PF delega investigação sobre vazamentos na Lava Jato

Do blog de Marcelo Auler

Lava Jato: DPF delega investigação do vazamento

Marcelo Auler

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mostraram-se surpresos com o vazamento de uma cópia do rascunho da delação premiada de Nestor Cerveró que acabou nas mãos do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, atualmente preso em Bangu VIII, Zona Oeste do Rio.

Não foi a única cópia descoberta. No Senado, na sala de Diogo Ferreira, chefe de gabinete de Delcídio do Amaral, a polícia encontrou cópias da delação premiada de Fernando Soares, o “Fernando Baiano”, também protegida por segredo de Justiça. “Baiano” é apontado como o operador das propinas pagas ao PMDB no esquema de corrupção envolvendo a Petrobrás. Condenado a 16 anos em um dos processos, graças à delação premiada, foi solto dia 11 de novembro, após cumprir doze meses de cadeia.

As buscas na casa do banqueiro e na sala do chefe de gabinete ocorreram na quarta-feira (25/11) data em que eles e o senador Delcídio do Amaral foram presos.

Ou seja, não faltaram motivos para a surpresa dos ministros. Não era para menos. Afinal, o ex-diretor da Petrobrás, para todos os efeitos, foi afastado do convivio social ao ser recolhido à carceragem da Superintendência da Polícia Federal no Paraná (SR/DPF/PR) em janeiro. Baiano também ficou isolado desde novembro de 2014.

“Os vazamentos da Lava-Jato municiam pessoas poderosas”.

(ministro Teori Zavascki)

 Impactou o fato de que o (banqueiro) André Esteves tinha um rascunho com as anotações pessoais de Cerveró sobre o que ele falaria na delação premiada. Ou seja, ele teve acesso à cela onde está o Cerveró. Isso é uma intimidação para a Justiça. Como ressaltou o procurador-geral da República, esse tipo de vazamento tem que ser apurado”.

(ministro Dias Toffoli em entrevista a Caro

lina Brígido, O Globo 29/11/2015)

Como se explicar, no caso de Cerveró, que o rascunho de um documento, que nem concluído estava, menos ainda oficializado, fosse aparecer em poder de André Esteves, dono do BTG Pactual?

Nesta segunda-feira (30/11) policiais federais de Curitiba, em busca realizada na cela de Cerveró, encontraram copias da mesma delação, oficializada dia 18. Aparentemente, nada o impede de ter em mãos tais papéis que ele ajudou a produzir. A questão é como elas foram parar nas mãos de outros. Para isso, é preciso responder a uma questão básica: os documentos circularam com ou sem a participação do preso? Se sim, como foi que ele os remeteu? Caso contrário, quem o copiou e onde copiou tal rascunho?

A preocupação dos membros da mais alta corte do país em obterem estas explicações, entretanto, parece não ser compartilhada pela direção geral do Departamento de Polícia Federal (DPF). Prova disso é que a abertura do inquérito para investigar um fato que ganhou projeção nacional, acabou transformado em um assunto regional. A investigação foi deixada a cargo da superintendência aonde o vazamento pode ter ocorrido.

Por si só, o fato não se justificaria. A simples suspeita de que o vazamento demonstra falha na vigilância e nos controles interno da SR/DPF/PR, deveria levar o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, avocar para si o problema e escolher a dedo alguém de um dos órgãos centrais para buscar a resposta que os ministros do STF, o procurador Janot e toda a sociedade esperam.

Leia mais

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PF delega investigação sobre vazamentos na Lava Jato

    Acho que o eunuco administrativo vê tudo isso muito republicanamente.

    A PF ter liberdade para seus misteres, dentro da lei, é republicano mas não ter capacidade de agir legalmente e punir os responsáveis pelos malfeitos nada tem de republicano.  Estamos assistindo a acintosas atuações dentro do “grupo vazajato” que fogem à isenção necessária à Justiça e seus operadores.

    Mas os responsáveis nada fazem. Como no velho oeste o mais rápido em sacar leva tudo. O bandido cara de pau nunca sofre os ditames da lei. Apenas alguns bagrinhos são “severamente punidos” com alguns dias em casa.

    A inércia do governo federal estimula a anarquia de seus órgãos. Cada um escolhe seu rumo ao sabor de suas convicções. A lei fica para os adversários desde o início escolhidos. Como já foi dito, primeiro se define os culpados depois procura-se as provas, na falta delas importa-se alguma teoria pela metade, junta-se uma grandis gaveta e tudo vai como pretendido.

    Não por acaso, em São Paulo descobriram corruptores, produto da corrupção, contratos corrompidos, MAS NÃO CONSEGUIRAM DESCOBRIR OS CORRUPTOS…

    Problemas.

  2. Pela “surpresa” do STF e

    Pela “surpresa” do STF e Procurador Geral da República, pode-se concluir que eles acham que estamos diariamente criando teorias da conspiração…

    Que a Privataria Tucana não passa de revanchismo politico contra o psdb…

    Um dia eles acordam e descobrem que o buraco é mais embaixo…

     

    1. Marcos Antônio

      Eles, assim como o PSDB acham que somos burros.

      Eu até imagino que eles seguem ordens e roteiros superiores, pq corrupção não é o que desejam pegar, não. Ou pq arquivam tudo o que se relaciona à oposição ? E os ” idiotas” brasileiros não percebem? Estão nos subestimando, ou melhor, ainda imaginam estar em 1960. A presidente deixa a coisa correr solta, mostrando que não tem culpa no cartório. Embora eu nem sempre concorde com ela, pois transmite a impressão de não ter força nenhuma e estar “atarantada”.

  3. *

    Como se explicar, no caso de todo o processo da Lava Jato, que diversos depoimentos, delações etc de documentos, que nem concluídos estavam, menos ainda oficializados, fossem aparecer em poder da grande mídia, donos do 4º poder?

    Como se explicar, no caso do Youssef, que na sua cela a PF montou uma escuta, que ela supostamente está investigando o fato, mas que será inconclusivo, pq ela vai se expor.

    Como se explicar um poder magnanimo ao Moro, enquanto aos órgãos ligados a Justiça se ocupam do rapapé do Premio Innovare, uma interface perigosa desses órgãos com o grupo Globo. Relação identica ao premio Profissionais do Ano, uma premiação para quem o bônus de volume é distribuído.

  4. OHHH. O Supremo ficou surpreso!!!!!

    Isto até paere gozação, todas as pessoas bem informadas e também parte das não informadas já sabiam dos vazamentos seletivos da Vaza a Jato, agora depois do supremo ver uma CÓPIA DO DEPOIMENTO SECRETO (por favor, não riam do secreto), eles se dão conta que há vazamentos.

    Classificaria isto como má fé.

  5. O STF descobriu que a

    O STF descobriu que a Operação Vaza a Jato vaza. Já é um progresso. Falta ver as providências que “certamente” vão tomar…

  6. Re no Blog do Marcelo

    Re no Blog do Marcelo Auler:

    “Desculpem os que veem no Moro um herói e na Lava a Jato a limpeza moral do Brasil, mas não dá para acreditar na lisura dessa investigação que contém, ela própria, corrupção. Nada ali se sustenta – estado de direito, direitos civis, sigilo, equanimidade, isenção… Nada.”

     

    Eu Sérgio, sempre disse que a operação “Vaza a Jato” carrega em seu bojo a sua própria ilegalidade… Num país sério não veríamos uma investigação importante dessas sendo conduzida com tantas ilegalidades. 

    Para mim sempre ficou clara a seletividade, a blindagem absoluta de próceres de certos partidos pró impeachment…

    Um abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador