Polícia Civil suspende depoimento de Marcos Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Folha

Jornal GGN – Depois de ter sua casa invadida por policiais civis motivados por uma denúncia anônima, um delegado e uma juíza que não salvaguardam direitos constitucionais, Marcos Lula teve suspenso, por tempo indeterminado, seu depoimento à Polícia Civil. O filho de Lula foi intimado a ir a uma delegacia para falar sobre a operação de busca e apreensão feita em sua casa na terça, dia 10.

As informações constam na coluna de Monica Bergamo, na Folha. Segundo a coluna, a Justiça devolveu a Marcos Lula todos os aparelhos apreendidos por ocasião da devassa inconstitucional. Devolveram os notebooks, CDs, DVDs e disquetes. A colunista não informa nada sobre os documentos que teriam sido apreendidos nesta ocasião.

A polícia alegou busca de drogas e armas motivada por denúncia anônima. Disse que não sabia que a casa era do filho de Lula. Não achou nem drogas e nem armas, porém, já que estava no pedaço, resolveu levar equipamentos e documentos, que não versavam nem sobre drogas e nem sobre armas. O delegado responsável pelo pedido foi afastado do caso pela Secretaria de Segurança. A juíza que permitiu que isso acontecesse ainda não se tem notícia.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    No caso do Reitor da UFSC,

     

    No caso do Reitor da UFSC, também foi uma delegada e uma juíza. Esses agentes públicos precisam responder pelos abusos, nas esferas administrativa, civil e criminal.

    As perdas dos cargos públoicos, pagar idenizações às vítimas e pegar alguns anos de prisão são as sanções esperadas para esses agentes públicos fora da lei.

  2. Não sei não. Existem alguns

    Não sei não. Existem alguns informes que dão conta de que no mandado de busca e apreensão existiam dois endereços. Um, da antiga residência de Marcos e outro da atual. Seria necessário ter conhecimento do teor de tal denúncia anônima. Será, que nesse suposto segundo endereço, também haveria “grande movimentação de veículos”?  Essa “estória” está muuiiito mal contada. Com toda certeza jamais saberemos com transparência, qual foi a real motivação para essa atitude “ilegal” da polícia civil e judiciário de sp/sp. (na verdade, infelizmente, nós sabemos).  

    1. Duvido que tenha existido denúncia anônima

      Estamos pressupondo lealdade e honestidade dessa gente. Detesto admitir isso em público, mas, em minha opinião, a polícia brasileira simplesmente não conseguiria funcionar sem três coisas: tortura, grampo e as cameras de vídeo que agora proliferam por todo lugar.

      Em certas notícias de apreensão de drogas fica claríssimo que jamais houve denúncia anônima, mas sim grampo ilegal, que permite à polícia mapear toda a movimentação do suspeito até sua prisão em flagrante. Afinal de contas, a escuta não autorizada não pode ser usada como prova, mas as polícias têm acesso ao Guardião (ou a sei lá que outros nomes tenham os sistemas de interceptação de comunicações), e é óbvio que não deixarão de usar desse meio privilegiado para cumprir suas “missões”. 

      Não sejamos tolos, “denúncia anônima” pode muito bem ser o nome dado a qualquer arapuca que se queira armar. E, uma vez que a investigação esteja embasada em outros elementos concretos de prova, a falsidade de tal denúncia não terá importância. Dito isso, me sinto aliviado porque a polícia não plantou nenhuma prova na casa da vítima – ao menos por enquanto, porque nunca se sabe onde e como se derá a próxima investida.

       

  3. Daqueles equipamentos e

    Daqueles equipamentos e materiais que apreenderam, acharam alguma coisa?

    Será que a intenção era de encontrar alguma coisa?

    Serão apenas perguntas retóricas?

  4. Foi o Alkmin, não tenho

    Foi o Alkmin, não tenho provas cabais mas o modus operandi é semelhante.

    Vejam a desapropriação de pinheirinhos, veja a desocupação das escolas, vejam a redução do lanche das crianças.

    Foi o Alkmin quem fez.

  5. Para o absolutista Celso de

    Para o absolutista Celso de Mello, e juiz de merda, segundo Saulo Ramos: “A CONSTITUIÇÃO É O QUE O SUPREMO DIZ QUE ELA É.” 

    PqP! …QUANTO SABER REAL DE SUA ALTEZA. 

    Coisa feia! Também… com o péssimo exemplo de autoritarismo e pusilânime covardia, cinismo e pouca vergonha. Este, foi o SHOW que a TV Senado mostrou em transmissão direta. Grandioso espetáculo de arrogância e empáfia de pessoas que se acreditam excelências. Se no Supremo a coisa está desse jeito?  Imagina a quantas anda, lá pelas bandas além do alambrado… de onde o vento nem dá notícia.

    O que se pode esperar desse sistema degenerado, atuando nas periferias. Como e por quanto tempo a população vai suportar as arbitrariedades criminosas de: policiais, delegados de polícia, concurseiros das, PF, MP, PGR e, dos “poderosos” juízes de rodapé? Quantas casas ainda serão invadidas, sem, ou apoiados em despachos fajutos, lavrados por juizecos(as) baseados apenas, em denúncias sem pai nem mãe? Ou seja, orfâo de qualquer resquício de honestidade profissional.

    Também, somente olhando os interesse do “Mercado” e focados em  formar 87.523* profissionais do Direito por ano, o que significa 243 por dia, surgem assim, 10 novos bacharéis em Direito a cada hora…. Desse jeito, vão ganhar do agronegócio. E, já já, produziremos mais sacas de doutores BACHARÉIS em direito ou em ciências jurídicas,  que de soja, milho e feijão.

    Assim, quantos professores e mães de família deverão ser levados à morte por conta dos desmandos autoritários de péssimos e despreparados servidores públicos. Quando não, doentes alguns, outros tantos, atuam de má-fé mesmo. Portanto, são criminosos.

    Se ao menos a população tivesse uma instância superior a quem apelar… do jeito que anda, isso não vai dar certo.

    Orlando

    *Os dados são  do Conjur.

    1. Alguém precisa avisar ao Celso de Melo

      A Constituição é aquilo que o Poder Constituinte originário determinou que fosse. Ministro do STF é  guardião e deve zelar pelo seu cumprimento. Não emenda, não inventa norma, não altera conteúdo, não é ilimitado nem incondicionado.

      Menos.

  6. mentor
    clean jet11/10/2017 – 17:33

    Fiquei conjecturando a possibilidade dessa jogada ser tramada por certo juiz que está desesperado por uma provinha só, pelamordedeos, para “grampear” certo ex-presidente.

    Ele podia estar palestrando, viajando ou fazendo algum acordo premiado ou ainda estudando para passar na prova da OAB mas não, está trabalhando do meio dia até a meia noite para prender um nordestino que está no topo das pesquisas. 

     

     

  7. Temer e Aécio são os dois

    Temer e Aécio são os dois políticos que estão, de fato, sob os holofotes, ainda que muitos não admitam. O filho de Lula entrou em cena para fazerem barulho. Se forem adentrar as residências dos entes queridos do ex-presidente por denúncias infundadas, pode ser que a cada dia surja mais uma, ou mais outras ao mesmo tempo. Polícia perdendo tempo com trote é que não é. Isso representa coisa muito mais profunda, e deve ter tudo a ver com o querer afastar o principal. 

    Ser Lula tem sido tarefa difícil e complicada no Brasil, mas ser parente dele também não tem sido fácil. Sugeriria que todos abdicassem de aparelhos com acesso a Internet, e até mesmo de cigarro comum, já que são perseguidos políticos num regime de exceção.

  8. Escola Itamar

    Num dos belíssimos golpes de mestre de que se valeu para impor respeito, ocupar o meio de campo e garantir a governabilidade em tempos mais que revoltos, Itamar Franco deu um chega prá lá definitvo numadas figuras mais nefastas da nossa “elite” política: ACM. O baiano tentou encostar o baianeiro na parede, divulgando aos quatro ventos que teria um dossiê de arromba, Itamar marcou audiência para recebê-lo. Quando o cacique entrou no gabinete presidencial com o tal dossiê, Itamar esperava serenamente cercado por todos os jornalistas que faziam cobertura em Brasília. Como ACM vivia de bravatas, piou fininho, enfiou a viola no saco e só voltou a ter voz ativa e mandar quando o sinistro fhc assumiu.

    Pois bem, estou acompanhando o embrólio da defesa de Lula contra a república de Curitiba, que quer morrer atirando no seu tresloucado processo para impedir a candidatura do pernambucano. Porque simplesmente não fazem como Itamar? Chamem toda a imprensa, incluindo os correspondentes internacionais, e observadores de órgãos como ONU e OEA, façam uma cerimônia de apresentação pública dos recibos e, depois, façam a entrega para a desmoralizada tropa de moro.

    Vai dar um trabalhinho para os roteiristas que quiserem incluir a cena no “operação lava jato 2”. 

  9. Nas condições em que ocorreu

    Nas condições em que ocorreu o crime cometido pela polícia e acobertado pela juiza é muito provável que a tal de denúncia anônima” seja apenas desculpa e que tudo tenha sido iniciativa do delegado e comparsas em concluio com a juiza. Simples assim.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador