Nos EUA, Janot assina acordo com Banco Mundial e mantém silêncio sobre Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Cumprindo agenda nos Estados Unidos essa semana, o procurador-geral da República Rodrigo Janot e o vice-presidente de Integridade do Banco Mundial, Leonard Frank McCarthy, assinaram, na terça-feira (10), um “memorando de entendimento entre as instituições” com vistas ao combate à corrupção. O acordo, segundo informações da assessoria do Ministério Público Federal, “tem como objetivo a prevenção e a investigação de fraudes e corrupção que violem tanto legislações nacionais como normas e diretrizes da instituição internacional”.

Na cerimônia realizada na sede do Banco Mundial, em Washington, Janot afirmou: “Devemos destacar a importância de que, por meio deste memorando, nossas instituições poderão oferecer uma à outra informações que possibilitem a detecção, fundamentação e prevenção de fraudes e corrupção.”

O memorando foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da PGR e tem como base a cooperação em curso entre o MPF e a Vice-Presidência de Integridade do Banco Mundial, “prevendo atividades conjuntas e intercâmbio de informação”.

“O Brasil fez significativo progresso na sua luta contra a corrupção”, destacou McCarthy. “Com esse memorando de entendimento, esperamos a contribuição brasileira para área de Integridade do Banco Mundial, bem como o impulso global criado pela Aliança Internacional de Combate à Corrupção do Banco Mundial (International Corruption Hunters Alliance – ICHA).”

O secretário de Cooperação Internacional, procurador regional da República Vladimir Aras, acompanha o procurador-geral da República nos compromissos desta semana nos Estados Unidos. No dia 9 de fevereiro, eles estiveram no Departamento de Justiça e FBI. Segundo informações do jornal Valor Econômico, Aras não quis dar entrevista à imprensa sobre a Lava Jato.

Noticiários das Organizações Globo informam que Janot “está na América do Norte desde o fim de semana para pedir a colaboração de órgãos norte-americanos, como o Departamento de Justiça e o FBI, em assuntos relacionados à Operação Lava Jato.”

Em artigo publicado no último domingo, o advogado e articulista do GGN André Motta Araújo (leia aqui) questionou a cooperação de Janot e equipe com os órgãos estadunidenses. Isso porque a Petrobras também é alvo de investigações internacional que apurar se os investidores que compram ações da estatal em Nova York foram prejudicados com os esquemas de corrupção na empresa.

Com informações do MPF

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O procurador-geral não tem

    O procurador-geral não tem competência para assinar acordos internacionais. Competente não é quem quer, mas quem pode, segundo os critérios fixados na Constituição Federal.

  2. …. Provavelmente vai

    …. Provavelmente vai enrolar o tempo que for necessário para que o Excelentíssimo Senhor Doutor Cavalheiro Coxinha Juiz Sergio Moro “causar” o máximo de chacrinha política.

    No final os CORRUPTORES vão ser aliviados no STJ e a chacrinha no Congresso e na mídia vai continuar seu curso.

    O tempo necessário também para a massa de manobra golpista se assanhar “nas redes sociais” e nas ruas.

  3. P pode assinar acordos

    P pode assinar acordos internacionais?

    CF

    Art. 21. Compete à União:

    I – manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais;

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    I – resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    VIII – celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;

  4. Admirável a independência do

    Admirável a independência do MPF, assinando acordos internacionais sem passar por Congresso, Itamaraty, Presidência. 

      1. ICHA

          Tem que ler a noticia no original, em: http://www.worldbank.org/pt/press-release/2015/02/10/world-bank-brazilian-attorney-general-office-cooperation…...

           O Brasil já participa – possui acordo – com o Banco Mundial, referente a iniciativa ICHA, desde sua instituição, e como em todos os outros paises membros da ICHA, quem representa o País perante ao Banco Mundial, é seu “procurador – geral”, ou outro cargo de função semelhante. ( Inglaterra, por exemplo é o Lorde Duque of Cambridge ).

            Quanto a este “memorando” que foi negociado no final do ano passado, na Reunião da ICHA ( dezembro de 2014), visa um aprofundamento das relações entre o Brasil ( governo brasileiro ) e o Banco Mundial, nas regras de compliance, anti-corrupção, recuperação de ativos, etc..

  5. Ou se trata de mais uma

    Ou se trata de mais uma grande farsa ( pequena  peça teatral ) ou mais uma notícia daquelas que  elesm fingem que informaram  e nós,  fingimos que fomos informados…

  6. É muita igenuidade. Só li o
    É muita igenuidade. Só li o primeiro paragrafo. Os caras grampeiam nossa presidente e o MP acha o que assinou eles irao respeitar. Santa ingenuidade batman.

  7. Tá, e o HSBC, nada ????!!!! .

    Tá, e o HSBC, nada ????!!!! . . . . . ………………………. JÁ VAI APARECER TUCANOS E GLOBISTAS . . . . . A carta afirma que o ex-diretor da Secretaria Antidrogas do Paraguai, Hugo Ibarra, disse a um interlocutor americano que “80% da lavagem de dinheiro no Paraguai se movimenta através dessa instituição bancária”.

  8. Quanta hipocrisia.
    A

    Quanta hipocrisia.

    A República do Paraná vazou de boca grande que o Renato Duque era operador do PT e que ambos roubaram 400 milhões da Petrobrás. Tudo baseado em informações do alcaguete Barusco e em supostas “tabelas” por ele confeccionada. Até agora não encontraram nada que comprove o que divulgaram e precisam desesperadamente de provas. A Procuradoria e seus engomadinhos estão nos Estados Unidos vendo se o FBI encontra alguma coisa.

    Simples assim.

     

     

  9. “Criei um monstro” …

    Sempre entendi que o Estado Brasileiro é composto institucionalmene de 3 poderes.

    Aqui, além do 4°, a mídia que não é institucional, mas pauta tranquilamente e sem freio algum os 3 poderes institucionais, temos agora um 5° poder, independente dos demais.

    Se fosse apenas para obter informações, já seria uma forma “por fora” dos poderes constituídos.

    Mas ainda mais grave, é para fornecer informações, ao arrepio dos poderes constituidos.

    Não é a toa que o criador deste MP que aí está (que teria um perfil diferente pela CF), o “insuspeito” Sepúlveda Pertence (ex-“Janot e ex-STF), diz que “criou um monstro”.

  10. … me engana que eu gosto,….

     

    Na cerimônia realizada na sede do Banco Mundial, em Washington, Janot afirmou: “Devemos destacar a importância de que, por meio deste memorando, nossas instituições poderão oferecer uma à outra informações que possibilitem a detecção, fundamentação e prevenção de fraudes e corrupção.”

     

    Se houvesse uma preocupação genuína  com a detecção, fundamentação e prevenção de fraudes e corrupção, nossos ilibados procuradores de justiça não teriam ignorado a documentação enviada pela Justiça da Suiça, comprovando as fraudes ocorridas na construção do Metro de São Paulo. 

     

    Nosso judiciário é uma vergonha para o Brasil !

  11. Mini Golpes

    Janot vai trazer na volta uma mala cheia de “Mini Golpes” . Esse sujeito não me engana . A ida dele aos USA é pra quebrar as pernas da Petrobras de vez.

  12. Complexo de viralatas

    Os procuradores brasileiros irem no exterior entregar o Brasil de maos beijada.

    Quanta falta de auto estima.

    Ate hoje os pilotos americanos do legacy, que por negligencia proffisional, derrubaram um boeig da GOL matando centenas de brasileiros estao soltos nos EUA e nunca vieram depor no Brasil.

    Se aquele acidente no Golfo do Mexico tivesse sido causado pela Petrobras, a multa seria tao alta que quebraria a maior empresa brasileira, mas como o acidente foi causado por empresa anglo-americana, eles pegaram leve.

    Quanta falta de amor proprio.

    Porque sera que brasileiro gosta de cuspir no proprio espelho com tanta baixa estima ? Nao entendo isso…

     

  13. Brasil virou uma fazenda do

    Brasil virou uma fazenda do judiciário e do mp.

    Lembram quando o quinzinho foi àquele “seminário secreto” em yale, onde mandou prender a jornalista do estadão ? Alguém conseguiu saber o que o quinzinho foi fazer lá ?

  14. O Miinistério Público, no

    O Miinistério Público, no caso o federal, chega mesmo ao extremo de formar grupos de entrechoque de interesses com apelidos esquisitos, como o “Grupo dos Tuiuiús”. Deveremos muito em breve rever em revisão constitucional todo o estatuto do Ministério Público. Deveremos cortar pelo menos 90% do poder que este filhote de Leviatã conseguiu acumular para seus membros, aproveitando-se de vácuos institucionais do país em desenvolvimento, argila que ainda não secou e pode e deve ser modelada para melhor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador