PF quer indiciar ex-governadores do DF por caso Mané Garrincha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Estádio sendo construído – Foto: Ademir Rodrigues/Portal da Copa

Da Agência Brasil

Por Sabrina Craide

Um relatório da Polícia Federal (PF) enviado à Justiça Federal pede o indiciamento dos ex-governadores do Distrito Federal Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda por envolvimento no esquema de superfaturamento das obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O ex-assessor especial do presidente Michel Temer e ex-vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Fillipelli, também está na lista da PF.

Segundo o relatório, o sobrepreço nas obras chegou a R$ 559 milhões, voltados a “compensar” os pagamentos das vantagens financeiras indevidas aos agentes públicos e majorando lucro impróprio das empreiteiras.

No total, 21 pessoas constam no relatório da PF como indiciadas, entre elas ex-assessores e executivos de empreiteiras. O relatório conclui pela comprovação da materialidade dos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Em maio, a PF deflagrou a Operação Panatenaico para investigar organização que fraudou e desviou recursos das obras de reforma do estádio. Fillipelli, Agnelo, Arruda foram presos e Fillipelli foi exonerado do cargo de assessor da presidência.

O relatório será analisado pelo Ministério Publico Federal (MPF) no DF, que poderá denunciar os indiciados e, se isso ocorrer, eles responderão a uma ação penal. O MPF também pode pedir outras diligências ou determinar o arquivamento do processo.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PF….

    Miami, Agnello?! De Capitalistas Colonialistas Yankees? Logo você, petista, socialista, progressista? Nem uma paradinha para ver a Terra dos Grandes Revolucionários? Preferiu outras Ilhas do Caribe? E nós, aqui, lutando para implantar também nossa grande luta bolivariana anticapitalista, enquanto você faz compras em Orlando? O Brasil se explica. 

  2. Quando se vê um petista

    Quando se vê um petista arrolado num mesmo processo de outros partidos, tem-se a ideia, lógica, de que quem vai se lascar é o petistas, mesmo sem provas. 

  3. Eu me lembro perfeitamente

    Quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa postei aqui: Vai rolar mais dinheiro que devria e pior vai faltar onde precisaria. Fui escrachado. Como outros poucosPombas, será que éramos os únicos a ver que ia rolar muito por fora?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador