Na ânsia de atingir Lula, Folha esqueceu de ler o hilário Habeas Corpus que ataca Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Nesta quinta-feira (25), a Folha de S. Paulo precisou se retratar perante os leitores porque cravou, erroneamente, que o ex-presidente Lula havia entrado na Justiça com um pedido de Habeas Corpus preventivo para se antecipar a uma possível prisão decretada pelo juiz Sergio Moro, da Lava Jato. Se a equipe do jornal tivesse despendido alguns minutos de atenção ao documento, não teria dado margem à interpretação de que Lula está com medo de ser pego no esquema de corrupção da Petrobras. Ao contrário disso, descobriria que o HC, hilário de tão mal escrito, ataca, na verdade, os excessos de Moro.

No ofício, o consultor Maurício Ramos Thomaz usou a expressão “Sergio Futuro do Pretérito Moro” para criticar os métodos usados pelo magistrado para determinar prisões preventivas. “(…) A autoridade coatora decreta prisões preventivas ao seu gosto usando termos especulativos e o futuro do pretérito”, explicou.

Em desacordo com as ações de Moro, e na tentativa de constrangê-lo em função disso, Thomaz afirmou que “ele não é um juiz e nem um justiceiro, é apenas um sujeito moralmente deficiente como Joaquim Barbosa, a quem ele auxiliou certamente naquela pornografia jurídica chamada AP 470 que a escória vil e vadia chama de mensalão.” Moro, na verdade, auxiliou a ministra Rosa Weber.

O consultor ainda teceu críticas aos advogados dos réus da Lava Jato, afirmando que eles cobram caro e não fazem nada além de teatro, da mesma maneira que ocorreu no julgamento do mensalão. Naquele caso, Thomaz revelou que chegou a pensar em uma peça para pedir o impeachment de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram a favor das condenações, e só não levou a campanha adiante porque “alguns imbecis do PT” acharam a ideia um “absurdo”.

Thomaz sustentou que é por temer as decisões da Justiça desde o julgamento do mensalão que achou prudente apresentar um HC preventivo em nome de Lula. “(…) O ex-presidente poderia ser preso também porque talvez tenha jantado com alguém do Odebrecht ou dito bom dia para algum réu”, ironizou.

O consultor ainda escreveu que “A sorte ajuda os audazes e as vezes os insensatos. A sorte é o que impede a história de ser uma ciência exata. Assim o perigo que o hitleriano Sergio Moro representa é grande. É aqui não existe nenhuma ofensa. Como Hitler ele quer uma lei para chamar de sua e ele não tem menor respeito para com esta coisa abstrata chamada justiça. Ele como Hitler apenas acredita em sua vontade como a maioria dos maus juízes especialmente os do Paraná cuja função parece sempre a de desobedecer a lei.”

A íntegra do HC está em anexo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS

    “DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS!”

    Isso está escrito no portão do inferno, na obra de Dante Alighieri, “A Divina Comédia”.

    Imagino que na porta da Folha de São Paulo (e de outras empresas do ramo), poderia estar escrito algo assim:

    “DEIXAI TODA A VERGONHA NA CARA, VÓS QUE ENTRAIS!”

    1. Ota(r)inho e leitores

      No inferno dantesco tem um “girone” sem fogo, apenas gelo muito gelo. É por isto que ainda hoje no linguajar italiano existe a expressão: “stare al fresco”, este é o teu castigo eterno, diz o poeta e não tenha esperança. Nada a ver com o conforto no verão, apenas mais uma pena.

      Leitores e o Otavinho merecem este lugar.

  2. HC pode ser impetrado por

    HC pode ser impetrado por qualquer cidadão.

    Pode ser escrito até em papel higiênico.

    Não precisa conter nenhum fundamento jurídico.

    O autor só precisa fazer uma coisa: qualificar a pessoa que foi ilegalmente presa e dizer onde ela está recolhida. 

    Feito isto o judiciário é obrigado a conhecer o pedido. Foi o que ocorreu neste caso. Pedico conhecido e denegado. 

    A única coisa que não se pode negar é a ânsia de notoriedade do autor do HC e a qualidade fecal do jornalismo da Folha de São Paulo.

    Ninguém deve ficar surpreso se a Folha começar a responder ações de indenização ajuizadas pelos assinantes do jornal com base no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, quem compra jornal quer consumir notícias e não excrementos.

  3. Peço, antecipadamente, pela

    Peço, antecipadamente, pela piada grosseira.

     

    Mas, #moropunheteiro é a hashtag perfeita para esse grande circo que foi armado.

     

    Lamentável

  4. Não gostei o que Mauricio fez

    Mesmo que tenha sido para atacar o Moro acabou atacando a imagem do Lula e do Brasil afetando até mesmo a Bolsa… De boas intenções o inferno está cheio. Será que o cara não sabia que sua molecagem iria cair em mãos erradas? Mexer com imagem pública não brincadeira o Lula não é um sujeito qualquer como Mainardi esses é um reles repórter que não respeita ninguém. Desculpe-me, mas o que o tal Mauricio fez foi molecagem de gente velha e com ajuda dos jornais vira-latas e com um político vira-lata ridicularizaram o ex- presidente e o Brasil.

    1. Para você os jornais, todos, usarem essa brincadeira de H.C.

      é de culpa do camarada que o escreveu.

      O.K. A mi(r)dia brasileira não tem nenhuma responsabilidade sobre o que midiatisa.

      São todas crianças ainda. Mas tem menos de 16 anos, senão pau neles, é isso?

       

  5. Repercussão

    O problema é que muita gente leu e passou adiante que o próprio Lula pediu o HC. A Folha deu uma erra(tinha). Quem leu? A repercussão do reconhecimento do erro é infinitamente menor que a da notícia mentirosa. O dano está feito.

  6. O EMBRIÃO DE SALVADOR DA PÁTRIA QUE NÃO VINGOU

    No Habeas Corpus aloprado, algumas verdades, embora ditas por linhas tortas:

    1 – Justiça que assusta, em vez de garantir tranquilidade ao país;

    2 – Mídia decrépita, em vias de falência total;

    3 – Uma oposição repleta de malfeitores, cada um querendo salvar a própria pele a qualquer custo; 

    4 – Um embrião de salvador da pátria que não vingou.

  7. O interessante é que o

    O interessante é que o Descaiado já sabia do HC  antes da imprensa. No blog da Maria Frô ela diz que uma desembargadora do TRF4 é que espalhou. Se isso for verdade é evidente a má-fé dessa desembargadora, porque ela saberia muito bem que o impetrante não foi o Lula.

  8. orquestrações e ingenuidades

    Ontem,as ações preferencias da Petrobras (petr4) recuaram 2,2% com a boataria do habeas corpus e hoje, com os desmentidos subiram 2,2%. Uma oscilação de 4,4% em dois dias. Uma aplicação de R$ 1 milhão chega a ganhar R$ 45 mil reais num periodo de 2 dias. Negócio da China. È preciso acabar com esta ingenuidade de que os ataques da mídia visam apenas o PT e o Lula. A forma alternada como a grande mídia revesa seus ataques, sugere uma orquestração muito maior. Esta orquestração é sistematica ,ocorre há anos, e merece uma postura mais pragmatica. 

    1. Isso!
      É a economia!
      Sobre as

      Isso!

      É a economia!

      Sobre as articulações… tudo parte de dentro do Milleniun, tomando rumo e forma necessária pra gerar factóide, balançar a República e dar muito… mas muito lucro!

      Bando de ladrões!

  9. .

    Eu gostaria de acreditar que a “Folha esqueceu de ler o HC”. Mas não consigo dar a ela esse benefício. Pra mim a Folha leu sim. Pra mim foi canalhice pura e simples sim.

  10. Eu me diverti muito lendo o

    Eu me diverti muito lendo o HC

     

    – Que a autoridade coatora preste as informações de praxe de preferência sem citar Anatole France para justificar Hitler

  11. O fato de ter impetrado um HC
    O fato de ter impetrado um HC não é motivo para desmerecer o Lula. Quem tentou fazê-lo foi o jornal. Este sim é pilantra e acobertado pelos juizes. Agora, oque todos não notaram é que este sujeito abriu uma brecha para que possamos criticar o juíz Moro sem sermos processados. Que tal enviarmos uma enxurrada de HCs para a justiça, fazendo os mesmos tipos de comentários deste HC? Fatalmente, o Moro teve que ler este HC. E deve ter ficado muito fulo da vida. E isto não tem preço.

  12. Imaginem a “competência”

    Imaginem quanta competência?

    Foi preciso 3, vou repetir.  – TRÊS – Jornalistas para fazer essa “matéria”

    E depois quando essa piada de jornalismo cai na Net, e é detonada milhões de vezes, esse passoal da Folha ainda tem a cara de pau, de achar ruim.

     

  13. O que fica é a manchete

    Esse jornaleco como os demais que fazem parte do PIG fazem o que bem quer e não dar em nada. Esse jornaleco de canalhas vai continuar detonando o Lula e o PT.

     

  14. O que fica é a manchete

    Esse jornaleco como os demais que fazem parte do PIG fazem o que bem quer e não dar em nada. Esse jornaleco de canalhas vai continuar detonando o Lula e o PT.

     

  15. O Boechat hoje meteu o pau no
    O Boechat hoje meteu o pau no Lula dizendo que se a utopia foi perdida, foi graças a ele. Se o governo Dilma, o PT e ele mesmo estão no volume morto, a culpa é dele.
    Falou que estava na Argentina quando soube do HC e acreditou que fosse do Lula mesmo, pois este teria motivos suficientes para ser preso. Que assim como os demais brasileiros, ele acreditava que, dado o histórico do Lula, não seria demais achar que seria preso.

    Olha só!

    1. Boechat é um conservador tacanha

      Nilva, passaram a encher a bola deste Boechat após o episódio com o Malafaia. Fiquei calado, conheço a peça, tem um viés profundamente conservador e reacionário. Se não fosse, jamais seria funcionário da band. As forças progressistas criaram um escorpião .

      1. Concordo. Comentei sobre isso
        Concordo. Comentei sobre isso no episódio do Malafaia.
        Com sua explosão de raiva, a única coisa que conseguiu foi fazer o país regredir ao nível da 5a série do primário, nada mais. O país não ficou melhor porque um agrediu o outro.
        Depois, Boechat levou uma enquadrada do patrão, que fatura uma grana preta alugando espaço na programação para o Malafaia. Daí, ficou pianinho.

      2. Conservador tacanho… e argentino!

        Só um pequeno adendo ao texto e à avaliação: Ricardo Boechat é, além de  conservador como classificam tem o mesmo problema do Élio Gaspari: é estrangeiro que parece odiar o Brasil. Gaspari é italiano e Boechat argentino. Isso diz tudo, né não? 

    2. Ah, mas aqui também se

      Ah, mas aqui também se espalha o pânico de que o Lula está na iminência de ser preso ou acusado. Dá-se como certo que a direita tem munição para isso. E fica todo mundo numa gritaria maluca, querendo que o Cardozo mande a Polícia Federal parar de investigar e que a Dilma demita o Moro (sic). Claro, por que na verdade o importante aqui não é o Lula, são os empreiteiros do dito “capital nacional”.

      Que, se pudessem, venderiam o Brasil para o Emir do Qatar sem pensar duas vezes.

    3. Ele também precisa de uma…

      O Boechat está, ele próprio, precisando procurar uma rola também.

      O sujeito está tão gagá que eu ouvi ele falar ao vivo na rádio que a solução para os incêndios florestais era colocar springlers nas árvores da floresta (pesquise o que são springlers e veja o tamanho da asneira). Também foi um dos responsáveis pela corrida às vacinas contra a febre amarela poucos anos atrás, quando ele incitou a população a contrariar o aviso do ministério da saúde que dizia ser perigoso o uso desnecessário da vacina, dizendo que era “besteira”. Morreram pessoas por causa do uso desnecessário da vacina.

      Enfim, muita gente ficou entusiasmada com a entubada que ele deu no Malafaia, mas o fato é que o Boechat é um bosta e ele só cresceu para cima daquele estelionatário porque é um bosta pior até do que o próprio Boechat.

      1. OPORTUNISMO DE UM, HIPOCRISIA DE OUTRO

        Vi apenas oportunismo no comentário do Boechat, com objetivo de capturar um público específico que, naturalmente, já detesta, com razão, o tomador de grana e falso moralista. Não falou em nome da sociedade, tampouco no seu próprio, já que presta serviço a quem fatura os tubos alugando espaço de uma conseção pública exatamente para esse tipo de gente.

        O fato de voltar a atacar o PT-Lula-Dilma-Governo é mais um gesto de oportunismo, para reafirmar sua lealdade ao patrão e dizer que, no fundo, ou na rola, nada tem contra o tal malafeia, uma vez que esse o ameaçara no ar dizendo que falaria com o dono do poleiro. E quem tem coo, tem medo.

        É por aí. 

  16. Adorei o HC desse cara, nunca

    Adorei o HC desse cara, nunca havia lido uma crítica a  Moro tão certeira. 

    O que esse cara fez foi Política.

     É O que falta a nossa Gerentona que, agora, resolve dizer que é machismo alguém criticar seu autoritarismos em colocar um folgadao com Zé Eduardo como Ministro da Justiça, apenas e tão somente porque ela quer e “ninguém” manda nela.

    A direita que não é nem um pouco bobinha, fala em Pedadala dela, o que isso quer dizer mesmo? Mas quando se Trata de Lula, os outros petistas e faliares, esses são chamados de “corruptos para baixo”. Qual o recado que recebemos dessa “honradinha”, “o Pavão está aqui para salvar minha “honra”, dos meus familiares e a dele, vocês que se f……”

    1. Falou tudo! Essa cretina é a

      Falou tudo! Essa cretina é a maior traíra que o PT e o Lula já enfrentaram. Não tem Marina, não tem Marta, não tem Cristovam Buarque. Não tem para ninguém! Ela deu um banho de trairagem em todos esses, mas, ainda assim, o Lula e o PT continuam dando a pele por ela.

  17. Marrom
    A Folha consegue reunir o pior dois mundos do fazer jornalístico: incompetência e mau caráter.
    Tem quem goste. Tem quem pague. Tem quem acredite.

  18. O FALSO SIGILO DE FONTE ACOBERTA CRIMES DA MÍDIA PARTIDARISTA

    O consórcio midiático familiar que atua livremente em nosso país, nada mais é que um aparelho nazi-fascista, a que todos os organismos legais do Estado estariam subordinados, aí incluídos, evidentemente, os três poderes máximos da República.

     

    Quando o jornalão propaga infâmia contra uma autoridade do Governo ou mesmo contra um cidadão comum, o estrago será imediato, sobretudo se a injúria tiver seu desdobramento na TV e redes sociais, verberada por um grande cafajeste.

     

    Ainda que a vítima viesse a obter um direito de resposta, esse jamais seria suficiente para reparar o  dano.

     

    Ou seja: a falsa mídia obtém altos ganhos com a desgraça alheia e seus donos jamais serão punidos porque imediatamente passarão a chantagear a sociedade com a farsa de imprensa livre.

     

    Tampouco será punido o crápula que encomendou o crime, já previamente blindado com outra excrescência desse jornalismo de esgoto, que é o famigerado “sigilo de fonte”. 

     

    Estamos muito próximos, portanto, daquilo que era posto em prática durante a ditadura, quando a falsa denúncia formulada por qualquer bandido favorável ao regime tinha o poder de submeter um inocente às piores torturas e até a morte. Quem já leu o livro “Brasil, Nunca Mais!”, sabe do que estou falando.

     

    Exemplo bem significativo desse hediondo crime de imprensa, nesses anos de governo do PT, foi a matéria criminosa veiculada por essa mesma Folha, em que estampou documentos falsos em suas páginas pintando a Sra. Dilma Rousseff como terrorista e assaltante de bancos. Sem dizer do mais recente, da famigerada Veja, às vésperas da última eleição.  

     

    O PT, infelizmente, que já foi grande nas ruas, falando a linguagem do povo, no governo se reduziu a um partidinho de gabinete, acovardado, ouvindo os maiores corruptos deste país gritarem “pega ladrão”, sem que movam uma palha. 

     

  19. O cara pode ser mitômano e

    O cara pode ser mitômano e meio maluco, mas diz um monte de verdades, inclusive com senso de humor.

  20. HC? Impressão de pedido de preventiva…

    …por abuso de tempo verbal inexistente. Concordâncias de número e gênero e pontuação à parte, além de certa perda na medida, as ironias e zombarias renderam criticamente um bom divertimento.

  21. Faço votos para que o autor

    Faço votos para que o autor do pedido de HC seja convidado a escrever de vez em quando por aqui. Texto repleto de verdades, pelo menos ainda me faz rir um pouco em meio a toda essa barbaridade.

  22. Hilário mesmo

    O autor do HC, que uns já chamam de Maníaco dos HCs, não perdoa ninguém. Chama Moro de arbitrario, dentre outros adjetivos inéditos, trata-o como deficiente moral, tal como Joaquim Barbosa, pediu o impeachment da maioria dos ministros do STF, Sobrou até para o Reinaldo Azevedo. Por fim, desce o sarrafo no judiciario paranaense, ao qual atribui a tradição de arbitrariedades em todos os níveis.

    HC não conhecido, mas de leitura imperdivel … para alegrar mais ainda a sexta-feira.

  23. Alguém se dispõe a redigir um

    Alguém se dispõe a redigir um habeas corpus preventivo contra a prisão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?

  24. É dif´cil preservar outras

    É difícil preservar outras áreas do jornalismo da folha, se sua sanha politica derrubam TODOS OS VALORES!

     

  25.  
    RESCALDO:
    o autor do habeas

     

    RESCALDO:

    o autor do habeas corpus em tela “entende mais de Direito do que o atual juiz do ‘braZ$il'”!

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:

    a que ponto de deterioração a oPÓsição ao Brasil levou o Poder Judiciário brasileiro e o PIG!

  26. Caro Nassif…
    sei que  mais

    Caro Nassif…

    sei que  mais uma vez você não me publicae, mas que o “Doido” tem razão, tem! Moro é um ator, e so isso! Sabe de justiça e direito o mesmo que sabe de javanês! E, certamente, se inspira no fascismo!

  27. Pouca ração Whiskas é bobagem

    Esse HC deu uma encrenca…. vixe! 

    A midia trambiqueira dará sempre um jeito de distorcer tudo o que acontece com o PT, nesse caso teve ajuda da direitona picareta e escravagista (com participação especial da desembargadora lambe-lambe).

    Mas o texto do HC é um show. Hehehehehehe, o juís Mulo deve estar p… da vida.

     

  28. Como já foi bem comentado o

    Como já foi bem comentado o fato, vamos ao que interessa. Já notaram que a oposição está mais uma vez forçando a mão? Parece que o desfecho para ela, precisa ser feito até o dia 30 desse mês, para evitar um esfriamento com o recesso do judiciário e do congresso. Era a mesma estratégia do Joaquim Barbosa, lembram? Ela, a oposição j[á tentou de um tudo. E agora ela pensa na solução ” Ou vai ou racha”. Espero, sinceramente que rache, esfarele e se exploda, véia oposição de m,,,,da. 

  29. Sérgio “Futuro do Pretérito” Moro

    Li todo o texto. Acerta na mosca quado diz que Moro fraudou a sentença de Nestor Cerveró e tinha a sentença pronta antes da defesa apresentar suas alegações finais. Assistam o depoimento de Cerveró aqui e o trecho em que ele empareda Moro aqui.

    São afirmações dolorosamente verdadeiras, mas perigosas de se fazer. Ou esse tal de Maurício Ramos Thomaz é maluco ou tem muita coragem — cousa que falta ao excelentíssimo senhor Omisso da Justiça, José Eduardo Charmozo.

  30. Outros detalhes que o Folhão escondeu:

    Do magistrado[alinhado a Moro] que analisou a petição do consultor, pelo menos ele(desembargador) teve que ler umas poucas e boas sobre o seu amigo juiz, nem se parece com o mesmo desembargador que dias atras negava habeas corpus com base em noticia de jornal,….m,o mundo gira.,,os loucos o fazem girar:

    Gebran [desembargador que analisou o caso] negou seguimento ao habeas corpus e frisou que o autor usou em sua petição notícias de jornais, revistas e portais de informação, que “não servem como fundamento”.

    — Cuida-se apenas de aventura jurídica que em nada contribui para o presente momento, talvez prejudicando e expondo o próprio ex-presidente, vez que o remédio constitucional (habeas corpus preventivo) foi proposto à sua revelia — avaliou o magistrado

    (…)

    Thomaz refere-se ao juiz Sérgio Moro com expressões como “hitleriano”, definindo o magistrado como “moralmente deficiente”. Refere ainda que Moro teria “fraudado a sentença de Nestor Cerveró”.

    Gebran decretou segredo de Justiça por 48 horas, devido ao excesso de consultas ao Portal do TRF4 relativas a esse habeas, o que está prejudicando o sistema processual eletrônico do tribunal.

    Mauricio Ramos Thomaz, autor do pedido de habeas corpus a favor de Lula, tem um histórico de ações envolvendo personalidades, mesmo sem conhecê-las. Thomaz não consta como advogado no cadastro público da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se identifica apenas como “consultor”. Segundo a Rádio Gaúcha, ele tem apenas Esino Médio concluído.

    Um dos habeas corpus ajuizados por Thomas envolveu o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró, réu da Operação Lava-Jato por lavagem de dinheiro e corrupção. Na ação, Thomaz diz que a sentença de Moro é “fraudulenta”, pois teria sido “redigida antes das alegações finais”. Ele ainda acusou o juiz de não ter conhecimento sobre Direito e de ter “a mentalidade de um prefeito leigo”.

    Fonte: Diário Catarinense

  31. O velho truque anselmista de

    O velho truque anselmista de parecer esquerda quaando tem tudo para ser coisa da direita. Se houvesse  no só sindicância em Lula fosse citado, tava obrigado citar na resposta e o PIG ganhava uma mina de ouro. Tolinho&¨%%$#@   esquerda é idiota para ter tais ideias, isso é coisa do PIG

     

  32. Whiskas? Masturbações? rs rs
    ‘…assim como masturbações estão para uma relação sexual…assim como whiskas está para a alta culinária’É senhor juiz, pare agora!
    Por favor, pare agora!!he he he

    1. Desconheço as motivações do

      Desconheço as motivações do sujeito, mas me parece óbvio que ele foi usado para desmoralizar os argumentos do PT no caso da Lava Jato. Espantoso é que a turma tenha caído na armadilha. Seria muito melhor “deixar pra lá” a estória do HC do que publicá-lo na íntegra. Agora todos querem conhecer o sujeito. Se antes se suspeitava que fosse um agente de direita empenhado em provocar Lula por meio de uma peça humorística genial, agora é injustamente pintado como um débil mental na mídia e nas redes sociais pois deu entrevista dizendo que falava sério. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador