PF investiga superfaturamento e fraude em obras do Rodoanel

Jornal GGN – Obras do Trecho Norte do Rodoanel estão sendo investigadas pela Polícia Federal por suspeita de superfaturamento e fraude. As obras foram contratadas pela Dersa, empresa controlada pelo governo do Estado de São Paulo, e o investigadores apuram se os aumentos nos custos de terraplanagem, de pelo menos R$ 170 milhões, foi autorizado para beneficiar empreiteiras.

A estatal paulista nega favorecimento e diz que teve de incluir novos serviços na construção por questões geológica,s como deslocamentos de terra que não estavam previstos. De acordo com o inquérito da PF, um ex-funcionário da Dersa denunciou que os custos com terraplanagem subiram mais de R$ 420 milhões após a empresa assinar aditivos contratuais com os consórcios que trabalham na obra. Pelos contratos firmados em 2013, o custo previsto com terraplenagem era de R$ 423,7 milhões, mas as planilhas da Dersa mostram que, até janeiro deste ano, o valor atualizado era de R$ 845,4 milhões, representando um aumento de 99,6%. Leia mais abaixo:

Do Estadão

PF investiga fraude em obra do Rodoanel

Suspeita é que aumento de R$ 170 milhões com terraplenagem teria sido autorizado para beneficiar empreiteiras; Dersa nega

A Polícia Federal (PF) em São Paulo investiga suspeita de superfaturamento e fraude à licitação nas obras do Trecho Norte do Rodoanel, contratada pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), empresa controlada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin) apuram se o aumento de ao menos R$ 170 milhões nos custos de terraplenagem da construção foi autorizado pela estatal para beneficiar empreiteiras.

A Dersa nega qualquer favorecimento às construtoras que executam os seis lotes da obra e afirma que teve de incluir novos serviços nessa etapa da construção por questões geológicas, por causa dos riscos de impacto em moradias do entorno, além de grandes deslocamentos de terra que não estavam previstos. “A gente solicitou uma série de avaliações ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) nesse sentido. Identificada alguma discrepância, ela vai ser corrigida”, disse o presidente da empresa, Laurence Casagrande.

O inquérito foi instaurado no dia 16 de fevereiro pela Delefin, delegacia especializada no combate a desvio de recursos públicos, após denúncia feita por um ex-­funcionário da estatal. Segundo o delator, os custos com terraplenagem subiram mais de R$ 420 milhões depois de a Dersa assinar aditivos contratuais com os consórcios que executam a obra, em 30 de setembro de 2015, incorporando composições de preços e incluindo novos serviços, mas sem alterar o valor final do contrato.

Nesta terça-­feira, 22, o Ministério Público Federal (MPF) intimou a Dersa a enviar cópias de todos os contratos e aditivos relacionados ao Trecho Norte. O Estado questionou o órgão para saber se ele abriu uma outra investigação sobre o Rodoanel ou apenas colabora com a PF, mas não obteve resposta para essa pergunta. A apuração de suposto desvio virou alvo das instituições porque a obra recebe repasses do governo federal.

As modificações foram feitas a cinco meses do fim do prazo contratual da obra, que deveria ter sido concluída em fevereiro. No mês passado, em visita ao local, Alckmin disse que já havia executado 53% dos 47,6 quilômetros que vão ligar as rodovias dos Bandeirantes e Presidente Dutra e concluir assim o anel viário da Grande São Paulo. Agora, a promessa é entregá­lo em março de 2018.

Aumento. Pelos contratos assinados em 2013, no valor total de R$ 3,9 bilhões, o custo previsto com terraplenagem em toda a obra era de R$ 423,7 milhões. Planilhas de pagamentos da Dersa obtidas pelo Estado mostram que, até janeiro deste ano, o valor atualizado para esse serviço era de R$ 845,4 milhões, um aumento de 99,6%.

A Dersa afirma, contudo, que uma parte significativa desses valores na planilha de pagamentos se refere a serviços reajustados de terraplenagem feitos em outras fases da construção, como obras de artes especiais e túneis, e não na fase de terraplenagem prevista no contrato. Assim, afirma a estatal, o aumento real desse serviço foi de R$ 170 milhões, ou 40,2% do previsto na soma dos contratos.

O maior acréscimo (385,6%) foi registrado no lote 2, executado pela construtora OAS, investigada pela Operação Lava Jato e cujo sócio já foi condenado no escândalo de corrupção da Petrobrás. Nele, os valores subiram, principalmente, por causa do aumento do serviço de transporte de material por mais de 15 quilômetros (R$ 12,3 milhões) e da inclusão do serviço de remoção de rocha (matacão) em escavação (R$ 22,3 milhões)

O segundo maior aumento, segundo a Dersa, aconteceu no lote 1, do consórcio Mendes Júnior/Isolux Corsán, também investigado na Lava Jato. Nele, houve acréscimo de 69,8%, ou R$ 30,2 milhões, principalmente com o serviço de desmonte de rocha com uso de argamassa expansiva, que não estava prevista. Esse técnica, mais cara, é usada para destruir uma rocha sem precisar explodi­la, eliminando o impacto de vibração da terra e reduzindo o risco de danos à rede elétrica existente.

Dersa informa que fez auditoria e colabora com apuração

O presidente da Dersa, Laurence Casagrande, disse que duas auditorias internas feitas pela estatal a seu pedido desde o início de 2015 não constataram nenhuma das irregularidades apontadas pelo ex­funcionário que denunciou o suposto desvio de recursos do Rodoanel Norte à Polícia Federal e que encaminhou, no mês passado, um pedido para que a Corregedoria-­Geral da Administração (CGA) investigue o caso.

A CGA informou que vai ouvir o denunciante e outros funcionários da Dersa e de empresas terceirizadas e que prepara diligências na obra com equipes especializadas. Segundo o órgão, “a Dersa colabora com a investigação”.

Segundo Casagrande, que disse estar à disposição da PF, os custos de terraplenagem aumentaram em 40,2% porque novos serviços tiveram de ser incluídos ou aumentados em razão de questões geológicas, riscos de danos a moradias do entorno da obra e do maior número de deslocamentos de material que não estava previsto.

“Nós não temos compromisso com o erro”, disse. “Isso aqui está sob análise e o projeto ainda está no meio. Se você mediu a menor, você aumenta. Se mediu a maior, desconta. Há saldo de contrato suficiente para, se eventualmente encontrarmos algum erro, ele ser corrigido.”

Previsto. Ele afirma que o aumento de gastos com a remoção de rochas grandes e de argamassa expansiva, que elevaram o custo de terraplenagem, mostrou­se necessário durante o avanço das obras, embora não estivesse previsto no projeto básico. “É fato que há variações entre o projeto básico e o executivo. Essa avaliação ainda está em processo de conclusão. Diria que o projeto básico foi razoavelmente assertivo”, disse.

Segundo Casagrande, os preços dos novos serviços são provisórios, foram orçados pela Dersa e sofreram o mesmo desconto dado pelas empreiteiras na licitação. A Dersa espera concluir essa análise até maio para definir os reajustes dos seis contratos da obra.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembro-me de algo que talvez

    Lembro-me de algo que talvez os reporteres pudessem investigar (se é que ainda o fazem). O caso da Suzane Richthoften. O advogado dela (que ironicamente era tambem o advogado do cara que ela matou) batalhava por tudo, mas, principalmente para liberar o acesso a uma conta numerada do papai, que era… caixa da Dersa, nas operacoes do Rodoanel. Conta numerada na suiça de um engenheiro que controla as contas do Rodoanel? Que diabo é isso?

  2. Faz-me rir, joguinho de cena

    Faz-me rir, joguinho de cena para simular imparcialidade, ta pra nascer uma PF que investigue tucano, daqui a pouco eles descobrem uma rinha de galo no rodo anel que passará a ser o foco das investigações.

  3. LICITAÇÕES

    Fiquei sabendo que  Odebrecht através de documento prestado, se comprometeu com a ONU a torna-se HONESTA, OU SEJA  nos processo licitatório EM todo o MUNDO. Se comprometeu com a CIA  e com a Globo, MAS NÃO SE COMPROMETEU COM OS RUSSO , nem com os GOVERNADORES PRINCIPALMENTE DO PSDB e Prefeitos. Enfim, a  Odebrecht somente vai CAGUENTAR o governo Dilma só DESSA VEZ!! 

  4. Nunca ví redução só aditivo em contrato de obra pública. Porquê

    Quando investiga governos da oposição a PF e o MPF ou MPE seguem o devido processo legal.

    Porque então esse terrorismo da PF com o Governador de Minas Gerais?

    Resposta: É a sacanagem do partidarismo na função pública.

     

    1. que partidinho é esse

      DEM- que partidinho é esse!. Nunca li nada que preste e os deputados e senadores vivem sendo investigados.

      DEM – NÃO TEM BANCADA, NÃO TEM MILITANCIA, NÃO TEM VERGONHA NEM FUTURO.

  5. Rodoanel
    Mais um pré candidato tucano a ser fritado, veja bem o ano em que as supostas fraldes ocorreram e veja quem estava a frente do governo paulista. Pois é, nesse ritimo, com Aécio em Furnas, Alkimim na merenda e agora no rodoanel só resta o intocável senhor das trevas, José Serra.
    Esse é o famoso “Pó para Governador! ” no Geraldo.

  6. É preciso acabar com esta

    É preciso acabar com esta história de PF apontar superfaturamento aqui e ali. Não tem tribunal de contas. Não tem assembleia legislativa? A são todos bicudos e emplumados. Dane-se.

    São Paulo está blindada e não será a PF,com penas até no bico,que ritirará esta blindagem.

    Mais um jogo de cena promovido pela mídia porca e golpista deste país.

  7. Vejo sinais de …

    Curiosamente, também a corrupção tucana teria data de início. Por que 2013? Sinceramente, tem algo errado com essa movimentação de serra, digo, terra.

  8. PF agora fingindo isonomia?

    Este escândalo é do conhecimento da população desde as eleições de 2010 e o afrodescendente que não podia ficar na beira da estrada, amigo do Serra, conhecido como Paulo Preto. Agora resolveram investigar? . Para depois ir para uma gaveta de algum amigo do Moro e Gilmar? Parece que a PF acha que o Brasil é um país de nescios. Nunca estiveram tão bem, tanto estrutural como salarial. Teve um delegado que aqui ou outro blog escreveu que na era FHC a PF estava sucateada e com salários deprimidos a tal ponto que ninguem queria fazer concurso lá. E agora sua gratidão ao partido que sempre os apoiou, o PT, foi morder a mão de quem os deu tudo? 

  9. Humm … Como os pedalinhos

    Humm … Como os pedalinhos foram transportados até o sítio de Atibaia? Passaram pelo rouboanel? Merdal e Noblat já devem estar excitados.

  10. Rouboanel

    Depois de tanto tempo, de tantas vezes que a ja conhecida Rouboanel foi denunciada pelas redes sociais, so agora a PF esta investigando… Que estranho. Ou melhor: a quem interessa a essa altura, em ano eleitoral, essa investigação?

  11. Até o meu cachorro vira-lata

    Até o meu cachorro vira-lata com mais de 15 anos sabe, que o PSDB deitou e rolou no ROUBOANEL, com pleno conhecimento da autoridades publicas estaduais e federais, foi uma FARRA, igualzinha o MORO e seus amestrados fizeram na CPMI DO BANESTADO, foi muito dinheiro, mas, muito dinheiro mesmo……bilhoes de dolares, né Moro!!! jogo de luzes para desviar o FOCO!!!

  12. Para PF(prato feito) esta

    Para PF(prato feito) esta investigando o que já foi investigado e abafado com milhoes de dolares, deve ter achado alguma coisa nos Paraisos Fiscais e estao querendo ganhar mais alguns BONUS, igualzinho eles ganham da CIA??? Até o meu cachorro vira-lata de 15 anos sabe que todas as autoridades estaduais e federais foram banqueteadas para nao abrir o bico TUCANO sobre o ROUBOANEL, que em materia de desvio de dinheiro roubado dos cofres publicos, só perde para CPMI DO BANESTADO do ilustrissimo DR MORO e seus amestrados!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador