PDT questiona no STF venda Embraer para a Boeing

PDT diz que a pretensa 'joint venture' é, na verdade, um 'take over', que lesará os interesses e o patrimônio público, minando as riquezas nacionais.

Jornal GGN – O Partido Democrático Trabalhista (PDT) questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a venda da Embraer. Segundo a legenda, ‘a União, ao permitir a venda da Embraer’, não utilizou seu poder de veto autorizado por ações de classe especial, que dão ao Estado o direito de impedir decisões estratégicas referentes a companhias privatizadas’.

Este foi o argumento do PDT em ação para questionar no STF a transferência da Embraer para a Boeing, empresa norte-americana. A relatoria da ação ficou com o ministro Luís Roberto Barroso.

O partido defende que a negociação visa fragmentar a parte lucrativa da Embraer e transferi-la para a nova companhia a ser criada. E esse molde desenhado, na visão do PDT, ‘revela um prospecto de consequências nefastas à soberania nacional, bem como aos interesses sensíveis do Brasil e à economia’. Continua dizendo que a pretensa ‘joint venture’ é, na verdade, um ‘take over’, que lesará os interesses e o patrimônio público, minando as riquezas nacionais.

‘A extrema urgência e o perigo de lesão restam consubstanciados, na espécie, na iminência do deslinde das negociações que gerarão inegáveis riscos ao interesse nacional’, disse.

Segundo a legenda, a negociação ameaça a existência do setor de defesa da Embraer, já que o setor de aviação militar e de desenvolvimento tecnológico depende dos recursos gerados pelo setor de aviação comercial.

O PDT pede, então, ao Supremo, que suspenda liminarmente todo e qualquer ato de negociação de venda da Embraer com a Boeing, devido ao seu alto grau de lesividade aos preceitos fundamentos indicados, até o julgamento final da ADPF 627.

Com informações do ConJur

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deveria ser questionada, assim como alcantara, que foram em cima de acordos fraudulentos……e me espanta a oposição não entrartaté agora no stf contra a destruição da previdencia, que foi baseada em cima de contas forjadas……por mais que digam o contrário, também desejam essa trolha contra o trabalhador, não á toa, um certo senador do PT, que adora fazer sessões inuteis, em vez de tomar essa atitude, prefere apresentar emendas que sabe, não serão aceitas…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador