Lava Jato viu falta de relevância pública ao suspender delação da OAS

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Procuradores admitiram que há investigações sigilosas que Léo Pinheiro poderia colaborar e que ele “omite propositalmente” e indicam que caso contra Lula já avançou sem colaboração do delator. Também assumem outras estratégias polêmicas da Lava Jato
 
 
Jornal GGN – A equipe de procuradores da República da Operação Lava Jato afirmou que suspendeu o acordo de delação premiada com ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, por possibilidade de “má-fé” do investigado ao divulgar supostos anexos da proposta da colaboração, cujo conteúdo, segundo eles, não foi entregue aos investigadores nos últimos seis meses. Junto a isso, o procuradores alegaram que “a pretensa colaboração não é convincente o bastante”.
 
Além de não conseguirem comprovar que o suposto vazamento de trechos da proposta de colaboração partiu de Léo Pinheiro – e não de próprios integrantes da força-tarefa da Lava Jato -, o Ministério Público Federal (MPF) entendeu que o vazamento foi uma estratégia do investigado de pressionar, por meio da opinião pública e imprensa, à equipe de Sergio Moro a aceitar o acordo.
 
O GGN revelou que se trata do primeiro acordo de delação prejudicado por um suposto vazamento, após pelo menos 13 investigados da Lava Jato também terem seus conteúdos de colaboração disponibilizados à imprensa de forma seletiva e antecipada.
 
“Num contexto em que a pretensa colaboração não é convincente o bastante, a criação do relato fora do contexto das negociações revela uma tentativa de forçar os investigadores a aceitar a colaboração mediante pressão externa, a despeito de uma análise apropriada do interesse público envolvido”, informou, em nota oficial. Partindo dessa interpretação, enxergaram “falta de credibilidade decorrente dessas posturas e a violação da confiança e lealdade”. 
 
Os procuradores da República admitiram, ainda, que também motivou a suspensão do acordo com Léo Pinheiro a “ponderação da relevância pública do acordo com base em vários critérios”. Entre eles, elencaram que não houve “novidade nos fatos e provas apresentados, diante daquilo que já foi descoberto e das provas já alcançadas”. Com isso, mostraram que a possível denúncia de executivos da empreiteira contra outros políticos que até então não estavam sob a mira da Lava Jato não é considerada.
 
Também colocaram como critérios para a suspensão do acordo “a qualidade das provas ou a perspectiva de obtenção de provas dos fatos” e “o grau de probabilidade de tais fatos serem alcançados sem o acordo”: uma exigência, como o GGN vem mostrando nos últimos meses, criada como estratégia pela força-tarefa de que os delatores, além dos depoimentos, também forneçam provas materiais sobre o que denunciam – trabalho que compete aos próprios investigadores e não ao réu e investigado.
 
Citaram também a demora que “os criminosos admitem colaborar”, “o valor de ressarcimento oferecido”, “a possibilidade de que as mesmas informações sejam apresentadas por outras partes com acordos em negociação” e, ainda, “a existência de fatos e provas que o Ministério Público já conhece em investigação sigilosa, mas que percebe que o candidato a colaborador omite propositalmente”.
 
Neste último critério apontado pela força-tarefa, destaca-se que o interesse inicial do grupo de procuradores sobre o depoimento de Léo Pinheiro era, sobretudo, relacionado a dados de investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Ao afirmar que há investigações sigilosas que o delator da OAS poderia colaborar e que supostamente ele “omite propositalmente”, os investigadores deixam implícito que se trata das ações contra Lula. E mais: ao incluir que esses tais “fatos e provas” existem e o MPF já os conhece, os procuradores também apontam o avanço das proposições contra o ex-presidente. 
 
Como o GGN adiantou na última semana, o inquérito finalizado pelo delegado membro da força-tarefa contra Lula no caso do triplex no Guarujá revela que os investigadores dispensaram a delação de Léo Pinheiro para construir a tese de recebimento de recursos ilícitos – feita, por outro lado, de forma frágil com interceptações telefônicas, emails, fotografias e com o depoimento já prestado por Paulo Godilho, ex-diretor da OAS.
 
Por fim, assumindo que outros políticos possivelmente poderiam ser imputados com as informações prestadas pela OAS, como José Serra e Aécio Neves, conforme bastidores da política aventavam, os procuradores afirmam que essa decisão de suspender foi tomada conjuntamente, por mais de vinte membros do MPF, “de diferentes instâncias, todos concursados, sem qualquer histórico de vínculo político partidário”.
 
Ao concluir a nota oficial, a força-tarefa diz que serão celebrados dos acordos de delação “somente aqueles que contribuam efetivamente para as investigações”, que “garantem a punição” e “maximizem o ressarcimento aos cofres públicos” de crimes de corrupção que “sangraram” o Brasil “por mais de uma década”. 
 
Em julho deste ano, o GGN mostrou que a equipe de procuradores da Lava Jato contrariava decisão do ministro Teori Zavascki, que ordenou que 100% da multa de ressarcimentos da Operação fosse destinado à estatal investigada. Mas no caso do acordo fechado com ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, apenas 20% foi encaminhado à empresa e 80% à União, com o objetivo de repassar aos núcleos do MPF e da PF que atuam na Lava Jato.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Descaramento total…

    essa colocação dos procuradores de Lula da lava jato.

    Como o eminente senador golpista, inventor do dinheiro voador e também de contas de água e luz voadoras, contam que toda população brasileira é constituída de asnos e descerebrados, que têm certeza da existência de papai noel e do coelhinho da páscoa.

    Esse é o verdadeiro retrato nas cabeças dos golpistas nesse país de bananais.

    Ninguém além deles tem mais de um ou dois neurônios.

    1. Isso é um fato

      “contam que toda população brasileira é constituída de asnos e descerebrados” – Eles sabem que são, e vc tem alguma duvida de que a população brasileira é constituída de asnos e descerebrados?

      17 de Abril – DIA NACIONAL DA VERGONHA

       

  2. Conversa para boi dormir

    Conversa para boi dormir …

     

    O que este bando de procuradores-safados estão fazendo é utilizar um argumento chulo para proteger os bandidos do PSDB, PMDB e DEM, a quem devem subserviência. Nada mais.

    Vazamento só é válido quando possibilita a cambada de sem-vergonha poder pintar e bordar para incriminar alguém que não gostam e não querem no poder.

    Quando prejudica amigos e aliados parceiros do golpe … aí é crime.

    São tão descarados e de má-fé que chega a dar nojo desta instituição que juntamente com o STF, deveriam cuidar da consituição e ambos não o fazem.

    São prevaricadores profissionais, que estão usando as instituições pelas quais deviam zelar, tão somente para exercicio de poder para alimentar o próprio ego megalomaniaco.

    São todos uns GOLPISTAS. Não dá para livrar a cara de ninguém. 

    Assim como a banda podre da polícia faz com que desconfiemos da corporação como  um todo, assim também é com o ministério público.

    Delação para estes pulhas só é válida se conter o nome de Lula, Dilma ou alguém do PT, O resto não vem ao caso.

     

  3. Acintoso, repugnante.

    O exercício do cinismo, hipocrisia e arrogância elevados às raias do paroxismo, ofende e causa repugnância ao cidadão que paga o salário desses agentes corrompidos. O ato de lesar o interesse público é inaceitável. Porém, se essa lesão escancarada, recorrente e continuada vem acompanhada dessa tentativa medíocre de disfarçar com cores de boas intenções a patranha e a esbórnia, todo o circo torna-se intragável e insuportável. Estamos chegando a limites perigosos.

  4. “gente no

     

    Quanto cinismo!(no meu tempo se dizia “quanta cara-de-pau!)

    Todo esse palavreado poderia ser resumido numa sentença: suspendemos a delação porque envolvia “gente nossa”(Aécio e Serra) e não lascava o Lula”. 

  5. Para a verdade dos fatos,

    Para a verdade dos fatos, seria importante que tais procuradores publicassem os nomes (com respectivas matrículas) dos “cerca” de 20 procuradores “concursados”, para que, cada um botasse sua cara na janela e fundamentasse sua participação nessa “melação”. Afinal, não sabia que a aceitação eou rejeição de delações “premiadíssimas” fosse objeto de plebiscito interno no mpf (apequenado, como sempre). Ainda, visto o dito estado-democrático-de-direito que, dizem, estamos a vivenciar (apud Gilmar Mendes), dessem – de imediato – publicidade a todo e qualquer inquérito eou investigação “ainda” sigilosa. E que o janot(a) renunciasse ao cargo de imediato, vista as “tramóias” que tanto denigrem a imagem do mpf (apequenado, desde sempre). Haja saco.

  6. Mudaram a forma de pensar?

    “Num contexto em que a pretensa colaboração não é convincente o bastante, a criação do relato fora do contexto das negociações revela uma tentativa de forçar os investigadores a aceitar a colaboração mediante pressão externa, a despeito de uma análise apropriada do interesse público envolvido”.

    Ué, até agora não diziam que a “opinião pública”, mediante pressão, era responsável pelo sucesso da operação?

    Que coisa, heim!

    Que gurizada volúvel!

  7. È o clube
     
    dos que batem

    È o clube

     

    dos que batem bumbo para o capeta, os que mandam e desmandam na justiça, existem para isso mesmo, aplicar a lei aos inimigos e proteger os amigos, descaradamente………

  8. Brasil vive seus dias de macartismo Tupiniquim

    Brasil vive seus dias de macartismo tupiniquim

    Caçar os “socialistas” do PT e livrar a cara dos “liberais” do PSDB

    Mas como não termos uma CIA vai de MPF mesmo…

  9. Lava Jato viu falta de relevância pública

    Gritante o cinismo da “República dos Estados Unidos de Curitiba”.

    A relevância pública que conhecem é a perseguição ilegal e destrambelhada a Lula. Imagino que Leo Pinheiro não lhes deu a razão maior de delatar Lula, o acusado desde o início definido.

    A miríade de delações pressionadas anteriores aceitas e vazadas quando oportuno invalida o arrazoado fajuto.

    Dizer que a Petrobras é vítima de corruptos há mais de uma década é afirmar o corte temporal nas investigações de forma a não comprometer os inocentes até com provas em contrário: os tucanos.  Não por acaso fhc já disse que não se devia mexer na Petrobras conhecedor que é do enredo obscuro por lá vigente.

    Por que as gigantes OAS e Odebrecht foram deixadas para a conjunção com o processo do impechment ? Essa seria a hora de com as delações pressionadas de dirigentes das empreiteiras em melar de vez o processo. Apenas não contavam com a não imputação de crimes a Lula, mesmo após as longas detenções.

    Santarrões, verticais e outras figuras se dizem isentos mas querem introduzir a “boa fé” para as ilegalidades praticadas quando não admitem sequer delações que não atendam a seus desejos persecutórios ou mencionem os “desde sempre inocentes”. 

    São mesmo “imparciais”.  Imparcialmente contra uns e imparcialmente a favor de outros. Em anos de investigações NUNCA conseguiram incriminar UM TUCANO sequer. Milagre dos milagreiros. Denúncias e indícios rolam publicamente, até o MP suiço sabe, listas existem, recuros desviados aparecem, corruptores, contratos fraudados são conhecidos por seus “adendos” um deles fechando , casualmente, com o valor da propina delatada, inquérito é arquivado indevidamente por DOIS ANOS apesar dos trâmites judiciais e de tudo nada que incrimine a tucanagem em geral.

    E querem nos fazer de bobos.

    Circo é circo com suas feras domesticadas ao sabor do domador e palhaços em geral. Os equilibristas praticam saltos triplos mortais carpados sabendo que embaixo tem uma grande e vistosa rede de altos salários e mordomias diversas.

    E o Cazuza ? Profético ou conhecedor do ramo ?

  10. Descaramento

    E ainda querem mudar a lei para a utilização de provas ilícitas. É só o que falta para nos tornarmos um regime de exceção.

    Baira o fanatismo a declaração que essa decisão de suspender a delação foi tomada conjuntamente, por mais de vinte membros do MPF, “de diferentes instâncias, todos concursados, sem qualquer histórico de vínculo político partidário”.

    Talvez tenham recebido orientação específica da agência do norte, conforme vazamento de reunião. Veja abaixo.

    http://www.conversaafiada.com.br/economia/bomba-vazou-reuniao-da-cia-o-pre-sal-e-nosso

  11. Não é relevante porque delata

    Não é relevante porque delata Aécio e Serra e não o Lula. Estão admitindo a militância política e partidária na maior cara de pau. São tucanos coxinhas e fascistas. Numa democracia seriam punidos por prevaricação.

    Por isso que sempre digo, não dêem moral para a lava a jato. Nem quando tem “aparentemente” como alvo figuras do PMDB. Estes eram alvo quando alidado do PT. Agora é só teatro. Qualquer um que não seja da esquerda só será sacrificado se for absolutamente necessário para se conseguir o objetivo. Tirar Lula da jogada e colocar a esquerda na ilegalidade.

  12. É minha ressalva em relação

    É minha ressalva em relação aos discursos de defesa da Dilma e ataque ao Temer e sua tropa do PMDB. A lava a jato deveria ser um adversário em comum do PT e do PMDB. 

    Não é que não se devesse acabar com a corrupção na Petrobrás. Mas não poderia ter deixado na mão de um grupo claramente partidário e com objetivos polítcos como a República do Paraná. Desde o começo tudo isso estava claro. Era quando o Moro não era “isso tudo”, e se poderia cortar suas azinhas.

    Não há nada, rigorasamente nada de bom na lava a jato. Desestabilzou as instituições, afundou a economia, quebrou empresas brasileiras de atuação internacional, acabou com empregos, criou o ambiente para um golpe de estado, e começou a era do fascismo caça as bruxas no país.

    E claro não combateu a corrupção. Esta, a dos tucanos e do PMDB “atucanado” será poupada e blindada durante o totalitarismo que será o regima em vigor no Brasil.

  13. Como assim : “Caso contra LULA já avançou…”

    Mas não era contra a corrupção??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  14. Canalhas…

    estão esperando somente os calhordas e as calhordas do senado selarem o destino de Dilma pra cair de pau em cima de Lula; já viram que o povo não reage nem reagirá… Lula e Dilma estão sozinhos agora (contar com o STF de Lewandówski não apenas infalismo mas estupidez), é muito provável que tenham o mesmo destino de Zé Dirceu e com cobertura full time de Bonner no JN.

  15. Falta

    O que faltou foi incriminar Lula, tarefa principal da força, perseguida com afinco em todas as delações. E sobrou a delação contra os ininvestigáveis Aécio e Serra. Daí, as desculpas esfarrapadas para suspender a delação. Prova de eles consideram   a maioria do povo idiota. 

  16. E eu,

    Fui nascer logo aqui ????? Nessa meleca de país !!!!!!

    “Diz que Deus, diz que dá, diz que Deus dará”

    “Na barriga da miséria, nasci brasileiro.  Eu sou do Rio de Janeiro”!

  17. Os “intocáveis” (depois da

    Os “intocáveis” (depois da gripe) do Ministério Público certamente nos dão como néscios(nada a ver com o Aécio “Néscio”). 

    Por que que diabos os advogados iriam vazar uma delação que só benefícios trariam a seu cliente e ainda mais envolvendo um ministro do STF? A troco de que iriam correr tal risco?

    Fica, então, assim a jurisprudência com relação as futuras delações: 

    “Prezado(a)s Delator(a)s:

    Com muito prazer orgástico aceitaremos sua delação. Condições:

     Tem que, obrigatoriamente, envolver ou o Lula ou o PT ou a Dilma ou qualquer prócer de alto calibre e a rapidez do acatamento obedecerá aos critérios de maior pontuação conforme abaixo:

          -Envolvendo o Lula: 10 pontos

           -Envolvendo a Dilma: 8 pontos

          -Envolvendo o PT: 6 pontos

          -Envolvendo algum líder petista de segundo escalão: 4 pontos

          -Envolvendo todos os acima citados: já está aprovada sem mais delongas e vocês ainda ganharão milhagem para,quem          sabe, futuras delações. 

      Se eventualmente quiserem delatar outros partidos ou políticos, em especial do PSDB, previamente apresentem as provas materiais incontestáveis tais como: filmagens em HD(alta definição) e dirigidas ou pelo Martin Scorsese ou o Steven Spielberg; a numeração das cédulas de reais ou dólares da propina mais quatro testemunhas maiores de idade presentes ao ato e que falem fluentemente Sloveno, Maori ou Uzbeque. 

    Assinado: MPF

          – 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador