O ping pong da extradição

Por Aton Fon

16/01/2009 – 07h00

Da UOL

Decisão de refúgio político a Battisti está dentro da lei, afirmam juristas

Rosanne D’Agostino
Do UOL Notícias
Em São Paulo

A decisão do Ministério da Justiça de conceder refúgio político a Cesare Battisti, condenado por terrorismo na Itália, é soberana e deve ser respeitada. É o que afirmam juristas sobre a concessão de status de refugiado ao ex-ativista da esquerda radical, condenado a prisão perpétua por quatro assassinatos. O anúncio foi feito na terça-feira (13) pelo ministro Tarso Genro, cujo entendimento foi criticado por familiares das vítimas e pelo governo italiano.

Para o especialista em direito internacional Durval de Noronha Goyos Jr, a decisão do ministro é correta e segue a Constituição, que veda a extradição por crime político. “O asilo político é um ato soberano do país, que não pode ser questionado por outro. O Brasil tem plena autonomia para conceder asilo, autorizado pela legislação brasileira, e cabe ao governo a análise de cada caso”, afirma.

O mesmo diz Eduardo Carvalho Tess Filho, presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo. “A decisão está dentro da normalidade jurídica. Há regras para a concessão do refúgio, que têm de ser respeitadas. O Ministério da Justiça tem esse poder discricionário. E não é uma decisão do ministro, é do ministério”, completa.

Os advogados de Battisti afirmam que ele foi julgado à revelia, sem direito à defesa. Battisti, que aguardava o julgamento de sua extradição no presídio da Papuda, em Brasília, afirmou sentir “alívio” com a decisão. Autoridades italianas pediram que o governo brasileiro reconsidere a liberdade, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou que não haverá recuo. Cabe a Lula a palavra final sobre o caso.

Parecer jurídico sobre Battisti

Em parecer utilizado pelos advogados de Battisti ao requerer o refúgio, o jurista Dalmo Dallari defende a concessão com base na Constituição Federal. Ele afirma, citando o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sepúlveda Pertence, que, no caso de crimes políticos, é vedada a extradição.

Dallari diz que o entendimento não foi considerado pelo Conare (Conselho Nacional de Refugiados) por “excesso de trabalho ou inadvertência” e que o refúgio se justifica porque, além de Battisti ter sido julgado por um tribunal viciado, o italiano teme retornar ao país de origem. “Uma decisão em tal sentido será coerente às disposições constitucionais e será, essencialmente, um ato de soberania do Estado brasileiro”, escreveu.

Para Durval Noronha, “a desordem italiana traz consequências jurídicas, insegurança”. “Na época, havia uma convulsão política que se aproximava de uma guerra civil, e a Itália jamais anistiou seus perseguidos políticos. Aqui no Brasil, mesmo com a anistia, temos ainda a questão da tortura”, afirma.

O constitucionalista também avalia que decisões relativas a asilo político levam em conta fatores políticos, mas defende que não se pode acusar Tarso Genro de ter tomado uma decisão política.

“Há sérios indícios, analisados com mais profundidade pelo governo brasileiro, de que Battisti foi condenado à revelia, sem o devido processo legal. Está bastante claro”, diz Noronha. “Se o Ministério da Justiça estava convencido de que ele corre risco se for extraditado, é um direito conceder asilo, está na legislação”, completa Tess Filho.

Por Luiz Lima

Caro Nassif, seria legal publicar ou dar acesso ao “pong” do Wálter Maierovitch: clique aqui.

100 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se o Brasil tivesse acordo
    Se o Brasil tivesse acordo com o cavernoso Bin Laden que vive no país das cavernas, por que não?

    Lei é lei.Não é verdade?

    Tbm não me parece que GM tenha soltado esses pillantras todos, fora da lei.

    O mesmo risco que corre o pau,corre o machado.

    Não gostamos da lei que GM aplicou? Mas gostamos da lei que dá exilo- e agora respondo ao Nassa- a um cara que tem DEZENAS de assasssinatos.Sendo 4 deles assumidos.

    Hitler e todo seu staf tbm cometeram crimes ”políticos”. E os judeus os perseguem até o inferno.E não há um só país que deu asilo político a eles. Todos tiveram que viver na clandestinidade.

    E o cara está condenado a prisão perpétua( pena máxima na Italia)
    Tbm…pra quem faz vista grossa pras Farcs,tá tudo certo.Se as Farcs quiserem, podem viver no Brasil numa boa. O país das selvas tem ”convênio” com o Brasil…

  2. O Brasil é um Estado
    O Brasil é um Estado soberano. Nós, brasileiros, podemos criticar, protestar, publicar nossas opiniões, porque somos capazes de exercer nossos direitos civis, amparados pelo Estado Democrático de Direito.
    Está amparado no direito constitucional brasileiro a obrigação de conceder asilo político, desde que preenchidos os pressupostos legais.
    Lí no portal UOL que um senador italiano está pregando o boicote turístico ao Brasil. No artigo, imputa-se a ele a declaração de que a itália já deu demais ao nosso país.
    Está na hora do Itamaraty perguntar ao congresso italiano, o que foi que a itália nos deu?
    Eu, apesar da pouca idade, consigo identificar algumas coisas que o BRASIL DEU À ITÁLIA. Querem ver?
    1. O Brasil aceitou milhões de refugiados italianos que vieram para o novo mundo em busca de oportunidades, depois das duas grandes guerras.
    2. O Brasil lutou na segunda guerra mundial, quando os italianos apoiavam Hitler. Os pracinhas brasileiros deixaram sangue no chão da itália.
    3. O Brasil tolera a enorme quantidade de italianos fazendo turismo sexual no nosso país, principalmente na região nordeste, por anos e anos a fio. (Gostaria de saber: e se houvesse uma batida nos calçadões da vida, tanto no Rio de Janeiro, quanto em Salvador ou Fortaleza? E se, por acaso, prendêssemos uns 20 italianos que gostam de brasileiras “novinhas”? A Itália faria essa força toda para tê-los de volta?)
    4. O Brasil ampara a maior colônia italiana fora da Itália. E fazemos isso de bom grado, com alegria e sem discriminação. Ao contrário do que acontece conosco quando tentamos viajar…

    Querem saber de uma coisa? Está na hora dessa vaca profana que é o Brasil botar seus cornos para fora e acima da manada!
    Desculpa Nôna!

  3. “E não é uma decisão do
    “E não é uma decisão do ministro, é do ministério”
    acho que a gente está pouco acostumado a separar a pessoa do cargo que ela ocupa. “Um ato de soberania do Estado brasileiro” não deveria ser encarado como uma atitude de um individuo. sei que é difícil lembrar disso em tempos de absolutimo na suprema corte do país, mas é importante não esquecer.

  4. Particularmente, acho
    Particularmente, acho questionável que alguém acusado de terrorismo seja considerado refugiado político. Não sei nada da história dele, mas pergunto:

    O Sr. Tarso Genro concederia o mesmo benefício a Osama Bin Laden???

    Cada caso é um caso. Precisamos analisar os argumentos de lado a lado para saber se ele, de fato, é terrorista com morte nas costas.

  5. Nassif
    Aqui a
    Nassif
    Aqui a defesa.
    “Somente quem conhece o processo superficialmente é que pode considerar a decisão de conceder refúgio político equivocada.

    Quem conhece o processo profundamente, tomando ciência de seus meandros e detalhes, sabe que a decisão de conceder refúgio político a Battisti é a única medida que preserva a Constituição brasileira e a tradição do Brasil em casos semelhantes.

    Pelas seguintes razões:

    1 – O processo contra Cesare Battisti é fruto de motivação exclusivamente política;

    2 – Cesare Battisti não é autor de qualquer dos quatro assassinatos dos quais é acusado;

    3 – Battisti foi inicialmente condenado a 12 anos e 10 meses de reclusão e 5 meses de detenção pelos crimes de uso de documento falso, porte de documento falso, posse de espelhos para falsificação de documentos e participação em organização criminosa. Essa condenação transitou em julgado em 20 de dezembro de 1984. Assim, Battisti foi inocentado das quatro mortes cometidas pelo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

    4 – Por quase uma década, Battisti fica exilado no México e depois na França de François Mitterrand, que concedia asilo a todos os militantes italianos nos 1970 que abdicaram da luta armada. Por isso é que foi negado pela França o primeiro pedido de extradição;

    5 – Depois de quase 10 anos do trânsito em julgado, o processo contra Battisti foi reaberto na Itália, com base no depoimento de um único preso arrependido (Pietro Mutti).

    6 – Os advogados de Battisti no “processo reaberto” foram presos, e o Estado nomeiou outros advogados para defender Battisti. A defesa, no entanto, foi feita com base em procuração falsificada. Exame grafotécnico posterior comprova isso. Sem direito à defesa, o processo resulta em condenação à prisão perpétua sem direito a luz solar. À revelia. Somente com base no depoimento do “arrependido” Mutti. Chegou-se ao cúmulo de condená-lo por dois homicídios ocorridos no mesmo dia, quase na mesma hora, em cidades separadas por centenas de quilômetros (Udine e Milão).

    Outros cidadãos italianos, militantes políticos na Itália dos anos 1970 (como Pietro Mancini, Luciano Pessina e Achille Lollo), que estavam no Brasil e cujas extradições foram requeridas pelo governo italiano, tiveram indeferidos os pedidos pelo STF.

    7 – Em carta de próprio punho, o ex-presidente da Itália, Francesco Cosiga, admite que as ações do governo italiano para prendê-lo têm motivação unicamente política.

    Esperamos que Cesare Battisti possa retomar suas atividades de escritor e iniciar uma nova fase de sua vida. Doravante, sem receio de perseguições políticas.

    São Paulo, 14 de janeiro de 2009.

    Luiz Eduardo Greenhalgh
    Suzana Figuerêdo
    Fábio Antinoro
    Georghio Tomelin”

    http://abundacanalha.blogspot.com/

  6. Uwe,

    Há uma diferença entre
    Uwe,

    Há uma diferença entre “ser condenado por homicídio” e assumir espontaneamente a práticas de atos terroristas.

    Há ainda a diferença entre “envolvimento na morte de quatro pessoas” e assumir a autoria intelectual de algumas milhares de morte.

    Portanto, a comparação entre Bin Laden e Cesare não cabe.

    Pode-se criticar o governo, mas não se pode deixar de ouvir o outro lado. Há indícios fortes de julgamento meramente político.

    Abs..

  7. Nassif,

    Há um
    Nassif,

    Há um comentário da defesa do italiano de que dois dos crimes pelos quais ele foi condenado teriam ocorrido no mesmo dia e quase no mesmo horário em cidades separadas por “centenas de quilômetros” ( Udine e Milão).
    Existe acesso público aos autos do processo para que possamos formar uma opinião independente ?

    Uwe:
    Osama Bin Laden assumiu publicamente a autoria dos atentados de 11/9. Cesare Battisti nega a participação nos assassinatos que lhe foram imputados.

  8. Olha Nassif, na visão podre
    Olha Nassif, na visão podre do “Tio Rei” e da óie nós acobertaríamos um terrorista… Ou seja, todo aquele que atuar contra os interesses da Direita, em qualquer parte do mundo é terrorista… Todas as torturas e mortes causadas pela mesma direita é “caminho” para democracia…
    Veja como eles tratam o caso de Israel, tudo é válido quando se trata de cuidar dos “banqueiros internacionais”….

  9. Nassif,

    Parece-me que ele
    Nassif,

    Parece-me que ele assassinou quatro pessoas.
    Acho que já temos criminosos suficiente,de todas as classes sociais.

  10. Dose mesmo foi o editorial da
    Dose mesmo foi o editorial da Band comparando esse fato com a repatriação dos pugilistas cubanos.

    Cheguei a conclusão que, assim como o Lula, o pessoal da Band também não lê jornal. Mas, ao contrário do Lula, eles não conversam com ninguém, nem tem bons assessores.

    Já desisti da Globo, agora devo desistir da Band também.

    Lamentável.

  11. Um pequeno reparo, Nassif:
    Um pequeno reparo, Nassif: “saber se ele, de fato [tem] morte nas costas” não pode ser fator decisivo, em tese, para se julgar quem comete atentados terroristas. Os resistentes franceses, por exemplo, praticaram vários atentados assim contra as forças de ocupação: não teriam direito de ser considerados refugiados políticos e contemplados com asilo por terem explodido um caminhão carregado de nazistas? Os partigiani italianos ou iugoslavos eram simples criminosos comuns? Há que analisar o caso, como v. diz, e seu contexto, que pode perfeitamente justificar atentados com mortes. Está claro em sua resposta a Uwe que v. se refere a este caso específico, mas há uma tendência à condenação genérica do terrorismo, que dependendo das circunstâncias históricas e da forma como é praticado, pode ser justificado como ato político digno de apoio, com morte nas costas e tudo. A própria formulação da Uwe parece carregar essa condenação absoluta dos atentados terroristas, sem considerar o contexto. Não é uma simples questão de purismo histórico: a questão continua candente em nossos dias.

  12. Qual o conceito de
    Qual o conceito de terrorismo?
    Os Palestinos são terroristas?
    Israel é uma nação terrorista?
    Os Iraquianos são terroristas?
    Bush é terrorista?

    Dilma lutou contra a ditadura e é vista como terrorista por alguns… por outros não!

    Terrorismo já é um ato politico ou religioso…

    Pelo que li o Cesare Battisti se julga inocente.
    Será?
    Falta informações para emitir uma opinião segura…

    Por enquanto fico apenas no acho…

  13. Flaggsmasher diz:

    “Ei,
    Flaggsmasher diz:

    “Ei, alguém quer montar comigo um “grupo político” de luta contra o governo pela moralidade pública? Para financiar a revolução da justiça para todos, vamos começar assaltando uns bancos burgueses e depois vamos fugir para a Itália, para continuar a revolução de lá, de preferência do Four Seasons, em Florença.”

    E sua confissão marca toda a diferença de situações. Numa guerra, morre-se e se mata. Numa guerra, recursos são confiscados. Mas, mesmo numa guerra, quem tortura prisioneiros comete crime. E quem se apropria dois recursos confiscados, é considerado ladrão. Battisti não fez nem uma nem outra coisa. Flagmasher quer montar um grupo para fazer a segunda.

    Essa é a diferença!

  14. O maior problema advindo do
    O maior problema advindo do terrorismo é o seu uso político. O conceito é amplo e pode ser aplicado a praticamente qualquer grupo ou pessoa que lute (de fato) por algum ideal (Não defendo aqui a luta armada). A decisão acerta ao não permitir que o termo “terrorista” roube battisti de seus direitos.

    Basta olhar para o atual, e lamentável, caso da prisão americana em Guantanamo. Este é o mais óbvio exemplo de como o status de terrorista pode ser usado, por alguns, para subverter direitos.

    Fora essas considerações a decisão é legal e está em perfeita harmonia com a legislação brasileira.

  15. A decisão tomada pelo
    A decisão tomada pelo Ministro ou pelo Ministério foi na contramão de tudo o que se apurou contra Cesare Battisti. Não se trata somente da justiça italiana que o condenou por crimes comuns (não políticos), mas também a justiça francesa que aceitou o pedido de extradição (quando houve a fuga para o Brasil) e a Corte Européia de Direitos Humanos que negou nulidade ao processo legal conduzido na Itália pela “revelia” do fugitivo.
    Quando o Presidente Lula falou em respeito a um ato soberano de um país, esquece ou omitiu aquele proferido pela Itália e respaldado pela França e União Européia.
    Em excelente artigo na revista Carta Capital, Wálter Fanganiello Maierovitch faz rápida análise sobre o assunto, já anunciando, no primeiro parágrafo, o medo italiano de tudo acabar em pizza:

    http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=1286

  16. Eu acho que o BRASIL deveria
    Eu acho que o BRASIL deveria extraditar Cesare Battisti, mais já que resolveram conceder refúgio político a Cesare Battisti, o BRASIL não pode voltar atrás da sua decisão por causa as pressões vinda da Itália!
    Se voltar atrás da sua decisão vai mostrar ao mundo que é um país fraco, e que qualquer pressão que fizerem em cima do BRASIL ele vai ceder!

  17. Pelo que entendi, da matéria
    Pelo que entendi, da matéria que saiu na Época desta semana, é que Batisti foi condenado à revelia, anos após ter abandonado a atividade do grupo de esquerda. Segundo ele próprio, não morava mais na Itália e como ativista sua função era essencialmente “burocrática” na organização. Cabe avaliar que a decisão é polêmica, a decisão difícil (para Genro) e não podemos simplificar tanto a questão.

  18. 16/01/2009 – 09h52
    Refúgio
    16/01/2009 – 09p2
    Refúgio não pode ser dado a terrorista
    Publicidade

    CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA
    da Folha de S.Paulo

    A lei 9.474, de 1997, definiu os mecanismos para a implantação do estatuto do refugiado, de 1951.

    Segundo o texto, não se beneficiarão do refúgio quem tenha cometido crimes contra a paz, crime de guerra, contra a humanidade, hediondo, participado de atos terroristas ou tráfico de drogas.

    A Itália diz que Cesare Battisti é terrorista por ter supostamente participado de quatro assassinatos que tiveram motivação política.

    O ministro Tarso Genro (Justiça), no entanto, entendeu que, pela sentença da Justiça italiana, Battisti deve ser classificado como “subversivo” e não “terrorista”, respaldado pelas acusações de crimes políticos.

    Há quem defenda que Battisti deveria ter recebido asilo político, e não refúgio. Enquanto o primeiro tem caráter político, o segundo é humanitário.

  19. Olá,
    LN, o post não se chama
    Olá,
    LN, o post não se chama “pong-pong” não?
    Sobre a soberania e legalidade: de fato não há lei que nos impeça de nos mostrar indolentes (ou bananas mesmo) com a ilegalidade.
    Sobre Cacciola: não conheço nenhum país que extradite seus próprios cidadãos para outros países. Acho que aqui não se trata de “entendimento” do estado italiano, mas de atitude de qualquer país que se intitule “pátria-mãe”. Pelo jeito o Brasil se comporta como a mãe de todos.
    Já estou até vendo o marketing nas agências de turismo européias:
    “Acabaram seus problemas com a justiça: compre aqui nosso pacote de alforria jurídica “juris bananensis”. Pré-requisitos: passaporte válido, estar disposto a viver longe da neve pelo resto da vida, contratar somente os advogados indicados por nós e pagamento adiantado e em espécie.”
    [ ]´s

    Prezado, se é para patrulhar, o ping apareceu antes do pong.

  20. 16/01/2009 – 11h22
    Senador
    16/01/2009 – 11p2
    Senador italiano defende “boicote turístico” ao Brasil após asilo a terrorista
    Publicidade

    da Ansa, em Roma

    O vice-presidente da Comissão das Relações Exteriores do Senado da Itália, Sergio Divina, defendeu o boicote turístico ao Brasil, em repúdio à decisão do governo brasileiro de conceder o status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti, condenado por terrorismo no país.

    “Quando forem fazer uma viagem ao exterior, não levem em consideração o Brasil, país que nós italianos demos tanto, e tivemos como resposta esse afronto”, afirmou Divina, pedindo aos italianos para “pensarem nos protestos feito por pessoas honestas”.

    Divina, que é senador pela Liga Norte (partido conservador que integra a coalizão governista), enfatizou que “proteger um homicida que já foi condenado, tornando-o perseguido político, não só ofende a Itália, mas toda a história do país, baseada em princípios sólidos de liberdade, filhos da luta de libertação e de 60 anos de democracia, coisa que o Brasil sonha”.

    Na última terça-feira, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, concedeu o refúgio político a Battisti, ex-ativista de extrema-esquerda e condenado em 1993 na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos, que teriam sido cometidos na década de 70 quando militava no PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), grupo ligado às Brigadas Vermelhas.
    A decisão garante que Battisti deixe a prisão de Papuda, em Brasília, e nega, consequentemente, o pedido de extradição italiano.

    Tarso afirmou que sua decisão foi baseada na “existência fundada de um temor de perseguição” contra Battisti, que alega inocência. A situação gerou certa tensão entre as duas nações e levou a Itália a emitir um pedido oficial de reconsideração ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  21. Sem ler os comentários até
    Sem ler os comentários até aqui postados …
    Fico só pensando o que já teria acontecido com esse Cesare caso ele fosse pugilista, tivesse-nos pedido asilo político, e fosse reclamado pelo governo do país de onde veio, Cuba, por exemplo …

  22. 16/01/2009 – 09h38
    Italiano é
    16/01/2009 – 09p8
    Italiano é réu em ação por uso de documento falso no Brasil
    Publicidade

    HUDSON CORRÊA
    da Folha de S.Paulo, em Brasília

    O italiano Cesare Battisti, 54, que nesta semana ganhou do governo Lula status de refugiado, responde a ação penal por uso de passaporte falso na 2ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O processo corre desde maio de 2007. Em julho do ano passado, a denúncia do Ministério Público Federal foi aceita e Battisti se tornou réu.

    Conforme a Justiça, Battisti responde a crime previsto no artigo 296 do Código Penal (uso de documento falso), cuja pena é de dois a seis anos de reclusão. A decisão do governo em nada altera o andamento da ação penal. Nesta semana, o processo entrou na fase dos depoimentos de testemunhas.

    Condenado à prisão perpétua na Itália por assassinatos, Battisti fugiu da França para o Brasil em 2004. Por ser foragido da Itália, foi preso pela Polícia Federal no Rio em 18 de março de 2007. Após a prisão, a PF realizou operação de busca e apreensão no apartamento dele, no bairro de Copacabana.

    Conforme denúncia do Ministério Público Federal, os policiais encontraram um passaporte francês falso em nome de Michel José Manuel Gutierrez, mas com a foto de Battisti, e um cartão de entrada e saída com carimbo da PF falsificado.

    Segundo o Ministério Público, Battisti alegou que tinha passaporte francês falso porque “estava fugindo da França em razão do pedido de extradição formulado pela Itália”.

    Na terça-feira passada, Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado de Battisti, participou de audiência de testemunhas na 2ª Vara Federal. Ele pediu ao juiz a devolução de um laptop no qual estaria digitado o corpo de um livro de Battisti, que é escritor. O Ministério Público concordou em devolver o computador, mas ficou com cópias dos arquivos gravadas em DVD.

    O juiz federal substituto Rodolfo Kronemberg Hartmann registrou, na audiência, que Battisti não foi intimado a comparecer porque está preso “para fins de extradição pelo STF e sua presença seria essencial à luz do que foi exposto pelo advogado” Greenhalgh.

    O advogado Fábio Antinoro, que também atua no caso Battisti, disse que o italiano não tinha outra alternativa a não ser usar passaporte falso para chegar ao Brasil. Disse acreditar que o status de refugiado será levado em conta pelo juiz.

  23. Que a decisão é soberana e
    Que a decisão é soberana e deve ser respeitada alguém tem dúvida?

    Não precisa ser “jurista” prá saber disso não uai.

    O problema são os motivos da não extradição.

    Como podem ser tão burros meu Deus…???

    Sumam com esse “porquêra” daqui..

    Se nem os nossos crimininosos conseguimos julgar…

    Que competência temos prá impedir que o país de origem dete o faça…??

    Que bola fora!!!

    Juro que me senti envergonhado com essa manota..

  24. Existem pontos comuns na
    Existem pontos comuns na história e no desenvolvimento de ambos os campos jurídicos, o da proteção da pessoa humana e o da proteção do refugiado. Contudo, eles não se confundem. O refúgio, que por vezes tem sido confundido com o instituto do asilo político (e o asilado com o refugiado), é um instituto regulado por normas multilaterais globais (e não regionais, como no caso do asilo político), editadas sob a égide da ONU, e, portanto, submetidas a um regime de verificação de sua adimplência, por um órgão internacional, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, o ACNUR, com sede em Genebra.

    Vale lembrar do princípio do non-refoulement, que é a proibição de repatriar refugiados para seus países de origem no caso destes serem governos autoritários, onde a vida ou liberdade do refugiado sejam ameaçados.

    E todos nós sabemos que a Itália é atualmente governada por Mussolinni, aliado de Hitler, a qual Cesare Battisti lutou para derrubar do poder, nos anos 60.

  25. Ei, alguém quer montar comigo
    Ei, alguém quer montar comigo um “grupo político” de luta contra o governo pela moralidade pública? Para financiar a revolução da justiça para todos, vamos começar assaltando uns bancos burgueses e depois vamos fugir para a Itália, para continuar a revolução de lá, de preferência do Four Seasons, em Florença.

  26. nassif:
    acho engraçadas
    nassif:
    acho engraçadas certas opiniões sobre a extradição.o cacciolla,bandido
    notório,roubou pelo menos 1 bilhão de dólares aqui e a itália,sob o argumento da cidadania,não o liberou.não vi o conservadorismo brasileiro “nervosinho”
    por isso.agora esses falsos defensores sei-lá-de- quê botam as manguinhas de fora.pra eles o crime do banqueiro é coisa pouca.roubar do povo brasileiro
    não é problema,isso é aceitável pra essa gente.
    romério

  27. O Sr. Tarso Genro concederia
    O Sr. Tarso Genro concederia o mesmo benefício a um escritor perseguido pela governo cubano? O governo daria asilo político a um político de oposição perseguido pelo governo boliviano?

  28. Com essa história toda fiquei
    Com essa história toda fiquei curioso sobre o processo a que Battisti foi submetido. Alguém sabe onde é possível obter os detalhes do processo, indicando as provas, testemunhos, e datas envolvidas ?

  29. WEDEN:

    Vc
    WEDEN:

    Vc fioi clonado;

    Não foi vc quem distinguiu assassinato de milhares com ”apenas 4”.

    Me recuso a acreditar.

    Nassa:

    Cuidado com os clones.

  30. Pelo que entendi, da matéria
    Pelo que entendi, da matéria que saiu na Época desta semana, é que Battisti foi condenado à revelia, anos após ter abandonado a atividade do grupo de esquerda. Segundo ele próprio, não morava mais na Itália e como ativista sua função era essencialmente “burocrática” na organização. Cabe avaliar que a decisão é polêmica, a decisão difícil (para Genro) e não podemos simplificar tanto a questão.

  31. Ninguém se lembra mais que a
    Ninguém se lembra mais que a Italia negou a extradiçao do Cacciola? Ele nao era um criminoso comum? Nao fraudou milhoes de reais dos contribuintes brasileiros?Nao tinha sido condenado em todas as instancias? No entanto, o Estado italiano entendeu que nao podia extradita-lo porque era uma cidadao italiano e ele continuou livre e tranquilo vivendo em um hotel no centro de Roma, até que foi dar um passeio em Monaco e a Interpol o prendeu e foi extraditado para o Brasil. Podemos até questionar as razoes da decisao do Ministério da Justiça brasileiro, mas a soberanidade do ato é inquestionavel. O que grande parte da imprensa italiana e o partido neo-fascista AN, parte do governo de coalizao de Berlusconi, tem feito esses dias é de um chauvinismo insuportavel. MA

  32. O problema é que a Itália não
    O problema é que a Itália não é uma ditadura. É umas das mais estáveis democracias do mundo, com governantes legitimamente instituidos. Ele foi condenado em um julgamento legítimo, dentro das leis.

  33. A questão é: haveria
    A questão é: haveria embasamento jurídico para negar o asilo e extraditá-lo para a Itália? O Maierovitch diz que sim.

    Me parece que, diplomaticamente falando, essa seria a melhor saída.

  34. Curiosa a argumentação
    Curiosa a argumentação conservadores neste caso. Estão apoiados na moral, é sempre assim. Com isso negam a história e não estão nem ai com a Lei. Um tal André chega citar que “tinha que ter o dedo de Dalmo Dalari”. Com toda certeza o Andre desconhece que Dalmo foi vítima de terroristas de direita bem depois da época em que ocorreram os fatos tributados a Battisti.Ocorreu no início da década de 80 quando da visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Felizmente Dalmo Dalari não morreu. Apresentou-se de braço na tipóia lendo discurso de Boas Vindas ao papa no Campo de Marte em São Paulo. E veja que o papa não tinha de comunista.

  35. O bom mesmo aqui no Brasil é
    O bom mesmo aqui no Brasil é contratar o escritório do compadre do nosso presidente, o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. Ele realmente é o homem que faz chover, serve tanto para tratar de compra de cia aérea, pedofilia e também asilo político para terrorista.
    Nossos terroristas, seja de direita ou esquerda, foram anistiados. Na Itália, isso não aconteceu, foram julgados e condenados, então que se cumpra a justiça, mande-o de volta.

  36. A comparação com o período em
    A comparação com o período em que os nazistas oupavam diversos paises da Europa é absurda. A ações da resistência eram contra um exército invasor em período de guerra. Na Itália, antes de ser invadida por Hitler, havia uma ditadura, um regime de exceção brutal.
    Tentar colocar a reação do Governo italiano na conta dos neo fascistas e do diretista Berlusconi é argumento parvo. Battisti foi condenado durante um governo de centro-esquerda que, se hoje estivesse no poder, reagiria do mesmo modo.

  37. Luiz Eduardo Greenhalgh:
    “7 –
    Luiz Eduardo Greenhalgh:
    “7 – Em carta de próprio punho, o ex-presidente da Itália, Francesco Cosiga, admite que as ações do governo italiano para prendê-lo têm motivação unicamente política.”

    Entrevista na Folha de hoje com o o ex-presidente da Itália, Francesco Cosiga:
    “Battisti usou a carta de uma forma absolutamente equivocada. Na Itália o crime político é um agravante. Foi isso que eu quis dizer”, disse Cossiga. “Entre um que assalta um banco para pôr o dinheiro no bolso e outro que rouba para financiar a Al Qaeda, o segundo é condenado de forma mais dura, seja pela legislação italiana, alemã, francesa ou britânica”.

    Para o italiano, Battisti é “certamente” um terrorista –“isso eu não tenho dúvida nenhuma”. Ele também nega qualquer possibilidade de perseguição política contra o ex-militante do PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

    “O ministro disse umas cretinices [na decisão]. Disse, por exemplo, que Battisti correria risco de vida, porque se voltasse para a Itália os serviços secretos paralelos o matariam”, comentou. “Tudo besteira, coisas sem sentido. Por caridade, isso é coisa do passado sul-americano. Da Argentina, do Brasil na época da ditadura.”

  38. A decisão do ministro Genro
    A decisão do ministro Genro foi baseada na legislação brasileira, e não na ITaliana, assim como quando os italianos se negaram a estraditar o Mafioso Salvatore Cacciola estavam tomando como base a legislação italiana.
    E além do mais ninguém do governo Italiano tem credibilidade para criticar o nosso país, pois trata-se de um governo conservador, corrúpto, facista e preconceituoso.
    Não precisamos de turistas italianos, que adoram fazer turismo sexual em nosso território.
    Vão reclamar com o papa.

  39. O Lula deixou bem clara a
    O Lula deixou bem clara a situação:”O ministro da Justiça, cumprindo obrigações que são pertinentes ao Ministério da Justiça, entendeu que esse cidadão deveria ficar e tomou decisão. E é uma decisão do estado brasileiro. Alguma autoridade italiana pode não gostar, mas terá de respeitar.”

  40. A Itália tem que aprender com
    A Itália tem que aprender com o Brasil como se julga os criminosos… confesso que o governo se supera cada dia, agora já estamos dando liberdade até para criminosos dos outros paises.

  41. Nassif, sem querer patrulhar
    Nassif, sem querer patrulhar mas eu também fiquei procurando um ping nesse pong e acabei achando o texto esquisito. Seria uma boa idéia colocar um link para o ping, no final ou início do texto.

  42. A questão não é saber se está
    A questão não é saber se está dentro da lei, ou se o Batisti matou ou não, se é ou não perseguido político. A motivação para a decisão do Ministro não está em nada disso. Se é de esquerda ou de direita também não importa. O fundamental é quem é o advogado do Batisti: Greenhalgh, amigo pessoal do Presidente, advogado do Dantas, o maior lobista no governo hoje. Isso é o que faz a diferença, uai!

  43. a iTÁLIA DE BERLUSCONNI E
    a iTÁLIA DE BERLUSCONNI E CACCIOLA TEM DE RESPEITAR A SOBERANIA BRASILEIRA. SE O STF MANIFESTAR-SE CONTRARIAMENTE A LEI VIGENTE NO PAIS E O “PRESIDENTE QUE TEM MEDO) (SEGUNDO PHA) NADA FIZER É O PRINCIPIO DO FIM.

  44. O Brasil é o país dos “sinais
    O Brasil é o país dos “sinais trocados”, onde ninguem estuda a origem dos institutos, mas todos reproduzem idéias sem qualquer reflexão, apenas para aderir à “esquerda” ou à “direita”.

    Aqueles que ora defendem Tarso são os mesmos que combatem Gilmar.
    Curioso que ambos agem em evidente excesso. Tarso, sob a camisa da centro-esquerda, usa subterfúgios e sofismas para afastar uma extradição. Gilmar, sob a toga do STF, se vale de uma retórica vazia para agir como um déspota esclarecido. A população aplaude os dois lados, sem PENSAR, aderindo a um maniqueísmo típico de “republiqueta”.

    Para ilustrar o que estou dizendo: temas como “direito adquirido” e “universidade pública e de qualidade” são bandeiras de “direita” na Europa (mas foram trazidas como idéias de “esquerda” no Brasil). Do mesmo modo, ativismo judicial (como hoje se vê no STF) é uma bandeira de “esquerda” (liberal) nos EUA (mas no Brasil essa mesma esquerda vive reclamando da ditadura dos Tribunais).

    Estou com o Maierovich. Tarso foi longe demais. O asilo é político, mas a sua concessão não constitui uma decisão exlcusivamente política, e depende de uma série de fatores jurídicos.

  45. A concessão do asilo é
    A concessão do asilo é legal.
    O Ministro da Justiça cumpriu a constituição que, por assim dizer, determina que a concessão é ato discricionário do Brasil. Também poderia ser rejeitado o asilo, mas o Presidente da República entendeu pela concessão.

  46. Nassif,
    Para os que
    Nassif,
    Para os que compararam esse caso com o dos atletas cubanos, é bom dar uma olhada no blog do Mello que reproduz nota da OAB/RJ, publicada nos jornais à época do PAN, esclarecendo que os atletas de cuba, ouvidos por procurdor da República, declararam sua intenção de retornar ao seu país, não se trantando, portanto, de deportação, como muitos continuam afirmando por desinformação ou má fé.

  47. Esclarecendo, o Brasil não é
    Esclarecendo, o Brasil não é obrigado a dar asilo a ninguém, mas se decide conceder asilo tem que ser na forma da nossa Constituição.
    A Decisão do Presidente da República ao italiano pode até ser antipática, mas é ato discricionário e dentro da lei.
    Quem não gostou , vá chorar no pé do caboclo…rs

  48. O ex-presidente Francesco
    O ex-presidente Francesco Cossiga era o Ministro do Interior, encarregado de assuntos policiais, na epoca da condenaçao do Batisti. E foi duramente criticado pela direita na epoca devido à fuga do dito cujo. Não me espanta sua atitude atual, pois quer tentar limpar sua barra frente à opiniao publica italiana. Julgamento reaberto através da delaçao premiada de um unico contemplado soa como a busca de bode expiatorio. A alegaçao do Maierovitch é que o Batisti era um terrorista porque combatia um governo legalmente constituido e nao uma ditadura. Porém, a policia italiana na epoca da morte do Aldo Moro, para demonstrar sua competencia na luta, passou a perseguir os opositores do regime, quer criminosos ou simples manifestantes. A acusaçao sobre os assassinatos cometidos por Batisti tinha com certeza o objetivo de limpar a barrra da policia e da justiça italiana. Se ele realmente matou alguem, é justo que pague. Mas algo me diz que tudo nao passa de um jogo. Os culpados hoje estao no poder.

  49. Sobre o pedido de extradicao
    Sobre o pedido de extradicao de Salvatore Cacciolla, e a negativo do Estado Italiano ao pedido do Brasil, haja vista que se tratava de um criminoso condenado por danos aos cofres brasileiro, ate agora, nao vi nenhum hipocrita se manifestar.

  50. Nem tudo que é legal é moral.
    Nem tudo que é legal é moral. No caso em questão, respeitar a decisão da(s) corte(s) italiana(s) também deveria ser um exercício de respeitar a soberania de outro país. Quem fala pelos cotovelos acaba dando bom dia a cavalo!

  51. O presidente Lula está certo
    O presidente Lula está certo quando diz que conceder asilo político é um ato discricionário da república brasileira…não há nada que a Itália pode fazer, mas pode criticar, sim: afinal, de forma até mais grave, as declarações do ministro da Justiça criticam também a Justiça italiana.
    O advogado de defesa Greenhalgh e seus sócios afirmam na carta que só criticam os que não conhecem o processo. Está certo, seria interessante se pudéssemos saber se o processo pode ser aberto ao conhecimento público. Algum jornalista de verdade poderia tentar descobrir isso.
    De qualquer maneira, algumas questões: a Corte Européia de Direitos Humanos considerou improcedente um processo em que Battisti recorre de sua condenação; a Justiça francesa entendeu que Battisti poderia ser extraditado, depois de quase 10 anos vivendo lá; o Ministério das Relações Exteriores do Brasil era contrário à concessão de asilo a Battisti ; o Conare foi contra a concessão de asilo; pessoas insuspeitas de ‘conservadorismo’ ou de oposição cega ao governo, como Mino Carta e Maierovitch, pronunciaram-se contra a concessão de asilo; as maiores gestões para se extraditar Battisti foram feitas pelo governo de Prodi, figura respeitada na Europa, líder de centro-esquerda.
    E, sem maniqueísmo: há pouco tempo, um ex-terrorista de extrema direita italiano, foragido há 26 anos, foi preso em Ilhabela…se os advogados dele pleiteassem asilo político para o criminoso, qual teria sido a decisão do ministro da Justiça?

  52. 16/01/2009 – 16:02 Enviado
    16/01/2009 – 16:02 Enviado por: Jaide

    O que surpreende é o tratamento brasileiro para o caso. Levou PF, avião venezuelano, em menos de 24h. Quantos imigrantes ilegais vivem no país? Acho que nem o governo sabe. Mas para os pugilistas cubanos, resolveram rapidamente. Por que?

  53. No Brasil, a velha história d
    No Brasil, a velha história d sempre – 2 pesos, várias medidas:

    pessoas q pedem asilo podem Não apenas ter pedido negado como serem “devolvidas” para regimes Amigos,
    Amigo não se extradita e
    torturadores (e arquivos vivos …pra bom entendedor…) da época do regime militar podem andar livres, leves e soltos

    é…

  54. Foi um vacilo inaceitável do
    Foi um vacilo inaceitável do presidente Lula.
    O caso poderia ter aguardo a manifestação do judiciário e pronto.
    Trouxe um desgaste nas relações entre Brasil e Itália por mera afobação.

  55. O Brasil tem sido um país de
    O Brasil tem sido um país de degredados desde asua descoberta.

    No período colonial, o Brasil foi o destino das piores espécies de assassinos, ladrões e terroristas de alta periculosidade que eram presos em Portugal e Espanha. Pelo que consta, não foram poucos, eram frotas inteiras de navios que esvaziavam os presídios portugueses e enviavam para as colônias. O envio para o Brasil era tanto para se livrar do problema, quanto torná-los mão de obra semi-escrava. Ou seja,haviam grandes interesses econômicos. Aqui ficaram e fizeram seus descendentes. A violência no Brasil tem história e, veio de fora.

    Na colônia, o Brasil obedecia ordens de Portugal e, simplesmente recebia como um produto qualquer. Sem escolha.

    Hoje, se aceitamos acolher é por nossa livre escolha. Falo nossa, porque tanto o Judiciário como o Legislativo e Executivo são dignos representantes do cidadão brasileiro.

    O cidadão brasileiro, em voto espontâneo na Folha de S.Paulo de hoje (16/01), disse NÃO para o refugio do Cesare Batisti.

    Assim, como na colônia haviam interesses econômicos envolvidos, fica no ar quais interesses o Brasil estará tendo em manter aqui essa bandidagem internacional.

    De bandidagem chega os nossos !!!

  56. “Uma das vítimas de Battisti
    “Uma das vítimas de Battisti foi um açougueiro de periferia, sem filiação partidária ou militância política. Seu erro foi reagir a um assalto tentado pela organização de Battisti. A turma de Battisti não gostou e, passado o tempo, voltou para vingar a ousadia do açougueiro. Para isso, o mataram a tiros e de surpresa.”

    Retirado de:

    http://maierovitch.blog.terra.com.br/

    Leiam na íntegra. Vale a pena…..

  57. Off Topic
    Aton, creio que foi
    Off Topic
    Aton, creio que foi voce quem publicou, há menos de um mês, um comentário (ou tópico) aqui no blog sobre a responsabilidade dos pedagogos pelos problemas educacionais, nao só no Brasil como no mundo. Eu precisaria muito de localizar esse comentário, mas nao me lembro o título do tópico nem o dia. Será que você poderia fazer o favor de me dizer quando e/ou sob que tópico o postou?

  58. Quando do seqüestro de Aldo
    Quando do seqüestro de Aldo Moro, a polícia italiana tinha presos membros da brigada vermelha que poderiam “abrir” o local do cativeiro. Solicitada a permissão para o uso da tortura, o general responsável respondeu: “A Itália pode sobrevier sem Aldo Mouro, mas não sobreviverá se reinstalar a tortura”.

    Aldo Mouro foi covardemente assassinado por desvairados que se auto-intitularam representantes da classe trabalhadora. Classe trabalhadora que sempre os repudiou.

    A Itália era. A Itália é um democracia. E tenho muita inveja da sociedade italiana que – da esquerda à direita – nunca perdou esses crimes.

    Esse bando de criminosos deve pagar pelos seus crimes.

    Sinto uma imensa vergonha de ser brasileiro.

  59. Até não tinha me interessado
    Até não tinha me interessado pelo assunto do italiano julgado criminoso estar sendo protegido por ideologia, imaginando que o nosso país tem crimes muito mais significativos pra nos preocuparmos, mas, ao se apresentar o advogado 30% como defensor dele, aquele asquerento chefe da indústria de indenizações já defenestrado de cargos eletivos, pra eu perceber o fedor desta estória. Agora tenho certeza: este é o país onde o crime compensa, bastando apenas pintá-lo de vermelho e nominá-lo de social. Então, BEIRA MAR pra presidente, pintado de RUBRO-negro e

  60. Engraçado é a mídia
    Engraçado é a mídia brasileira tomar partido da Itália, como se ela estivesse em guerra com o Brasil, só por algumas declarações de autoridades daquele país discordando da nossa decisão.
    Essa mídia já nos fez invadir a Bolívia, romper com a Venezuela, agora fará com que a Itália rompa ou invada o Brasil. Pessoalzinho belicoso, s^, e sempre contra o Brasil….

  61. o caso é o
    o caso é o seguinte.

    Battisti é cidadão italiano, fez parte de um grupo terrorista PAC, Proletários Armados pelo Comunismo.

    Esse grupo lutava contra contra um governo democrático e tinha como objetivo praticar atos terroristas a fim de enfraquecer o Estado e possibilitar um levante armado para derrubar o governo.

    Para tanto esse grupo, PAC, efetuou vários assassinatos na Itália. Outros grupos, na mesma época, acabaram por assassinar Aldo moro, Primeiro ministro italiano.

    Foi julgado e condenado na Italia, que tem um dos sistema jurídicos mais elogiados em todo o mundo, principalmente pela sua firmeza no combate às máfias e à corrupção, se tornando um exemplo para o mundo todo.

    A kika a ver com o brasil?

    Bom, esse condenado acabou fugindo para o Brasil.

    A Itália tem um tratado de extradição de condenado com o Brasil.

    O Brasil não está fazendo um favor extraditando esse sujeito, mas cumprindo um tratado internacional, no caso, o país tem uma obrigação de extraditar esse sujeito e devolvê-lo à Itália.

    Mas, existe a questão humanitária, que é a que o brasil não extradita pessoas que cometeram crimes de opinião, ou que sofrem perseguição política.

    Oras, a Itália é um país democrático, em pleno gozo de seus valores e liberdades constitucionais. Não está num regime de excessão.

    Esse sujeito pediu para não ser extraditado alegando perseguição política.

    O Brasil não deve revisar a condenação, nem o processo. Não tem competência para isso. A Justiça Italiana, seus juízes, promotores e juri é quem decidem.

    Cabe ao brasil apenas julgar se esse cesare sofre perseguição política.

    Aí devemos fazer as seguintes perguntas;

    A Itália é um país democrático?

    resposta: SIM!

    A Itália está sob um regime de excessão, e os direitos de seus cidadãos foi suprimido ou mitigado por isso?

    resposta: Não

    Então, meus caros, como é que ele pode alegar perseguição política?

    O Brasil não é corte de apelação da Justiça Italiana.

    Garanto que se Gilmar Mendes fosse revisar todas as ações da operação “mãos limpas”, todos os mafiosos estariam na rua.

    Cada povo cuida de seus problemas à própria maneira.

    Se o Brasil não quer extraditar esse sujeito, então rasgue o Tratado mútuo de extradição de criminosos com o brasil e assuma as consequ~encias por isso.

    Mas vamos parar com as palhaçadas e pirotecnias.

  62. Engraçado, os mesmos que não
    Engraçado, os mesmos que não querem a punição dos militares torturadores que mataram milhares no Brasil querem a extradição e prisão de Battisti. Malandragem rasteira!

  63. Pelo que li até agora, estou
    Pelo que li até agora, estou com o juiz Maierovith.
    Assim como o Brasil à época, também a Italia permitia julgamento à revelia.
    Não podemos confundir nossos anos de chumbo com o estado de direito da República Italiana.
    Assim como no Brasil, também a Itália limita o cumprimento da pena a 30 anos com benefícios previstos em lei, mesmo que a condenação seja à prisão perpétua.
    Além da condenação pela justiça italiana ter sido referendada pela Comissão Européia de Direitos Humanos, também o nosso Conare concordou unânimemente pela concessão da extradição.
    O Presidente pode sim revogar decisão de seu subalterno, Ministro da Justiça. Parece que não o faz por se ter dito muitas bobagens, inclusive valorações incabidas ditas pelo Tarso a respeito (agora poderia parecer fraqueza).
    Preocupa-me ver novamente o advogado Luis Eduardo Greenhalgh valer-se de contatos no governo(neste caso com Tarso) para conseguir resultados extra-processualmente.
    Preocupa-me

  64. Caro Nassif

    Nao tenho
    Caro Nassif

    Nao tenho conhecimento juridico para analisar com propriedade este caso,mas pelo que li a opinioes diversas tanto de um lado como de outro e todas de juristas renomados.
    A unica coisa que creio ser estranho e uma unica pessoa poder decidir num caso tao controverso como este.
    E nao entendo aquele caso dos cubanos que foram remetidos rapidinhos pra cuba sem processo legal nenhum, tambem com a decisao de uma unica pessoa , e de formas opostas.
    Outra coisa que estranho e que havia democracia na Italia nessa epoca portanto me parece que oque ele fez foi terrorismos mesmo vc nao acha?
    grande abraco.

  65. NASSIF!!!

    1) Onde está a
    NASSIF!!!

    1) Onde está a repercussão sobre a engavetada do caso Vladimir Herzog agora dia 12?!

    2) A imprensa lamentou tanto assim quando pediram no exterior a extradição de nossos terroristas fardados tempos atrás?

  66. Flics,
    Tarso Genro me deixou
    Flics,
    Tarso Genro me deixou com orgulho de se brasileiro pela sua decisão. E escrevi isso a ele, o parabenizando pela decisão.

    Vc fala “esse bando de criminosos”. Qual crime Cesare Battisti cometeu, com quais provas?
    Responda essa simples pergunta se vc quer ser levado a sério. Ele cometeu os crimes que o levarem à condenação na Itália? Quais são as provas?

    O que está em discussão é o caso Cesare Battisti especificamente e não a absolvição das Brigadas Vermelhas, das Brigadas Azuis ou Amarelas, da luta armada como luta legítima ou qualquer outra coisa.

    Incrível como num blog que se supõe que os leitores tenham um pensamento crítico eles apenas repetem os bordões mais manjados da repressão política. Quando se quer prender alguém por motivos políticos, logo se tenta liga-lo à palavra ‘terrorismo’, à crimes comuns etc. etc.

    Para ser coerente com esse discurso vc deveria chamar de ‘bando de criminosos’ os presos em Guântamo também, ou chamar o Mumia Abud Jamal de criminoso, para ficar numa analogia melhor.

  67. Nos ja temos bandidos demais.
    Nos ja temos bandidos demais. Deveriamos, portanto, evitar de ficar “importando” tranqueiras que nada nos acrescentam.
    Se ainda fosse brazuca vamos la. Nem pra isto, o cara prestou. Nao teve a sorte, como nos, de nascer no melhor pais do mundo.

    Sobre o Cacciola. O grande responsavel foi o Marco Aurelio que deu habeas corpus ao fulano. E depois que o homem voltou, parece que a justica nao lhe anda incomodando tanto.

    Se tivermos que ficar importando pessoal, que seja gente trabalhadora e talentosa. Gente que esta com o “saco cheio” do marasmo europeu e nao suporta morar nos Estados Unidos. Vamos atrai-los.

    Se olharmos a historia, nos recebemos gente ruim demais. Comecou quando Portugal nos enviou um monte de bandidos que nao queriam por la. E continuamos recebendo outros “nobres europeus” como aqueles “caridosos” medicos que trabalhavam nos campos de concentracao na segunda guerra. Recebemos um ditador paraguaio. E de outros povos tambem. E aquele pessoal da triplice fronteira com quem a policia mantem uma “responsavel distancia”. Seriam eles, anjinhos do alem?

    Chega de receber os “indesejados” do mundo. Que va embora do Brasil o tal do Cesari.

  68. Por dica do Azenha conheci o
    Por dica do Azenha conheci o blog “Brasil mostra a tua cara”, de Glória Leite.

    Vai aqui o pensamento dela sobre isso. E assim eu evito falar bobagem.

    “Por que será que o Estadão diz que a decisão do governo brasileiro de dar asilo político ao italiano foi desastrada?

    Quem se lembra do Alfred Stroessner?

    O Alfred foi o ditador cruel do Paraguai longos 35 anos.

    Pois é, na madrugada de 3 de fevereiro de 89 ele foi deposto. Passado alguns dias, pediu asilo ao Brasil, que o concedeu.

    Foi para o ‘exílio dourado’ – como os paraguaios denomina o lugar para onde o ditador sanguinário fugiu.

    Ele, o ditador sanguinário, morreu em 2006. Está enterrado em Brasília.

    Quem se der ao trabalho de procurar os outros ditadores sanguinários da América do Sul vai encontrá-los no Brasil.

    E o PIG alguma vez questionou o direito desses açougueiros morrerem no Brasil?

    Vixe Maria, Nossa Senhora.

    Um tal de senador italiano tá pedindo boicote a tudo brasileiro.

    Será que ele vai mandar de volta os jogadores brasileiros que fazem do futebol italiano um dos melhores do mundo?”

    http://brasilmostraatuacara.blogspot.com/

  69. Pessoal, aí vai a resposta
    Pessoal, aí vai a resposta deste enigma:

    Por muitos anos o Brasil assistiu ao deboche do Salvatore Cacciola calado sem poder fazer nada, porque apesar de condenado aqui no Brasil, a interpol ou até a própria polícia Italiana não prendiam ele por causa de um tal acordo ou convënio de Justiça. Pois bem O Brasil está dando o troco na mesma moeda. Agora é nossa vez de assistir aos Italianos morrerem de raiva…

  70. Pessoal,
    Muitos
    Pessoal,
    Muitos comentaristas estão relacionando o caso Cacciola com o caso Battisti. Este é um erro sem tamanho! No caso Cacciola, ele tinha cidadania italiana, portanto estava a salvo de qualquer pedido de extradição – independentemente de ser réu com sentença condenatória no Brasil (trânsito em julgado). Um caso semelhante é o de Gary Mackninnon, aquele hacker inglês que os EUA querem extraditar…Foi pego em flagrante, confessou, a Inglaterra tem relações estreitíssimas com os EUA mas, no intuito da preservação de SUA SOBERANIA, o processo corre pelas vias normais, com tudo levando a crer que ele dificilmente será extraditado. Aí, os EUA terão que abrir um processo contra ele NA JUSTIÇA INGLESA! Cidadão nativo em sua terra natal tem proteção, pÔ. No caso do Battisti, só valeria a analogia se ele tivesse também a cidadania brasileira…Aí não poderia ser extraditado, jamais!
    Engraçado…nenhuma das “autoridades” que criticam o asilo lembrou que o Brasil aceitou Ronald Biggs (aquele que roubo o trem pagador na Inglaterra) por razões muito menos nobres ($$$$$). Abs

  71. Ateu, como é que eu faço aqui
    Ateu, como é que eu faço aqui de Porto Alegre para assinar embaixo?

    Gostaria de ter a tua calma para escrever isso, mas me sinto tão envergonhado e indignado que não consigo passar da palavra “assassino”.

    Quero Memória, Verdade e Justiça para os crimes cometidos pela ditadura militar no Brasil.

    Engraçado que os pseudo-esquerdistas não sabem que a Justiça Italiana (sim, com letras maiúsculas), ao contrário de justiça brasileira, já tem pedido de prisão contra militares brasileiros.

    Só a ignorância (no sentido literal da palavra) ou a ma-fé podem misturar esses assassinos com Guantânmo, Cacciolas, Abuds …

    Vergonha!

  72. Esse caso é muito
    Esse caso é muito controverso. A Itália dos anos 70 possuia uma alta infiltração da mafia no poder político, altos níveis de corrupção e vivia uma efervecência política muito grande com direito a luta armada e tudo – não poria minha mão no fogo afirmando que naquela época o país fosse um Estado de Direito.

    Pelo que eu sei do processo, ele foi tão confuso quanto a época em que se deu e foi sim contaminado pelo clima político de então. Battisti acabou asilado na França e por conta de uma decisão não menos nebulosa iria ser extraditado para Itália. Fugiu. Entre encontros e desencontros veio parar no Brasil.

    A decisão do Governo Brasileiro se deu perfeitamente dentro dos ditâmes constitucionais do país e é soberana – e o mesmo vale para o caso Stroessner, goste-se ou não.

    Claro, assim como na Itália da época a questão está sendo demasiadamente politizada no Brasil de 2009; defensores e acusadores parecem mais preocupados com o fato de Battisti ser de esquerda do que qualquer coisa mais. Posso estar errado, mas pelas informações que eu tenho hoje, tomaria a mesma decisão que Tarso. In dubio pro reo.

  73. Hugo:

    A mesma Justiça que
    Hugo:

    A mesma Justiça que condenou esse assassino, essa mesma Justiça, repito, foi quem desmantelou isso que tu chamas de “infiltração da máfia no governo italiano”.

    A existência de corrupção num governo não o desqualifica como sendo não democrático. Senão eu poderia dizer que o Brasil é uma ditadura, tendo em vista a atuação – veja só! – do imperador do STF.

    “Pelo que sei” não é argumento. Porque não nos esclareces sobre o que tu sabes? Não houve encontros e desencontros na atuação de assassino. Foi refugiado na França até que a Justiça da França – por pressão de Justiça Italiana junto a Comunidade Européia ameaçou a sua extradição. Fugiu para o México de onde seria também extraditado e veio para o Brasil. Onde teve a “grande sorte” de ter um advogado “companheiro” do ministro (toc!toc!toc!) da justiça. Tenta adivinhar qual é o nome desse advogado e que ligações tem com o Daniel Dantas.

    Por acaso o governo paraguaio processou, condenou e pediu a extradição do Stroessner? Concordo que o Brasil não deveria ter dada asilo a esse ditador. Mas não misture as coisas que são bem diferentes.

    Tenho vergonha de ser brasileiro e conviver com torturadores . E tenho vergonha de ser brasileiro quando o Brasil da asilo para assassinos.

    Vergonha!

  74. Flics,
    vc continuou sem
    Flics,
    vc continuou sem responder as pergunats básicas: Cesare cometeu os crimes pelis quais foi condenado? Quais foram esses crimes? Quais são as provas? Isso para não entrar em como foi levado adiante o processo contra ele. Sua retórica não traz argumentos.

    Aos que dizem que de bandidos o brasil já está cheio, e falam do Cesare como uam tranqueira, acho que deveriam ter orgulho de ter um escritor talentoso e um trabalhador como ele neste país.

    Incrível como as pesosas aqui se mostram reacionárias. Mesmo que ele tivesse cometido um crime, a pecha seria eterna? Nenhuma oporunidade a sociedade dvee dar a quem muda? Pois esse pensamento perpassa muitos dos comentários aqui.

  75. Aton Fon, o depoimento é
    Aton Fon, o depoimento é baseado no testemunho por ex. do filho d uma das vítimas q na época tinha 13 anos. Os motivos p/os assassinatos leia no mesmo 8º Parágrafo deste artigo: http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=1286

    Luiz Orlando, disse tdo – no Brasil Influência e Nome é tdo e mais um pouco…

    e qto aos q invocam “Troco” no caso Cacciola, além d não ter nda haver como colocaram outros comentaristas, q oportunidade, SE FOSSE ESTE O CASO do Brasil dar o tal troco c/luva d pelica mostrando q aqui não se acobertam criminosos (Ahahaha – ok desculpem, não me contive)

    Marko, a Folha de hoje traz entrevista com o filho, que diz que Battisti não participou do assassinato.

  76. Trecho de Toni Negri, em
    Trecho de Toni Negri, em entrevista:

    “Era preciso aceitar a Lei [dizia-se], mesmo que a Lei fosse injusta, pois era a única possibilidade de se defender. Como se fosse possível! Fui condenado a trinta anos de prisão com base em denúncias delirantes feitas por “arrependidos”. Eu mal havia partido [da Itália], e tinha esperado [preso] durante quatro anos por um processo que não começava. Bastou que eu não estivesse mais lá que o processo começou. Bastou que alguns “arrependidos” me acusassem de tudo e de coisa nenhuma: eles queriam sair da prisão, eu estava foragido – nenhuma defesa possível. (…) Na Itália, a crise e o fim dos movimentos revolucionários dos anos 70 e início dos 80, determinaram uma espécie de generalização da delação e do arrependimento – a delação e o arrependimento como instrumentos de salvaguarda pessoal e jurídica impostos pelo poder. Foram aprovadas certas leis: falar era o mesmo que sair da prisão. (…) O resultado é, mais uma vez, que indivíduos que assassinaram dezenas de pessoas estão em liberdade, e que outros que não mataram ninguém continuam na prisão. É um sistema perverso, os efeitos são inimagináveis. (…) Como já disse, a esquerda entrou no sistema de justiça através da luta contra o terrorismo. Foi ela que levou adiante o empreendimento da repressão política no fim dos anos 70. ” (Antonio Negri, em entrevista publicada como livro De Volta, Record, 2006).

  77. Heroísmo, ativismo, guerrilha
    Heroísmo, ativismo, guerrilha ou terrorismo? Dilma foi terrorista, guerrilheira ou ativista? Os patriarcas da independência dos EUA e seus seguidores, o que foram? A Resistência Francesa? Moshe Dayan?

    A qualificação histórica é dada por que escreve a História – os vencedores. O que seria de Dilma se ainda vivêssemos sob uma ditadura? O que seria de GW, TJ, BF, se os ingleses tivessem vencido a Guerra da Independência? (ou deveríamos chamar de Conjuração da Filadélfia?) O que seria dos heróis da resistência se a Alemanha tivesse vencido a WW2 (ou mesmo perdido, mas mantido a França anexada)? Com qual idade teria sido julgado, condenado e enforcado ou fuzilado Moshe Dayan, se a ONU não tivesse criado Israel?

    Os institutos do refúgio e do asilo servem exatamente para proteger os derrotados quando não há como julgá-los de forma isenta e justa, pois a História (ainda) está sendo escrita por seus algozes. Mesmo que no futuro se descobrisse que 99% dos asilados tenham conseguido o benefício injustamente, salvar o 1% terá valido a pena.

  78. O que não se pode fazer é se
    O que não se pode fazer é se afastar da lei brasileira. Alguns, só por amor aos italiános ou ódio aos comunistas não estão nem aí para a lei. Ao contrário: posicionam-se contra as leis e contra seu próprio país. Nao defendo nenhuma patriotada, não, mas, antes vamos analisar os fundamentos da decisão, ora, ora…

  79. Hugo,

    Não há politização
    Hugo,

    Não há politização nenhuma da questão aqui no Brasil. Foi apenas uma a maior barbeiragem diplomática do Governo Lula já cometeu. Tanto lá quanto aqui a decisão do Lula conseguiu unir todos em protesto uníssono da ponta esquerda a direita. Até Mino Carta que não pode ser acusado nem de ser de direita nem de ser antipático ao Lula está abismado com tamanho disparate.
    O fato da decisão estar dentro dos”ditames constitucionais” não a faz menos barbeiragem do ponto de vista diplomático.
    Efervecência política nada tem a ver com assassinatos supostamente políticos.
    Concretamente o que você sabe para lhe levar a concluir que o processo foi nebuloso ou que a extradição na França foi nebulosa.

  80. Sem discutir o mérito, o
    Sem discutir o mérito, o Governo Italiano que mande a “ficha” do homem para ser divulgada em todos os veículos de comunicação.
    Então faremos o julgamento do Lula e do Tarso.
    Taí a sugestão.

  81. Já temos problemas o
    Já temos problemas o suficiente , para que ficarmos gastando tempo e neurônios com os problemas dos outros.

    Manda logo esse cara para Italia e, a justiça de lá que resolva seus problemas.

    Vamos gastar tempo em diminuir a violência doméstica: brasileiros roubando, matando , etc…E,mais ,vamos botar foco em resolver essa crise, se não vai pegar a todos e, aí, nãovai sobrar recurso para ficar alimentando vagabundo e terrorista de outros país.

    Além do mais,penso que todo preso deveria trabalhar e,trabalhar forçado,para comer , se não quisesse morrer defome -não é justo, pessoas honestas passando por dificuldade e, essa corja de bandidos bem alimentados.

    Sou a favor de presídios agrícolas, onde todos os presos deveriam trabalhar integral debaixo da carabina. Só assim,vamos acabar com a violencia no Brasul. Tá muita moleza, ser preso no Brasil parece ser prêmio : tem casa e comida degraça.

    Vamos botar os presos brasileiros para trabalhar e,os bandidos estrangeiros mandar de volta para seus países.

  82. Aceita Battisti no Brasil é
    Aceita Battisti no Brasil é um enorme erro, ele não é acusado de crimes políticos ele é um assassino, a Itália tentou devolver o Cacciola e ajudou muito quando este tentou se esconder no Principádo de Monaco o Cacciola sim poderia ter sido aceito como exilado politico mas foi devolvido a justiça brasileira como um ladrão deve ser devolvido a justiça de seu país, aceitar um terrorista no Brasil como exilado político é vergonhoso.

  83. Um banqueiro com passaporte
    Um banqueiro com passaporte italo-brasileiro foi condenado no Brasil por crimes de colarinho branco, viveu comodamente na Itália por anos a fio sem que o governo italiano tivesse o menor interesse na sua extradição. Em viajem de férias a um principado – Mônaco – a Interpol o prendeu. O nome do citado é Salvattore Caciola. Quantas reputações nacionais foram afetadas pelos crimes feitos pelo ex-banqueiro e sua quadrilha? Porque a Itália não se prontificou em extraditá-lo? Não tinha acordo de extradição com o Brasil? Então porque devemos ter com eles? Não fosse suas férias no principado ainda estaria na Itália gozando da boa vida!

  84. Não entendo por que Tarso
    Não entendo por que Tarso Genro contrariando parecer do CONARE e do Procurador Geral da República concedeu refúgio político a um terrorista condenado pela Justiça Italiana por ter cometido crime comum, enquanto no caso dos dois jovens pugilistas cubanos, que almejando novos horizontes e uma vida profissional melhor em outro país, ao abandonarem sua delegação e a ditadura de Fidel Castro, durante os Jogos Pan-americanos, foram entregues imediatamente ao DITADOR. Expliquem-me por que o Ministro que invoca razões humanitárias no caso do terrorista italiano negou asilo aos pugilistas que pediram para refugiar-se no Brasil, temendo perseguição do grande ditador que recebendo-os de “mão beijado” do Ministro Tarso e do Governo Brasileiro, os encarcerou. Acho que foram entregues ao Ditador porque eram simples atletas ou porque Tarso e Lula são admiradores do grande Fidel Castro. Ao Brasil interessa somente a defesa de terroristas. Tragam também Bin Laden.

    Leia a nota que coloquei sobre os cubanos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador