MP instaura inquérito para apurar racionamento de água em São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar denúncias sobre rodízio ou corte na distribuição de água em diversos municípios de São Paulo pela Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado), sem que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tenha decretado estado de racionamento.

O inquérito nº 43.0739.0005266/2014-6 foi aberto pela Promotoria da Habitação e Urbanismo da Capital, a pedido do promotor Mauricio Antonio Ribeiro Lopes. A portaria assinada por ele no dia 29 de maio pede que a Sabesp se posicione sobre o fornecimento de água pomovido nos últimos 90 dias, em especial da zona norte da mancha metropolitana paulista – região que assiste ao colapso do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas. 

A Promotoria quer saber qual o volume de água destinado ao abastecimento da capital, o número de pessoas afetadas pelos rodízios impostos, a situação do fornecimento de água na atualidade, o prognóstico para os próximos seis meses e todas as demais informações necessárias à compreensão do problema.

Essa semana, a Sabesp informou que o volume morto do Cantareira, usado para suprir a demanda diante da crise no Estado, deve se esgotar até o final de outubro. Sem perspectivas de chuva nos próximos meses e sem alternativas de mananciais para substituir o Cantareira com urgência, Alckmin tem evitado, ao máximo, decretar racionamento.

A Secretário da Casa Civil e a Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado também forma intimadas a fornecer dados à Promotoria no prazo de 10 dias. As informações são do Ministério Público de São Paulo. A portaria sobre a instauração do inquérito está disponível aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. p proposital…

      protegida em todos os sentidos de qualquer punição e da obrigação de pagar qualquer coisa a a quem quer que seja,

      excluindo-se, é claro, acionistas

  1. Ei, MP: Que tal apurar também outras coisitas?

    Recordando 2001, e o que ocorre nos sistemas de abastecimento de energia elétrica e água nos últimos anos, podemos aferir que segundo o noticiário e pelas análises brilhantes da imprensa corporativa, podemos chegar as seguintes conclusões, ou melhor, fomos esclarecidos, nem precisamos pensar:

    a) Falta de água ou de energia em governo neoliberal

         causa: seca histórica.

       solução: a população deve imediatamente fazer uma redução drástica do consumo de água e energia elétrica, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, reduzir banhos, economizar água e eletricidade, apagar a luz, etc.

         responsável: Desperdício da população, São Pedro Petralha e mudanças climáticas.

    b) Redução do nível dos reservatórios da hidrelétricas (sem falta de energia)

       causa:  falta de planejamento do governo federal, populismo tarifário e eleitoral.

      solução: reclamar que construiram (e, absurdo, estão usando!) fontes alternativas de geração elétrica mais caras, como usinas termeelétricas, eólicas, etc., o que certamente será pago pela população.  Providenciar um levantamento detalhado de eventuais atrasos em obras de usinas e linhas de transmissão de maneira a estimular a população contra tudo que aí está, sair as ruas e principalmente votar corretamente, ou seja no candidato da oposição no pleito para presidente.

       responsável: Governo Federal incompetente e suas agências aparelhadas.

     

     

  2. realmente inacreditável…

    até JB, que negou o recurso, teve que se segurar para não manifestar sua revolta ante tanta proteção da parte de alguns

  3. Se o sistema foi bem ou mal
    Se o sistema foi bem ou mal administrado, o MP não tem nada com isso.
    O julgamento é político e através do voto direto.
    O MP, fora de suas atribuições, só quer aparecer e ficar bem foto.

    Depois vão querer saber porque não levam o MP a sério.

  4. Eita que os tucanos vao

    Eita que os tucanos vao acabar com a pobreza do Tukanistao privando-os do precioso liquido. Se pelo menos a capital do tucanistao fosse na beira do mar, neguinho engolia, no desespero, umas chicaras de agua salgada, ao menos naoo morria de sede.     

    Orlando

  5. Logo, logo algum promotor

    Logo, logo algum promotor bundudo, em SP tem cada um, senta em cima do inquérito e pede arquivamento… 

  6. Eh so falar pro MP que Sao

    Eh so falar pro MP que Sao Pedro odeia Sao Paulo.

    Funcionou tantas vezes quando se tratava dos paulistanos que nao pode falhar agora!

  7. Gosto de lama

    A água aqui em casa, no bairro neocoxinha do Itaim, está com um gosto forte de barro. E as caixas d’água foram lavadas esta semana.

  8. Caro Nassif e demais
    Tem que

    Caro Nassif e demais

    Tem que processar todos do MP.

    Não há racionamento de água. É tudo mentira. Deve ser coisa dos petistas.

    Saudações

     

  9. O que assusta é ver os

    O que assusta é ver os responsaveis embalados por um otimismo irresponsavel botando fé na volta das chuvas e nada realizando no caso destas chuvas não acontecerem.

    Evidentemente que qdo passar as eleições deste ano este discurso otimista mudara radicalmente, mormente porque a situação não vai se alterar. VAI FALTAR AGUA NA CIDADE DE SÃO PAULO. E culpar uma seca histórica não sera justificativa honesta e aceitável diante de todas as informações que estão surgindo apontando o descaso e o otimismo exacerbado dos administradores que sempre contaram com a oferta abundante e gratuita da natureza.

    As conseqüências do descaso de se poluir reiteradamente com os mananciais existentes nas proximidades de São Paulo estão surgindo, cobrando das autoridades a responsabilidade negligenciada, com resultados dramáticos de difícil solução de curto prazo.

    É aquela velha disposição mórbida de se deixar para a ultima hora a consecução das tarefas.

    A situação climática não vai mudar, a região tomou características diferentes da anterior. Aquela represa dificilmente vai contar com a mesma quantidade de chuvas do passado.

    Depois das eleições começarão a tomar as providencias inevitáveis e em curto prazo pouca coisa poderá ser feita alem do racionamento.

    Vai faltar água em São Paulo.

    E bem feito para o alkimin  por oportunismo politico ja li por ai que pretende repetir o serra e o descaso com a população de s.paulo, e colocar o famigeraso kassab como vice, o pior prefeito que s.paulo ja teve e mais mal avaliado entre todos. Como serra la pra frente o alkimin sai e o famigerado assume. É muito descaso com a população de s.paulo. 

    O que assuta é não perceber nenhuma providencia, nenhum plano b. O negocio vai ficar ruim, muito ruim…

  10. É tudo jogo de cena

    pois o MP de SP é mais um dos tentáculos da cambada dos tucanalhas. Os tucanalhas são mafiosos intocáveis porque eles tem a blindagem da “justiça” e do PiG. Não é pouca coisa. E garanto que se o Arrocho Neves ganhar para presidente, toda a América Latina sofrerá um golpe, pois a direita raivosa desses países se unirão. Gravem o que estou escrevendo.

     

     

  11. Racionamento

    Meus caros,

    ACORDEM!!! A Sabesp faz “racionamento” desde abril no meu bairro do Ipiranga, na CALADA DA NOITE.

    Façam um teste! Abram as torneiras na madrugada, mas sem usar o encanamento da suas Caixas D’agua  de suas casas. 

    O Governo de SP tão incompetente, e a gente  entrando pelo cano.

  12. MP investigando o Governo de São Paulo?

    O Ministério Público Estadual investigando o Governo do Estado de São Paulo, quanto ao recionamento. Não me faça rir. Lá tá tudo dominado. Coitado de São Pedro, vai ser indiciado como o culpado de tudo.

  13. espantosamente óbvio que a situação é muito preocupante sim…

    ninguém pode fazer nada…………………………………………………………………………………………

    mas sempre acontece quando a realidade deixa de ter prioridade sobre as relações com os consumidores e passa a ser com acionistas

    ganância é tanta que a todos cega a ponto de não perceberem que se há algo que não tem a obrigação de acompanhar, colaborar ou aceitar ser enganada nessas relações, só pode ser a natureza

    é o quadro que se forma de uma utilidade pública que se quis exclusiva e lucrativa

  14. todos os governadores deveriam gozar suas férias na Austrália…

    bairros e condomínios modernos surgindo de montão, tendo em cada casa ou ponto comercial duas penas  d’água, como se chamava antigamente, uma de água tratada e outra de água pluvial recolhida dos telhados e até mesmo das ruas, sem necessidade de açudes ou lagos aparentes, apenas reservatórios elevados e cobertos com terra, grama ou pequenos arbustos, o que faz com que desapareçam na paisagem

    é certo ser inviável para grandes centros, mas, vejam bem, não é por falta de terra ou espaço, sendo que pode ser incorporado facilmente na arquitetura de qualquer prédio e, das ruas, por bombeamento

    rs

    vejo tanta gente arrotando competência e eficiência, que às vezes eu sonho um futuro melhor, à moda antiga

  15. Falando em politiqueiros ….

    Pesquisem os “currículos” desses politiqueiros que recepcionaram o Aécio num restaurante chic na Barra da Tijuca, aqui no RJ :

    Domingos Domingos Inacio Brazão , Edson Albertassi , Leonardo Picciani , Jorge Picciani ,Dica , Farid Abrhaão Comissão Organizadora do Aezão no Baby Beef só peso pesado. Domingos Domingos Inacio Brazão , Edson Albertassi , Leonardo Picciani , Jorge Picciani ,Dica , Farid Abrhaão Comissão Organizadora do Aezão no Baby Beef só peso pesado.

     

  16. E apesar de tudo ele continua

    E apesar de tudo ele continua liderando as pesquisa de intenção de voto em SP.

    Como explicar esse fenômeno ?

    Vale qualquer sacrificio para manter o PSDB no poder ? Até morrer de sede e ficar sem tomar banho ?

    Por raiva do PT paulistas e paulistanos se sacrificariam a tal ponto ?

    Como entender essa patologia crônica ?

    1. alternancia no poder

      A composição do eleitorado esta constituído da seguinte maneira.

      30% vota na direita

      30% vota na esquerda

      30% é massa de manobra. De-se o significado que se queira.

      Esta massa vai muito por inercia, se não acontecer nada que altere a direção o conservadorismo predomina.

      É necessário criar durante a gestão do ultimo candidato vencedor os motivos que façam esta massa mudar de opinião.

      A bem da verdade os marqueteiros não tem poder de alterar a direção que esta massa adotou, os marqueteiros e as pesquisas qdo muito apenas refletem a preferencia deste grupo.

      Se os grupos de oposição são incapazes de criarem novas alternativas de poder personalizados num provável candidato é muito difícil que a mudança ocorra espontaneamente.

    2. A Globo e a grande mídia explica!

      A Globo e a grande mídia explica!

      O PSDB é um exemplo de gestão, essas falhas do metrô são pura sacanagem dos metroviários e funcionários para aumentar os seus salários (acreditem, já ouvi muito isso).

      Não há falha na gestão da Sabesp, são eventos climáticos que ocorrem a cada 3.378 anos (acho que é esse o número).

      São Paulo, governado pelo PSDB, tem a melhor segurança do mundo, o problema é que o governo petista deixa passar armas e drogas pela fronteira.

      etc, etc, etc …

  17. Possível insanidade

    Nassif,

    Se SP vier a ter água prá população beber, isto só ocorrerá depois de terminada a eleição estadual, 05 ou 26 de outubro.

    Até lá, o desgovernador irresponsável prá xuxu terá que ficar batendo tambor com os olhos virados pro céu, assim como se virar em 10 prá explicar o inexplicável, deixar 12 milhões de pessoas sem água potável por conta de cálculo pulítico com u mesmo.. 

    O nível de loucura é tamanho, que entendo que o desgovernador devesse  ser submetido a uma tomografia computadorizada do cérebro.

  18. Especialidade tucana: Apagão e racionamento

    O apagão elétrico nacional, tucano…Todos lembram, más o que pouca gente recorda é que, como mostra a matéria baixo, há 14 anos atrás já houve um racionamento de água em São Paulo, também em uma administração estadual do PSDB…

    Parece que a propaganda do Maluf está correta, ele foi  o último a fazer obras no sistema de reservatórios para o abastecimento de agua em São Paulo. Há cerca de 30 anos atrás!!!

    ——————————

    São Paulo, sexta-feira, 02 de junho de 2000

    ABASTECIMENTO
    Em 71 dias, o desperdício na rede chega a 65,76 bilhões de litros, ou seja, todo o volume atual da represa
    Sabesp perde uma Guarapiranga por dia

    MARIANA VIVEIROS
    DA REPORTAGEM LOCAL

    Diariamente 17,7% de toda a água produzida na Grande São Paulo é desperdiçada por falhas na rede da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A perda é de 925 milhões de litros por dia e praticamente equivale à produção diária do sistema Guarapiranga -1 bilhão de litros.

    Em 71 dias, período menor que o da estiagem que atinge São Paulo, perdeu-se todo o volume atual da represa Guarapiranga -que é de 65,76 bilhões de litros.

    A represa abastece 3 milhões de moradores nas zonas sul e sudoeste da capital paulista. Desde ontem, essas pessoas enfrentam racionamento -a cada 3 dias, ficam 1 sem água. A represa está com 41,1% de sua capacidade, em razão da falta de chuvas e do atraso em obras.
    “É muito o que se perde, não vou negar. Mas não existe perda zero”, afirma o coordenador do Programa de Redução de Perdas da Sabesp, Francisco Paracampos.

    Segundo a estatal, os índices mundiais de perdas na rede ficam entre 15% e 20%, à exceção do Japão, onde o desperdício seria de 12%. A Sabesp diz que a perda física em São Paulo é menor que na Alemanha e na Inglaterra, onde ela chegaria a 20%.

    O professor Aldo Rebouças, especialista em recursos hídricos do Instituto de Estudos Avançados da USP, questiona os dados.
    Segundo ele, a estatal compara índice de perdas na rede de São Paulo com índices de perdas totais de outros países -que incluem também toda água distribuída, mas não faturada. O professor afirma que, em São Paulo, a perda total chega a 40%. Para a Sabesp, é de 31%.
    Mesmo admitindo que as perdas na rede são significativas para o abastecimento de São Paulo, a meta da Sabesp é reduzir esse desperdício a 14%. Mais que isso, diz Paracampos, seria inviável do ponto de vista econômico.

    O professor Benedito Braga, presidente da Associação Internacional de Recursos Hídricos, não concorda. Para ele, seria possível chegar a um desperdício de 10% por meio do monitoramento da pressão em tempo real, entre outros recursos tecnológicos já disponíveis e não tão caros.
    As perdas na rede de distribuição ocorrem em virtude de vazamentos, causados pela má conservação, excesso de pressão ou até pelo aumento do tráfego de veículos em determinadas ruas, que pode provocar danos em canos mais próximos à superfície.

  19. possiveis processados
    a- por

    possiveis processados

    a- por “dominio do fato” dilma, lula e ze dirceu ja que estai acima de alckmin

    b- por falta injustificada: frente fria de janeiro 

    c-por suspeita de suborno, lavagem de dinheiro (fora de sao paulo por motivos obvios): os Petralhas cumunista sao pedro e Zeus, este tambem por intrujar por so mandar trovao

    d- consumidores: por disperdicios, ha suspeitas que alguns chegam a tomar banho todo dia quando media na franca e inglaterra é  15 dias (fonte fantastico e  veja)

    em nota, governador de sao paulo determinou que a sabesp “apure os fatos” e entre na justica para ressarcimento dos prejuizos causados aos acionistas

  20. Alckmin dormiu. Agora é tarde, governador. Aposente-se!

    A avaliação do Professor Aldo Rebouças está correta. Há muitos anos ele é o maior especialista brasileiro em recursos hidrícos. Mas o  “especialista” da SABESP avança em avaliações que flertam com a mentira descarada pura e simples. Ele precisa desmentir os dados apurados pela USP de que 50% do lençol freático no município da capital provêm de vazamentos da “distribuidora local de água tratada”, como diz eufemisticamente o texto técnico publicado há alguns anos. As perdas médias na Europa são inferiores a 15%. Em Israel, é de apenas um dígito. Claro, estão no deserto.

    Uns 5 bilhões de reais para obras e dois anos para trocar uns 80% dos encanamentos completamente podres e sem possibilidade de reparos. Como disse outro especialista, nossos encanamentos não possuem sensores de pressão. Se possuissem, qualquer vazamento em tempo real seria comunicado a uma central de monitoramento da SABESP e uma equipe de emergência estaria a postos para consertá-lo. Mas o problema de Geraldo Alckmin é outro. Durante 8 anos, o PSDB viveu na zona de conforto criada por FHC. Qual era? Altos níveis de desemprego e juros altíssimos para manter a inflação em patamares civilizados. A população da Capital já se estabilizara em onze milhões de habitantes há vários anos. Tudo isso significava que não haveria surpresas para governantes do estado. Era só tocar o barco e aguardar 3 ou 4 reeleições. Ninguém mexia no metrô, ninguém se incomodava com a SABESP, exceto para negócios suspeitíssimos, mas tinham a garantia de um TCE e ministério público extremamente benevolentes, no esquema “tá tudo dominado”.

    Quando Lula enfrentou o desemprego, as coisas mudaram. Para melhor para o povo, para pior para o governador. O crescimento do emprego exigia mais e melhores transportes na região metropolitana. O metrô ficou abarrotado de passageiros e saiu de sua zona de conforto, mesmo sem ter havido crescimento populacional, mas houve crescimento no número de pessoas trabalhando. Idem a água. Não houve crescimento, mas com mais empregos, mais pessoas passaram a consumir mais água. Ninguém nunca imaginou que pessoas com mais renda consomem mais de tudo e até aumentam o volume de lixo produzido. Como investimento em transportes e água têm de vir ANTES de haver a demanda, Alckmin dançou. E sua reeleição corre perigo real e imediato..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador