PGR deixa para 2015 denúncias contra políticos envolvidos na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot só vai pedir aberturas de inquéritos e oferecer denúncias sobre políticos envolvidos na Operação Lava Jato em fevereiro de 2015, quando o Judiciário retornar do recesso de final de ano. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo na tarde desta quinta-feira (18).

Segundo o periódico, Janot enviou ao ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos relativos à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, a delação premiada do doleiro Alberto Youssef. A expectativa é que o magistrado a homologue até esta sexta (19), último dia de trabalho da Corte.

Além da delação do doleiro Youssef, embasam os pedidos de abertura de inquérito e denúncias contra políticos os depoimentos de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Ele também firmou um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal para revelar o que saber acerca dos crimes cometidos na estatal. 

Até o momento, o MPF apresentou denúncias contra 39 pessoas entre funcionários de empreiteiras, da Petrobras e intermediários de esquemas ilícitos na Petrobras. 

A Folha frisou que a “abertura de uma ação penal não significa culpa. É o primeiro passo do processo, durante o qual o juiz ouvirá testemunhas e acusados, que também apresentarão suas defesas.”

Políticos do PP, PMDB e PT foram os principais citados nas delações premiadas que a imprensa divulgou nos últimos meses. Ventila-se que o Planalto espera que o caso respingue também em partidos de oposição. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o que vai rolar de análises

    o que vai rolar de análises prematuras sobre isso e aquilo

    até lá não estará em nenhum gibi  dos velhos tempos da ebal.

  2. mais nao ´e  respingaer , o

    mais nao ´e  respingaer , o fato é que  nao se pode  tomar uma delaçao premiada   e  o  reu  apenas  se  restrinja  ao periodo do governo do  PT  quando se  sabe que  a roubaleira  na petrobras  ja  tem  24  anos . Eu posso dizert com todas as letras que  eles tiraram os nomes  de politicos do PSDB  DEM   PPS  e  PP  e  colocaram  nas denuncia  nomes do PT. Quero  ver  Youssef  e  Paulo R. Costa  apresentar  provas  concretas contra   Vaccari  e  Duque  apresentando  tenho certeza que a presidente  e o PT nao vao mover uma  palha  para  salva-los   mais  condenar  sem provas  ai  devo acreditar tambem no bom  senso  de  Zavasck  que pode  pedirt  para  se fazer  novo  processo  colocando no meio  os  verdadeiros  bandidos. que  vem solto  desde  operaçoes   anteriores  e que  comprovaram a  roubaleira  e ate  hoje  nenhum deles  foi preso. Satiahgara, pasta rosa,  proer, banestado, sivan  furnas, e ate a propria  petrobras  porque  um politico em  1996  ja  denunciava  o rouba  a corrupçao na petrobras. 

    1. A casa vai cair….coitado do Juiz Moro!

      Estamos diante de um comentarista muito bem informado. Isso é bom para o blog, não acham? Garante que tiraram nomes de tal e tal partido e enfiaram outros  desafetos de um partido insuspeito. Acho que isso deve ser levado a outras instâncias para acabar com essa farsa de Lava Jato. Se tem essas provas, tem mais é que denunciá-las. Terá consequências: pelo menos 2 ministros do STF já afirmaram acompanhar o blog.

       

  3. O Janot tinha que estragar o

    O Janot tinha que estragar o natal desses safados e fazer a denúncia agora.

    Por que protelar ?

    Detona logo esses cabras, mas sem seletividade.

    1. Empresário produz alguma

      Empresário produz alguma coisa?!

      Quem produz é o infeliz na linha de montagem, trabalhando oito horas por dia para enriquecer o tal empresário.

  4. A Dra. Catta Preta garante a delação combinada(sic, premiada…)

      Além da delação do doleiro Youssef, embasam os pedidos de abertura de inquérito e denúncias contra políticos os depoimentos de Paulo Roberto Costa

    Só a palavra dos bandidos, sem que se tenha saido em busca de provas materiais, q fim levaram os extratos que os Procuradores trouxeram da Suiça, os tucanos tiveram seus sigilos bancários quebrados? Ou republicanismo só vale se for contra PT, fora deste raio de ação, joga-se a culpa nos mortos: Sérgio Guerra e o Eduardo Campos: Benditas mortes …

    Políticos do PP, PMDB e PT foram os principais citados nas delações premiadas 

    Ué mas como uma advogada como a Dra. Catta Preta, “especialista” em delação premiada para poupar tucanos, querem o que mesmo…(http://www.josecarloslima80.blogspot.com.br/2014/12/nassif-para-entender-operacao.html)

      

  5. Delação premiada é assim: eu acuso mas NÃO preciso provar.

    Delação premiada é assim: eu acuso mas NÃO preciso provar.

    LAVA JATO SAI QUASE DE GRAÇA PARA MAIOR DELATOR

    Diretor da Toyo Setal e primeiro delator da operação Lava Jato, Augusto Ribeiro Mendonça Neto se deu bem; acordo de leniência firmado em outubro com o MPF foi encaminhado ontem ao juiz Sergio Moro; termos deverão ser validados; Mendonça Neto se compromete a pagar, em nome de seis empresas, R$ 15 milhões, e só; obrigação de provar acusações fica para o final do processo; até lá, vida mansa para o acusador. Brasil 247.

     

  6. “Políticos do PP, PMDB e PT

    “Políticos do PP, PMDB e PT foram os principais citados nas delações premiadas que a imprensa divulgou nos últimos meses. Ventila-se que o Planalto espera que o caso respingue também em partidos de oposição.”

     

    É para rir? k k k kk k k

     

    O Álvaro Dias, antes da Vaza Jato, era mais visto na Globo do que o Faustão e o Hulk. Depois que foi citado – ainda que de modo reservado – nunca mais deu as caras na tv. E a Falha ainda termina o texto com essa piada.

  7. “Ventila-se que o Planalto

    “Ventila-se que o Planalto espera que o caso respingue também em partidos de oposição.”

    Hm, o Planalto e as pedras pisadas do cais.

    Mas não se trata de que vai “respingar” em partidos de oposição. Trata-se do envolvimento profundo, sistemático, antigo, ininterrupto desde o período colonial, e até hoje sempre impune, da “classe” política brasileira com a privatização do Estado, sobre o qual a Lava Jato começa a lançar uma tênue luz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador