“Perseguição judicial, achincalhe midiático”, diz Lindbergh sobre cassação de direitos políticos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador Lindbergh Farias (PT) enviou uma nota à imprensa, neste domingo (18), reagindo à notícia de que foi condenado à multa de R$ 500 mil e à cassação de seus direitos políticos por um ano, em decorrência de uma ação cível em que a juíza de primeira instância entendeu que o petista usou ações da prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) para se autopromover. 

Segundo Lindbergh, a decisão é “perseguição judicial, achincalhe midiático, vale tudo para manchar a trajetória de quem enfrenta os interesses do dinheiro no Brasil. Estou indignado com mais uma tentativa de me atingir. A arbitrariedade é gritante.”

O senador ainda apontou que o Supremo Tribunal Federal analisou o mérito da mesma acusação e arquivou o processo por julgá-lo improcedente. “(…) passados quase dez anos, uma juíza de primeira instância resolveu cassar os meus direitos políticos e me multar em meio milhão de reais, julgando o processo cível cujo mérito, repito, já foi objeto de análise do STF na denúncia criminal – e considerado improcedente por unanimidade, ou seja, não existia motivo sequer para a abertura de um processo.”

O petista afirmou que irá recorrer da decisão.

Leia, abaixo, a nota completa.

Direitos políticos cassados por causa de um sol. Seria cômico se não fosse um completo escândalo. É esta a motivação da condenação que sofri, noticiada pela imprensa: uma juíza resolveu considerar que um sol sobre o nome Prefeitura de Nova Iguaçu – imagem escolhida pela secretaria de Comunicação como logomarca oficial da prefeitura – é promoção da minha imagem! Perseguição judicial, achincalhe midiático, vale tudo para manchar a trajetória de quem enfrenta os interesses do dinheiro no Brasil. Estou indignado com mais uma tentativa de me atingir. A arbitrariedade é gritante.
Em 2007, na minha primeira gestão como prefeito de Nova Iguaçu, fui denunciado cível e criminalmente pelo Ministério Público porque as cadernetas de controle do programa de aquisição de leite tinham a logomarca do governo impressa (um sol estilizado escrito Prefeitura de Nova Iguaçu). O procedimento – um padrão utilizado por praticamente todos os governos do país – foi considerado “promoção pessoal”. Quando me tornei senador, o inquérito criminal passou ser da alçada do STF, onde, em 2011, foi arquivado por unanimidade.
Hoje, passados quase dez anos, uma juíza de primeira instância resolveu cassar os meus direitos políticos e me multar em meio milhão de reais, julgando o processo cível cujo mérito, repito, já foi objeto de análise do STF na denúncia criminal – e considerado improcedente por unanimidade, ou seja, não existia motivo sequer para a abertura de um processo. A multa imposta é um capítulo à parte: em momento algum sou acusado de dano ao erário; o valor exorbitante é, portanto, uma “punição” fruto da subjetividade, não da lei. Em processo recente, a mesma juíza bloqueou meus bens e teve a decisão anulada pelo Tribunal de Justiça poucos dias depois, o que só reforça o caráter ideológico das suas sentenças.
É um absurdo o que estamos vivendo no Brasil. As decisões da referida juíza são um escândalo e não se sustentam. Cassar os direitos políticos de alguém por 4 anos baseado em quê? É um escárnio dizer que fui beneficiado pela impressão da logomarca da prefeitura nos materiais da mesma. Fui o prefeito que mais investiu na cidade e cuidou da sua gente; foram inúmeras obras de saneamento, pavimentação; políticas sociais reconhecidas pelo povo e que receberam vários prêmios. Irei, por óbvio, recorrer desta decisão esdrúxula, e tenho plena convicção que a justiça novamente prevalecerá.
Por fim, episódios como este revelam a perseguição sofrida por várias figuras públicas da esquerda brasileira. É uma ação política, uma tentativa explícita de intimidação. Não é a primeira vez que passo por isso, e minha conduta prova: não faço parte do clube de neoliberais, fisiológicos e conservadores que sempre misturaram os seus interesses privados com a coisa pública; portanto, não tenho o que temer. Seguirei travando o bom combate contra este governo golpista, denunciando os ataques aos direitos do povo brasileiro e os arbítrios deste verdadeiro Estado de Exceção que passou a vigorar no nosso país.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Solidariedade

    O Senador Lindbergh tem minha solidariedade. Um dos mais combativos políticos brasileiros sendo atacado por uma juiza de primeira instância, de forma completamente absurda. Mas, como muita gente no golpe quer calar a voz de Lindbergh, existe a possibilidade deste abusrdo prosperar…. 

      1. O senador Lindbergh tem a minha solidariedade ! (3)

        Orugulho de ter votado em você Lindinho!  Tudo isso faz parte da escancarada perseguição a todos do PT!  Fora golpistas!

  2. O Brasil trocou o certo pelo
    O Brasil trocou o certo pelo errado. Contrário é ver no judiciário decisões isentas das convicçoes de juízes partidarios. Triste tempos estes que vivemos, onde o judiciário rasga a constituicao sem menor pudor. O povo brasileiro de bem, ou seja, aquele que não compactua com mentiras, não se intimidara com tamanhas injustiças pelo Brasil afora. A Democracia e o Estado de Direito devem permear toda e qualquer sociedade. Diretas já.

  3. O problema é que o Judiciário

    O problema é que o Judiciário anda armado, tam poder de coerção. Se não fosse isso seria totalmente desprezado por suas ações… desprezíveis, mesmo.

    Quanto tempo vai durar essa distadura?

  4. Solidariedade

     

    É clara a posição da juíza em desmoralizar, perseguir e aplicar medida extrema ao combativo Senador Lindbergh Farias.

    A nota do Senador esclarece os fatos e manifesta brio frente a injustiça e a perseguição. É isso mesmo Senador não abaixe a cabeça! se defenda e conte com seus aliados.

    Nossa solidariedade e apoio.

  5. Falar o que?

    Se isto faz parte do golpe em destruir o PT e suas lideranças mais aguerridas e jovens. Os mais velhos, aqueles que tinham peito e coragem p/ lutar contra as injustiças, estão presos, doentes e alguns já morreram.

    Estou até ouvindo as gargalhadas dos indecentes FHC, Aécio. $erra e moro e dos ladrões e traíras do PMDB, PP. PSB, PDS, etc além dos demais justiceiros do STF,PGR e demais instâncias da justiça.

    Por essas e por outras que acredito piamente na colaboração Americana. Como de repente, não mais que de repente, todos os que poderiam evitar o golpe, não o fizeram ? Qual seria a ideologia que moveu e move todos ao mesmo tempo. Só pode ser o dinheiro, que tem o poder  de comprar almas e mentes, neste mundo terrível em que vivemos.

  6. temos que continuar  a luta.

    temos que continuar  a luta. Se alguém do outro lado aparecer na lava jato é corrupto por mais  inocente que pareça e se petista devemos defender o contrário.

  7. parafraseando a piada vira-latas…

    que dizia ser o Brasil pais maravilhoso e paradisiaco, mas que Deus disse: “voces vão ver o povinho que vou colocar lá”…

    Tá na hora de substituir “o povinho” por “o judiciário e a imprensa”…

     

    Que rebotalho…

     

    Salve, Lindbergh – representante do povo na casa dos crápulas.

  8. Condenação do Senador Ptista.

    Como pode, uma juízeca de primeira instância recondenar uma pessossoa que teve o prcecesso julgado e que foi absolvido e arquivado pelo STF? Ser reaberto e condenar novamente o Senador?

    É por isso que les são contra o projeto de punição do Abuso de Autoridade. Um caso como este a juízeca está desqualificando o STF e terando o seu poder de julgar acima de outras enstâncias e ecerar o processo, ela tem este poder?

    Não é o caso do Senador processa-la ecobrar uma idenização por danos morai? Como este judiciáário se emporcalha por suas proprias mãos. será que isto so ocorre no Brasil? 

  9. Por um ato tão simplório uma

    Por um ato tão simplório uma juíza pede a cassação dos direitos políticos de um ex-prefeito, e ainda he cobra meio milhão de reais. É surreal!

    Será que essa sentença tem a ver com a visibilidade que o Senador vem tendo, em especial nos dias em que foi muito contundente em defender Dilma, e de continuar dizendo verdades duras contra o governo? Pode ser. Foi mais ou menos isso que vimos com Gleizi Hoffman, que tem a língua solta, e deix muitos dos seus adversários em saia justa. 

    É a Lei da Mordaça usada de qualquer jeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador