Os questionamentos de Mello sobre a futura gestão de Barbosa

Do G1

Marco Aurélio questiona condições de Barbosa para presidir STF

‘Como é que ele (Joaquim Barbosa) vai coordenar o tribunal?’, indagou. Barbosa teve debate tenso com Lewandowski no julgamento do mensalão.

Fabiano Costa, Mariana Oliveira e Nathalia Passarinho

Um dia após relator e o revisor do processo do mensalão protagonizarem mais um debate acalorado no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello voltou a criticar o tom usado pelo ministro-relator Joaquim Barbosa para se contrapor ao voto do ministro-revisor Ricardo Lewandowski durante discussão na sessão de quarta (26).

Marco Aurélio fez questionamentos nesta quinta-feira (27) sobre a futura gestão de Barbosa à frente do STF. O relator assumirá a presidência do Supremo em novembro, com a aposentadoria compulsória do atual chefe do Judiciário, Carlos Ayres Britto.

“Como é que ele (Barbosa) vai coordenar o tribunal? Como vai se relacionar com os demais órgãos e demais poderes? Mas vamos esperar. Nada como um dia após o outro”, disse o ministro.

Na sessão desta quarta-feira (26), em meio a uma das discussões entre Barbosa e Lewandowski, Marco Aurélio interveio para defender o revisor e pediu para o relator : “Policie sua linguagem”.

Em outro momento, depois de Barbosa insinuar que o revisor estaria fazendo “vistas grossas” sobre as provas que constam nos autos do processo, Marco Aurélio Melloapartou, mais uma vez, o relator.

“Estamos num colegiado de alto nível. Temos que respeitar os colegas. O senhor não está respeitando”, afirmou.

Nesta quinta, pouco antes do início da sessão, Marco Aurélio fez nova manifestação de apoio ao revisor: “Justiça se faça, ele (Lewandowski) mergulhou no processo. Você pode não concordar, mas que é um trabalho a nível de Supremo, é”, disse.

Compra de votos
Assim como os demais ministros, Marco Aurélio Mello votará a partir desta quinta-feira sobre o item 6 da denúncia, que analisa os supostos crimes cometidos pela antiga cúpula do PT e por integrantes da base aliada do governo Lula (2003-2010).

Como o relator e o revisor do processo entenderam que parte dos réus cometeu o crime de corrupção passiva para votar matérias de interesse do governo, Marco Aurélio raciocina que a corte também deverá reconhecer que houve a corrupção ativa por parte de dirigentes do PT.

“Quem recebe, recebe alguma coisa de alguém. A tendência é esclarecer-se quem implementou a entrega. Quem implementou, comete o crime de corrupção ativa. As coisas estão interligadas. O dinheiro não caiu do céu”, observou o ministro.

Nesta quarta, Marco Aurélio disse “não acreditar em “altruísmo” entre partidos políticos. Ele destacou, na ocasião, que não é usual as legendas políticas financiarem campanhas eleitorais de outros partidos.

Para ler mais sobre Julgamento do Mensalão, clique em g1.globo.com/politica/mensalao. Siga também o julgamento no Twitter e por RSS.

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador