Partidos em apuros com prisão de Odebrecht buscam novas estratégias mirando Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A prisão de Marcelo Odebrecht causou pânico em praticamente todos os líderes partidários do Congresso, uma vez que a empreiteira financiou campanhas de quase todas as siglas. Para escapar de possíveis indiciamentos de outras figuras, além do PT, os senadores estariam discutindo como retomar o controle da mira em Dilma Rousseff. A informação de Mônica Bergamo, desta quinta-feira (25), indica que as ideias já estão sendo postas à mesa, em reuniões periódicas na casa de Renan Calheiros (PMDB-AL). As opções levantadas são: impeachment, o que não agrada o presidente do Senado, em rota de colisão com Temer; implantação do parlamentarismo, tirando mais poder de Dilma e a queda da presidente e do vice, para se chamar novas eleições.
 
Por Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo
 
Prisão de Odebrecht dá novo impulso a conversas sobre impeachment
 
A prisão do empreiteiro Marcelo Odebrecht e as más notícias na área econômica deram impulso às conversas sobre um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou de alternativas que no mínimo diminuam seu poder. Antes restritas à oposição, e adormecidas nos dois últimos meses, elas agora correm soltas entre parlamentares, ministros e lideranças do PMDB.
 
VOCÊ AMANHÃ
A prisão de Odebrecht, financiador de campanhas de praticamente todos os partidos e amigo pessoal de diversos políticos, seria um sinal de que Dilma perdeu de vez o que peemedebistas chamam de “controle” da situação: se o empreiteiro foi preso, com argumentos considerados “frágeis”, qualquer um no país pode ser detido também, e a qualquer momento. Boa parte dos líderes do partido está sob investigação.
 
ALTA COSTURA
A casa de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, virou um dos centros de reunião dos que passaram a defender, depois da prisão de Odebrecht, uma “saída” para a situação, que definem como “grave”. As ideias discutidas, no entanto, são consideradas complexas e de difícil viabilização.
 
RANKING
O impeachment, por exemplo, não agrada ao presidente do Senado. Ele está em rota de colisão com o vice-presidente Michel Temer, que substituiria Dilma. Outra alternativa ventilada seria a implantação do parlamentarismo no país, sem que Dilma perdesse o mandato, mas, sim, o poder. E uma terceira, a saída da presidente e do vice, com a convocação de eleições, é considerada a mais traumática de todas.
 
MINHA CASA
A Odebrecht manteve o evento de vendas de apartamentos que estava marcado para ocorrer na sede da empreiteira no sábado (20), onde um dia antes a Polícia Federal realizou operação de busca e apreensão. O resultado surpreendeu dirigentes da empresa, que esperavam um fracasso: mesmo com o escândalo e a crise, foram vendidos 200 apartamentos.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Daqui para frente.
    Todos calam, todos gritam e todos temem!
    A democracia virou um estado policial com a justica e a midia.
    Salve quem puder.
    A Dilma pode errar por nao ter autoridade, mais ela nao eh o alvo e sim os politicos. Uma revolta a mais da antiga base e da oposicao para se salvarem eh possivel. Nao uma solucao politica com aval dos eleitores e do povo.
    Nao facam o povo marcha para Brasilia.

  2. Partidos tramando golpe.
    Depois de ler isso ai só me vem a cabeça um pergunta: a presidente Dilma tem o apoio das forças armadas par garantir o estado de direito?

  3. O problema do golpe é o

    O problema do golpe é o pós-golpe, o ‘novo governo’ não seria reconhecido por vários países progressistas da região, alguns países dos BRICS também não reconheceriam, o Brasil iria se tornar uma espécie de Paraguai após o golpe de Lugo, um país ‘fantasma’ do ponto de vista legal.

  4. Pelo visto os senadores decidiram trabalhar,

    fazendo o que é o negócio deles: política.

    Que tal o ministro da Justiça começar a trabalhar também? Ou é pedir de mais ao “governo” Dilma II?

    Hum, acho que estou pedindo de mais…

    1. O principal fator de

      O principal fator de instabilidade do país neste momento chama-se Renan Calheiros. Estaria na hora do Senado dar tranquilidade e governanbilidade ao país, mas isso não pode acontecer por causa de Renan Calheiros. O Cunha, é um político que tem suas ideis liberais, trabalha para as por em prática, mas não está interessado em falta de governabilidade e mudanças radicais. E o Cunha está tranquilo, não tem o pescoço a ponto de ir à guilhotina, seu caso é confuso e as provas são insuficientemente claras contra ele. Mas já o Renan é um homem desesperado, ataca a toda hora quem ele acha que está  sendo atacado pelos golpistas de Maringá ou do fim do mundo, tenta alinhar´se com os golpistas de qualquer origem, tenta fazer com que os golpistas lhe queiram bem e deixem-no em liberdade, e no entanto não há saída para livrar seu pescoço da guilhotina. As provas contra ele são claras. E ele está disposto a tentar negociar o que lhe for possível para não ser guilhotinado. Dará anéis, leis do inquilinato e outras, minas de ouro e diamantes, tudo o que puder dar, em troca da não-cadeia. Renan está suando frio. É isso que mantém o Senado em desequilíbrio e incongruência geral. O Senado que deveria estar nesta hora grave a acalmar o país e fazê-lo andar razoavelmente governado. Se Renan renunciasse, ou de seu posto fosse apeado, o país não demoraria a voltar à normalidade.

  5. Não sei porque essas

    Não sei porque essas reuniões. Nessa Operação Lava Jato vão todos sair livres. Com exceção, é claro,  do Vaccari e de todos os petistas. Já, já me prendem no lugar do Cunha porque eu votei na Dilma e no PT.

    Causa espanto tanta covardia e canalhice explicita sem causar indignação. Uma noticia dessa é divulgada como se divulga uma nota sobre qualquer celebridade. Tenho vergonha de ter nascido num país com esse tipo de classe dirigente e com esse tipo de imprensa.

     

  6. Um estado policial e judicial
    Fazendo politica junto com a midia eh um estado fascista!
    A lei virou instrumento da causa usando a policia do estado.

  7. E o TCU é o que…

    E vcs acham que a votação do TCU é o que?

    Uma saida “menos” traumatica para a perda de autoridade e as ameaças a uma das unicas área nacionais.

    Como cometei em um post do André:

    1) Ou vão aprofundar a crise envolvendo todo mundo

    2) Ou vão escolher o PT e voltamos para a “normalidade”

     

  8. SOCOOOOORRO !

    Para essa joça que eu quero descer! Parlamentarismo? Com um congresso desses? Que os deuses nos livrem desses velhacos. A esta altura do campeonato, só mesmo a fé numa entidade superior milagrosa para nos salvar do abismo. No mais… onde estão as forças de esquerda? Dormindo? Esperando Godot? Ou o quê?

    Jà passou da hora de reagir a esses pulhas, canalhas e coisa que o valha. Não sei se ainda há tempo, mas ficar se esquivando deu no que deu. 

    Taí o resultado. 

    Esperar o quê mais? Que o impeachment ou o parlamentarismo (sic) seja enfiado guela abaixo do povo?

    Se isso acontecer, o que a cada dia se torna mais palpável, restará aguardar mais 500 anos para setores da esquerda recuperar minimamente um resquício de poder. 

    SOCORRO!

    1. Engraçado, se não tragico, é

      Engraçado, se não tragico, é que os envolvidos na trama esquecem que as batatas deles estão assando. É só uma questão de tempo. Assim, espera-se. Caso contrario tudo não passa de armação. Mas, pensando bem, é isso mesmo armação.

    1. A melhor alternativa

      De tudo que li neste blog nestes ultimos dias o comentario acima foi o mais sintetico e viavel:

      A dissolução do parlamento, (e do sistema politico a nivel federal).

      Provavelmente isto acabaria com o pais mas a convocação de novas eleiçoes gerais e em todos os niveis (federais) parece ser uma solução magica neste emaranhado de podridões atualmente conhecido como Brasil.

      Que tal um plebiscito para sabermos a opinião da população?

      Com certeza, Renan, Cunha e Dilma estarão fora.

  9. E evidente, mais do evidente,

    E evidente, mais do evidente, que tudo ficaria bem melhor para o país e tudo tenderia a uma calmaria geral se Renan Calheiros tivesse logo sua investigação encerrada e depois fosse indiciado e então fosse tomado seu depoimento de maneira formal já como réu, de modo que não fosse preso, mas ficasse sem poder se afastar do país ou de Brasilia por tempo indeterminado. Ele seria obrigado a deixar a cadeira de presidente do Senado. Assumiria alguém que não tivesse que negociar sua liberdade em troca da mutilação absurda de nossa democracia e de prejuízos indizíveis aos interesses nacionais e ao interesse imediato do povo brasileiro. Apenas meia dúzia de radicais malucos não iam gostar desta solução mágica, mas iam ter que botar o rabo entre as pernas e calar. A base aliada respiraria, até mesmo o Cunha, cujo caso com a Lava Jato não é bem  claro nem desambíguo como o do Renan, também respiraria aliviado e o país rapidamente derivaria para um momento de paz que agradaria a todos, até ao coxinha mais inveterado, que já não suporta esse chove e não molha que prejudica de A a Z.

  10. Financiamento de campanhas

    Acho que eles estão muito preocupados é com as próximas eleições, afinal qual é a empresa que fará doações seja

     a partidos, seja a políticos. Todas as empresas estão assustadas e nenhuma disposta a correr riscos. Estou prevendo

    que as eleições de 2016 e 2018 serão muito pobres, os principais candidatos e partidos correndo atrás de um dinheiro

    que não saíra dos cofres nem com muitas promessas, nem com boas intenções.  O que mais os políticos detestam

    são as campanhas franciscanas e as terão.  

  11. e ………………………

    Pura especulação !!! Ainda mais de quem ???? FdaP…… e apaniguados da Câmara e Senado !!!!!!!!!!!!

    Me engana que eu gosto !!!!!!!!!!!!!!!

  12. Nossa Senhora da Aparecida …

    que pesadelo! Nadar..nadar e morrer na praia. Que triste fim! Vaidade, ambição, burrice, medo … escolhas erradas, vacilos. O que fode minha cabeça é a discussão “o que o PMDB vai fazer com Dilma, Lula, PT etc”. Ou seja, mesmo com mais de 53 milhões de votos na cacunda, estamos nas mãos deste facionoras. Éhhh. O destino do maior partido do país, o mais organizado etc etc está nas mãos desses borrabotas do PMDB. É melhor a forca!

  13. insanidade

    Será apurado os fatos e os culpados serão penalizados sem golpe ou que tais ; a amior parte dos políticos recebem ¨apoio ¨ das construtoras 

  14. Como assim parlamentarismo?
    Como assim parlamentarismo? Mudar o sistema de governo durante o seu exercício? Como diz o Boechat, vão procurar uma rola!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador