Mudança de entendimento no STF não beneficiaria Lula, dizem ministros

Em 2016, Supremo entendeu que era possível prisão em segunda instância e tema pode ser reaberto na Corte ainda neste semestre 
 
stf_lucia.jpg
(Foto Agência Brasil)
 
Jornal GGN – A eventual mudança de entendimento no Supremo Tribunal Federal sobre a prisão após condenação em segunda instância não deve beneficiar o ex-presidente Lula. A informação é do blog da Andreza Matias, no Estadão. Pelo menos dois ministros da Corte avaliam desta forma. Um deles acredita que o STF precisa estabelecer “mecanismos de defesa” para evitar que réus em situação semelhante a do ex-presidente “com risco de fuga fiquem soltos”.
 
Após o resultado do julgamento de quarta-feira (24), o tema voltou à tona e pode obrigar a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, a reabrir o debate para o Plenário. Segundo informações da Folha de S.Paulo, a magistrada estava resistente à ideia e pretendia deixar a questão por encerrada. 
 
Em 2016, o Plenário do STF decidiu por 7 votos – incluindo Cármen Lúcia – a 4 que era possível a prisão antes da condenação definitiva. Na ocasião o entendimento não foi vinculado, ou seja, não obrigou as instâncias inferiores a adotarem a prática, deixando a decisão a cargo de cada tribunal colegiado. 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Defesa de Lula pede acesso às conversas de Telegram obtidas pela operação hacker

11 comentários

  1. A prisão antes do trânsito em
    A prisão antes do trânsito em julgado é um golpe contra a constituição dado por aqueles qu juraram defende-la. E essa conversa em off dos dois ministros é mais um golpe contra a constituição, uma tentativa de criar um casuismo judicial anti-Lula.

  2. É óbvio que nada pode

    É óbvio que nada pode beneficiar Lula.

    Ele foi excomungado por um juiz infalível cuja sentença ilegal não pode ser reformada.

    A constituição e a Lei Penal, que absolveriam qualquer réu em situação análoga, não se aplicam a Lula. Porque a jurisprudência se aplicaria?

  3. Deixamos de ser o país da

    Deixamos de ser o país da inflação (até que não)

     

    para sermos o País da Bandalheira, qualquer um faz e diz o que quer, e pasmem, mesmo com os enormes abusos praticados apontados por renomados juristas, há associações de classe preparando manifestações para denunciar enfraquecimento de membros do judiciario!!! 

    È o Brasil descendo a ladeira…………

  4. Caberá ao $TF definir qual é a situação do Lula

    Caberá ao $TF definir qual é a situação do Lula, a fim de que seja possível julgar quais réus estarão em situação semelhante à dele.

    Falava-se que o Zé Dirceu iria fugir.

  5. Então a prisão em segunda

    Então a prisão em segunda instância será revogada.

    Só que por mais que os ministros fantasiados de juizes do STF façam nada vai excluir da BIOGRAFIA de vários deles o FAVOR que devem a Lula e Dilma. Só estão lá porque fizeram gestões políticas junto aos aécios, serras, jucas, temers e cunhas e pediram venia aos HONESTOS E DIGNOS dois presidentes legitimamente eleitos pela maioria do povo brasileiro.

    E pela qualidade intelectual, moral e ética desses juizes foi só a política dos temers, aécios, serras, cunhas que os colocou lá. A fidelidade canina e a retribuição nas sentenças favoráveis também os denunciam. O fim da prisão em segunda instancia é para livrar Temer e sua quadrilha num primeiro momento e depois todo o Psdb do serras, aécios e cunhas lima. 

  6. Estadão , Andreza Matias e dois juizes anônimos da Corte

    Estupidez, fake news ou provocação, o ponto central é  como aprisionar Lula, seja como for.  O perigo de a “fuga de Lula” é uma especie de ato falho, um desejo reprimido, afinal  o temor é Lula estar presente  na eleição. Se fosse possível os juizes teriam decretado pena de degredo.  Gostariam de vê-lo exilado, o mais distante possível. O sonho seria voltar aos tempos da inconfidência e degredar Lula para a Àfrica.

    Enquanto isto Azeredo das Alterosas, condenado espera a prescrição da pena. Serra, sequer julgado esta contando dinheiro de sua filha.

  7. O QUE PODE BENEFICIAR LULA E

    O QUE PODE BENEFICIAR LULA E O BRASIL É A LUTA ARMADA É INVADIR A SUPREMA CORTESÃ E EXPULSAR,COLOCAR NAS CORRENTES OS CAFETÕES E CAFETINAS DAS LEIS.

  8. teoria da conspiração

    Eu clico na postagem imaginando uma reportagem ou o que o valha, mas vejo somente uma nova teoria da conspiração digna daqueles que vêem o comunista com um martelo namão e uma foice na outra na primeira esquina que virar. 

    Mais ridículo que isso só os carasda terra plana mesmo kkkk

  9. Sobre prisão após segunda instancia

    A não prisão de Lula e demais em situação semelhante é injusta, porquê é um desrespeito ao pobre, que não tem condições de pagar um bom advogado, enquanto muitos como o Lula podem ter vários advogados e um deles é ex-ministro do supremo. Aqui na minha cidade, por exemplo está cheio de presos no anexo da penitenciária aguardando serem julgados, ainda em primeira instancia e pode demorar anos. Acho que, como um bom representante do pobre esse Lula deveria ficar calado e obedecer as leis e as autoridades que as representa.

  10. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome