Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Nossos corruptos são melhores e nosso golpe mais democrático, por Armando Coelho Neto

Ingimage (foto)

Nossos corruptos são melhores e nosso golpe mais democrático

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Não li, não vou ler, é tudo mentira e Lula e vai ser preso. Foi assim que um despreparado debatedor político respondeu a uma notinha de esclarecimento sobre os mentirosos ataques contra o ex-presidente Lula, ainda a grande obsessão de Moros, Marinhos e patos da FIESP. Não preciso especificar quais, pois até hoje nada de novo apareceu. Se tivesse uma provinha significante qualquer, Sérgio Moro já teria prendido seu desafeto. Tudo permanece velho, requentado por imbecis influenciados pela hermenêutica daquele barnabé – o bom e velho encantador de incautos. Afinal, é difícil brigar com a encenação Global, com as capas de Veja, arautos da verdade que, ao agregarem factóides sem importância jurídica com mais meia dúzia de disse me disse, produzem a sentença paralela. Sentença essa que por si só trás todo o veneno capaz de promover o ódio. Sim, o ódio, o grande princípio da aceitação popular. Só o ódio intenso contém os elementos necessários para aceitar a prisão ilegal de Lula.

Não adianta explicar que o ódio inerente a trapaça contra o povo é elemento essencial para a Farsa Jato. Ela mistura verdades e mentiras, ainda que tropece nas próprias pernas, via erros de cálculos. E tudo isso está visível no vai e vem das sentenças provisórias de Sérgio Moro, aquele ser midiático hoje imune à críticas – ex-vi das reações à Folha de S; Paulo, o seqüestro relâmpago de um jornalista, destemperos durante audiências e outras reações. Vivemos o prende e solta em era de banalização de prisões. Voltamos a era medieval. Nunca fica claro se a prisão era ou não necessária. É como se tivesse virado um “eu quero e ponto”. Prende-se para chocar, para banalizar, para vender jornal, e até para que fiquem sabendo quem manda nessa m…, tudo em franco galope, de modo a ficar claro e bem claro que golpe e golpe, mas que nunca pode ser chamado por esse nome. São tempos de Trump, Dória, dos ricos no poder, hoje todos de plantão para ver o gado engordar mais de perto.

Não li, não vou ler e Lula vai ser preso, disse o imbecil. Eis como andam as coisas. Semana passada, um leitor leu apenas um frase de nosso texto e concluiu quase dessa forma: “Li duas palavras, uma frase, já li tudo”. Perdemos a paciência. Já sabemos o resto, já sabemos de tudo, pois já nos acostumamos às chamadas do Jornal Nacional, que juro não assistir, mas sei como é. Bem ao gosto dos grandes jornais, também, pois muitas vezes o conteúdo desmente o título ou manchete. As verdades e pós-verdades já estão expostas de forma sintetizadas, numa mescla de técnica nazista com pouca vergonha explicita. Assim, como negar uma crise que hoje se revela real? Como explicar que a crise é de laboratório pois sem a soma de crise + ódio não seria possível dar o golpe. Como explicar pro povão que Dilma (Fora Temer!) tinha 79% de aprovação, mas o país entrou em crise em apenas dois meses?

Desde os tais 79%, pequenas desgraças passaram a ser anunciadas como vítimas da gripe aviária, uma a uma a cada telejornal, a cada capa de Veja, a cada crônica de Jabour, Garcia, índices sempre anunciados de forma catastróficas em clima de não compre, não gaste, não venda. Tudo que você tem a fazer é ficar aí no sofá, aguardando a próxima desgraça, que pode ser a queda do preço do petróleo ou a desclassificação do Brasil por uma agência internacional de desconfiabilidade. Assim mesmo, de forma bem desavergonhada, nós produzimos as desgraças, nós a divulgamos, nós geramos o clima de recessão e medo, fazemos a leitura científica e produzimos o atestado de falência. Bem ao gênero Farsa Jato e STF: “eles vazam, nós nos omitimos, a Globo repercute, cria-se o ódio e depois somos obrigados a dar sentenças de acordo com a opinião pública” (aspas irônicas).

Mas, nada disso tem uma coisa a ver com outra. Tudo é real e enquanto fico perplexo diante da televisão, o meu chá esfria e nesse clima nem mesmo chá presta mais. O gelo derrete e o uísque perde a graça; a cerveja esquenta e tudo o mais se torna frio, ralo, morno, insosso, insípido e inodoro, por que tudo isso também faz parte da receitinha golpista. Tudo calculado para um povo há anos regido pelo mantra “somos um povo pacifista” e quem se organiza para a luta pode sair do quadrado. Isso pode ser sintoma de que você está sob influência dos exércitos cubanos ou vermelho, a grande paranóia da Polícia Federal (vergonha nacional e um dos ovos da serpente e hoje sob o risco de ir para a vala comum da aposentadoria!).

Eis que, como tudo de ruim é necessário, pois a culpa é de Dilma/Lula, é preciso reavivar a idéia de que o estado é uma empresa e que existe para dar lucro. Seus acionistas de plantão não querem mais brincar de democracia, o mundo mudou e Donald Trump já arranjou uma desculpa para fazer seu primeiro bombardeio. A propósito, a Vaca Ruiva americana, que hoje inspira João Dória e Bolsonaro já sinalizam o que vai ser de nós. E como conversa puxa conversa, o próximo depoimento do Lula pode ser o dia de seu justiçamento. Seguindo a tradição, os cordelistas nordestinos e suas redondilhas, quartilhas e sextilhas podem estar esperando apenas pelo último verso. Do mesmo que a adiadíssima chamada do Jornal Nacional e capa da Veja estão ansiosos pelo seu real ou lendário dia do velho jornal soviético: “Hoje serão julgados e condenados os assassinos de Kirov”.

É possível que dessas obviedades venham a certeza do imbecil citado no início do texto. Mas eis que diante de tantos fragmentos, ao assistir as notícias sobre a temperatura política na Venezuela, só posso concluir que a máxima vigente no tucanato é real: nossos corruptos são menos corruptos. E conclui que nosso golpe é mais democrático…

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-integrante da Interpol em São Paulo

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. photo

    Retrato fiel do coxa brazuca: -“Não li e não vou ler”!

    Ocorre que o coxa pai passou a correr o risco de perder o emprego. Após temer pela própria aposentadoria teve que amargar a demissão do filho. A filha que se preparou (doutora, na Inglaterra!, kulpa do Lula e da Dilma) para o concurso público perdeu a paciência. Vai aceitar aquele convite da Austrália. Fazer o que, ela diz, se aqui não há mais concursos, acabou a pesquisa, e acabou a aposentadoria? 

    O Brasil vai conseguir exportar, afinal. A mão de obra bem preparada durante os governos do PêTê. Ademais, para que o bananal iria querer contratar doutores?

  2. Vivemos no ‘admirável’ mundo

    Vivemos no ‘admirável’ mundo novo onde farsas e regras improvisadas destróem vidas. Qual a diferença entre o confuso processo que vai minando as possibilidades de viver de um cidadão que sempre cumpriu as normas como o personagem de Eu, Daniel Blake e o intermitente processo real de Moro e da lava jato que minou as possibilidades de saúde e sobrevida de uma mulher na vida real, Dona Marisa Letícia? Quais os limites da ficção cruel – sem anestesia, que um ser humano pode suportar? Podres narrativas da Idade Mídia.  

  3. Esopo e La Fontaine que estavam certos

    Armando Coelho Neto pareceu desencatado com esses tempos. Se for o caso, não esta soh! Um colega brasileiro, que mora em Paris, trabalha com musica, sobre tudo isso que estamos vivendo, sentenciou: “tem que jogar uma bomba no Congresso (retirar aquela duzia que presta), outra bomba no STF, outra no Jaburu e mais algumas por ai, porque não vejo mudança no Brasil sem uma revolução. Esqueceu da revolução francesa? Cabeças rolaram!”

    As vezes, lendo asneiras pelas redes socias no sentido figurado jogo uma bomba e tampo os ouvidos. Não sei como suportar mais tanta estupidez e deriva humanas. Para isto, estou lendo um livro de uma pesquisadora do CNRS, Emmanuelle  Pouydebat, chamado “Intelligence Animale”. Eh, os animais são por vezes bem mais espertos que o animal homem. Recomendo também La Géopolitique du Moustique. Nesse livro a gente aprende que o mosquito é bem mais evoluido que… o homem! 🙂

  4. PrisãoDoLula:será a consumação do crime de apropriação do Br

    Pois é….” o próximo depoimento do Lula pode ser o dia de seu justiçamento.” E, nesse caldo, o PCO está sendo processado e perseguido porque está faz tempo convocando o povo e colocando ônibus para levar apoio ao Lula neste dia emblemático para a tal farsa a jato! Tudo explicado e escancarado. O Brasil não é mais dos brasileiros, foi apropriado pelos estrangeiros que decidem quem é que manda através dos seus [nossos]vassalos nacionais. Ponto! Só uma revolução salvaria o BR de si mesmo, mas o povo foi domesticado e abraçou a própria desgraça imposta desde sempre sem nem se dar conta…. O stf vassalo está nem aí…as Armadas estão nem ai….e pior – o povo, veja bem: O POVO ENGANADO! também não está nem aí com a desgraça que vai ser a sua vida daqui prá frente, aonde será considerado estrangeiro dentro do próprio país, num regime ditatorial e sem nenhum direito à dignidade compatível com necessidades básicas humanas!!! Uma nação com este trágico cenário teria alguma chance?? Difícil é entender como deixamos chegar a esse ponto depois de tantos e tantos gritarem sobre os movimentos todos que estavam sendo preparados !!! Perguntar agora para Dilma, a presidentta honesta mais incauta politicamente que o país conheceu, e o seu eterno ministro da “justiça”, o zé que levou com a abarriga e sem nenhum comprometimento as violações todas: Fazer palestrinhas resolve o quê? A chefa jogou a toalha e o zé deu com as costas… Pobre país!!! Alô, Lula!!! Estamos com você!!! Os “caras” estão implodindo o país por dentro! E o povo…..ah o povo…! Será a primeira e imediata vítima de sua própria desgraça à custa da falta de informação propositalmente imposta para que ele fosse isso: uma massa acéfala, mão-de-obra barata, sem nenhum direito, mas que dá lucro$$$ !!!! A prisão do Lula será a síntese do sucesso do golpe.. Mas quem, senão o povo, conseguiria impedir tamanha violência?? Pois é…golpe é isso aí.. O poder judiciário, as Armadas, a mídia e parte majoritária dos parlamentares estão de 4 para as mesmas forças internacionais que destruiram o Br em 64…. De novo, o povo enganado e o seu destino destruido! Não aprendemos nada !! Gerações sucedendo gerações piores que as anteriores em alienação, descomprometimento, preconceito, sem nenhum grau mínimo de de discernimento e de inteligência praticamente zero! Milagre é não terem culhão para prender o Lula…nesse momento em que o povo deu provas de que o cérebro virou suco e a verdade é o que ele assiste na rede esgoto ou lê nos jornalões!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador