O operário insolente, por Maurício Dias

Enviado por Mara L. Baraúna

da Carta Capital

O operário insolente

por Maurício Dias

No Brasil, tradicionalmente, o ingresso no chamado Clube de Eleitos formado por ex-presidentes obedecia a uma regra superada na eleição de 2002: só entra quem tem no currículo diploma de bacharel ou, alguns outros, com a espada na cinta. Naquele ano, na 19ª vez em que foi às urnas eleger mais um mandatário, o eleitor subverteu a história de 103 anos de República e escolheu um torneiro mecânico chamado Luiz Inácio da Silva, apelidado de Lula.

O atrevido operário fez um governo politicamente ousado, com a atenção voltada para as classes mais modestas. Incluiu socialmente milhões de excluídos. E, pelo sucesso do governo, reelegeu-se. Na sequência, com a força da popularidade, elegeu Dilma Rousseff por duas vezes. A última vitória, em 2014, como se sabe, foi interrompida por um golpe parlamentar em 2016.

Agora, enquanto é acusado com destaque na mídia local, é simultaneamente elogiado pelos jornais dos Estados Unidos. O Washington Post aplaude o esforço bem-sucedido do ex-presidente na luta para tirar da miséria milhões de brasileiros. O New York Times, por sua vez, pontua o papel de Lula no crescimento do País.

Na quarta-feira 14, os conservadores destronados do governo por longos 13 anos e meio mostraram a cara. Lula fez o desafio e agora recebe o troco. Orquestrada por inúmeros interesses e interessados, a oposição emergiu com furor, disposta a dar fim à suposta aventura populista. Populismo, interpretando o que eles pensam, seria distribuir renda. Para eles um remédio econômico inadequado.

Lula, nessa moldura, parece ser um “sujeito” insuportável para parte da classe dominante
antidemocrática. 

Por ela falou o procurador Deltan Dallagnol, responsável pela Operação Lava Jato, cujo objetivo final é impedir que o petista volte a disputar a eleição em 2018: “Só o poder de decisão de Lula fazia o esquema de governabilidade corrompida viável”.

À falta de provas, o midiático Dallagnol escondeu-se atrás de um estoque de adjetivos banais, sem despregar o olhar das câmeras da tevê. Nesta troca de substantivo por adjetivo, Lula seria o “comandante máximo” da corrupção chamada por ele de “propinocracia”. O denunciado seria o “general” e, ainda, “maestro” do esquema.

“Desta vez ele não vai poder dizer que não sabia”, contentou-se o vazio acusador.

O procurador desrespeitou um ex-presidente e lambuzou-se no mau gosto. Talvez, por preconceito, teria tentado pisotear um ex-operário.

Atento às trapalhadas de Dallagnol, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, carimbou
a denúncia como “discurso farsesco” e “truque de ilusionismo”, por não comprovar as
acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Dallagnol blefa. Segundo Lula, ele mente e tenta colar a história do triplex do Guarujá, de propriedade da OAS, nos milionários desvios de dinheiro ocorridos na Petrobras. É uma cartada de desespero e põe em risco as suspeitas ações seletivas da Lava Jato.

Desmascarado, o artifício consolidará a entrada de Lula na eleição de 2018. Seja como candidato, seja como poderoso cabo eleitoral. Não haverá opositor para ganhar essa parada.

 

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. cabo eleitoral

    Não vou citar apenas o procurador Dalton, mas é um lembrete para a classe dominante, midia em geral, poder Judiciario e politico, não adianta bater no Lula, nós vamos votar nele ou quem ele indicar, em quem ele decidir, tamo junto, como a Dilma, porque não é a pessoa que estamos elegendo, mas uma ideia, a ideia é: um governo popular, governo voltado para o povo, isto é, é casa pro povo, é medico p povo, e´escola p povo,é carro p povo,é emprego p povo e tudo mais, nós elegemos a ideia e não o Lula.

  2. Lula e o suicídio da elite brasileira

    Lula é o ÚNICO líder em condições de negociar um acordo pacífico ente elite e o povo brasileiro, neste momento em que se prenuncia uma guerra civil no país, diante de tantas e tão continuadas injustiças.

    Negociar e conciliar são as grandes competências que desenvolveu como líder sindical e estadista. Foi o melhor presidente que esse país já teve por causa disso. Em seus governos, povo e elites enriqueceram, e se entenderam.

    Dilma, que é uma mulher honesta e comprometida com o desenvolvimentismo, tem essa dificuldade em negociar e conciliar. Não há um único líder dentre os golpistas ou entre a resistência ao Golpe capaz de fazer isso como Lula.

    Abater Lula será o suicídio da elite brasileira. Só Lula poderá salvá-la.

    1. Que nada !!! Que armas temos

      Que nada !!! Que armas temos para lutar uma guerra civil ??? Que potÊnjcia estrangeira vai se atrever a fornecer armas para uma guerra no quintal da América ??? SE Obama é insensato para mudar um governo nas portas de Moscou, Putin não o é. O Brasil é indefensável !!

  3. Lula

    Ao contrário do comentário do mcn, acho que a elite brasileira pensa que Lula é um mau exemplo para o Brasil. Um operário que deu certo, que chegou a presidência e mostrou seu valor. Isto causa horror a elite, imagine alguem da senzala  chegar e conviver com a casa grande.A eleite brasileira nunca aceitou Lula.

  4. Ele junto com o Mino são
    Ele junto com o Mino são lulistas inveterados.

    Tratam o assunto governo e presidência com sentimentalismos.

    A pessoa não é um profissional remunerado responsável pela condução de um Estado com 200 milhões de pessoas.

    Ela é um ex operário, um cara que veio do chão da fábrica, retirante etc.

    1. Sem sentido

       sem sentido objetivo seu comentario, somente um diplomado tem condiçoes de administrar o Brasil,? antes do Lula só teve diplomado e as desigualdades eram maiores que hoje.

  5. Procuradores querem guerra nuclear em nossas fronteiras.

    A caçada a Lula já começou, o crime já esta estabelecido, a condenação, previamente definida e não pode ser diferente da prisão. Só falta agora aparecerem evidencias de participação da inteligencia americana nas viagens de politicos, promotores e juizes aos EUA durante o golpe para alguem começar a pensar em chamar os aliados do Brics, notadamente China e Russia, a estacionarem suas frotas atomicas nos limites de nossas fronteiras para pressionar os golpistas a apearem do poder.  

    O Brasil está hoje entre os 7 maiores paises emergentes do mundo (E7)  e até 2030 havera uma inversão na economia mundial segundo previsao dos ingleses (ver aqui)  onde o chamado E7 sera maior que o G7.

    O Bando de desemvolvimento criado pelo BRICS poderá contrapor o FMI e Banco Mundial em termos de fomento aos emergentes.

    O poderio militar do BRICS já é maior do que o da OTAN como se ve (aqui). O Brasil já é exportador de armamentos alem de possuir grandes reservas de Urânio e tecnologia para enriquecimento, só não o faz porque é signatario de tradados de não proliferação nuclear mas poderia completar seu programa nuclear rapidamente se desejasse.

    Nosso pais esta no centro das atenções mundiais depois da descoberta do pre-sal a propria China esta em franca expansão geopolicica na America do Sul e já havia anunciado investimentos pesados em infra-estrutura, construção, etc.

    Talvez os procuradores devessem parar com este espetáculo grotesco de linchamento na imprensa e começar a se preocupar em conduzir o processo com isenção incluindo todos os enviolvidos dos demais partidos. A denuncia de arbitrariedades feita pela defesa de Lula a ONU que dará o aval para solicitar inclusive apoio militar aos BRICS. Putin ja se manifestou explicitamente contra o golpe e a China não reconheceu o governo Temer até agora.

    Caros procuradores pensem melhor antes de transformar Lula no homem mais poderoso do mundo ele não precisa da apoio das nossas forças armadas, só do povo e bastará um unico telefonema para sentar os golpistas em ugivas nucleares se ele assim o desejar.

     

  6. O nível da insolência agora

    O nível da insolência agora tem que aumentar. PM que toca o terror tem que ser tratada como organização terrorista.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador