PF indicia 19 sem citar filho de Lula, mas promete à Folha continuar investigação

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Polícia Federal informou na manhã desta sexta-feira (27) que concluiu o primeiro inquérito referente à quarta fase da Operação Zelotes, que apontou negociação de incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico. Segundo a PF, o relatório apresenta indícios de crimes cometidos por empresários, lobistas e servidores públicos. Foram indiciadas 19 pessoas por extorsão, associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Segundo nota da corporação à imprensa, a conclusão do inquérito ocorreu diante da existência de réus que já estão presos, mas as investigações serão mantidas e novos inquéritos, instaurados. Reportagem da Folha de S. Paulo crava que o filho do ex-presidente Lula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, terá inquérito próprio na Zelotes. O jornal já havia publicado essa semana que por falta de provas contra Luís Cláudio, ele não seria mencionado neste relatório da PF.

Após sair do encalço de poderosos grupos econômicos, incluindo a RBS, do grupo Globo, a Zelotes ganhou destaque na mídia ao trazer à tona uma investigação sobre compra de medidas provisórias em gestões petistas, que teriam beneficiado empresas do setor automobilístico.

Uma das empresas que teria feito lobby junto a políticos e oferecido pagamento de propina para garantir a aprovação de uma medida provisória em 2009 é a Marcondes & Mautoni. A Polícia Federal passou a desconfiar de um contrato que a consultoria fechou com a empresa de Luís Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, cinco anos após a sanção da MP pelo ex-presidente Lula.

Luís Cláudio teve seus escritórios em São Paulo vistoriados pela PF e prestou depoimentos em Brasília, alegando que recebeu pouco mais de R$ 2 milhões da Marcondes & Mautoni por prestar serviços na área de marketing esportivo. O jornal publicou que a PF considerou as explicações do empresário “vagas e contraditórias”, e teria sinalizado que continuará a apuração contra a LFT e o também contra o ex-ministro Gilberto Carvalho. A PF suspeita que Carvalho era alvo de empresários que queriam ajuda do governo para aprovar as MPs.

Ainda de acordo com a Folha, entre os indiciados estão a ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Receita Federal, Lytha Spíndola, e o ex-diretor de comunicação do Senado Fernando Cesar Mesquita por suposta corrupção passiva. Também foram indiciados representantes das empresas Caoa, da montadora Hyundai, e MMC, da Mitsubishi, por suspeita de corrupção ativa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O andamento do assunto Zelotes pela PF

    prova que o que aconteceu com o helicóptero da família Perella que, a revelia dos seus donos, foi carregar meia tonelada de cocaína certamente sem saber o que era, não é um acidente.

    Alias relendo com cuidado o que foi informado sobre o caso Delcídio-Esteves, estou ficando com a impressão que alguns dos membros do STF estão sendo chantageados pela PF e / ou o PGR…

    Estou esperando ler rapidamente que o nobre senador Delcídio era 100 % honesto até 31/12/2002, e se transformou num bandido quando conheceu seus colegas do novo partido. 3, 2, 1…

    1. A chantagem está rolando

      A chantagem está rolando solta, basta vermos que a República da Lava-Jato enquadrou bonito o STF.

      Quem, do STF, se colocar à frente da artilharia da República da Lava-jato, se juntará a Delcídio e o petê.

       

       

  2. Ab surdo (ou 70sul)

    “O jornal já havia publicado essa semana que por falta de provas contra Luís Cláudio, ele não seria mencionado neste relatório da PF.”

    Bem… por falta de provas eu também não fui indiciado, aposto que você – sim, você que está lendo essas maltraçadas agora – também não.

    Ah, mas o filho de Lula… esse, apesar da falta de provas, não será mencionado…. (Ficou estranha essa frase, né?)

    Mas mesmo não havendo provas, há algum indício?

    “A Polícia Federal passou a desconfiar de um contrato que a consultoria fechou com a empresa de Luís Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, cinco anos após a sanção da MP pelo ex-presidente Lula.”

    Cinco anos depois? Cinto anos depois? Sinto anus depois?

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ZYDXKB9Qf7A%5D

    (70-sul)

    Nasci na Praia do Vizinho, 86
    Vai fazer um mês
    (Vai fazer um mês)
    Que minha tia me emprestou cinco mil réis
    Pra comprar pastéis
    (Pra comprar pastéis)

    É futurismo, menina,
    É futurismo, menina,
    Pois não é marcha
    Nem aqui nem lá na China

    Depois mudei-me para a Praia do Cajú
    Para descansar
    (Para descansar)
    No cemitério toda gente pra viver
    Tem que falecer
    (Tem que falecer)

    Seu Dromedário é um poeta de juízo
    É uma coisa louca
    (É uma coisa louca)
    Pois só faz versos quando a lua vem saindo
    Lá do céu da boca
    (Lá do céu da boca)
     

  3. Por que está sendo tão

    Por que está sendo tão difícil para os blogueiros e jornalistas enchergarem o óbvio? Essa gravação que resultou na prisão do Delcídio Amaral foi uma emboscada que tinha como objetivo queimar os ministros do STF indicados mais recentemente pelo PT, principalmente o Teori que tirou  todo o poder da Lava Jato das mãos do grupo de Curitiba e difucultou os planos nebulosos deles. O plano original era pegar o Delcídio dizendo que ia influenciar os três ministros do STF ditos pró PT, assim poderiam soltar a bomba na mídia dizendo que o PT estava manipulando o judiciário, fato perfeito para um golpe de misericórdia no PT perante a opinião pública e talvez até um impeachment ou golpe branco via judiciário mesmo. No entanto, o golpe foi frustado pois apareceram nomes sem ligação com o PT como Gilmar Mendes, André Steves, Temer, Renan e outros, o que inviabilizou a versão de atuação exclusiva do PT. Com o plano original frustado e com o perigo de descobrirem a armação, não tiveram outra alternativa a não ser jogar na mídia e prender o Delcídio junto com o André, para que não parecer tão na cara que era uma emboscada contra o PT. Aposto “deizão” com os leitores que em breve o André Steves será solto por falta de provas e o Delcídio pagará o pato sozinho por todo o caso. No final, apesar de não ter ocorrido como queriam, o pessoal de curitiba deu alguns recados bem claros para ministros do STF e os políticos: qualquer intervenção nos nossos planos e decisões vair ser retaliada.

    E antes que digam que estou defendendo o Delcídio, apesar de todo o reino animal e mineral saber que o STF é totalmente partidário e fortemente influenciado por políticos e mídia, o senador foi corretamente preso pois estava tramando a fuga de um corrupto confesso.

    1. No mesmo dia escrevi aqui que

      No mesmo dia escrevi aqui que todo este caso do grampo (e sua divulgação) é uma tremenda “enquadrada” no STF por parte da República da Lava-Jato.

      Não vão tolerar mais intromissões como o “fatiamento” dos inquéritos feito pelo Teori, até parece o soldado intimidando o general.

  4. A fonte envenenada

    Esse golpe fascista contra o Estado Democrático de Direito só consegue êxitos porque tem uma base poderosa.

    Essa base, que manipula e condiciona a opinião da maioria dos cidadãos, chama-se MÍDIA.

    A energia vital para o golpe visando a implantação de um Estado Plutocrático são as empresas de comunicação social:  Globo, Abril, Folha, Estadão, JovemPan…

    Sem elas não haveria possibilidade desse golpe.

     

  5. Delcídio Amaral

    Lionel,

    Você não precisa esperar mais!

    Do blog do Professor Hariovaldo:

    http://www.hariovaldo.com.br/site/2015/11/25/escolas-do-comunismo-alunos-bolchevistas-desafiam-sociedade/

     

    Leitor da Veja26 de novembro de 2015 at 8:31

    Para Rotiel existem dois Delcídios!

    Do blog do Uncle King ( 25/11/2015 às 21:11):

    Rotiel Ad Ajev (Novembro 26, 2015 às 9:07 am):

    Apesar de tudo eu estou triste pela derrocada do Doutor Delcídio Amaral. Parece ser o caso de uma dupla personalidade!
    .
    Delcídio tinha uma bela biografia e uma folha de bons serviços prestados ao Brasil e ao PSDB. No saudoso governo do Doutor Fernando Henrique Cardoso o Doutor Delcídio foi um exemplar Diretor de Gás e Energia da Petrobrás. Atuando num governo republicano, pautado pela observância de rígidos princípios éticos e morais, Delcídio foi um excelente, competente e republicano Diretor. Dessa época não temos conhecimento de nenhuma denúncia, nenhuma mancha, nenhum restrição em seu currículo.
    .
    Tivesse o Doutor José Serra vencido as eleições de 2002, eu tenho certeza de que o Doutor Delcídio teria prosseguido na sua trajetória de sucessos engordando ainda mais a sua folha de bons serviços prestados ao povo brasileiro.
    .
    Mas as urnas caprichosas dispuseram de forma diferente e Delcídio, apaixonado pelo poder, rendeu-se ao canto da sereia petista e a partir daí, como o anjo decaído Lucífer, mergulhou nas profundezas do abismo. A derrota do Doutor José Serra significou a perdição para o Doutor Delcídio!
    .
    Temos pois o mesmo homem em duas circunstâncias radicalmente diferentes. Podemos mesmo falar em duas personalidades distintas. O Delcídio tucano em nada se confunde com o Delcídio petralha. Um e outro movem-se e atuam com aspirações e propósitos completamente diferentes.
    .
    Que o exemplo de Delcídio nos sirva de lição!

     

  6. FEL-LHA DE SÃO PAULO. Não dá

    FEL-LHA DE SÃO PAULO. Não dá para mudar a fonte pra ficar igual a do jornal (jornal?) mas ficou parecida com a fonte d’o estado de (ARGH!) são paulo.

  7. Operação Zelotes

    Estamos falando de bilhões de evasão de divisas e a imprensa e a PF só pensam em um contrato “duvidoso” de 2 milhões de Reais do filho do Lula… enquanto isso, a filha do Serra continua enriquecendo com os contratos dos Dantas, os filhos do FHC não se sabe  nem se respiram ainda (após o “emprego” temporário da filha por parte do senador tucano Heráclito Fortes, que foi logo esquecido).

    É realmente uma justiça de duas velocidades. O Demóstenes está livre e solto, mesmo caçado, e o Cachoeira curtindo a jovem esposa na sua casinha.

    Não sei o que dizer.

  8. PF INDICIA 19 DA ZELOTES. E ONDE ESTÃO OS NABABOS DA RBS-GLOBO?

    A Zelotes descambou para um caminho muito esqusito. As fraudes e a corrupção eram da RBS-Globo, Gerdau e outros nababos. Os nomes que aparecem agora não são os deles. Estão tirando o povo pra bobo. Como a roubalheira foi muito grande, estão tirando alguns executivos de empresas de “boi de piranha” e novamente a manada ricaça vai nadar de braçada. E de quebra ainda tentaram envoler o filho do Lula, que não tem nada ver com as lambanças no CARF. 

  9. Em relatório, PF diz que

    Em relatório, PF diz que consultoria do filho de Lula reproduziu Wikipédia

    Luís Cláudio Lula da Silva é investigado pela Operação Zelotes, da PF.
    Empresário recebeu R$ 2,5 mi de suspeito de atuar em fraude no Carf.

    O relatório final da Polícia Federal (PF) sobre as investigações da Operação Zelotes – que apura fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – coloca sob suspeita o contrato de consultoria firmado entre uma das empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a Marcondes e Mautoni, escritório advocatício que, supostamente, participaria do esquema criminoso.

    Segundo as investigações, a LFT Marketing Esportivo – de Luís Cláudio – recebeu R$ 2,5 milhões em pagamentos da Marcondes e Mautoni, banca de advogados especializada na representação de montadoras automotivas em entidades do setor, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e o Sindicato Nacional da Indústria de Veículos (Sinfavea).

    No documento ao qual a TV Globo teve acesso, a PF chama a atenção para a “inexperiência” do filho de Lula para o trabalho prestado e para a “baixa complexidade” do estudo apresentado pela empresa dele.

    A conclusão dos investigadores no relatório final do inquérito que investiga a supostacompra de três medidas provisórias para beneficiar montadoras de automóveis é de que a consultoria entregue por Luís Claúdio foi feita a partir da reprodução de material disponível na internet, e não de um trabalho próprio, desenvolvido pela empresa. 

    “[No relatório de análise policial] confirmou-se, objetivamente, que o estudo produzido é baseado em meras reproduções de conteúdo disponível na rede mundial de computadores, em especial no site do ‘Wikipedia'”, diz trecho do inquérito.

    A Wikipédia é uma enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet. Atualmente, o site mantido pela Fundação Wikimedia possui mais de 30 milhões de artigos, dos quais cerca de 834 mil na língua portuguesa.

    A banca de advogados de Marcondes é investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público por ter atuado de forma supostamente ilegal para aprovar a MP 471, que prorrogou benefícios fiscais de montadoras de veículos.

    Quando surgiram as acusações, o advogado do filho caçula de Lula, Cristiano Zanin Martins, explicou que a LFT prestou serviços à Marcondes e Mautoni nos anos de 2014 e 2015 e, por este motivo, recebeu os valores que foram contratados. Ele prestaria a Marcondes consultoria técnica e assessoramento empresarial de marketing esportivo.

    Nesta sexta, o G1 tentou contato com Zanin para comentar o relatório da PF, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido resposta.

    Conclusão da PF
    Com base na conclusão de que o material fornecido pela empresa de Luís Claúdio foi elaborado com informações disponíveis na Wikipedia, a Polícia Federal diz que não é “crível” que o escritório do advogado Mauro Marcondes tenha pago tanto dinheiro por um material copiado da internet. 

    “Observou-se, de plano, que os estudos apresentados pareciam ser de rasa profundidade e complexidade, em total falta de sintonia com os milionários valores pagos”, ressaltam os policiais federais no relatório.

    No mesmo relatório, a PF indiciou 19 pessoas por suposto envolvimento nas fraudes no Carf, entre os quais o empresário do Grupo Caoa Carlos Alberto de Oliveira Andrade e os executivos Eduardo Ramos e Paulo Ferraz, ambos da MMC Automotores do Brasil – fabricante dos veículos Mitshubish no Brasil.

    O esquema, investigado na Operação Zelotes, pode ter resultado em prejuízo de R$ 19 bilhões à Receita. De acordo com as investigações, a MMC Automotores do Brasil teria sido favorecida em julgamento que fez despencar a dívida com o Fisco de R$ 266 milhões para R$ 960 mil.

    Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal abriu outro inquérito para aprofundar as investigações sobre a compra de medidas provisórias. Nesta nova investigação, os policiais irão apurar se há envolvimento de Luís Cláudio no esquema de corrupção.

    As medidas provisórias
    As medidas provisórias sob suspeita investigadas na Operação Zelotes são as seguintes:

    – MP 471, de 2009: estendeu a vigência de incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O incentivo seria extinto em 31 de dezembro de 2010, mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015. Com isso, as empresas poderiam apurar o crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como ressarcimento das suas contribuições à seguridade social (PIS e Cofins).

    – MP 512, de 2010: concedeu às fábricas de veículos automotores e de carrocerias, partes, peças, conjuntos e pneus vinculados aos referidos veículos, instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, crédito presumido de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como ressarcimento de outras contribuições. A medida também estabeleceu outros incentivos fiscais às empresas. Como contrapartida, as empresas deveriam apresentar projetos que contemplassem novos investimentos e a pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos ou novos modelos de produtos já existentes até 29 de dezembro de 2010.

    – MP 627, de 2013: extinguiu o Regime Tributário de Transição (RTT) e passou a tributar todo o lucro apurado de empresas coligadas e controladas de multinacionais brasileiras no exterior. O texto também estabelece que companhias nacionais no exterior terão oito anos para recolher o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), com a obrigação de incorporar ao balanço contábil do primeiro ano ao menos 12,5% do total.

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/11/em-relatorio-pf-diz-que-consultoria-do-filho-de-lula-reproduziu-wikipedia.html

    XXX

    Mas ele deve ser inocente, tenho certeza…
     

  10. Agora vamos ter que prestar

    Agora vamos ter que prestar atenção ao prêmio  da delação .armada em prol de Cerveró. Pois se era para evitar fuga de um criminoso já comprovado, então foi uma trabalheira do cão para num final feliz, soltarem ou aliviarem muiito para o réu, não é? Não há justiça que tenha moral com soluções desse nível. Quanto ao filho do Lula. O rapaz é formado em Educação Física, sabe-se lá em qual faculdade. O rapaz já é de uma geração avessa à leitura e pesquisa. O que mais tem nas universidades atuais é o copia e cola. A coisa chegou a um ponto que até piada já deu e das boas.

    Um aluno foi apanhado num trabalho de português que era cópia integral do texto de um grande poeta. Argumentou que tinha acontecido de novo. E a professora perguntou: O que aconteceu de novo? Ele disse que de vez em quando entrava em transe e recebia textos psicografados. Ao que a professora refutou: Até de autores vivos?!

    Se a empresa pagou por um trabalho desses é porque é tão ou mais ignorante do o rapaz, por acaso, filho de Lula. Isso não é crime e se passar a ser crime, vai ter uma porção de assessores presos. Talvez salve as universidades e o Brasil da preguiça e ignorância. E a sentença deveria ser obrigar a refazer a assessoria até ter qualidade de verdade, certo? Não nos esqueçamos que recentemente tivemos conhecimento que o texto de impitiman feito pelo Helio Bicudo e  aquele outro jurista do PSDB, Reale além da doutora que assinou junto, foi refeito na base do copia e cola e que não houve nenhuma mudança substancial no texto original que foi criticado e devolvido pelo Cunha. O mesmo que poderá entrar em votação na próxima semana. Também não é crime, mas não deixa de ser má-fé e preguiça intelectual. Vão rejeitar? É mentira, Terta?, diria personagem de Chico Anísio.

  11. A consultoria “Tabajara” dele
    A consultoria “Tabajara” dele recebeu milhões de reais para entregar um trabalho todo copiado e colado da Internet. E daí? Isso é uma baita falta de ética e violação de propriedade intelectual, mas a PF deveria se ocupar de crines mais relevantes. Manda o material apreendido pros autores do conteúdo que foram lesados e assim dê a eles a chance de serem ressarcidos, mas não tem motivo para fazer catarse em cima disso. Quem nunca fez uma picaretagem dessas na faculdade que atire a primeira pedra.

  12. As diferenças de tratamento

    Não sei se o filho de Lula é culpado de algo ou não neste caso insistente e estranhamente perseguido pela PF .
    Curioso é que a Operação Zelotes visava pegar sonegadores corruptos que corrompiam Servidores públicos em milhões (falam em 19 bilhões de reais) para não pagar devidamente seus impostos e de repente o foco da Operação se desviou magicamente para pegar gente que vendia e comprava MPs . No caso o filho de Lula . Preferencialmente  ele.
    Mas o que me causa estranheza mesmo é que a PF se agarra ao fato de as explicações do rapaz terem vindo de informações copiadas da internet .
    Porém, as delações de Alberto Youseff contra Aécio , não vieram da internet e são cheias de provas documentais , anotações , planilhas , passaram debaixo do nariz da PF , de Sergio Moro , de Janot , do Ministério Publico sem levantar qualquer suspeita ? E as doações destas empreiteiras que estão “presas” em Curitiba para o PSDB ? Não são suspeitas ?
    São algumas diferenças de tratamento e que demonstram o nível canalha do nosso judiciario nos dias de hoje.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador