PF dá início a nova fase da Operação Lama Asfáltica

Jornal GGN – A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Lama Asfáltica, que investiga uma organização criminosa especializada em desviar recursos federais por meio de obras de pavimentação de rodovias e construção, e também nas áreas de informática e gráfica. Estão sendo investigados contratos de mais de R$ 2 bilhões.

Um grupo de aproximadamente 200 policiais federais, com o apoio de 28 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e 44 da Receita Federal cumprem 67 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 24 de sequestro de bens de investigados.

Da Agência Brasil

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Lama Asfáltica

Por Paula Laboissière

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (10) a segunda fase da Operação Lama Asfáltica – Operação Fazendas de Lama, que investiga organização criminosa especializada em desviar recursos públicos federais por meio de obras de pavimentação de rodovias, construção e prestação de serviços nas áreas de informática e gráfica. Os contratos sob investigação envolvem mais de R$ 2 bilhões.

Cerca de 200 policiais federais, com o apoio de 28 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e 44 da Receita Federal cumprem 67 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 24 de sequestro de bens de investigados. As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Campo Grande (MS), Rio Negro (MS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

De acordo com a PF, durante a primeira fase da operação, que começou em 2013, foi constatada a existência de um grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturaram obras contratadas com a administração pública, mediante a prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos.

“Nesta fase, após a análise dos materiais apreendidos, de novas fiscalizações feitas pela CGU e relatórios da Receita Federal, foram verificados fortes indícios da prática de lavagem de dinheiro decorrente, inclusive, de desvio de recursos públicos federais e corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de tais valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie.”

Ainda segundo a corporação, os presos serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande, bem como os materiais objetos das buscas e apreensões. O nome Fazendas de Lama faz referência a procedimentos utilizados pelos investigados na aquisição de propriedades rurais com recursos públicos desviados de contratos de obras públicas, fraudes em licitações e recebimento de propinas, resultando também em crimes de lavagem de dinheiro.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Operação Lama Asfaltica

    Finalmente, o Brasil está sendo Passado a limpo. Todos/as nós estamos muito atentos/as a todas estas operações da polícia federal. Desejamos, finalmente, que um capítulo da nossa história seja virada. Este cpítulo que já tem mais de cem anos,devendo ser anterior a proclamação da república. Trata-se do capítulo chamado PATRIMONIALISMO. Ou este cap´tulo nunca será concluido? A polícia Federal abriu tantas frentes de investigação e eu não vejo nenhuma ser concluída. Qual é o objetivo? É ser minucioso ou tornar impossível sua conclusão? Já vi análises que afirma ser impossível concluir a operação Lava Jato, tamanhas são as frentes de investigação. Acho que a polícia federal também tem a obrigação de apresentar à popuação brasileira as conclusões das investigações e o judiciário tem a obrigação de punir os culpados. Mas atá agora não vi nenhuma operação concluída, especialmente aquelas que fizeram tanto estardalhaço na mídia. Finalmente, concluíram a operação Zelotes ou deixaram para lá porque nela estão envolvidos empresos como a Globo? Estamos muito felizes com a atuação da Polícia Federal e diga-se de passagem, nenhum outro governo foi tão respeitoso com este organismo. Mas, então, de repente aparece mais uma nova investigação e nós não sabemos que conclusões chegaram as outras investigações….

  2. O nome “forte” da Operação

    O nome “forte” da Operação Lama é o ex prefeito de Campo Grande e ex governador do MS, André Puccinelli, do PMDB. A eleição para prefeito foi na “mão de gato”, dizem as más línguas. O adversário era José Orcírio, o Zeca do PT, que depois foi governador também.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador