MPF denuncia 35 pessoas na Lava Jato, sem Duque ou Mendonça na lista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Reprodução: G1

Reprodução: G1

Jornal GGN – O Ministério Público Federal em Curitiba apresentou, na tarde desta quinta-feira (11), denúncia formal contra 35 investigados na Operação Lava Jato. Nem Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, e tampouco Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, da Toyo Setal, aparecem na lista. Depois de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, foram Mendonça e Duque os responsáveis por esquentar o noticiário da Lava Jato nas últimas semanas.

Duque foi apontado por Mendonça – empresário próximo ao PSDB e suspeito por formação de cartel desde Mário Covas – como o elo entre as empresas que fecharam contratos superfaturados na Petrobras e partidos políticos. Mendonça foi um dos primeiros executivos presos pela PF a fazer acordo de delação premiada para entregar o que sabe.

“Duque comandava o setor responsável pelas licitações de obras de todas as diretorias e pelo acompanhamento da execução dos contratos. Por meio dela, o PT ficava com 2% do valor de todos empreendimentos da estatal petrolífera. A Diretoria de Abastecimento, que era controlada pelo PP por intermédio de Paulo Roberto Costa, e a de Internacional, que era controlada pelo PMDB via Nestor Cerveró, ficavam com 1%”, escreveu o Estadão, em edições passadas.

A assessoria do Ministério Público Federal ainda não esclareceu por que Duque e Mendonça Neto ainda não foram denunciados formalmente ou mesmo em que fase isso acontecerá.

Segundo informações da Folha, os nomes que constam na lista são de empresários envolvidos com seis empreiteiras que firmaram contratos com a diretoria de abastecimento da Petrobras. Outras denúncias envolvendo outras obras e setores serão apresentadas nos próximos dias.

As denúncias do MPF foram protocoladas na Justiça Federal do Paraná e devem ser apreciadas pelo juiz Sergio Moro, responsável pelo caso. Caberá a ele decidir se será aberta ação penal contra os acusados. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novo Pizzolato

    Se Duque Mendonça seria o elo para incriminar pesadamente o PT talvez aparecerá outro indiciamento, originando um novo processo que correrá de forma relampago e talvez esse indiciamento aqui contendo essa lista de indiciados ande a passos de tartaruga. Talvez teremos mais um novo Pizzolato, aquele  que sem foro privilegiado será julgado pelo supremo só para a história fazer sentido.

     

  2. Eu sempre achei que Duque

    Eu sempre achei que Duque estava sendo vítima de um assassinato de reputação, que havia exageros e uma trama para enredá-lo e forçar uma delação premiada.

    1. Eu tambem achava e acho isso,

      Eu tambem achava e acho isso, Squibs, mas eh teoria de conspiracao e das mais massantes.  Pelo menos em termos tecnicos (e repetindo que eu nao conheco lei brasileira o suficiente) eu tou dando o beneficio da duvida ao juiz.  Por enquanto…

      Nao levaria 50 centavos pra mim mudar de ideia a respeito dessa decisao:  eu nao confio em Moro tampouco.  E nao vai ser em um delator tucano dedurando um petista e que eh suspeito ha decadas que eu vou confiar tampouco.

  3. Não estou afirmando, mas

       É possivel que ambos não sejam indiciados, não é publico o acordo de delação premiada, feito entre os advogados destas pessoas e o MPF/PR, que pode ter oferecido um certo grau de imunidade a eles, enquanto suas informações, a “dedoduragem”, for se comprovando através de provas mais substanciais,  eles entrariam no(s) processo(s), apenas como testemunhas da justiça.

  4. Tratamento diferenciado

    Nassif,

    Julio Camargo, o outro executivo da Toyo Setal, também ficou de fora.

    Estas exceções são péssimo sinal, pois não pode existir tratamento diferenciado que atinja este níve. Imagino que, mais à frente, tudo isto venha a entrar nos eixos.

    1. O Barusco ,dos 100 milhões de

      O Barusco ,dos 100 milhões de dolares também ficou de fora ,por que não é do entorno do Paulo Costa,é de outro setor que virá mais adiante.

  5. A maior gaiatice dessa

    A maior gaiatice dessa investigação, a meu ver, é só investigarem de 2004 para cá. No tempo dos tucanos não havia corrupção? Logo no tempo dos tucanos? E, Luís Nassif, parabéns pelas críticas recebidas de Gilmar Mendes.

  6. Ei, calma, esta é a lista dos

    Ei, calma, esta é a lista dos que, terão as acusações serão esvaziadas, umas multas e pronto, o importante é manter a pauta livre para pegar o PT, é só isso que importa pra essa gente . . . . .

  7. O maior dos bandidos, livre, leve e… solto!

    Enquanto isso, o “Doutor” Cesar (Mata Pires), dono da OAS, continua livre, leve e… solto! Me engana que eu gosto… Mais uma vez o conceito de “domínio do fato” parece só valer mesmo para o PT. 

  8. Mimimi! Os delatores sabem,

    Mimimi! Os delatores sabem, de cor e salteado, que para livrar o próprio rabo, oferecem a cabeça de petistas. Isso é, para o delator,  como oferecer muita grana para os que exigem que ele incrimine petistas, SÓ PETISTAS. Enquanto isso, os privateiros que enriqueceram como nunca e faliram todos os cofres da união, ele, delator, sabe que a sua existência dependerá dele não dar nome aos bois dos envolvidos desde sempre na corrupção e a máfia justicíaria-mídia se encarrega de santificar os maiores corruptos da história desse país: psdb-pmdb, dem. Parece que nem tivemos governos anteriores ao PT. Fica muito fácil colocar a corda no pescoço do bobão delator, já ta na merda mesmo, o famoso cabeça de bagre(muito utilizado pela máfia mídia-justiciaria para livrar  seus tubarões) e, pronto, o espetáculo circense está montado, sobra só pro PT. Escript já manjado, repetitivo, que só analfa político engole.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador