no trato, dos principais personagens de Curitiba, até o rapaz midiático, com voz de EUNUCO, o tal de Dalagnhon, NUNCA esteve presente no outro processo do apto por exemplo ..ele que mora bem perto da VARA de MORO

    A CHICANA jurídica pode ser medida de varias formas, INCLUSIVE ao vermos juízes de primeira instancia, partidarizados e enviezados,  abusando de suas prerrogativas de PODER, ferindo os estatutos da categoria ao abrir processos com base em PREFERÊNCIAS e antipatias políticas.

    LULA já respondeu sobre o apto da OAS, processo que esta dando em fiasco INTERNACIONAL

    ..já responde sobre  ACERVO presidencial, outro processo vergonhoso até pros padrões americanos (povo que MORO adora prestar contas), aonde ex presidentes são AJUDADOS em seus acervos por grandes corporações até o fim dos seus dias  ..em nome da UNIDADE e memória Nacionais

    ..tem ainda o do sítio que NÃO é dele, cuja obra aconteceu no apagar das luzes de seu mandato sem ter tempo hábil de haver contrapartida de trato

    ..e agora mais este que trata de apto de  terceiros contiguo ao seu ..e de provável terreno que teria sido PROMETIDO, mas NUNCA entregue nem doado, pela Odebrecht a seu Instituto

    ..enfim, um punhado de acusações que, de FATO, não apresentam provas de aonde houve o enriquecimento ilícito do cidadão e, principalmente, o PREJUÌZO explícito provocado à NAÇÂO BRASILEIRA e/ou a terceiros (o que caracteizaria crime de corrupção e/ou de função propriamente dito)

    Claro que ainda tentam o patrocínio do filho – ato COMUM e corriqueiro de qq pai e/ou amigo que chama pro seu uma oportunidade de patrocínio (ato comum em empresas de mídia e a TODOS os jornalistas q sonham, e pedem, clamam, um um dia por obter) …tremenda HIPOCRISIA de FALSOS moralistas !!!!!!!

    Requisitar testemunhas é DIREITO, não é um dever nem obrigação do réu estar presente a suas oitivas  ..na duvida, há outros meios de se questionar da necessidade ..mas nunca o de se tentar SEQUESTRAR o réu via atos tresloucados que namoram com a EXCEÇÃO (especialidade aparente por qual labuta este juiz de primeira instancia que NINGUÉM ainda se prontificou a conter)

    ,  

     

  16. É incrível como nenhum juiz

    É incrível como nenhum juiz nomeado por Lula defende ele. Fosse alguem como fhc ou aecio o gilmar já tinha mandado parar tudo. Sinceramente gilmar é o único juiz que honra a toga. A direita defende os seus, isso é fato.

    O PT está amargando profundamente o republicanismo infantil que se abateu sobre todos. Quem é o pai desse maldito pensamento tosto e idiota. Como foram infantis e amadores com o poder. Quem não entende de poder não deveria se meter com ele.

    Esse juiz de curitiba já passou de todos os limites da parcialidade e ninguem que lula nomeou diz um piu. É muito ingratidão por quem a carreira não seria nada não fosse Lula. Esse toffoli dá nojo. 

    Pelo andar da carruagem a esquerda vai ser varrida do mapa. Podem escrever.

  17. Os sádicos, com o apoio de

    Os sádicos, com o apoio de uma parcela expressiva da população brasileira, definitivamente assumiram o poder no Brasil. Começou com as sucessivas ofensas públicas a presidenta Dilma Rousseff, chegou as ruas com as manifestações dos grupelhos fascistas, passou pelo Senado na cassação da presidenta, assumiu forma de governo na presidencia golpista que retira direitos e entrega as riquezas e a soberania do país e se propaga com os heróis golpistas como Moro e Dória. Nessa vergonha nacional merece destaque o STF da presidenta Carmén submissa ao Gilmar Mendes e da imprensa parceira dos sádicos  Lava Jato.

  18. Esse juizeco moleque da roça

    Esse juizeco moleque da roça paranaense sabe que seu reinado chegou ao fim. Precisa cumprir o que lhe foi encomendado, destruir o Lula, mas sabe que não será possível: Lula está a anos luz acima desse trombadinha da “justiça”.

    Por outro lado, todo o sistema judiciário sai muito mal, pois não conseguem domar seu molequinho e, especialmente o STF e o CNJ, permanecem acoelhados diante do verdadeiro patrão do garotinho impertinente e mal educado, a Rede Globo.

    Quando essa farsa jato for desmoralizada, a Democracia voltar, urge convocar uma Assembleia Nacional Constituinte que ponha MPF, PF e Judiciário em seus devidos lugares.

  19. Moro acha que a defesa

    Moro acha que a defesa convocou testemunhas demais, então exige a presença do Lula em todas as audiências. Qual a lógica mesmo? Ou melhor, o que tem a ver o c. com as calças? 

    Sou leigo, mas me parece que a decisão de um juiz tem que ser baseado em alguma lógica jurídica, numa jurisprudência, sei lá, algo que não pareça vingancinha de valentão.

    Espera aí, é vingancinha de valentão. Tipo “colocou todas essas testemunhas de defesa, que eu voi fingir que ouço, então vou botar ele de castigo, vai ter que ficar em Curitiba, ao meu total dispor”. 

    Se houvesse um “Gilmar do Lula” no STF, este o espinafraria sem dó nem piedade. Fico imaginando se fosse um “juiz petista” julgando o FHC. 

    PS: Como colegas colocaram aqui fico perguntando como ele sabe que as testemunhas são irrelevantes sem ouvir o que elas tem a dizer? A resposta é simples, absolutamente todas as testemunha de defesa para ele são irrelevantes.

    PS2: Tem uma parte do post que diz que o Moro fêz isso para ver se diminuem as testemunhas. É isso mesmo, ou entendi errado? 

    1. Provas são irrelevantes para

      Provas são irrelevantes para condenar Lula, imagina então as testemunhas (ainda mais que nenhuma testemunha de acusação confirmou a acusação da Lava Jato, para desespero de Moro).

      O que importa é a convicção de que Lula é o chefão da “propinocracia” (que beneficia PMDB e PSDB).

    2. Companheiro Juliano, nós

      Companheiro Juliano, nós sabemos que o justiceiro é coxinha e ele quer LULA perto dele, porque se Lula não estiver perto,  ele não aparece. Não é tão ruim, porque Lula começa sua arrancada para  2018 no Paraná!

  20. O nazifascismo de sérgio moro e seu odor putrefato

    Prezados leitores,

    Não é preciso ser simpatizante do Ex-Presidente Lula ou partilhar da mesma visão político-ideológica ou ter sido, algum dia, eleitor de Lula e do PT, para perceber que a perseguição, os abusos, a violência simbólica (quiçá física) perpetrada por sérgio moro e comparsas do MPF, da PGR, da PF, do TRF4 e dos tribunais superiores contra este que é o maor líder popular do Brasil e aclamado como o melhor presidente da república no curto período e que uma frágil democracia vigorou neste País é característica de psicopatas, de pessoas sádicas e tomadas pelo ódio de classe, característica que é marca de regimes totalitários como o fascismo italiano e o nazismo alemão.

    sérgio moro JAMAIS agiu ou age como juiz; ele é um militante político de extrema direita, cegado e tomado pelo ódio nazifascista e de classe. sérgio moro e os comparsas da Fraude a Jato e do PIG/PPV têm grande responsabilidade pela morte prematura de dona Marisa Letícia, esposa e mãe dos filhos do Ex-Presidente Lula. sérgio moro comete violências e abusos contra Lula, tentando humilhar o Ex-Presidente, submetê-lo a sessões de tortura, assassinato de imagem e reputação. sérgio moro faz isso por maldade, sadismo, mas também porque nos mais de três anos que ele e comparsas da Fraude a Jato implementam um implacável caçada a Lula não conseguiram provas capazes de fundametar uma condenação com base na Lei. As violências de sérgio moro e comparsas da Fraude a Jato contra Lula e líderes do PT e da Esquerda são também violências contra todos os brasileiros trabalhadores, que não dispõem de privilégio de nascimento, de classe, de etnia. sérgio moro e  comparsas da Fraude a Jato representam a casa grande; Lula, o PT e a Esquerda a senzala.

    O alto comando internacional – o patrão a quem sérgio moro e a burocracia estatal brasileira servem, após cooptados pela NSA, CIA, FBI, DOJ, Pentágono e outras agências e  departamentos de espionagem dos EUA – está cobrando a entrega da ‘encomenda’, ou seja, a condenação e prisão de Lula ou, no mínimo, a inabilitação do Ex-Presidente para concorrer na eleição presidencial do ano que vem. sérgio moro e comparsas da Fraude a Jato estão com o prazo de validade vencendo, exalam fétido odor de carniça e esgôto. Capitães escalados pelo ACI, os donos, editores e ‘colonistas’ do PIG/PPV mandam ultimatos ao torquemada paranaense e este lhes vaza de forma antecipada sentenças de condenação contra líderes da Esquerda. O mesmo sérgio moro vazou uma sentença condenatória contra José Dirceu ao jornal OESP, em 25 e abril de 2015; a sentença foi vazada 28 dias antes de ser prolatada. O historialista Elio Gaspari publicou em coluna desta semana que sérgio moro condenará Lula em maio, no máximo junho. Como é que Elio Gaspari pode afirmar isso com tanta certeza? Quem lhe passou tal informação? Porque NENHUMA instituição do chamado ‘sistema de justiça” se põe a investigar isso, pedindo a Elio Gaspari que se explique? Por que não se quebram os sigilos telemático e telefônico de sérgio moro e outros serventuários da 13ª VJF, para se apurar os vazamentos criminosos de lá provenientes? sérgio moro e comparsas da Fraude a Jato se esmeraram em apurar um vazamento que era contrário aos interesses da ORCRIM institucional a  que pertencem; para isso cometeram vários crimes, como seqüestro judicial do jornalista Eduardo Guimarães, confisco de computadores e material de trabalho e violações da fonte que lhe forneceu uma informação que contrariava os interesses da Fraude a Jato. Mas o hipócrita, cínico e sádico sérgio moro faz gracejos quando instado a conter vazamentos que a ele e sua ORCRIM interessam e que tenham sido por eles mesmos feito.

    Até o Pedro Bó, personagem caracterizado pela falta e noção e inteligência, já sabe que o direito de defesa dos réus da Fraude a Jato é vilipendiado desde o início dessa operação criminosa, mas que é vendida pelo PIG/PPV e pelas instituições do ‘sistema de justiça’ que a conduzem como se fosse uma ‘santa cruzada’ contra a corrupção. Essa alegação de sérgio moro de que Lula é obrigado a comparecer ao depoimento das 87 testemunhas arroladas pela defesa do Ex-Presidente  é uma tortura explícita a que o torquemada paranaense quer submetê-lo. sérgio moro, além de mau e sádico, é covarde. Ele quer encarar Lula, mas sem dar voz ao Ex-Presidente operário. sérgio moro é covarde porque sabe que, se deixar Lula falar, será desmascarado desnudado, em menos de 10 minutos. sérgio moro quer falar, humilhar, tripudiar de Lula, assassinar-lhe imagem e reputação, condená-lo, mesmo que sem uma mísera prova. Mas sérgio moro sabe que há quase 2000 anos o mesmo foi feito contra um líder popular judeu, de nome Jesus. Não falo aqui do Jesus líder religioso, mas do líder popular, que falava às massas, que lutava contra as injustiça e que defendia os pobres, os desvalidos, os excluídos. Nessa analogia sérgio moro representa o poder romano, o de Pilatos e o dos sacerdotes, ou seja, ele representa o Estado opressor e repressor, as classes dominantes que oprimem, escravizam e maltratam. 

    No julgamento da História, os condenados não são os líderes petistas e populares, mas os que represantam o aparelho opressor e repressor do Estado. O julgamento da História já está em curso e nele sérgio moro já está condendo à pena máxima; outros da Fraude a Jato receberão a mesma pena. joaquim barbosa, que fez papel de capitão-do-mato, voltando sua grosseria e ódio contra aqueles que lhe permitiram chegar ao topo da Judiciário, hoje amarga o ostracismo e insignificância que desejou a José Dirceu e a outros a quem condenou sem provas e contra quem manipulou e fraudou processos, para condená-los ao cárcere.

    Em menos tempo do que o torquemada paranaense imagina a canoa há de virar e ele pagará caro pelos crimes em série que vem cometendo, sempre com a guarida dos tribunais superiores, das FFAA e sob ordens do ACI. O dia de sérgio moro e dos comparsas dele na Fraude a Jato há de chegar antes do que eles pensam.

    1. Pilatos

      Comparar moro com Pilatos seria impropriedade. Nenhum liquido pode lavar as maos do moro.

      Moro nessa historia `e Caifas.

       

      “Astuto, manipulador e sagaz são qualidades que poderiam ser aplicadas a  Caifás, o sumo sacerdote que presidiu dois dos julgamentos de Jesus.   Ainda que não fosse pelos relatos bíblicos, só o fato dos romanos o deixarem permanecer no cargo por mais tanto tempo (18 anos) já mostra que ele era um manipulador astucioso.“

       

      http://www.estudosdabiblia.net/a10_3.htm

  21. Lula não pode estar presente

    Lula não pode estar presente por procuração? Isso não é um trabalho para um estagiário? Melhor do que servir cafezinho ou ir à papelaria comprar papel carbono em pó…

  22. Um dia, quem sabe, o brasil

    Um dia, quem sabe, o brasil enxergará este juiz da mesma maneira que os ianques passaram a ver o senador McCarthy com o passar do anos. Será?

  23. LIMONADA

    Eu poderia dizer que esse juiz menstrua e portanto teve ataque de TPM. Mas seria maldade pura, TPM passa, estupidez n’ao.

    Se por forca do amplo direito de defesa o juiz teve que capitular e permitir a oitiva de todas as testemunhas e como vinganca achou-se no direito de exigir a presenca do acusado a cada oitiva, o Lula, como bom politico, poderia mover seu domicilio para Curitiba, formar la` uma base politica, juntar uns correlegionarios diante do domicilio do Moro para que ele conhecesse e respeitasse o politico  e ex-governante Lula.

    Lula poderia fazer desse limao uma limonada.

  24. O que entendi, lendo a mesma

    O que entendi, lendo a mesma notícia em diversos outros sites, é que a atitude do juiz não é ilegal.

    Ou seja, normalmente o réu é dispensando (mas a dispensa é algo que o juiz pode conceder ou não).

    Já que a defesa apresentou 87 testemunhas, o que aumenta substancialmente seu trabalho nesse processo, o juiz resolveu pelo indeferimento da dispensa.

    Vejamos, a relação entre Moro e os advogados de Lula (e/ou o próprio Lula) não é amistosa. Já houve muito tumulto até aqui, então não é de se esperar camaradagem de nenhuma das partes. Essa é a verdade.

    E se essa decisão do juiz não tem nada de ilegal e foi ruim para a defesa, é fruto dessa relação ruim.

    E mais uma coisa, (não ignorando a parte política) mas sem que a defesa seja técnica, a condenação não só será certa como incontestável juridicamente.

    1. Verdade?

      …”então não é de se esperar camaradagem de nenhuma das partes”!

      Isso seria muito bonito, não fosse por um “pequeno” detalhe: o juiz NÃO É PARTE, ou pelo menos não deveria ser.

       

    2. “então não é de se esperar

      “então não é de se esperar camaradagem de nenhuma das partes”…

      Com esta, você se entregou. 

      Um juiz não pode ser parte. Teria que ser neutro.

      Mas fica óbvio que atua como parte. Até para seus defensores.

      Pesquise mais um pouquinho e veja a revisão do Código de Processo Penal de 2009. Fica optativo ao réu participar da oitiva de testemunhas. 

      Mais uma vez, o juiz fora da lei, amiguinho do Aécio, exerce sua nítida perseguição ao Lula.

      Ah, pensando bem, deixa pra lá. 

      Sei que Moro e seus Moretes não estão nem aí para as leis. Atuam apenas politicamente para destruir o maior líder político que país já produziu. O homem que deixou a presidência com 87% de aprovação. 

      Político nenhum consegue bater um candidato desses.

      A não ser no tapetão, com uso da toga amiga.

    3. Retificando

      Vou fazer um retificação significativa sobre meu comentário, visto que continuo a ler sobre o assunto e vi uma informação muito pertinente a esse caso.

      Li que segundo o Inciso II do Artigo 5º da Constituição: “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

      Assim, o fato de não existir algum artigo na lei tratando da dispensa ou não do réu, não dá direito ao juiz de obrigar alguém a uma coisa ou outra. Isso é importante porque se muitos juízes podem se apegar a esse ponto para agir assim: “Já que a lei não fala nada então decido agir assim…”

      Ou seja, é preciso que esteja explícito em lei que o juíz pode obrigar o réu a assistir aos depoimentos. Como tudo indica que não está, então a decisão do juíz é ILEGAL.

      Li essa informação de um direitista assumido (Reinaldo Azevedo).

  25. Moro

    Para Lula é fácil a solução, basta transferir seu domicílio eleitorall e sus contatos políticos para Curitiba, lá continuaria com a campanha e estaria perto do Dr. Moro. 

  26. Esse embusteiro que muitos de

    Esse embusteiro que muitos de vocês aqui ainda defende, seja por interesse financeiro  ou pela vergonha de ter que admitir que o grande mito não passa de um grande engodo, apenas tomou uma invertida da justiça federal ao tentar ao mesmo tempo provocar e procrastinar o processo penal. É simples assim.

     

    O Sr. Luís Inácio Lula da Odebrecht vai ser julgado por seus crimes. Aceitem a realidade.

  27. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão…

    O art. 5º, inciso II, da Constituição Federal dispõe que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Em qual dispositivo legal que o bailarino metido a juiz se baseou para tomar essa decisão?

    Ora, é o juiz, e não o réu, que tem que formar sua livre convicção, digo, livre convencimento.

    O art. 139, VIII, do Código de Processo Civil, que é usado subsidiariamente no Processo Penal, dispõe que o juiz dirigirá o processo, conforme as disposições dos Códigos Processuais, incumbindo-lhe determinar, a qualquer tempo, o comparecimento pessoal das partes, para inquiri-las sobre os fatos da causa, hipótese em que não incidirá a pena de confesso.

    O Cagão de Curitiba não tem poder para determinar o comparecimento pessoal do Lula, a menos que seja para inquirí-lo sobre os fatos da causa.

    Se o Camundongo de Cutiriba achar que as provas testemunhais são irrelevantes, impertinentes ou que podem ser substituídas, sem prejuízo, por prova emprestadas, ele pode indeferí-las.

    “STJ – RECURSO ESPECIAL REsp 167045 SC 1998/0017631-4 (STJ)

    Data de publicação: 31/08/1998

    Ementa: RESP – PROCESSUAL CIVIL – PROVA – PRODUÇÃO – O Juiz preside o processo. Se, de um lado, a parte tem o direito de requerer provas, o que exprime a plenitude de defesa, não menos certo, podem ser indeferidas se o magistrado considerá-las impertinentes, ou desnecessárias. No caso “sub judice”, ocorreu essa hipótese legal. O tema foi reexaminado no acórdão recorrido que abonou a decisão monocrática.”

    Acho que o Roedor entrou no Judiciário pela janela e quem entra pela janela, disse Jesus Cristo, é ladrão e salteador. Pau no Roedor.

    1. AMPLA DEFESA

      Olha so`, subsidiariamente utilizado no ambito penal, o Codigo de Processo Civil estabelece que de modo a facilitar o exercicio de sua defesa o  domicilio do reu  sera o estabelecido para a tramitacao do processo.. Da mesma forma se estabelece a competencia penal. Tendo o Lula residencia e domicilio em S’ao Paulo, deveria ser ouvido aqui, em principio, ja que o “crime“ teria ocorrido aqui, o Lula mora aqui. Mas como o moro `e federal, e a justica federal tem ambito no pais inteiro, entao abusemos. (Alguem me explique essa gambiarra)

      N’ao sei do processo, estou dando pitacos de ouvir falar, mas tem-se como certo que o juiz negou `a defesa o direito de oitiva das 87 testemunhas arroladas no processo por considerar um numero  excessivo.

      Tem-se evidenciado, entretando, dada a cobertura midiatica, que de todas as testemunhas ouvidas, nenhuma foi capaz de confirmar a tese da acusacao, de maneira que o moro, longe de ceder `as pressoes dos reclamos da defesa, quer ver se consegue encontrar alguma coisa em que fundamentar uma possivel condenacao.

      Ele tambem, num primeiro momento, achando que seria facil, queria tirar o Lula de circulacao o quanto antes, para que ele nao tivesse tempo de crescer politicamente,  ou ficasse  inviavel num futuro proximo.

      Agora, com as 87 convocacoes, com birra ou sem birra do moro, Lula teria mais tempo para fazer campanha.

      A defesa por certo comemora, pois conseguiu que o juiz capitulasse, e ainda tem a seu favor que a obrigatoriedade da presenca  do acusado a todas as oitivas limitaria grandemente o seu direito de defesa justamente por obriga-lo a afastar-se de suas atividades cotidianas para estar onde poderia ser perfeitamente representado por seus advogados constituidos. Ele passaria a viver em funcao do processo.

      O abuso de autoridade  no processo `e evidente e contra isso a defesa pode exigir providencias.

  28. muito mais do que com Dirceu…

    parece usar testemunhas como ferramentas de tortura…………………………..

    muito mais do que Dirceu, Lula irá se decepcionar 87 vezes seguidas, acreditando que com tantos depoimentos favoráveis será impossível condená-lo

    ou muito me engano, ou Dirceu teve 3 garantias diretas do STF de que não seria condenado

    querem apostar quanto?

    1. gente…

      lance é implantar a dignidade das leis deles, após retirar das pessoas, em um retrocesso social sem igual em qualquer parte do planeta……………………….

      tudo no Brasil perderá o caráter universal

      o golpe foi pra isso, a ordem foi esta

      1. se o povo brasileiro não interromper este abuso…

        num futuro não muito distante o Brasil será apenas um balcão de escombros sem nenhuma importância universal, sem valor humano nenhum…………………………………………………….teremos preços

  29. O Juiz Moro

    Ou seu comandante, que ele obedece cegamente, não gostam mesmo é de nordestino e principalmente pernambucano. Ou seriam montanhas de mochilas repletas de dólares, fama , holofotes, etc. O pobre ainda é novo, mas já frequentou muito os Iunaited Isteites e não consegue mais viver sem uma mansão de impressionar,  em Maiami, um jatinho para chamar de seu, e mais alguma coisa que deixa cego os pobres de espírito.

    Simples assim ! não passa de um “matador de aluguel “. E o Nassif e comentaristas gastando seus neurônios, tecendo teorias e mais teorias s/ o dito cujo e seu trabalho sujo. rsrsrs.

  30.  
    Isso não é um juiz. Esse

     

    Isso não é um juiz. Esse play boyzinho de merda, não passa de um moleque mimado. Deslumbrado com o falso poder obtido graças à patranha da “lavajato.” Empreita, da qual aceitou participar. No fundo, ele sabe que o “puder” que exerce com tanta empáfia, é um poder de merda. Um podre poder. Derivado, em primeiro lugar, das reservas de mercado destinadas aos filhotes das oligarquias dominantes. Na sequência, o cabra é portador de extremo mau caráter e arrogância. Vítima de ignorância congénita, soçobra em ódio e inveja diante do grande homem. O presidente inesquecível dos brasileiros.

    Luis Inácio Lula da Silva, é, queira ou não moro e quejandos, um estadista reconhecido e  agraciado com inúmeros prêmios internacionais. Líder político admirado em todo o mundo. Enquanto o frangote  burguês, não passa de um moleque ressentido e invejoso. Quem é moro? Apenas, um deslumbrado e ignorante juiz de piso, lotado no interior do Paraná. Depois de chantageado, por mais uma das fajutas trapaças da Rede Globo de Corrupção, o cabra, se acredita “juiz do ano.” Ou seja, trata-se de  um infante e pueril deslumbrado.  Mero ignorante, terceirizado de grupos estrangeiros. Representados aqui, pelos quinta colunas da Rede Globo e, de seus comparsas tucanos. O pior, é que além do imbecil, há quem acredite nessa desavergonhada trapaça. Olhem! Que nem inédita é.

    Orlando

     

  31. Juiz parcial moro(minúsculas)
    Este moço já ultrapassou todos os limites legais e eticos, esta perseguição à Lula passará para a história como o ato mais vergonhoso dá Justiça brasileira.

  32. Já repararam que o juiz de

    Já repararam que o juiz de piso não perde uma chance de usar a palavra “impertinente” e suas variações, em suas entrevistas e/ou despachos? Palavreado de gente metida a besta, que come sardinha mas arrota caviar e chegado a chiliques quando contrariado. Figura ridícula.

  33. Lula tem advogado constituído nos autos

    O Lula está representado por advogados legalmente habilitados, os quais só não tem poderes para confessar (acho eu) e, claro, para prestar depoimento pessoal, já que depoimento pessoal é ato personalíssimo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador