“Lamentavelmente, Lula se corrompeu”, diz procurador durante julgamento no TRF-4

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Procurador não rebateu a maioria das críticas à sentença de Sergio Moro. Ao contrário disso, usou frases de efeitos, citações literárias, delações sem provas e documentos contrariados durante o julgamento em primeira instância, para afirmar que a defesa não provou a inocência de Lula. Gerum ainda disse que o caso não é político, mas técnico, e criticou juristas e acadêmicos que apoiam o ex-presidente

Jornal GGN – O procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum sustentou, nesta quarta (24), durante o julgamento do caso triplex, que “lamentavelmente, Lula se corrompeu.” Usando delações premiadas, ele argumentou que o ex-presidente não só sabia dos ilícitos na Petrobras como, ao lado das empreiteiras, “engendrou o maior esquema de corrupção do Brasil”. Para Gerum, Lula tinha relação de “promiscuidade” com empresas e a Justiça não pode admitir esse “toma lá, da cá”.

Gerum se referiu à distribuição de cargos no governo Lula como algo que “parecia uma construção para governabilidade, (mas) nada mais era do que um mecanismo de dilapidação do cofre da estatal, justamente para garantir fundos aos partidos aliados e, depois, para cada um enriquecer pessoalmente.”

Ao longo de aproximadamente 20 minutos, ele alegou que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região não precisa de um “ato de ofício”, ou seja, encontrar uma ação praticada diretamente por Lula, para confirmar a senteça de Sergio Moro por corrupção passiva. Para o procurador, essa questão foi superada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Mensalão, quando os ministros usaram a teoria do domínio do fato.

A grande maioria das críticas feitas à sentença de Moro, contudo, não foram rebatidas por Gerum, que também não explicou por que o Ministério Público Federal recorreu para que Lula tivesse as penas agravadas.

Ao contrário disso, o procurador preferiu afirmar que os advogados do ex-presidente não fez provas de sua inocência e sugeriu que os documentos que provas que o apartamento é da OAS Empreendimentos não podem ser simplesmentes “aceitos” pelos desembargadores.

“A defesa não conseguiu apresentar nenhuma evidência consistente que conteste esse relatório”, disse Gerum. “Às favas com o processo, mais fácil dizer que não tem provas, que é um processo politico”, disparou.

PROVAS FRÁGEIS

Assim como Moro, Gerum usou uma reportagem de O Globo para afirmar que Lula era dono de um apartamento no Guarujá.

Ele também usou as delações sem provas, na visão da defesa, para afirmar que Lula tinha ciência do esquema na Petrobras. Ele citou os testemunhos de Nestor Cerveró, Renato Duque, Pedro Corrêa e Léo Pinheiro, omitindo problemas como acordo não homologados à época ou o interesse dos empresários receber benefícios da Lava Jato.

CRÍTICA AOS APOIADORES DE LULA

O procurador abriu a explanação comentando sobre a repercussão do julgamento de Lula e defendendo que o TRF-4 não seja pressionado pelos apoiadores do ex-presidente. Ele criticou quem afirma que o julgamento é político e que a Justiça está comprometida com a condenação e inelegibilidade de Lula. 

“Se a Corte absolver lula, a Justiça será feita. Se decidir manter a condenação, a Justiça também será feita porque cabe apenas a vossas excelências julgar de forma constitucional”, pontuou. “É só mais um processo da Lava Jato.”

Gerum ainda disse que lhe “entristece” ver a comunidade acadêmica e jurídica se pronunciar publicamente em apoio a Lula e contra a sentença de Moro, abrindo mão de “qualquer pudor” só para fazer coro à essa “manipulação”.

Ele ainda disse que Lula, diante da Justiça, não pode ser tratado como um “homem de bronze”, ou seja, um intocável por causa de sua popularidade. “Em uma República, todos os homens são de carne”, disparou, citando Dostoiévski.

ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO

O assistente da acusação do MPF, advogado Ariel Dotti, defensor da Petrobras, disse que a “Petrobras foi vítima de uma organização criminosa. Foi, como disse Moro, organização sofisticada e profissional. Por isso, a Petrobras não poderia sozinha desvendar ou resistir a uma complexa e inustada associação.” 

“A Petrobras espera que o Tribunal confirma que o produto obtido pelo crime reverta em seu favor, além de fixar valor mínimo para reparação de danos”, acrescentou.

Colaborou Patrícia Faermann

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Senzala precisa fazer uma

    A Senzala precisa fazer uma coisa que nunca fez neste pais: rebelar-se. Se não o fizer, será isso: mais do mesmo: golpe regressistas, atraso, colononialismo, escravismo, exclusão social e uso da Justiça e das Leis para a perseguição daqueles que ousarem incluir o povo

    1. Rebelião tão necessária e não

      Rebelião tão necessária e não necessariamente com AK-47. Por exemplo (só exemplo mesmo, sem qualquer chance real), se Lula for absolvido por 3X0, esse procurador será esquecido e continuará “procurando” com essa “competência técnica”?

    2. pois é, tem 50 mil pessoas em

      pois é, tem 50 mil pessoas em Poa.. o exército vai matar 50 mil pessoas?

      Já passou da hora de invadir esses palácios e dar uma utilidade mais nobre às várias árvores que tem no entorno..

  2. Manchetinha sem vergonha essa

    Manchetinha sem vergonha essa aí. O principal da manifestação do procurador foi o uso de uma matéria do Globo e de afirmações de Pedro Correia, sem provas,  na acusação. Se precisou apelar para essas excrecências é porque não tem nada em mãos. Esse foi o fato principal.

  3. Caro Nassif
    Estou ouvindo os

    Caro Nassif

    Estou ouvindo os aplausos da casa grande e casa branca, após o discurso desse entreguista, que se diz procurador.

    Só se for procurador de noticias da globo, para acusar os desafetos.

    Traidor. 

    Saudações

  4. Baita vigarista, tendo vender

    Baita vigarista, tendo vender gato por lebre. Então, assim: se alguém está corrompido nesse processo, tem nome: procurador regional junto aos desembargas quartanistas. Afinal, num processo penal exigir que o acusado prove a sua inocência, em si, é jogar pelo fim do estado democrático de direito. Baita vigarista, recebendo nababescamente para não trabalhar, achando que os desembargas estão “comprados” ou “vendidos”. Haja nojo.

  5. Ele não está julgando lula

    Ele não está julgando lula está julgando a politica se julgasse só o lula o absolveria por falta de provas

    E o que ele acusa lula de ter feito o FHC fez e o Temer continua fazendo

    Só o lula vai pagar o pato por todos?

  6. A prova da corrupção do Lula

    A prova de que Lula se corrompeu é que o Triplex adquirido por ele com o produto da lavagem de dinheiro não está no seu nome, mas em nome de laranja.

      1. Não é necessário provar. Suas convicções bastam

        Onde há convicçã, provas são supérfluas e onde não há convicções provas são inúteis. A Polícia, o MP e o Judiciário não estão convictos dos crimes do Aécio Neves e do Michel Temer, flagrados com malas de dinheiro, por isso as provas são inúteis.

        1. Rui, você me embaralhou. Não

          Rui, você me embaralhou. Não consegui entender se o que você diz é entendimento seu ou se é sua interpretação de como pensam esses juízes.

    1. Prova de que o Triplex é do Lula

      A prova de que Lula se corrompeu é que o Triplex adquirido por ele com o produto da lavagem de dinheiro não está no seu nome, mas em nome de laranja. A prova de que o triplex da OAS é do Lula é que ele foi adquirido com o produto da lavagem de dinheiro.

      Raciocínio circular típico.

    2. Mas a juíza penhorou o bem
      Mas a juíza penhorou o bem “do Lula” para pagar as dívidas do “laranja” com a empresa Macife.
      Lula nunca usufruiu, nunca morou, nunca dormiu, nunca alugou o seu “bem” que está no nome do tal laranja. Ao contrário de FHC, que usufrui (e muito bem) de seu apartamento de 11 milhões de euros na Avenue Foch, em Paris.

      Você não acha tudo muito estranho? Raciocine, por favor.
      Será que Lula é um corrupto tão mequetrefe assim?

  7. “O assistente da acusação do

    “O assistente da acusação do MPF, advogado Ariel Dotti, defensor da Petrobras, disse que a “Petrobras foi vítima de…”

    ​…nada, já que o próprio Moro diz, em suas alegações finais, que nunca afirmou que Lula tenha recebido vantagens indevidas de contratos com a Petrobrás. Logo, não dá para entender a presença do causídico no espetáculo montado em Porto Alegre.

  8. Não é um alento, mas podemos

    Não é um alento, mas podemos apostar que a carreira desses caras está seriamente comprometida.. vão se segurar como puder no estado brasileiro, talvez sua única fonte de renda..

    .. como é forte o meu desejo de ver esses caras presos ou exilados..

  9. Se a Corte absolver o Lula, a justiça será feita.

    Se o Lula for absolvido, hipótese altamente improvável, o Procurador não poderá interpor recurso contra o acórdão, já que ele reconheceu, ao reconhecer que a justiça será feita se Lula for absolvido, que o Lula é inocente.

    O inciso II, do art. 77, do Código de Processo Civil dispõe que é dever das partes, de seus procuradores e de todos aqueles que de qualquer forma participem do processo não formular pretensão ou de apresentar defesa quando cientes de que são destituídas de fundamento. Se a justiça será feita no caso de absolvição, recorrer do acórdão seria formular uma pretensão com ciência de que ela é destituída de fundamento.

  10. O quer leva senhores

    O quer leva senhores carancudos, que prezam o seu conhecimento tecnico-juridico e sua reputação profissional

    a se imolarem dessa forma, sim, para um profissional do direito, ater-se a excrecências juridicas é o mesmo que se imolar…..é isso que gostaria de ver debatido, por que essas pessoas estão jogando suas biografias no lixo da História?????

    Acredito que alguns, se pudessem, cobririam o rosto para não serem reconhecidos posteriormente, como os algozes da foto história do julgamento de Dilma….

  11. O procurador nada mais disse

    O procurador nada mais disse se não o esperado: generalizações, ilações forçadas, apelo à convicções(subjetividades), ad hominem, petição de princípio, inversão do ônus da prova, apelo à emoção, e mais uma penca de falácias admissíveis numa mesa de bar, e não num tribunal que se quer sério. 

    O momento “cinismo em grau máximo” foi quando lamentou o manifesto “político” da centena de juristas que defendem a inocência de Lula. Ora, ora, quem é o Ministério Público(de hoje) para falar em politização? A moral para alegar issso é…nenhuma! Zero!

    O instante “tolice” ou “abestalhado”foi arguir que se Lula for “absolvido ou condenado ” a Justiça será feita? Como assim? De que esse rapaz está falando? A Justiça será feita se o Tribunal julgar com isenção, ou seja, com base nas provas(ou falta delas) referenciado nos autos. Se julgar abstraindo qualquer juízo, se não os jurídicos. Se partir do pressuposto que o réu é inocente, e não o contrário. 

    Em resumo: se os juízes forem mesmo imparcias, a atrapalhada e ineficiente locução do representante do MP servirá mais para criar ou fortificar a consciência da inocência de que a culpa do réu.

     

  12. O Procurador Maurício Gotardo
    O Procurador Maurício Gotardo Gerum é mais um do MPF com sintomas patológicos, a obsessão em condenar Lula no achismo e na convicção,sem fundamentação legal, ou seja, sem provas, tornou-se uma doença. Não interessa o Direito Penal para o MPF e sim o Direito Penal do Inimigo.

  13. O procurador não consegue se

    O procurador não consegue se ater aos fatos.

    Então, onde estão os elementos de convicção?

    Na zoologia fantástica de Borges?

  14. Não sei porque ainda me

    Não sei porque ainda me surpreendo, mas essas falas ainda me deixam chocado.

     

    Como é possível que um homem não tenha o caráter de admitir a verdade evidente? O procurador mente para si mesmo todo dia, para se convencer que faz o certo? Qual é o grau de degenerância moral que um ser desse tem que atingir para alcançar tão baixo nível?

     

    Chego a conclusão que não podem ser homens.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador