MPF de Goiás tenta politizar até as Olimpíadas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Ministério Público Federal em Goiás pediu a suspensão imediata da campanha dos Jogos Olímpicos. O motivo, sustentado pelo procurador da República Cláudio Drewes José Siqueira, é que a campanha se presta a desinformar os brasileiros sobre a “verdade” e estimular no “inconsciente coletivo” um sentimento favorável à Olimpíada e à presidente Dilma Rousseff.
 
“O governo federal, usando de tom ufanista, patriótico, nacionalista, cívico, na referida campanha, atua com a finalidade de imprimir na percepção da sociedade brasileira a marca ‘Somos Todos Brasil’, vinculando-a à realização da Olimpíada na cidade do Rio de Janeiro, que supostamente trará muitos benefícios para todo o Brasil (…) Como se a realização de tal evento tivesse o condão de apagar da vida dos milhões de brasileiros todos nefastos efeitos causados pelas catástrofes econômica, administrativa, social, política, moral que assolam o país”, defendeu o procurador na Ação Civil Pública.
 
De acordo com ele, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) não atendeu a recomendação do Ministério Público de suspender a campanha, no dia 12 de janeiro, e por isso “não restou outra alternativa para cessar o ilícito e coibir sua perpetuação senão o ajuizamento desta ação”. 
 
Na ação que tem 39 páginas, o procurador disse que a campanha publicitária não atendeu aos princípios de publicidade, legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, “que impõem ao Estado o dever de prestar informações verdadeiras ao cidadão e à sociedade”.
 
Assista à peça publicitária “Somos Todos Brasil”:
 
https://www.youtube.com/watch?v=Mmf5s7NCay8 width:700 height:394
 
Por Luis Nassif
 
O exibicionismo desenfreado de procuradores conspira contra as prerrogativas da classe. O Ministério Público Federal precisa criar anticorpos contra essas práticas abusivas.
 
É veneno na veia nas prerrogativas da classe. Prerrogativas criadas contra o arbítrio estão se transformando em formas abusivas de exibicionismo e demonstração de poder individual.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. É verdade gonçalves, a mulher

      É verdade gonçalves, a mulher está tão fraca que qq gato pingado quer meter a mão e dar seu pitaco. Isso é tipico de governo que perdeu o comando do país. Isso não ocorreria jamais num governo tucano. Governo tucano comando com mão de ferro O mp, a pf e o judiciário também. E é assim que dever ser. O poder maior tem que ser o do povo ou de quem ele elegeu (executivo e legislativo). Republicanismo infantil é coisa dessa turma fraca do PT.

      1. Concordo totalmente, mas o

        Concordo totalmente, mas o que mais me irrita é o fato de ela ter fama de birrenta, turrona etc. pelo visto esses atributos ela só usa para manter o Zé Cardoso jogando bola de gude na sala do ministério.

  1. perda de comando/controle

    ACP de procurador da República de Goiás para uma ação do governo Federal. Não é ilegal, eu sei. Mas me recorda outro procurador da República, tão fanfarrão quanto: aquele do Ceará que odeia o ENEM.

    Mais do mesmo…

    O problema é que o contribuinte paga por tudo isso.

    É difícil saber quando o PGR perdeu o comando sobre a instituição, que virou um grande caldeirão de disputas de ego. Ao que parece, o tom tende a piorar. Afinal, é sempre preciso subir um pouco mais o tom para conseguir o holofote.

    Um dia, daqui alguns anos, olharemos para trás e veremos o tamanho do estrago feito por estas autoridades na instituição Ministério Público. Tenho quase certeza que haverá, nestes, um ar de nostalgia bem grande… mas na instituição, talvez, uma grande frustração por não terem refreado os arroubos de alguns poucos.

  2. Então a propaganda deve ter

    Então a propaganda deve ter tom pessimista, deve focar nos problemas e não nas qualidades e deve tratar de outros assuntos não relacionados aos jogos, como a corrupção e a crise econômica?

    Esse procurador teria futuro como publicitário, hahaha.

  3. Nassif, esse procurador não
    Nassif, esse procurador não deve ser brasileiro e se for encaixa no comentário publicado em que a mídia e a elite brasileira tira o sapato pra entrar nos EUA e fica de 4 para os estrangeiros, mas trata seu povo como cachorro.

  4. O procurador está correto:

    O procurador está correto: ele quer proibir o governo Federal de fazer uma campanha ´´Somos todos Brasil´´.

    Afinal de contas, por que resolveram inclui-lo nesta campanha?

    Ele não é Brasil.

    Ele é contra o Brasil.

    Imagina-se que se o governo brasileiro fizer uma campanha enaltecendo o grande irmão do norte este procurador ficará satisfeito.

     

  5. Como q esse procurador perde
    Como q esse procurador perde tempo em produzir essas ao invés de se preocupar com causas mais sérias como a dengue e a Zica?

  6. nababos

    isso mostra a necessidade urgente de um expurgo profundo na procuradoria da república, ministérios públicos estaduais e magistratura.

    quem sabe, se consumada a aventura de prender lula, não leve a um contra golpe e consequente faxina nesses órgãos de modo que faça o terror francês do 93 parecer histórias da carochinha, não dando tempo tempo de figirem para miami?

    é bem provável que aconteça porque o povo está de saco cheio dessa corja de nababos e a democracia agradecerá quando a sociedade se livrar deles.

  7. Nassif ou algum filho de Deus

    Nassif ou algum filho de Deus bem informada para nos explicar porque tanta gente quer aparecer. Isso é coisa de brasileiro, tem alguma explicação sociologica, psicologica ou transcendental para tamanha necessidade de olofotes. Sinceridade ista esta parecendo uma epdemia. Caso de saude publica mental coletiva

    1. Eu sou nacionalista, mas

      Eu sou nacionalista, mas analisando o seu comentário, eu concordo, nunca vi um povo com mais necessidade de aparecer do que o brasileiro, seja do mais miserável ao mais abastado. Me lembrei aqui das peladonas dos protestos do ano passado contra a Dilma, vixe!

  8. Heim?! Como assim? O que será

    Heim?! Como assim? O que será que estão servindo nas procuradorias para eles beberem? Deve ser alguma coisa que faz com que o pessoal do MPF perca o medo do ridículo. Será que ele já viu as campanhas ufanistas dos EUA que desde a segunda Guera Mundial eles praticam? Ora, vá caçar o que fazer. Vai ver ele se sentiu sob o perigo de ser contaminado por amor pelo Brasil, que é um sentimento que eles certamente não têm.

  9. Quando eh que vamos comecar a

    Quando eh que vamos comecar a ver palhaco togado sendo preso.

    Esses pavoes almofadinhas estao se achando os donos desse pais.

    Faz alguma coisa Zeh da justica! Enquadra esse FDP.

  10. Esse povo do MPF está se

    Esse povo do MPF está se achando o último biscoitinho recheado do pacote.

    O negócio é começar  a enquadrar esse bando de concursados.

  11. Quem paga?

    Não gosto daquelas frases arrogantes que normalmente se dirigem a servidores públicos do tipo “eu pago seu salário”; “eu sou seu patrão, pois é do meus impostos que sai seu ganha-pão” etc.

    Tudo bobagem.

    Mas nesse caso desse procurador é realmente de se perguntar: pagamos por isso?

    Esse senhor consegue imaginar em algum lugar do mundo o governo fazendo propaganda de suas mazelas?  – e qualquer um, em qualquer lugar do mundo, as tem.

    Vamos sediar uma olimpíada e vamos conclamar o povo a ficar reclamando de suas desgraças, a ficar remoendo suas tristezas?

    O pior é que talvez coubesse uma ação, sim, se o governo estivesse fazendo o contrário: gastando com publicidade para falar mal do país.

    Lembro-me de, iniciada a copa de 2014, dirigir-me a um bazarzinho de bairro para comprar para minha filha uma tiara com a bandeira do Brasil que tinha visto em algumas crianças. A dona da lojinha me responde que acabaram e fica cinco minutos seguidos se lamentando por ter dado ouvidos àqueles papos de que “não ia ter Copa” (lembram-se?). Ela me contou que ficou com medo de fazer muito estoque e que, no dia seguinte do primeiro jogo, se esgotou em minutos: “perdi uma boa grana”, confessou ela.

    Seria bom que os que estão preocupados com a situação econômica pensassem nisso.

  12. Agora, acabou o esporte?

    Que idiotice é essa! Então daqui a pouco não poderemos assistir a uma partida de futebol, ou irmos a um estádio porque: “estamos tristes!”, “O Brasil está  fechado para o balanço, parem tudo!”. Ora, se durante a segunda guerra o mundo parou com as explosões e os canhões para assitir as Olimpiadas, e deixaram lá fora um mundo em caos, por que somente o Brasil tem destacar as suas desgraças, se nem Hitler destrui a união dos povos durante a Olimpiadas? O esporte é o único meio que une os povos e o povo, que dá força para lutarmos e mostrarmos que podemos mais contra tudo ao que está ao nosso redor (taí o medo desse monstro). Esse juiz é mais do que um  nazista, é um estúpido coxinha, pois aposta no pior, na destruição da nação, das estituição e dos valores que ainda restam para restabelecer a alegria de um povo, que é saude e a vontade viver.  

  13. E eu como contribuinte tenho

    E eu como contribuinte tenho que pagar um salário de nababo noves fora 2 férias de 30 dias por ano e auxílio-moradia para esse desocupado. 

  14. Repeteco da ação do MPF contra a Copa do Mundo

    Na época da Copa do Mundo o MPF de Goiás tentou essa mesma estratégia, com esse mesmo discurso:

    http://www.agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/281544

    Advocacia-Geral assegura veiculação da campanha publicitária “Copa das Copas”

     

    Publicado : 06/06/2014 – Alterado : 11/06/2014

     

     A campanha publicitária do Governo Federal que promove a marca “Copa das Copas” retrata os investimentos na realização da Copa do Mundo FIFA 2014. Com este argumento a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar, na Justiça, ação que pedia a suspensão dos vídeos nos meios de comunicação.

    A tentativa de proibição partiu do Ministério Público Federal de Goiás, que ajuizou Ação Civil Pública questionando o conteúdo da publicidade. A Advocacia-Geral rebateu afirmando que as alegações não condizem com o Estado Democrático de Direito vivido pelo país, e que o atual momento político não tem qualquer relação com os objetivos que nortearam a campanha.

    Segundo os advogados da União, a Administração Pública age de acordo com os preceitos constitucionais e a promoção “Copa das Copas” cumpre o princípio da publicidade, pois tem cunho informativo e de orientação, além de dar conhecimento à sociedade das obras e benefícios diretos e indiretos decorrentes do mundial de futebol.

    A AGU argumentou, ainda, que caso a ação do MPF fosse acolhida traria prejuízos irreparáveis à orientação da população acerca da Copa do Mundo, além de atingir o dever de publicidade que a Administração Pública está incumbida.

    A ação foi analisada pela 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do estado de Goiás, que acolheu os argumentos da AGU e indeferiu o pedido de liminar. Na decisão, o juízo concluiu que não visualizava pretensão do Governo Federal em manipular a população com a campanha publicitária, que o MPF não provou os prejuízos ao Brasil com a realização da Copa e que os documentos apresentados pela União atestavam o investimento em modernização de aeroportos, construção de estádios e melhorias em obras de mobilidade urbana.

    A campanha publicitária foi defendida pelos advogados da Procuradoria da União no estado de Goiás (PU/GO) e da Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), com base em informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. PU/GO e PRU1 são unidades da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU. 

    Ref.: Ação Civil Pública – 19288-51.2014.4.01.3500 – 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do estado de Goiás.

    Wilton Castro 

     

  15. imbecis

    Nassif,

    Este procurador apenas segue a lógica do comportamento adotado por tantos outros procuradores do MPF.

    Como isto aqui está pronto prá se transformar numa verdadeira zona, o Judiciário e o MPF resolveram mostrar que, na zona, eles serão fortes protagonistas.

    Ao lado do procurador tetraplégico, muitos de seus colegas imbecis assinarão o ponto durante a baderna que percebo logo adiante.

  16. Falta a muitos o veolho

    Falta a muitos o veolho “simancol”, agora um unico promotor quer ditar o que o povo brasileiro deve sentir como nação, piada e falta de senso do ridiculo, e ainda recebem dinheiro publico para fazer isso; tem que avisar a ele que o presidente é eleito, nesse caso muito mais legitimo.

  17. Não tem mais o que fazer?

    Fico imaginando – com toda a criminalidade que habita nosso País e o salário minimo ainda na base de R$ 880,00 – como pode um promotor vir a propor uma ação públ;ica em relação às Olimpíadas?

     Afinal, não tem mais o que fazer?

     

     

     

     

  18. Algo precisa ser feito, do

    Algo precisa ser feito, do ponto de vista político, contra esse protagonismo do judiciário e do ministério público. Eles não podem governar o Brasil. Não foram eleitos e não dispõem de representatividade. Sei que muito do que é feito é provocação, para aí o governo reagir e dizerem que está controlando investigações contra si. No entanto, não é possível mais continuar nessa situação. Eu espero sinceramente que o governo esteja se debruçando seriamente sobre o assunto. Eles jogam contra o país e contra as decisões que o povo tomou soberanamente nas urnas.

  19. Patético

    Muitos procuradores do MPU acham que recomendação dos seus órgãos devem ter cumprimento obrigatório.

    Ridículo o MPF acionar o Judicário com base em retórica e representações ideológicas de determinados procuradores. O pior é que em muitos casos alguns juízes afinados, ao arrepio da Lei,  acabam acatando.

  20. Esse Procurador

    Avisa ele que tem um circo andando no interior de SP, que tá com uma carência de palhaço danada e como ele é bom de piada deve conseguir roubar o lugar de pelo menos um desses daqui.

    Só rindo de um tipo desses, é de uma cara de pau que nem óleo de peroba consegue dar brilho.

    Vá te catar procuradorzinho.

  21. Vejo com muita tristeza as

    Vejo com muita tristeza as instituições que antes, durante a ditadura militar e governos anti-democracia, nada manifestaram quando “todos” cantavam “eu te amo meu Brasil, eu te amo, ninguém segura a juventude do Brasil…”, hoje resolveram, todos, serem contra Lula e Dilma. Deveriam ter vergonha de se meter onde não te cabe.

  22. Feito para o JN

    Seria risível se não fosse patético.

    É risível e patético mas vai servir para os apresentadores do JN fazerem caras e bocas ao noticiarem a importante ação desta grande autoridade. 

  23. Talvez, em breve, o Brasil se

    Talvez, em breve, o Brasil se deparará com a sua primeira Guerra Civil. A truculência midiática-judicial-policial não terá limites para perseguir aqueles que devotam um mínimo de amor ao seu país e a seu povo. Esticarão a corda enquanto puderem. Não pouparão os pobres e os nacionalistas, sejam eles apenas trabalhadores ou até capitalistas.

    Terão o seu troco apenas quando aqueles que perseguem, conscientemente e unidos, se levantarem. E quando isso ocorrer restará muito pouco da Nação Brasil e será muito difícil evitar que a violência dos algozes não se volte contra eles pelas mãos dos vitimados de hoje.

    Ainda torço pelo continuar de nossa incipiente democracia, mas não vislumbro perspectivas de seu sucesso.

    A “sorte” foi lançada.

    1. Guerra Civil ?

      Antonio Luiz

      Ultimamente eu tenho tido uma sensação semelhante a esta sua percepção.

      Será uma tragédia, pois muitas vidas inocentes serão eliminadas…

      Por que o Brasil precisaria passar por isso ?

  24. Não existe mais limites para

    Não existe mais limites para o Ministério Público, qualquer procuradorzinho que deseja aparecer nos holofotes e brandir qualquer bobagem que seja supostamente anti-Lula ou anti-PT vai em frente sem nenhum pudor, como disse o mestre Nassif estão abusando de prerrogativas que não lhes foram dadas para exercer esse proselitismo barato e sem nenhum senso de ridiculo, dificil vai ser recolocar o gênio na garrafa, a finada PEC 37 bem que  tentou mas foi vencida pelo corporativismo dos sem-limites.

  25. SEJAM DECENTES , PROCURADORES

    Assisti e não vi nada de falso ou tencionando enganar ninguém nesta propaganda , nem a tal “finalidade de imprimir na percepção da sociedade brasileira a marca ‘Somos Todos Brasil’ ” .
    O que esse procurador queria ? Que a propaganda mostrasse que ‘Somos todos pela América’ com uma imensa bandeira com as cores do E.C. Bahia ao fundo ? Que a propaganda mostrasse Sergio Moro prendendo apenas gente do PT em sua descarada Operação Lava Jato ? Que mostrasse Aécio rindo enquanto os delatores falam o nome dele pela enésima vez na Lava Jato ? Ou talvez a Miriam Leitão falando a palavra crise pela milésima vez por mês ? Ou ainda filas de desempregados da Construção Civil , postos na rua pelas ações tresloucadas deste juiz paranaense ? Ou José Serra feito um Vampiro sem dentes correndo feito louco dentro do Senado para vender a Petrobras aos americanos?
    Esses caras aprenderam o caminho das pedras da esculhambação do país , bem acomodados em seus salários estratosféricos , sem nenhuma responsabilidade sobre as consequencias de seus atos e acham que podem fazer qualquer coisa para empurrar o Brasil abismo abaixo.
    Sejam decentes , investiguem a corrupção , se é pra isso que servem , mas sejam decentes em suas atribuições

  26. Não, eu não acredito! Isso já

    Não, eu não acredito! Isso já é rídiculo! E pensar que é o nosso imposto que está sendo jogado fora, para estultíces desse tipo. Tem que por limites, qualquer ser humano quando não tem limites sempre abusa, uns mais outros menos, por mais equilibrado que seja.

  27. E ……………….

    O tal procurador, que declino em citar o nome, não passa de um traidor, anti-nacional, terrorista (?), quinta-coluna, que tenta misturar, ou melhor desestruturar o governo, mas por tabela a Nação.

    Querer misturar ideologia com a maior festa mundial do esporte, merece no mínimo ao enquadramento em uma lei parecida com o  ATO PATRIOTA!

    Só assim iremos acabar com esses traidores da Pátria, transvestidos de procuradores !!!!!!!!!!

  28. é preciso alinhar todos esse

    é preciso alinhar todos esse absurdos praticados pelo ministério

    púlico para a cada dia confirmar o que vimos comentando aqui…

    um pau mandado qualqer, chinfrim e muito muquirana, resolve

    assim autoritariamente, inmdividuialmente, conluiado com interesses que só ele

    sabe quais são, interferir na política administrativa de um governo eleito…

    se não houver uma linha em qualquer código de ética, ou legislação,

    que puna essa figura patética, então é melhor  entregar logo o governo

    para esses trogloditas supostametne letrados, mas na prática, analfabetos funcoonais,

    terroristas burocráticos infiltrados no golpismo vulgar e já  banalizado,

    naturalizado, nesse meio corrompido e que posa de moralista….

  29. Tô beje!

    Eu, hein… Até uma propaganda linda dessas é motivo para o “mini histérico” público surtar? Imagina quando o Lula ganhar as eleições de 2018? É que não tem mais nada para com o que se preocupar, por exemplo: agressões contra mulheres e gays; trabalho escravo; crianças escravizadas (lá mesmo, no Góias, tem as crianças carvoeiras e os escravos nas “lavouras” de um certo Senador…); Furnas; Metrolão; “desvio” de verbas da merenda escolar; aposentadorias precoces de primeiras-damas… Enfim, falta trabalho…

  30. são por esses momentos, da insensatez de um só…

    que vemos todos eles

    MPF está destruindo a si mesmo e nem se toca,

    alguns do grupo, quando expostos dessa forma ridícula e espontânea, são imediatamente levados para o lado dos que mais contribuem para o processo de destrição, mídia golpista

    é assim que vemos todos eles da mesma forma

     

  31. MPF de Goiás!

    Resta saber qual é a ligação desse procurador com Ronaldo Caiado, o ex-amigo de Demóstenes Torres. Acho que se pode apostar, uns 10 X 1, no mínimo em cabo eleitoral.

  32. MP de Goías vai fiscalizar as

    MP de Goías vai fiscalizar as fazendas de gado que usa trabalho escravo que são aos montes no seu estado, vai fiscalizar as verbas públicas desviadas, vai fiscalizar a prostituição infantil na beira da estrada, vai fazer algo que presta para o bem do país……

  33. MP de Goías vai fiscalizar as

    MP de Goías vai fiscalizar as fazendas de gado que usa trabalho escravo que são aos montes no seu estado, vai fiscalizar as verbas públicas desviadas, vai fiscalizar a prostituição infantil na beira da estrada, vai fazer algo que presta para o bem do país……

  34. Esses almofadinhas do MPF,

    Esses almofadinhas do MPF, grande parte filhos de “gente do bem”, criados a leite com pera, estão rapidamente chegando ao limite do intolerável.

    Luis Nassif polidamente apenas deu um alerta à corporação.

    Mas nós cidadãos podemos e devemos ser muito mais contundentes.

    O que eu quero dizer é que esses janotas ignorantes, sem noção de brasilidade, sem noção de país e do papel fundamental que lhes foi concedido pela CF/88 como guardiães dos interesses do povo brasileiro, se converteram em um bando de sem noção de nada que não sejam seus próprios umbigos burgueses meritocráticos ansiosos pelos holofotes da mídia.

    Eles precisam ser detidos com urgência pela cidadania em seu ensandecimento pelo demonstração de poder muito além dos limites estabelecidos pela lei.

    Vejam como o tal procurador se descreve em seu blog em 19/11/2011 intitulado A Caminhada: The Long and Winding Road (http://claudiodrewes.blogspot.com.br/2011/12/quem-sou-eu.html):

     

    Quem sou eu?

     No início da década de 70, em Brasília nasce Cláudio Drewes José de Siqueira, filho de pais servidores públicos federais da área médica executiva. Sempre inquieto, e cheio de energia; muito vigor e muita vibração pela vida.

    Nessa sede de viver, muitas vezes derrubei o copo que saciaria aquela momentânea vontade; outras, verti seu líquido em atropelo com medo de não conseguir mais seu conteúdo, engasgando com tamanha volúpia; tantas outras, tive medo de beber sozinho e não saber que aquilo estava sendo o certo; uma vez, mergulhei de cabeça e a vida me retirou inebriado em situação de quase afogado. Na Pietà por mim desenhada, a vida me acolheu novamente em seus braços, dando-me apoio para um novo recomeço.

    Aqui escrevo a partir de algo que me veio trazer alguma mensagem nessa longa e tortuosa trajetória, pontuando a impressão que me inspirou escrever nesse dia. Postado por às 06:02  

     

  35. Mais dos pensamentos do procurador em seu blog

    Que País É Este?

     Nas favelas, no Senado sujeira pra todo o lado… ninguém respeita a Constituição…

    Parece vindo de uma mente criativa esse trecho, mas não; veio de uma mente genial que conseguiu sintetizar esse Brasil em que vivemos e deixaremos para nossas gerações. De quem veio de Brasília, inclusive nascido, poderia ressoar que estou acostumado à sujeira que se visualiza e incorpora o ser e o estado de ser do brasileiro. Porém, ainda bem que não. Não me conformo com o errado, com o distorcido, com o que temos de conviver de ladroagem, com a sujeirada que se prolifera e se enraiza nesse País.  Daí por que escolhi ser procurador da República, agir como um paladino da sociedade.

    A intenção é trazer algo para todos, algo que possamos usufruir juntos, mesmo que não sintamos. Um algo construtivo e inspirador, desdobrando e repercutindo em ações que tantos outros possam sentir seus benefícios. Não posso deixar de lado que me atende diretamente ao fazer frente ao que necessito para viver,  no entanto, consegui aliar algo que me trouxesse satisfação como ser humano, ser cidadão e ser público. O difícil é não vislumbrar concretamente o resultado dessas ações, sempre bem intencionadas – e isso, eu gostaria que quem duvidasse, tentasse mudar dentro de si, porque é verdadeiro.

    Quando passamos por algo nessa vida, e dela recebemos alguma oportunidade, algum presente, principalmente muito valioso, sentimos uma necessidade extrema de repor ou tentar compor algum meio que consiga retribuir essa dádiva. Quem é devedor nunca esquece, e a dívida nos angustia. Assim, para minimizar esse peso que sentimos sobre os ombros e a pressão no coração fazemos algo, esperançosos que isso tenha algo de útil para alguém e que surta algo de positivo.

     Como mudar? Mudando de postura, da resignação com o que de errado vemos e sentimos, de conduta. Devemos ser brasileiros verdadeiros, ser cidadãos cientes e conscientes, ser pessoas inconformadas com o que nos têm tirado sorrateira ou descaradamente, ser pessoas com desejo de sermos alguém para o próximo.

    Senão continuaremos a achar que um dia tudo mudará para melhor, quando na verdade não.

    Nunca fomos tão brasileiros!PPostagem de dezembro de 2011. (http://claudiodrewes.blogspot.com.br/)

    1. “Não me conformo com o

      “Não me conformo com o errado, com o distorcido, com o que temos de conviver de ladroagem, com a sujeirada que se prolifera e se enraiza nesse País.  Daí por que escolhi ser procurador da República, agir como um paladino da sociedade.

      A intenção é trazer algo para todos, algo que possamos usufruir juntos, mesmo que não sintamos. Um algo construtivo e inspirador, desdobrando e repercutindo em ações que tantos outros possam sentir seus benefícios.”

       

      Meldels!!!!

       

  36. Aqui é lugar onde tentarei
                            

    terça-feira, 20 de dezembro de 2011

    Ainda há juízes em Brasília

     Numa escrita de uma revista famosa vi a frase acima, parafraseando um acontecimento supostamente acontecido. No texto que encerra a matéria o seguinte: “Numa democracia de direito, nem o rei vence porque rei nem o moleiro porque moleiro. O princípio de que todos os homens são iguais perante a lei e de que ninguém está acima dela é uma conquista civilização, que se firmou, é fato, nas sociedades de tradição liberal.” Pensei: será verdade? Muito próximo a repetição de clichês tudo isso me pareceu e continua a parecer, como também os muitos julgados tidos como reveladores do direito que subjazem o pano de fundo da matéria. Num contexto de erudição de teses copiadas e cheias de hipérboles sentimentais casuísticas, sem defender um direito que possamos realmente identificar seu verdadeiro destinatário. Como se fosse um rebater por rebater e assim alicerçado em argumentos comprados numa viagem à Alemanha. Nesses poucos anos vividos como um reles mortal acadêmico de direito, sem um respaldo intelectual por  não ruminar tantas teses que se repetem em ambientes de mestrados, até hoje não vi grandes julgados de nossas grandes Cortes superiores que me transmitisse a tranquilidade que sente o escrevente acima pelo simples fato de se estar sob o pálio de uma arguta erudição de seu defensor, principalmente quando for de uma lei pura e simples. A lei arrebatada de seu substrato humanístico é tão perniciosa quando não observada ou observada em sua inteireza em sua medida legislativa formal. No mesmo facismo combatido pela sua injustiça e violência, o princípio da legalidade era observado em seu rigor, de acordo com a conveniência política de sua concepção. Como são as muitas das leis criadas no ambiente democrático, muitas atropelam a esfera de essencialidade da sociedade, sob a roupagem de garantistas, mas que, no âmago, a corroem por dentro. Eu gostaria que a interpretação da lei voltasse os olhos para seu efeito pedagógico-intimidativo, em prol de resguardar a sociedade futura que não se sabe virá. Sob a dinâmica do garantismo, que teme o espólio  reacionário que acompanha o assento dos tribunais, vejo o amolecimento da corda para o bandido, principalmente o abastado sentado em sua poltrona de couro. A prova não interessa a mais ninguém, tão só sua forma adequada e com a ritualística preservada. É tanta fruta envenenada, que creio que o próprio solo em que pisamos nada mais resplandece.  O processo penal se tornou um fim em si mesmo, sem um fundo que o sustente. O temor em se colocar um alguém atrás das grades ou preso a grilhões assume contornos tão iníquos quanto ao de se manter enclausurado. A prisão processual não guarda mais correspondência com os que transitam em corredores torneados em carrara. A dignidade da pessoa humana é mensurada pelo andar em que toma assento o castigado. O homem continua sendo a medida de todas as coisas, notadamente quando levado em consideração seu grau de liberdade – quanto o mais longe puder ir de avião. E da maneira que iremos tudo tende a piorar.   A excelência de tantos julgados temo não caber em tão grande brochura vaidosa. Mas não direciono esse temor a um em específico, porém, ao complexo de julgadores que em seus andrajos negros revestem a função julgadora suprema de um País. A quem aguardamos um sinalizador para direcionarmos a sociedade, num soprar inspirador de novos e bons tempos. Ainda há juízes em Pasárgada!   Postado por 

     

  37. Tudo em nome de 2018

    A canalhice Mouro, não tem limites; o mote dessa gente é demonizar Dilma, Lula e o PT; quem dera ter uma máquina de tempo tipo worm-hole pra mandar uns 30 desses concurseiros de merda do serviço público federal para os anos 70 ou até os de FHC, para eles sentirem na pele o que significa um “ufanista”.

  38. Para mim cargo público tem

    Para mim cargo público tem que ser transitório. E os cargos com mais poder, além de transitórios: eletivo ou sujeito à alguma forma de controle social. Caso contrário nos deparemos com essas mentes obtusas. Fui perguntar a um amigo advogado como se seleciona esses jenios. Resposta rápida: os próprios procuradores elaboram as provas e selecionam. Deu no que deu: o corporativismo dos cabeças de bagres.

  39.  
    Mesmo assim, teremos que

     

    Mesmo assim, teremos que continuar pagando salário e beneficios, bolsa-automóvel, bolsa-residencia, bolsa-escola, bolsa-escambau e a pqp, pra um FdPqP desse merda. E, o pior, de mãos atadas sem nada poder fazer para conter as ações deletérias desses inúteis imbecis.

    Orlando

  40. O cara que não se preocupa

    O cara que não se preocupa com os grileiros de terra de Goiás, com o Demóstenes Torres, com o Caiado, com o Carlinhos Cachoeira, com o trabalho escravo, nem com a exploração da mão de obra infantil nas fazendas de Goiás, muito menos com as 25 escolas públicas que foram ocupadas por estudantes no estado, vir implicar com uma propaganda dos jogos olímpicos, é o fim da picada. Sem noçao ao máximo.

    Quer consertar o país, comece por banir os próprios privilégios. Abra mão do  auxílio moradia de R$ 4.300,00 que recebe todo mês, já seria um bom começo.

    A mordomia de uns em detrimento de outros que trabalham incansavelmente, dia e noite, em troca de uma salário mínimo de R$ 880,00, pode ser comparada à corrupção. O beneficiário de privilégios é primo-irmão do corrupto. Ambos nocivos à pátria. 

  41. Este procurador ainda não se

    Este procurador ainda não se achou…

    Mas tem que ser internado e tomar muitas gotinhas de rivotril!

    Ele é UM RISCO DE RIDICULARIZAR TODA UMA CATEGORIA AOS OLHOS DA NAÇÃO!

  42. Chegaaaaa!!

    Chega! É por essas e outras que há de se tomar uma atitude radical: do jeito que a coisa anda é melhor que esse MPF seja extinto! Ou acabemos já com esse MPF ou esse MPF acaba com o Brasil. Já sabemos que eles não são contra corrupção nenhuma, apenas querem destruir o  governo atual. Esse MPF se tornou um partido político de direita.  O próprio Sepúlva Pertence disse que havia ajudado a criar um monstro e criou mesmo. Um MPF cheio de rapazolas fedendo a leite e mimados, cheios de ódio e preconceito, querendo cada um aparecer mais que o outro, só podia dar nisso mesmo. Alia-se a isso uma presidente fraca e um quinta coluna no ministério da Justiça. Daí, desse caldo todo esperar o quê? Era para o governo processar imediatamente esse cara e denunciá-lo no CNMP. O Brasil está precisando é de uma queda da Bastilha e a senzala começar a afiar as guilhotinas para os pescoços desses traidores da pátria.

  43.   TMPF = Ministerio Publico

      TMPF = Ministerio Publico do Feudalismo.

      Mexeu com a estrutura feudal, mexeu com eles; mesmo que seja apenas tentando lutar contra o “senso comum”, patrocinado pela elite de nosso pais, de que o Brasil é uma merda. Agora já virou motivo de representação do MPF dizer que o Brasil NÃO é uma merda.

     

  44. Poxa, que Ministério Público

    Poxa, que Ministério Público mais estraga-prazeres, hein?

    Gostaria de ver os argumentos desses procuradores, em que momento, em que cena a “campanha publicitária não atendeu aos princípios de publicidade, legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, ‘que impõem ao Estado o dever de prestar informações verdadeiras ao cidadão e à sociedade'”.

    Devemos ficar atentos: qualquer tentativa de fazer a gente se sentir bem sofrerá – como vem sendo feito desde que Lula chegou à presidência do Executivo mas mais especificamente desde a derrota de Aécio Neves da Cunha – constante ataque desses negativos fidalgos e elitistas coxinhas. Se deixar, provarão que somos todos uns bostas, mesmo, para que se cumpra a profecia deles mesmo.

     

    Ô gentinha negativa, esse MPF de Goiás, né?

  45. MP Trapalhão.

    A verdade é que estamos doente há muito tempo. Neste caso específico, percebemos que este cidadão não tem condições psicológicas para exercer o cargo que ocupa. Prejudica mais do que contribui. Quem fiscaliza essas pessoas ? para colocar este cidadão em seu devido lugar ou então afastá-lo do de suas funções.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador