Estudo apreendido mostra porque governo perdeu redes sociais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Entre as mais de 160 páginas de documentos apreendidos na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Junior, no Rio de Janeiro, um dos arquivos tenta relacionar a empreiteira com os bastidores reservados do Palácio do Planalto, a fim de buscar supostas relações com pagamentos de propina para as campanhas petistas. 
 
Trata-se do item 09 dos “Autos de Apreensão Documentos N° 195/2016”. Ainda que sem assinatura, o documento foi elaborado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e distribuído internamente entre membros do governo federal, como ministros, dirigentes do PT e assessores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É documento público, enviado inadvertidamente ao Estadão pelo ex-secretãrio da SECOM Sthomas Trauman.
 
É uma análise interna e autocrítica, dividido em três partes, denominadas “Onde estamos”, “Como chegamos até aqui” e “Como virar o jogo”. O documento admite que a comunicação do Planalto foi “errada e errática”, até agora, mas alerta que é preciso tomar medidas diante da crise política, que “é maior do que isso”, afirma o texto.
 
O arquivo circulou entre os políticos mais próximos à Dilma no dia 17 de março do último ano. Dois dias antes, ocorreu uma grande manifestação que, como interpreta a carta, teria provocado uma “goleada” nos governistas pela oposição, sejam nas ruas, ou nas redes sociais. 
 
 
Em alerta, o documento cita uma pesquisa interna realizada, por telefone, pelo Ibope, a pedido do Planalto, em que 32% dos entrevistados disseram ter mudado de opinião negativamente sobre o governo, desde a campanha de outubro para a reeleição de Dilma até aquele momento. A esse cenário resume como um “caos político”, onde “não será fácil virar o jogo”.
 
Em outro trecho do texto, a Comunicação aponta falhas também da militância do PT: “Ironicamente, hoje são os eleitores de Dilma e Lula que estão acomodados com o celular na mão enquanto a oposição bate panela”. “Dá para recuperar as redes, mas é preciso, antes, recuperar as ruas”, afirma.
 
Na segunda parte, intitulada “Como chegamos até aqui”, o comunicado critica o distanciamento, no início do governo Dilma, com os chamados “blogueiros progressistas”. “O fim do diálogo com os blogs pela Secom gerou um isolamento do governo federal com as redes que só foi plenamente restabelecido durante a campanha eleitoral de 2014”, mas “em 2015 o erro de 2011 foi repetido”.
 
Também apontou como uma das justificativas para o isolamento do partido com as suas bases sociais a escolha do ministro Joaquim Levy para a Fazenda, com as consequentes medidas de ajuste fiscal a partir de novembro de 2014. 
 
E critica discursos usados pelo próprio PT em momentos de crise: “Não adianta falar que a inflação está sob controle quando o eleitor vê o preço da gasolina subir 20% de novembro para cá ou sua conta de luz saltar em 33%. (…) Assim como um senador tucano (Antonio Anastasia, MG) na lista da Lava Jato não altera o fato de que o grosso do escândalo ocorreu na gestão do PT”, diz.
 
Ao final, aponta que os eleitores da presidente Dilma estariam vivendo um “sentimento de abandono e traição” e que “é preciso aceitar a mágoa desses eleitores e reconquistá-los”. 
 
O documento cobra, ainda, a ação de parlamentares do PT que teriam deixado de defender o governo. Entre outras sugestões, aponta maior exposição da presidente Dilma, alterações na Comunicação Social, que afetariam a Voz do Brasil, a Agência Brasil e a EBC, além de outras instituições, e mais investimentos em São Paulo, onde se concentra a maior rejeição ao partido.
 
“Não podemos deixar que ocorra um novo tremor enquanto estamos cuidando dos vivos e salvando o que restou”, conclui o artigo.
 
 
Seria, no mínimo, estranho um documento reservado do Planalto parar nas mãos de um executivo de uma empreiteira. Sem apurações ou questionamentos maiores, o presidente da Odebrecht Infraestrutura ter em sua residência a análise dirigida a somente membros do alto escalão do governo induz relações de proximidade da empreiteira, que poderiam ultrapassar o limite do público-privado. 
 
Não fosse um detalhe: o vazamento para meios de comunicação, sendo o Estado de S. Paulo o primeiro a ter acesso. No mesmo dia em que foi distribuído aos petistas, o documento também já estava publicado por todos os jornais. Uma vez de porte da imprensa, a qualidade “interna” do arquivo se perdeu imediatamente.
 
Não à toa, no dia seguinte, 18 de março de 2015, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a opinião expressa naquela carta era pessoal, “de quem fez o documento”. “Não vejo caos político”, negou Cardozo. “Vejo uma situação em que o governo tem uma disposição ao diálogo, tem uma disposição de convergir, de buscar convergências com forças políticas. Vejo algumas forças políticas não muito propensas ao diálogo, mas é da vida democrática”, posicionou-se o ministro, à época.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso só mostra o quando o PT se sujou com essas empreiteiras
    O mais engraçado é que há um ano atrás esse documento já mostrava que o 2° mandato seria um desastre e mesmo assim o Cardozo achava normal

  2. Porque responder a ilações tão forjadas

    O documento mesmo que não tivesse vazado antes para a imprensa, ninguem sabe como chegou as mãos d diretor da Oderbrecht.  Caso fosse um documento de FHC, provavelmente iriam dizer que colocariam a PF para investigar como o documento chegou ao diretor. Provavelmente acusariam a empreiteira de espionar o palácio. Em outras palavras este documento serve para muita coisa. Mas está ficando cada dia mais irracional todo este processo e ficamos aqui respondendo as ilações mais loucas e absurdas. POr exemplo, apesar  de ter um dono com documento e escritura com fé publica, se gasta forturnas de dinheiro publico tentando provar que  uma pessoa, cuja renda dá para comprar o sítio e outros mais, através de dinheiro devidamente declarado estaria ocultando patrimônio. Isto é o absurdo dos absurdos. Atos como este desmoralizam a força tarefa , o ministério publico e o juiz.  Isto ultrapassa o ridiculo. 

  3. Hehe a a munição dos

    Hehe  a munição dos golpistas está acabando!

    Bem que estranhei.  Hoje no café com jornal da Band.A  retomada da delação do Delcidio e a importancia que deram para a the economist.

  4. Alto lá
    Culpar o PT parece doce. Mas a formulação política não é do Parlamento. Sequer daquele Partido. É de quem tinha a caneta na mão. Quem formulou que governar, juntamente com Cardosão, Mercadante e Levy, seria não se envolver. E esperar o ‘republicanismo’ tudo resolvesse. E isto não havia partido que lhe tirasse da cabeça…

  5. (Obrigado pela mudanca de

    (Obrigado pela mudanca de chamada!!!  Agora da pra comentar sem antipatia.)

    Dado que eh velharia, so nos resta saber porque estava nas maos de uma empreiteira.  Eu sei.

    Sabem que eu tenho um monte de livros carimbados com “Propriedade do Centro Espirita Amor e Luz”?  Eram todos da biblioteca deles.  Eu comprava os novos, entregava nas maos da N da biblioteca ou S da presidencia, e levava os velhos e usados pra casa porque eu achava chiquerrimo -nao a doacao dos livros novos, mas os carimbos e a presenca espiritual de um monte de gente que manuseou aqueles livros.  Todos guardadinhos aqui em casa ate hoje.

    Ninguem ta vendo que foi uma honra pra quem ganhou esse relatorio de presente, seja ele de empreiteira ou nao?  Foi so isso mesmo.  Agora eu ja fiz uma montanha de reclamacoes a respeito da comunicacao do governo Dilma, me afastei mesmo do ativismo, e nao volto tao cedo.  Relembrando unzinho dos montes de erros da SeCom:  o assassinato do blog da Petrobras, mais estrondoso crescimento de publico de blog na historia da internet do Brasil, hoje vem a ser uma lastima dado que a Petrobras ja nao tem permissao de se defender em publico e depende dessa canalhada do judiciario -nos, publico de blog, fomos trocados por essa canalhada judiciaria.  Deu no que deu.

    E so mais uma mancada em perna de pau:  ficamos sabendo do relatorio atravez do ESTADAO embora nem sequer uma ideia dele nao tinha sido dita por nos milhares de vezes!

    Eh uma vergonha, ok?

    Eh pra ficar puto mesmo, o governo Dilma pode ir ser incompetente em comunicacao assim nos quintos dos infernos, pra cima de mim nao.

  6. O Juiz vai ter que se explicar!!!!

    _O JUIZ DO PARANÁ VAI TER QUE SE EXPLICAR PARA A NAÇÃO BRASILEIRA, PARA O STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), CNJ (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA), AGU (ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO), OAB (ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) DE COMO FOI FORJADA ESSA LISTA, SENDO QUE A MESMA SE DIZ TER SIDO ENCONTRADA EM LOCAIS DESABITADOS DEVIDAMENTE REGISTRADO POR AGENTES FEDERAIS E TESTEMUNHADOS POR BRASILEIROS HUMILDES. AO QUE EU SEI É QUE INCLUIR DOCUMENTAÇÕES FALSAS EM PROCESSO É GRAVE CRIME PREVISTO EM LEI, AINDA MAIS SE FORAM INCLUSOS A MANDO DE UM JUIZ, LOGO ELE QUE DEVE ZELAR PELA LISURA DAS LEIS. DARÁ PENA DE DETENÇÃO E CONSEQÜENTEMENTE PERDA DE OS TODOS OS DIREITOS E PRERROGATIVAS. TEM QUE JULGAR ELE PELO TRIBUNAL DO POVO EM JURI POPULAR.

    1. O Juiz não vai se explicar

      O Juiz não vai se explicar, pois vai se lançar candidato a presidente da república nas próximas eleições. Será o candidato perfeito da ultra-direita reacionária. Os partidários de Hitler ficariam com inveja dos fascistas brasileiros.

  7. parece que isso ocasionou a

    parece que isso ocasionou a saida do vazador traumannn…

    era óbvia  a fraqueza dele no cargo…

    esse cargo deveria ser ocupado por um petista de alto escalão

    para defender o governo popular e o projeto desses últimos anos….

    e não para argumentar sobre fragilidades desse governo…

    puta sacanagem…

  8. Isso eu vi bem na pele na

    Isso eu vi bem na pele na campanha de 2014, próximo a mim. A campanha no segundo turno em favor da Dilma foi belíssima, inclusive muita gente que não se interessava muito em política até então compreendeu o momento político, o perigo de uma retomada conservadora e participou em favor da Dilma. Aí, em questão de poucas semanas, quase tudo foi desmobilizado completamente. Eu vi esses meus amigos e colegas simplesmente se desinteressarem, enquanto eu continuava tentando mantê-los interessados na política. Enquanto isso, do outro lado eles jamais saíram de campanha. Estão em campanha até hoje.

    Tudo isso era extremamente óbvio, não consigo entender como alguém que deveria estar em posição muito melhor que eu para entender isso não tenha conseguido ver. Logo de cara, Dilma já se fechou e falou em “união”, quando tudo o que o outro lado queria era sangue. Isso é de uma ingenuidade incrível. Tinha que aproveitar o capital político recém-adquirido com uma eleição tão disputada e avançar um pouco o campo da esquerda. 

    Depois, começou a fazer tudo ao contrário. Desativou o fantástico site Muda Mais, um dos melhores que eu já vi sobre ações do governo (bem editado, diagramado, bem redigido e cheio de informações), falou em colocar o Levy, confundindo toda a sua militância. Tentei falar com amigos e conhecidos da esquerda para continuarem a favor da Dilma, porque a coisa estava muito complicada (mesmo com o tal do Levy), mas é óbvio que ninguém me ouviu. Fui leal até o fim, porque entendo as dificuldades e perdoo os erros. Nunca duvidei dos compromissos da Dilma com o programa que ela defendeu nas eieições. 

    Eu sempre entendi que, do lado da esquerda, só se poderia pressionar ela se, de maneira que pode soar contraditória, mas não é, a gente aumentasse o apoio a ela e fortalecesse um pouco o governo e o Partido dos Trabalhadores. Ambos estavam sofrendo ataques fascistas, muito difíceis de reverter. O ódio e a desinformação se espalhando feito pólvora. Por outro lado, o governo tinha que ter sinalizado para a esquerda melhor, com medidas de comunicação e iniciativas políticas que deixassem claro o seu compromisso. Também não fez.

    Espero que o mesmo erro não seja repetido agora. Os movimentos de rua pró-Dilma vão aumentar, não só por causa dela, mas principalmente contra o golpe e em favor da democracia. Tem que contemplar essas pessoas que vão para as ruas. Tem que haver alguma forma de confronto, do ponto de vista político. Os golpistas não querem saber de paz alguma. Tem que partir para a cima e definir lados, sair um pouco do discurso “presidente para todos os brasileiros” e mostrar que é a presidente das causas sociais, dos direitos fundamentais, da diminuição da desigualdade e em favor dos mais pobres.

    Como diz o Brito, do Tijolaço, tem que haver polêmica, tem que haver disputa. Se ficar só na conversa burocrática e de união, vai ser engolida pelos golpistas.

    1. Eu também vi e pressenti da mesma maneira

      Eu, também, pressenti tudo o que você aqui narra. Terminada a eleição e sumida a Dilma, prescenti que a oposição não iria parar. Tentei,desesperadamente, entrar em contato com a Dilma, mas a mulher fechou todos os caminhos…

  9. Lava Jato exige dados sobre Lula em eventual acordo c/ Odebrecht

    Manchete do IG até as 19:00h de 24/03.

    Ou seja: investigar delações não interessa, quaisquer que sejam os fatos, crimes e envolvidos.

    A menos que seja Lula…

  10. 1- O fracasso de Gilmar

    1- O fracasso de Gilmar Mendes em Portugal, os problemas de Michel Temer no PMDB, a ducha gelada dada por Zavascky nos golpistas…

     

    2- O desespero da oposição jornalística e política em razão da castração de Moro, o fogo amigo disparado no PSDB (Lista da Odebrecht)…

     

    3- A vitória de Dilma está quase garantida. É preciso tramar a RETRIBUIÇÃO. Quem conspirou e intimidou em favor do golpe tem que sofrer.

     

     

    1. talvez

      Não gosto da palavra RETRIBUIÇÃO. Fica muito vingativo. Creio que se o governo agir sem proteger algumas figuras já será bom. Mudar a PF, acabar com sangramento, forçar a publicação da lista do HSBC, forçar a Zelotes e a Fifa e Rede Globo. Tudo isso foi tão grave e nada ficou claro, parece que o Governo quis proteger gente e não acelerou a evidencia dos dados. Não tem contra inteligência.

       

  11. Os jovens não sabem e os velhos esqueceram

    De redes sociais não entendo, mas sobre a TV aberta denuncio:

    O boechá tinha credibilidade por uma coluna no finado Jornal do Brasil. Foi grampeado e processado por um empresário carioca em tentativa de chantagem. A leilane chamou atenção no fim da década de 1990 por uma matéria em padrão “libertário” da globo: na Chapada Diamantina, ao lado de uma cachoeira vestia uma camiseta de malha molhada.

    Agora são garotos propaganda do golpe. O boechá é pior: finge estar em cima do muro, faz rerências ao “helicóptero do pó” prá defender o impichimam. É uma putaria! 

  12. Também acho que falta

    Também acho que falta comunicação, por exemplo:

    O SAMU é custeado pelo gov federal. É comum e inclusive já foi noticiado aqui em Sampa situações em que o SAMU chega ao hospital com uma pessoa acidentada, por exemplo, e a maca fica retida, e por isso, a viatura também fica retida no hospital porque não tem leito para acomodar o acidentado. Isso é um absurdo! A incompetência estadual atrapalhando um serviço federal e ninguém do governo federal mostra isso ?

    Outra coisa: Todos sabem que o ensino estadual e municipal aqui em sampa é uma porcaria. O gov federal forneceu livros grossos, bem feitos, de várias matérias; Português, Matemática, Ciências, Geografia etc. Mais ou menos uns 20 quilos de livros para cada aluno. Pois bem, as secretarias de educação estadual e municipal dispensaram os livros e preferiram apostilas fininhas das quais nem fazem bom uso. Não mandam os alunos estudarem as apostilas, nem mandam fazer trabalho de casa para não terem que conferir, nada.

    Algumas escolas apenas entregaram os livros mas não os usaram (foi o caso da minha filha), outras nem sequer entregaram. 

    Na recente ocupação das escolas pelos estudantes, foi denunciado que encontraram milhares de livros desses cedidos pelo gov federal todos jogados numa sala, sem uso. Os livros eram para o período de 2010 até 2013 se não me engano. Portanto ocorreu nas gestões de Geraldo e Kassab.  

    O gov federal não cobrou isso dos caras! Deveria cobrar, denunciar, tornar público.

     

  13. Traição de Dilma e do PT.

    Este é um estudo interno do Governo, pelo visto, produzido pela SECOM. Como já era de conhecimento universal, o Governo do PT abandonou a luta política a muito tempo e não seguiu sequer os conselhor da própria SECOM que repete o que a blogosfera já vinha falando há 10 anos, pelo menos.

    Por que Dilma e o PT não agiram antes? Qual o motivo de Dilma manter Cardozo no ministério da justiça? Por que o Dilma não processou a Globo e continou enviando bilhões de reais para a sonegadora?

    Sou contra a destituição do Governo, mas eles nem fazem auto-crítica e tentam se reconciliar com suas bases históricas. Será que ainda esperarm serem salvos pelo capital financeiro, pela FIESP ou pelo judiciário?

    Seria apenas burrice? Pelo visto Dilma, o PT e Lula não tiveram sequer, o espírito de sobrevivência ligado.

    Colocar o escoteiro com Ministro da Justiça foi imbecil, deixar Bernardo Plim-Plim como ministro das Comunicações foi masoquismo. Fazer acordo com Serra e Romero Jucá, entregando o pré-sal e achar que se livraria do impedimento por conta disso foi o fim da linha.

    Agora vem fazer apelo contra o golpe? Estranho, muito estranho.

    Vai apelar prá quem? Para a Globo, Itaú e Skaf ?

    Não entendo um partido como o PT não ter um serviço de inteligência próprio. Cair em grampo é coisa de criança. Como Snowden falou, mesmo depois do governo saber que estava sendo grampeado pela NSA, continou a utilizar linhas convencionais para conversas.

    Que coisa doida.

  14. Atividades políticas pós golpe.

    Passado o fracasso do golpe, como imagino (também posso estar errado, mas não acredito, Collor foi defenestrado porque foi eleito numa fraude monumental, não tinha seguidores e nem um cachorro viralatas saiu às ruas para defendê-lo). Com Dilma e o PT é diferente. Apesar dessas acusações, a maioria montagens e mentiras, farejo gente safada dentro do partido. Serão os primeiros a serem convidados a se retirarem, depois do fracasso do golpe liderado institucionalmente pelo réu Eduardo Cunha, réu em processo do STF. Feita a limpeza no partido, desinfetar a SECOM. Lá há pessoas que não valem a comida que comem. Reestruturar a ABIN, que na verdade é ABIB, Agência Brasileira de Burrice. Não é possível um golpe escancarado e a ABIN não fornecer informações ao governo, quem está tramando quem, quem são os patrões de Moro, como se dão fisicamente os vazamentos selecionados, de quem é a carga de cocaína do helicóptero do senador amigo do Aécio, como foi a trajetória desse helicóptero desde o Paraguai, já que ficou demonstrado que ele não teria autonomia para chegar ao Espírito Santo, foi reabastecido no meio do caminho. Em que Aécioporto se deu esse reabastecimento? Quem é o dono do jato onde morreu Eduardo Campos? A aeronave foi sabotada, para permitir a entrada da Marina na parada e levar a eleição para o segundo turno? Se a ABIN não souber responder a essas questões, que seja desativada. Podem me nomear, um prefeitinho que for eleito com dinheiro sujo nos cafundós do Brasil, vou atrás e provo. Ponto.

    1. “não tinha seguidores e nem

      “não tinha seguidores e nem um cachorro viralatas saiu às ruas para defendê-lo.”

      Concordo, mas foi necessário que se chegasse ao absurdo de prenderem Lula pra que a tão decantada militância resolvesse despregar a bunda preguiçosa da cadeira fofa.

      Há um mês e meio tomei um susto: a cidade São Paulo tinha ali quase 130 mil filiados, e na última manifestação do ano passado, acho, não deu nem 50 mil PESSOAS em geral na Paulista. Não entra na minha cabeça de agente político acostumado a ver em minha cidade de menos de 100 mil habitantes, os dois lados mais fortes da política arrastarem multidões de cinco e até mais de dez mil pessoas num comício. Pô, você é força minoritária; tem toda uma história contrária, sob ataque cerrado d”Os Donos do Poder”, e… ainda fica essa coisa de, talvez… talvez… ? A espera de milagres?

      Tudo bem, o partido reagiu; mas mui tardiamente e quanto mais tarde você reage, mais energia dispendida terá que ter. De fato é a característica de ter um partido que ainda mantém Dilma lá; mas as dores apenas estão começando, em função da letargia do partido em bem reagir.

  15. Redes sociais
    Redes sociais não passam de grupos de bate-papo iguais aos das ruas, consultórios, estações de trem ou rodoviárias… bate-papo. Só. Apenas replicam o que sai na mídia convencional
    O Governo perdeu as redes sociais porque já havia perdido a mídia convencional, formadora de opinião. TUDO que se fala nas redes sociais é reflexo do que foi publicado na mídia… TUDO!
    De fato as redes estão atapetadas de robôs a replicarem ordens magistralmente coordenadas; mas, se não houvesse a mídia, seria como chover no molhado.
    A verdade e que o PT e praticamente 99 por cento das pessoas que vivem a política ACREDITAM NA IMPARCIALIDADE DA MÍDIA, que sempre foi um negócio; um partido de seus respectivos donos. Esse erro crasso, de acreditar em fadas, pra quem tanto depende da informação como é o caso de um partido de esquerda, e que não aglutina mais que vinte por cento do eleitorado é fatal.

  16. O PT se acomodou!
    Com os

    O PT se acomodou!

    Com os resultados preliminares do confronto havido na rede, onde mentiras passaram a serem desmascaradas na bucha, todo cruzou os braços esperando que a internet fizesse milagre.

    E não há milagre!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador