Moro reativa investigação sobre sítio, triplex e palestras contra Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – As investigações sobre o tríplex no Guarujá, o sítio em Atibaia e os lucros com a empresa de palestras em nome do ex-presidente Lula já podem ser retomadas, segundo despacho do juiz da Lava Jato, Sergio Moro, publicado na sexta-feira (24). Moro deu aval à continuidade das diligências após o Supremo Tribunal Federal devolver os autos dos inquéritos contra Lula para a primeira instância.

Lula é investigado em várias frentes que apuram corrupção e lavagem de dinheiro na compra do sítio em Atibaia, nas reformas em um triplex no Guarujá e pagamentos feitos por empreiteiras à LILS e ao Instituto Lula. Em função desses inquéritos, o sigilo telefônico de Lula foi suspenso e Moro conseguiu a gravação de uma conversa com a presidente afastada Dilma Rousseff, divulgado à imprensa em desrespeito às normas de segurança nacional.

O STF havia paralisado as investigações, a pedido da defesa de Lula, que questionou a competência de Moro para analisar o materia acumulado. Essa semana, o relator da Lava Jato, Teori Zavascki, devolveu as partes sobre Lula para a primeira instância. Ele também tornou inválido o uso de material que cita Dilma, conforme Moro destacou no despacho.

Fonte da imagem: Estadão

Moro decretou o sigilo da investigação, de acordo com o Estadão, e além de solicitar à defesa de Lula que reapresente a ele “os pedidos formulados perante o Supremo Tribunal Federal”.

“Desde o início das investigações, o Instituto Lula e os advogados do petista têm reiterado que ele nunca praticou qualquer ato ilícito”, observou o jornal.

Ainda de acordo com o periódico, alguns dos inquéritos da Lava Jato, “como o da compra do Sítio Santa Bárbara, em 2010, e da reforma executada no imóvel pela Odebrecht, OAS e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, estão em fase final, prontos para serem transformados em denúncia formal”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando o juiz sera punido

    Quando o juiz sera punido pelo crime que cometeu?

    Gravou a presidenta da república sem autorização do STF?

    E achando pouco divulgou conversas pessoais de Dilma com Lula e seus familiares fomentando as manifestações dos idiotas uteis.

    Lula estava certo… STF acovardado….

    1. Não vai ser punido, quem tem

      Não vai ser punido, quem tem moral e honradez para isso? Os do stf que fazem pior? O cnj que é inexistente como ortgão foiscalizador? O que falta é uma fiscalização externa do judiciario, se eles não são eleitos que sejam pelo menos fiscalizados pelo povo, errou, abusou, área……

  2. tá se achando?

    Menino moro, em vaidade e estupidez supera o outrora todo poderoso cu-nha, lembra que o teu jogo é o limite que a casa grande te definiu, depois tchau o nunca querido.

  3. Estou ancioso para que este

    Estou ancioso para que este capiau concurseiro apresente um título de propriedade de um dos imoveis ou que diga que o pagamento das conferencias era produto de suborno. Quero só ver como vai fazer isto. Dizer que Lula é qualquer coisa porque “ele acha”, não vale O que ele acha e m… é mesma coisa.

  4. Eu acho que não existe na

    Eu acho que não existe na história da humanidade uma perseguição tâo baixa,vil e covarde como a que esse caboclo pratica contra o ex presidente Lula. Isso é caso de psicopatia, não tem explicação. A globo inventou a história de que o Lula não é honesto e este cara quer toda forma provar essa mentira. Já reviraram a vida do presidente ao avesso e não encontraram nada e esse encosto não larga do pé do Lula. deve ser que,como já se diz que, o desgoverno do cunha-temer quer acabar com a vaza jato, agora bateu o desespero nesse descontrolado.

  5. A rigor nem o sítio em

    A rigor nem o sítio em Atibaia é de Lula, e não há lei que impeça o verdadeiro proprietário de emprestá-lo a Lula por mera amizade. Lula, família e amigos nunca negaram que frequentavam esse sítio. Bem… mesmo que Lula fosse uma pessoa comum já não seria estranho, imagina sendo a pessoa de importância e prestígio nacionais e mundiais que é.

    Agora, se nem o sítio é motivo para levar Lula a julgamento, que dizer do apto no Guarujá, visitado apenas uma vez ou duas para mera avaliação pela família de Lula?

    E sobre as palestras, então… em alguma há a possibilidade de não ter realmente havido alguma palestra pela qual Lula diz ter recebido? Lula cobra caro, o que leva a outra questão: será que se Lula quisesse não poderia ter comprado o sítio e mesmo o apartamento? Será que Sérgio Moro pode comprá-los?

    O que é claro aqui é que o juiz Moro, como sói acontecer com juízes despreparados para a responsabilidade e o decoro que o cargo exige, é muito arrogante e quer fama e prestígio por ter conseguido catar alguém do quilate de Lula, não por praticar o Direito e menos ainda a Justiça. Nesse ponto Moro age como barnabé deslumbrado, e a consciência dessa sua fissura moral é, a meu ver, a única possibilidade de livrar-se dele. Argumentos jurídicos serão inúteis.

  6. Lula

    Está claro que a meta do Moro é prender o Lula. O Ciro Gomes numa entrevista que parte se encontra no Conversa Afiada disse que se isso acontecer a gente vaai lá sequestra o Lula e o deixa em uma embaixada. Poderia aproveitar e sequestrar o Dieceu também.

    1. Gostei da idéia.  Nāo aguento

      Gostei da idéia.  Nāo aguento mais ver O Dirceu nas mãos do justiceiro Moro.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

  7. O Brasil no tempo atual tem

    O Brasil no tempo atual tem se marcado pelos desequilibrios, incertezas e mutações. Alteram-se regimes juridicos e os regimes políticos, dançando da esquerda para direita e da direita voltar-se para a esquerda. A mudança de contratos sociais e econômicos sofre sensiível modificação com a ordem pública voltada para o golpismo mediático e jurico-parlamentar.

    A nova noção do relativismo juriico da ordem vigente, sobre o princípio da autonomia da ordem pública, atinge as pessoas que são da esquerda; e, portanto, ficam vulneráveis ao impacto permanente de acusações, conforme o modelamento que inaugurou a nova fase da política econômica. 

    Depois de dois anos coletivizando a perseguição a Lula, como um direito individual revestido da terminologia de vazamentos na mídia, sem encontrar a severa regulamentação da lei,  Moro enfeixa os atributos das mesmas correntes contrárias a utilização de certos bens  e assina-la que, neste ponto, é mais uma questão de falta de limites do rato correr atrás do gato.

  8. Esse Moro é um psicopata, um

    Esse Moro é um psicopata, um doente.

    Estou com o Ciro, vou ajudar sequestrar o Lula e colocar dentro de uma embaixada. De preferência uma dos Bric, Russia ou China.

    Só não pode colocar o presidente na embaixada americana, que eles irão devolver ao Moro

    Esse safado desse juiz coxinha não tem nada contra o Lula, se tivesse, e com provas robustas já teria prendido-o.

    Nas véspera da votação do impeachmente ele vai fazer gracinha com o Lula, aposto um doce como vai

    Como disse o Ciro, o estado brasileiro está marginal

  9. Moro vai investigar Lula com

    Moro vai investigar Lula com a inteira aprovação do STF. Lula se tornou a cereja do bolo do juiz do Paraná. Ao contrário do que Moro imagina, Lula pode ser o seu Waterloo.

  10. Pessoal, é preciso acertar os ponteiros

    Pessoal, é preciso acertar os ponteiros.

    Ou é golpe ou não é golpe. Se for, significa um rompimento com as regras vigentes, do contrário esse processo de impedimento da Presidência não poderia ser classificado como Golpe de Estado. Logo, se isso está ocorrendo estamos vivendo um regime de exceção.

    Ou terá quebra de contrato maior do que desrespeitar a vontade popular expressa nas urnas para a escolha do Chefe de Estado e de Governo da República Federativa do Brasil?

    Diante dessa situação tudo mais é detalhe, isto é, mera consequência do golpe.

    Ou reconstitui-se a Carta Magna de 1988 ou salve-se quem puder. E não se trata mais de justo direito de reclamar, mas simplesmente de reclamar a revelia da Justiça e do Direito que estão temporariamente suspensos até que se estabeleça uma nova ordem jurídica.

    Parece que a ficha ainda não caiu.

    Aqueles que assumiram o Poder de forma golpista podem tomar a decisão que quiserem, pois a Constiruição está temporariamente revogada. Diante disso, não é o Lula que pode ser preso, mas qualquer pessoa. Para isso, basta aqueles que assumiram temporariamente o Poder quererem.

    Ou é isso, ou não é Golpe de Estado. Simples assim.

  11. Eu não consigo acreditar que,

    Eu não consigo acreditar que, mesmo após 30 anos de investigações sem que nada se tenha achado de concreto contra Lula, este juiz e sua trupe ainda persistam nessa perseguição. 

    Tal como acontece na comissão de impeachment, é preciso, imprescindível, absolutamente necessário que se ache alguma coisa contra Lula e Dilma, para que a campanha incessante de demonização do PT possa se completar.

    Sem isso o golpe corre risco de ser revertido.

  12. O golpe já foi concluído

    Agora só restam ser cumpridas as etapas do golpe. São elas:

    1) a prisão do Lulinha paz e amor (o republicano) e por conseguinte a prisão de todos os petistas incluindo a senhora Dilma.

    2) cassação do registro do PT e dos outros partidos de esquerda.

    3) logo após as eleições municipais acabar com todos os investimentos sociais

    4) privatizar tudo o que for possível.

     

  13. Uma investigação se dará na

    Uma investigação se dará na Pimeira Instância no DF, relativamente às denúncias de Delcídio do Amaral. Pensei que ficaria só nisso, e aí aparece esse outro despacho para as mãos de Moro.

    Com todas as vênias, se realmente Lula estivesse tão encrencado pelas denúncias, como poderia Moro, que se destaca pela perseguição ao Ex-Presidente, vir há tanto tempo causando estragos para a vida dele e de toda a sua família, sem chegar ao intento maior, que sempre foi o de prendê-lo?

    Vimos que a grande oportunidade escapou, após aquela patacoada da prisão coercitiva, e penso que Lula foi salvo, não pelo gongo, mas por Marco Aurélio Mello, que desmoralizou Moro literalmente. Se teve a intervenção de aeronautas no aeroporto de congonhas, impedindo o trasnporte de Lula a Curitiba, isso ficou como um sonho, sem provas concretas. 

    Moro tem se mostrado tão competente em manchar honras, prendendo a torto e a direito qualquer um que sirva para lhe dar visibilidade, e se não já enjalou Lula é, talvez, motivo para se estudar porquê. Quem sabe, no fundo, ele entende que Lula não é qualquer um, e que prendê-lo sem provas lhe traria sérias consequências? 

    O fato é que Lula tinha razão ao chorar naquele discurso feito numa manifestação na Paulista, quando disse: “Ando muito chateado. Todos os dias tenho leio que alguém tá dizendo que vão me prender”. Foi uma noie em que ele chorou duas vezes, muito emocionado, e triste.

    Não é pra menos. Um homem que vive dia sim, dia não, atacado por todas as frentes, com mídia e justiça a condená-lo como se ele nunca tivesse representado nada para o povo brasileiro. Que pai pode dormir sossegado ao ver o nome de sua família de forma truculenta, insana, estampada na imprensa comos e fossem bandidos, e nunca se tenham chegado a nenhuma conclusão dos fatos divulgados. De iklação em ilação, de disse-que-disse é que Lula vem na corda-bamba. 

    Ninguém pode duvidar que o próprio Teori não tá jogando conversa fora. Ele, como seus pares, está até o gogó desejoso de ver o impeachment ser sacramentado. Mandar Lula para a vara de Moro é apenas um detalhe, grande, para que se consuma o número de votantes em favor do impedimento de Dilma, somado ao que ontem saiu contra o marido de Gleisi, e tudo mais. Assim, se alguém tinha dúvida de que o PT é ujma merda, não terá mais, e vamos todos votar como dantes.

  14.  Caro Nassif
    Moro já está na

     Caro Nassif

    Moro já está na História, como canalha, traidor, seguidor mor da casa grande.

    Saudações

  15. “Investigações”

    Sem dúvida, o ex-presidente Lula é a pessoa mais investigada do Brasil, quiçá do mundo.  E, pelo menos até hoje, apesar da sanha investigativa sobre ele e seus familiares, nada conseguiram de concreto para incriminá-lo. Nem mesmo indícios plausíveis, considerando-se que opiniões, ilações, desconfianças de autoridades não têm o menor valor, em um país onde funcione, de fato e de direito, a Justiça. Com jota maiúsculo. Como deveria ser o caso do Brasil. Sendo assim, o que deve haver mesmo, até que os “investigadores” provem o contrário, é perseguição política pura e simples. E odiosa. Além de regiamente paga por nós, os contribuintes.

  16. Não há mais o que fazer, novo
    Não há mais o que fazer, novo ”recesso’ na camara, lava jato escolhe a dedo o que quer e  o que não quer dos delatores, PERDERAM TODA A VERGONHA em todas as instituições – temos de tirar Presidente Lula daqui e coloca-lo sob a proteção internancional em alguma embaixada…vamos aos tribunais internacionais pedir abrbitragem ou negociação ou que mais existir formalmente de legal, mas legal de verdade 

     

  17. É imperativo que se dê sequência

    Lula tem que ter o direito de se defender das acusações.

    Acho, por exemplo, que a defesa de Lula tem que convocar como testemunha de defesa um dos donos do sítio, o Jonas Suassuna, para que ele diga que o sítio é dele, que ele o comprou porque adora o clima rural de Atibaia e que foi ele mesmo que pediu a Léo Pinheiro para fazer as reformas no local, e não o Paulo Okamoto.

      1. Veja bem

        Eu não falei que Dona Marisa, a laranja, tenha que ser julgada também só porque as “cotas” do triplex estavam no nome dela.

        Só um idiota não sabe que na cultura machista brasileira as mulheres sempre são as laranjas de seus maridos fora-da-lei.

        Se uma gosta de pedalinho e outra de jóias de luxo, isso é só uma questão de estilo.

    1. Troll, que tal evitar medir os outros com sua régua
      Joaquim Diégues de Arecippo
      2 h ·
      Uma bomba:
      Alexandrino de Alencar, ex-executivo da Odebrecht preso por quatro meses na 14a fase da operação Lava Jato e libertado há cerca de um mês, tem confidenciado a amigos que, em seus depoimentos na prisão, propôs contar tudo o que sabia sobre as relações da companhia com os governos brasileiros ao longo de mais de 20 anos como funcionário de carreira do grupo. “Mas, não se interessaram em saber tudo. Só quiseram informações dos últimos 12 anos”, assim Alexandrino tem dito.  Foto: Vagner Rosário/Veja Executivo da Odebrecht denuncia que Procuradores da Lava Jato só querem saber do governo do PT http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=94795&p=2

       

      1. E você acreditou, com certeza

        Ora, se o cara quer falar, ele que fale.

        Fale para a imprensa, fale para o Nassif, fale para o PHA.

        Ou o acordo de delação premiada dele contempla uma cláusula de silêncio sobre tudo que aconteceu há mais de doze anos ?

        Em tempo, eu meço todos com a mesma régua. Diferentemente de você que mede casos idênticos om réguas diferentes.

        1. Cidadinho atacando novamente

          Mede com a reguinha do PSDB e do Beto Richa, seu padrinho aí no Paraná, claro. É ele que que garante suas contas?

          Aliás, não é Cidadinho, nem Bessa; é J. C. Brandes. Procurem no Facbook, o estilo (e as amizades perigosas) são as mesmas. Não falta nem o “novo brasão do país”, que para esse senhor ignóbil são as armas da república de Curitiba. E tome pedantismo. Já vi muito disso em minha cidade natal.

  18. julgamento prévio sempre cria um modelo de criminoso…

    considero como especialistas neste tipo de criação, entre outros, Moro e Gilmar

    coisas da mente, defeito

    e quem cria modelos não reconhece suas próprias limitações

    e por não reconhecerem, e não sou que conto, é a história, muitos juízes já carregaram um inocente nas costas até conseguirem provas para culpá-lo de alguma coisa

    é uma tortura psicológica, coisa de nascença, que eles mesmos atrairam, mas, como não reconhecem limitações, não conseguem se livrar dessa tortura de jeito nenhum, nem com benção e banho de água benta

    são uns infelizes os que sofrem esse tipo de tortura

    juro que sinto muita pena deles

    1. mídia também é cracaça em julgamento prévio…

      melhor torturador do tipo

      só que ao invés de carregarem inocentes, carregam culpados

      dos quais, também, nunca consegue se livrar

  19. Ele ama o seu partido, o PSDB..,..e odeia o PT

    Uma história em que o amor por um é inversamente proporcional ao ódio que sente pelo outro…

  20. Nassif;
    Não existe nenhuma

    Nassif;

    Não existe nenhuma dúvida de que o moro é um psicopata e isto está muito claro na fixação insana que este infeliz tem pelo Lula.

    Como li numa mensagem acima: Como não existe nenhuma dúvida de que estão consumando o golpe, e o “judiciario” está fazendo o papel de protagonista deste golpe, não existe outra saída para o povo a não ser a desobediência civil e o uso força.

    Que ele não ouse!!!!

    Basta!!!

    Genaro

  21. Lula tem que ser preso. É um

    Lula tem que ser preso. É um perigo tão grande quanto Mandela ou Ghandi, talvez maior. Tem que ser detido, e há vários candidatos a cometer esse ato, visando como prêmio entrar de carona na imortalidade, como Pilatos entrou na Biblia.

  22. Agora vai…

    Nassif: ouvi dizer que agora é pra valer. O Verdugo de Curitiba já recebeu o sinal verde do QG no STF. Os detalhes das instruções foram entregues pessoalmente por um emissário do próprio Ministro da Justiça, que também levou cópias para o Estadão e o pessoal do Jardim Botânico. Ficou combinado que agora só vão “atacar” o Bernardo e sua mulher. Aqui e ali, uma notinha sobre a Presidenta e nada de falar do bando comando pelo inelegível Interino do Jaburu. Parece que algumas prisões em outros Estados, para desviar o foco. E se sentirem que o senado tende a reconduzir o deposto governo, então vem a cana do Lula. Ficará incomunicável por 30 dias. Dona Marisa e os filhos do ex-presidente serão algemados e conduzidos a presídios de segurança máxima. Os vazamentos serão seletivos, alternadamente para este ou aquele do grupo da grande mídia. A repercussão internacional será abafada com notícias sobre as Olimpíadas e do brasileirão. A própria crise na Europa servirá para os planos. O interessante e não deixar cair a peteca do PMDB/PSDB/DEM/PPS/PTB/PV/PP/PR/SOL/PSD/PSB (o bloco parlamentar do Mal).

  23. Moro, voce tem que cobrar a

    Moro, voce tem que cobrar a denuncia ou não do ministério público, para 15 dias no caso “triplex”. O que já é demais.

    Por que?

    Tem uma juíza que cuida do caso Bancoop em SP hão anos, e como Lula e esposa pagaram um ap neste local desde 2005, não dá pra admitir que Lula sabia que promotores de SP iriam, em 2009 destruir a Bancoop e este empreendimento iria passar para esta empresa.

    Não dá para engolir uma acusação espartafúdia destas!!!!

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador