MP não poderá ajudar Dilma com informações para escolha de ministros

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) não poderá ser consultado para balizar a escolha dos nomes que vão integrar a nova equipe ministerial. A informação foi dada nesta terça-feira (23) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista coletiva. A intenção de consultar o MPF foi manifestada nessa segunda-feira (22) pela presidenta Dilma Rousseff, durante café da manhã com jornalistas credenciados no Palácio do Planalto.

Cardozo disse que teve, ontem à noite, uma conversa com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que adiantou que não poderia dar qualquer informação sobre nomes citados em delações premiadas de pessoas investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, já que o processo corre em segredo de Justiça.

Segundo o ministro, para a composição da equipe de governo a presidenta usará como base informações disponíveis em “registros oficiais”, como a Lei da Ficha Limpa. “Situações colocadas pela imprensa, que são ou não confirmadas; isso passa por um plano de avaliação do próprio governo quanto àquilo que está posto”, disse.

Sobre os comentários a respeito da declaração da presidenta, feitos ontem pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, Cardozo disse que acha curiosa a crítica. “Ter informações é algo básico. É natural que um governante, para formar a sua equipe, queira obter informações. Por óbvio, não se pediu consultoria, não se pediu assessoria, se pediu informação que se legalmente pudesse ser dada, seria boa para a formação da convicção no momento de nomear. Como não foi possível, por motivo de legalidade, não foi feita”, concluiu, acrescentando que talvez Barbosa não tenha entendido bem o propósito da presidenta.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. politica

     Evidente que a Presidente cogitou algo inadequado. É natural que tenha “derrapado”. Tratava-se de uma reunião quase informal, uma conversa  de fim de ano com jornalistas.  Ok…tudo bem! Agora, ridiculo mesmo é ver a quantidade de gente que se passou a defender o erro  ( uma bobagem…. um erro tolo….) da presidente, como se disso dependesse o futuro da nação. É isso….. Para muitos, “mainha” ( como chamamos a mãe aqui no nordeste) não erra nunca!!!!!

  2. O PMDB mais uma vez forçou a

    O PMDB mais uma vez forçou a mão na distribuição de ministério. Ainda no período de eleição, garantiu que ninguém, ninguém, sem o PMDB governa o Brasil. E Temer afirmou também que o partido queria mais participação no 2o mandato. OK, bom, bom, não tá, mas vamos então combinar uma coisa: Dilma tem sim, sem necessitar de saber com Janot quem está na lista negra das delações premiadas ou quem está sob processos no MP. A maioria, nós, simples mortais, já sabemos. Então, que o PMDB e, especialmente, quem assumir algum ministério, assine um termo de compromisso lavrado em cartório, que se afastará caso haja alguma acusação formal. Sem protelação, sem lenga-lenga. É preciso ter um mínimo de honra nas atitudes políticas. Um mínimo, pelo menos. Falo isso sem falso moralismo.

  3.  Dilma   tentou por  todos os

     Dilma   tentou por  todos os meios evitar de nomear qualquer um com propensão para corrupção. Depois se vier acontecer algo disto, que ninguém culpe-a por isso

  4. É curiosa a posição do MPF.

    É curiosa a posição do MPF. Aquele  órgão estatal que se recusa a auxiliar o governo enquanto alguns de seus membros ajudam, mediante vazamentos criminosos, a imprensa a atacar diariamente Dilma Rousseff e seus ministros. Desdequando MPF passou a ser a sigla de Mistério Público Federal?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador