O jogo de cena da CPI

Da Folha

CPI DOS GRAMPOS

Deputado pede mais punições para quebra ilegal

FLÁVIO FERREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), disse ontem que a descoberta da quadrilha responsável por violações de sigilos telefônicos, bancários e fiscais pela Polícia Civil de São Paulo vai reforçar a proposta de criação de uma lei para aumentar as penas para esses crimes.

“É mais um caso que vai fazer com que tenhamos punições mais graves para crimes de violação de sigilo, que hoje têm penas de dois a quatro anos”, disse.

Apesar de não ter conhecimento de provas, Itagiba disse que a quebra do sigilo do deputado José Aníbal (PSDB-SP) pela quadrilha teve motivação política. “Não tenho a menor dúvida de que o motivo para ouvir um deputado que é líder do PSDB e hoje faz oposição na Câmara só pode ser político.”

Segundo Itagiba, a CPI pediu informações do caso à polícia e ao Ministério Público de São Paulo.
Deputados tucanos vão solicitar todos os atos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no controle das operadoras de telefonia. A agência informou que fiscaliza o sistema, mas os procedimentos são sigilosos.

Anteontem à noite, uma funcionária de uma operadora de cartão de crédito foi presa acusada de participar da quadrilha. Ontem, parte dos dez suspeitos detidos prestou depoimento.
Colaborou FERNANDA ODILLA, da Sucursal de Brasília

Comentário

O inquérito que apura os crimes de grampo do rei absoluto da modalidade, Daniel Dantas, está correndo há anos e ainda não recebeu uma sentença de primeira instância sequer. Fosse uma CPI séria, levantaria as razões dessa demora.

Dantas é acusado de grampear jornalistas, filmou clandestinamente o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, tem filmagens clandestinas do ex-presidente do Banco do Brasil, Cássio Kasseb. Pergunte se Itagyba e outros luminares dessa CPI ousaram perguntar algo para Dantas, quando foi depor.

Apenas o trataram com temor reverencial.

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. será que o grampo no deputado
    será que o grampo no deputado josé anibal nao foi feito pro Marcelo itagiba a mando do Governador José Serra? Afinal de dossiê o Itagiba entende.

  2. Nassif,
    Passeando pelo blog
    Nassif,
    Passeando pelo blog do óleo do diabo encontrei este post:
    Chantagens pesadas em Brasília
    Ontem assisti, pela enésima vez, o Poderoso Chefão, parte II, do inestimável Francis Ford Coppola. Logo no início do filme, um senador corrupto, que participava da festa de aniversário do filho de Michael Corleone, resolve dar uma de durão e independente e diz um monte de grosserias para o temido Padrino. Que houve em silêncio e responde calmamente, sem criar atrito.
    Continue lendo…
    http://oleododiabo.blogspot.com/2009/01/chantagens-pesadas-em-braslia.html, numa comparação muito interessante entre o filme O

  3. Não é à toa que a segurança
    Não é à toa que a segurança do estado do Rio de Janeiro começou a melhorar.Este Itagiba não está mais por lá.
    A conclusão dele de que Aníbal estaria sendo espionado por ser de oposição é válida.Mas de oposição a Serra,aquele que sempre se utilizou deste tipo de informação,vide o caso Lúnus. Aníbal sabe disso e por isso exige da polícia o nome dos compradores.
    Vai ficar a ver navios.

  4. Sabe-se que essa CPI é objeto
    Sabe-se que essa CPI é objeto de defesa do Daniel Dantas. O Itagiba é homem de Serra. É tudo claro assim! Somente não vê quem é, deliberadamente, cego.

  5. Será que Itagiba ou Itagyba
    Será que Itagiba ou Itagyba (o y voltou) vai bater de frente contra o DD, rei da grampolândia, sugerindo o aumento da penalidade ? Quero ver ! Desse jeito o DD, somando todas as penas, só aqui no Brasil, vai pegar uns 200 anos de cadeia. Jamais DD fugirá do Brasil poque lá fora os estão aguardando ansiosamente. No exterior o STF do Brasil nada poderá fazer pelo amigo DVD. E o Valente virará mufino.

  6. Esse Itagiba, Ex-secretário
    Esse Itagiba, Ex-secretário de Segurança do RJ, deveria explicar-se. Disse aos quatro cantos quando Álvaro Lins caiu, estando preso até hoje, que havia comunicado à governadora de então, Dona Rosinha, das trampolinagens de seu subordinado. Não nos esqueçamos, Álvaro, ex-chefe da PCERJ, era subordinado direto de Itagiba.
    Ora bolas, se era subordinado e O chefe, Itagiba, lhe descobre as trampolinagens, deveria afastá-lo e quiçá prendê-lo, o que seria fácil, pois crime de formação de quadrilha é estável e permanente, ou seja, passível de estado flagrancial a todo tempo.
    Não o fez. Prevaricou. Não mostrou sua cartinha protocolada no Palácio Guanabara. Apenas disse que o fez. A ex-governadora nega. E aí?
    Como diria o Captão Nascimento, isso é um fanfarrão e, pior, com foro privilegiado.
    Foi alcunhado aqui pelo RJ como “cabeça de ovo”. Vai saber o porquê…

  7. Esse José Aníbal não é
    Esse José Aníbal não é inimigo político do Serra embora os dois pertençam ao mesmo partido?

    Me lembro que o Aníbal apoiou o Alckmin e o Serra não gostou nenhum pouco.

    Isso ainda vai dar mais confusão dentro do PSDB.

  8. Ainda bem que, de uns tempos
    Ainda bem que, de uns tempos pra cá, cá entre nós, o justiça vem mostrando-se(?) atenta aos arrojados experimentos dos obstrucionistas…bah! isso existe? então é chegada a hora de alguém ser punido por litigar com malandragem, alô amizade, ou atentando contra a moral e os bons costumes ou contra a dignidade da justiça ou de cpi’s. Pobre justiça
    Naturalista fosse, eu diria que é coisa de toupeiras, aqueles bichinhos escrotos, e cegos(?), que vivem fuçando sob os jardins das casas da justiça, minando-as…bah! é a lista, é a lista, é pau, é pedra, é a lama, é a lama…arqueologia de hds que ninguém vê, tampouco consta(?)
    Nos arquivos podemos ver milhares de punições, aos pés-rapados, como sempre, que são chegados a obstar pra fazer colar, e tanto faz se ao torto ou ao direito !!!

  9. Lembro bem que Carta Capital
    Lembro bem que Carta Capital há muito tempo faz caricatura com as orelhas de Dantas; muitos pensaram que o mesmo era orelhudo fisicamente, mas era devido a ser um grande grampeador de jornalistas, politicos. Paulo Henrique Amorim e sua familia foi um dos grampeados. Por que não foram atrás do araponga israelense contratado por Carlos Rodenburgo, braço direito de Dantas e amigo de Daniel Dantas, que foi filmado entrando no escritorio do espião israelense?

  10. Nassif, publica o meu
    Nassif, publica o meu comentário, pois esse é, ao lado do PHA e Azenha os únicos (exidte essa palavra? rsrsrs) espaços democráticos da Imprensa:
    ===========================================================

    “Apenas o trataram com temor reverencial.”

    Ou como dizia um amigo meu:
    “quem tem c… ou melhor bittencourt tem medo”
    abraços
    alex

  11. Nassif, fiz uma pergunta
    Nassif, fiz uma pergunta sobre grampos e vc não publicou. Não quis ser inconveniente, desculpe.

    Sem problemas, Ruth. Esse pessoal colocou um jornalista espião na minha empresa, trabalhando para a Kroll. No auge do tiroteio, no ano passado havia interferências nos celulares meu e da minha mulher, mas não posso garantir que era de grampo. Não tenho conversas cifradas ao telefone. O que essa quadrilha faz é levantar contratos normais (e públicos) da Dinheiro Vivo e transformar em escândalo. Escandalizam o nada – para usar a expressão da Ministra Dilma – para bagunçar a cabeça do leitor médio e impedi-los de perceber os escândalos reais em que incorrem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador